Procedimentos Reais!! Ajuda
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Procedimentos Reais!! Ajuda
Ola
De modo a tentar recriar o máximo de realismo ao simulador venho por aqui perguntar algumas sequencias de procedimentos usados na vida real.
Num A320 por ex.
Na gate , faço a preparaçao do cockpit ( Luzes, plano de voo, etc etc)
Depois de tudo isto pronto e das portas fechadas o que devo fazer?
Quando é que devo contactar o solo, ligar os motores, solicitar Taxi, etc etc até chegar à Pista.
Acredito que exista um alinhamento correto nos procedimentos.
Fico a aguardar.
Obrigado
De modo a tentar recriar o máximo de realismo ao simulador venho por aqui perguntar algumas sequencias de procedimentos usados na vida real.
Num A320 por ex.
Na gate , faço a preparaçao do cockpit ( Luzes, plano de voo, etc etc)
Depois de tudo isto pronto e das portas fechadas o que devo fazer?
Quando é que devo contactar o solo, ligar os motores, solicitar Taxi, etc etc até chegar à Pista.
Acredito que exista um alinhamento correto nos procedimentos.
Fico a aguardar.
Obrigado
Lost23- Primeiro-Tenente
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Re: Procedimentos Reais!! Ajuda
alguém pode ajudar?
Lost23- Primeiro-Tenente
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Inscrito em : 30/07/2013
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Re: Procedimentos Reais!! Ajuda
Boa Tarde Lost23,
Vamos realizar um voo simulado de SBGR-SBGL, com B737 de serie 800.
Primeiro passo é, calcular o combustível necessário em rota, mais o alternado e orbita de espera. Depois vamos anotar todos dados de peso & balanceamento, pois será importante para podemos plotar os dados no FMC da aeronave mais para frente.
Pegamos a carta de estacionamento PDC, vamos agora colocar as coordenadas geográficas no FMC do avião, na parte INIT;
Planejamento de voo completo, vamos realizar agora, nossa saída considerando o vento reinante temperatura pressão;
Feito tudo conforme check List, chamamos o solo do aeroporto, fomos autorizados o push-back acionamenton e taxi ao ponto de espera;
No ponto de espera realizamos check list before take-off, monitoramos com a torre SBGR, fomos instruídos a alinhar e decolar;
Decolado do aeroporto de origem, a torre transferiu nosso trafego para controle de saída, normalmente prestado pelo APP da TMA;
Como essa rota é curta, geralmente 197 NM, não chamamos o Centro, e sim o APP da chegada do Galeão, ficamos atento a mensagem "ATIS", que nos fornece informações úteis ao nosso voo e proteção, assim diminui uso das frequência do controle; imagine se todas as chamadas o controlador adjacente teria de informar a cada piloto a pista em uso, procedimento final e claro, informações de condições meteorologicas adversar em aproximações etc; nosso aeroporto de destino;
O APP paga para trafego a chegada e a pista em uso no aeroporto de destino SBGL; Plotamos os dados, e quando no ideal de descida reportamos o "TOD", APP autoriza a descida, se precisar pode iniciar o "Serviço de Vetoração Radar", ou mesmo pagar para piloto uma espera programada conforme a carta de descida "STAR";
Ingressando na final para pouso, APP da TMA SBGL, passa nosso plano de voo para torre SBGL, chamaos geralmente 2 nm OM (Marcador Externo) ou caso procedimento final RNAV FAF (Course) Final Approach