[Brasil] Pedrinhas no caminho do A380
+6
alberto
João Pedro
Braconi
flavioSSA
jailton
Amilckar
10 participantes
Página 1 de 1
[Brasil] Pedrinhas no caminho do A380
Pedrinhas no caminho do A380
Pedrinhas barram vinda de superjato para Guarulhos.
O superjumbo Airbus-A380, maior avião comercial de passageiros do mundo, não poderá operar no Brasil durante a Copa devido a pequenas pedras encontradas no acostamento da pista principal do aeroporto internacional de Guarulhos.
Essa foi a razão para a ANAC (agência de aviação civil) reprovar a certificação do A380 na semana passada, conforme relatório de inspeção obtido pela Folha.
O problema é que as turbinas do A380, um superjumbo de dois andares e capacidade para mais de 500 passageiros, sugariam as pedrinhas, o que traria riscos.
A GRU Airport queria iniciar a operação já em maio, com a inauguração do novo terminal de passageiros.
O novo terminal terá seis posições de embarque adaptadas ao A380.
A reprovação de Guarulhos na inspeção da Anac atrapalhou os planos da Air France, que se planejou para operar com o A380 a partir de maio.
A companhia agora estuda o que fazer com os dois jatos -que custam US$ 400 milhões cada um- alocados para a rota Paris-São Paulo.
“Não é simples redirecionar dois aviões desse porte de uma hora para outra”, diz Hugues Heddebault, diretor da Air France no Brasil, sem esconder sua decepção.
“Depois da penúltima inspeção da Anac, achávamos que estávamos muito próximos de uma liberação.”
Interesse
Heddebault destacou, contudo, que a companhia continua interessada em voar para o Brasil com o jato.
“Só queremos ter uma previsão de quando as adequações serão feitas para podemos nos planejar. Se não der na Copa, o ideal será até outubro, para aproveitarmos a alta temporada no Brasil.”
Se até lá a certificação não sair, ao menos uma das aeronaves poderá seguir para a Costa do Marfim, na África. “Abdijan tem um aeroporto menor que Guarulhos e lá eles conseguiram fazer as adequações.”
Assim como a Air France, a Emirates, transportadora oficial da Copa, também planejava voar com o A380 durante o mundial. O plano era pintar o avião de verde e amarelo e fazer uma grande festa na chegada do primeiro voo.
Para autorizar a operação, a Anac solicitou que o acostamento da pista fosse pavimentado, ou de forma temporária, coberto com grama especial ou betume. Nenhuma das medidas foi tomada.
A GRU Airport informou que trabalha para receber o avião. “É comum que um estudo técnico passe por ajustes até que se consiga a autorização.” Pelo contrato de concessão, ela tem até 31 de dezembro de 2016 para adequar o aeroporto.
Fonte: Mariana Barbosa/folha.uol.com
Via: Cavok
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Pedrinhas no caminho do A380
Porque aqui no nosso país tudo é difícil?
jailton- Coronel
-
Inscrito em : 01/02/2010
Mensagens : 1036
Reputação : 26
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Industria Farmacêutica, cerveja, aviação e automodelismo.
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Pedrinhas no caminho do A380
Não tiro razão da Anac se preocupar com a segurança, por menor que seja. Um incidente grande pode ser a soma de vários incidentes menores. Se está no checklist essa verificação, então o errado ai pra mim é o aeroporto não ter feito o dever de casa.
_________________
Flavio - MSFS & P3D v4.5 - Win 11 Pro 64 - VV206
i9 12900KF 5.2ghz - ASUS TUFZ690 - AIO Cooler Master PL360 Flux Masterliquid - 32gb Kingston Fury DDR4 3600mhz - Asus TUF RTX 4060ti OC - AGON 32'' AG323FCXE 165mhz
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSDs M2 2Tb+1Tb XPG - Minhas imagens do FS
flavioSSA- Marechal-do-Ar
-
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8138
Reputação : 794
Idade : 49
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Pedrinhas no caminho do A380
Apenas uma prova de que pensa-se em tudo quando a questão é operar um equipamento de milhões recheado com centenas de vidas que não tem preço em seu interior.
O padrões impostos na aviação só tem a ensinar em todos os campos e áreas em diversas outras atividades exercidas pelo homem.
Só é uma grande pena, ser um setor tão infestado por pessoal que não tem o menor tino para a coisa.
O padrões impostos na aviação só tem a ensinar em todos os campos e áreas em diversas outras atividades exercidas pelo homem.
Só é uma grande pena, ser um setor tão infestado por pessoal que não tem o menor tino para a coisa.
Braconi- Coronel
-
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Pedrinhas no caminho do A380
Braconi escreveu:Apenas uma prova de que pensa-se em tudo quando a questão é operar um equipamento de milhões recheado com centenas de vidas que não tem preço em seu interior.
O padrões impostos na aviação só tem a ensinar em todos os campos e áreas em diversas outras atividades exercidas pelo homem.
Só é uma grande pena, ser um setor tão infestado por pessoal que não tem o menor tino para a coisa.
Concordo completamente Braconi. Isso é mais uma das inúmeras provas que mostram o quão seguro é voar.
_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro- Brigadeiro
-
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Pedrinhas no caminho do A380
Quem façam as reformas e tirem as pedras, se não existirem outros problemas... seria bom enumerar logo todos.
Última edição por alberto em Sex 14 Fev 2014, 14:38, editado 1 vez(es)
Re: [Brasil] Pedrinhas no caminho do A380
Com um avião que carrega 500 pessoas não pode arriscar. Mas até a Africa recebe A380 e o Brasil não.
_________________
Intel Core i7-7700 3.60Ghz GTX1080 8GB, 14GB MEMORIA RAM
> Rafael <- Major
-
Inscrito em : 09/01/2012
Mensagens : 410
Reputação : -3
Idade : 27
Simulador preferido : Prepar3d v4
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Pedrinhas no caminho do A380
Agora, interessante que não teve essa historia com o Antonov An-225
_________________
Flavio - MSFS & P3D v4.5 - Win 11 Pro 64 - VV206
i9 12900KF 5.2ghz - ASUS TUFZ690 - AIO Cooler Master PL360 Flux Masterliquid - 32gb Kingston Fury DDR4 3600mhz - Asus TUF RTX 4060ti OC - AGON 32'' AG323FCXE 165mhz
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSDs M2 2Tb+1Tb XPG - Minhas imagens do FS
flavioSSA- Marechal-do-Ar
-
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8138
Reputação : 794
Idade : 49
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Pedrinhas no caminho do A380
flaviossa escreveu:Agora, interessante que não teve essa historia com o Antonov An-225
Só se for porque as turbinas ficavam na parte superior da fuselagem, enquanto as turbinas do A380 fica perto do chão.
_________________
Gigabyte A320M-S2H, Ryzen 5 3600 3.6Ghz, Memória Corsair Vengeance 2x8GB DDR4 2400mhz, PCyes GTX 1660 DUAL OC 6GB, Fonte Aerocool Kcas 500W 80 Plus Bronze, Monitor LED Full HD Samsung 21,5'' S22B300.
Re: [Brasil] Pedrinhas no caminho do A380
flaviossa escreveu:Agora, interessante que não teve essa historia com o Antonov An-225
Existem diferenças, pois não ouve demanda para a operação regular do 225 em guarulhos. No caso de 380 que vai operar regularmente existe a necessidade de toda a infraestrutura atender as exigências que o tipo de equipamento requer.
Bem observado pelo Bauru, os motores do 225 possuem maior distancia para o piso, o que diminui o risco de FOD. Mas no geral uma operação esporádica como a do 225 em GRU possui critérios menos exigentes, até mesmo por ex. com questões de PCN que poderão ser excedidos até uma determinada porcentagem dentre outras coisas.
Se alguém tiver curiosidade a respeito do tipo de informação e detalhes abordados, existem alguns manuais que abordam as caracteristicas necessárias para operação de uma aeronave em um dado aeroporto.
A380:
http://aeromanuais.forumais.com/t21-ac-airbus-a380#38
A340:
http://aeromanuais.forumais.com/t197-acairplane-characteristics-manual-airbus-a340-200-300
B787:
http://aeromanuais.forumais.com/t108-ac-boeing-787-8#149
Braconi- Coronel
-
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Pedrinhas no caminho do A380
Braconi escreveu:Apenas uma prova de que pensa-se em tudo quando a questão é operar um equipamento de milhões recheado com centenas de vidas que não tem preço em seu interior.
Só é uma grande pena, ser um setor tão infestado por pessoal que não tem o menor tino para a coisa.
Maldito capitalismo selvagem, só querem ganhar dinheiro.
Obrigado Amilckar , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Pedrinhas no caminho do A380
Prq eles nao simplesmente asfatam ali acostamento
Miguel Junior- Major
-
Inscrito em : 22/06/2009
Mensagens : 429
Reputação : 8
Idade : 46
Emprego/lazer : Empresario
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Aviação brasileira de caça a caminho da modernização
» [Brasil] Avião a caminho de Londrina (PR) faz pouso forçado
» [Brasil] Qual o caminho que a Embraer seguirá? A 'Flybe' responde
» [Internacional] Avião a caminho do Brasil faz pouso de emergência em Dacar, no Senegal
» [Brasil] Quando um avião comercial fica sem combustível, no meio do caminho
» [Brasil] Avião a caminho de Londrina (PR) faz pouso forçado
» [Brasil] Qual o caminho que a Embraer seguirá? A 'Flybe' responde
» [Internacional] Avião a caminho do Brasil faz pouso de emergência em Dacar, no Senegal
» [Brasil] Quando um avião comercial fica sem combustível, no meio do caminho
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos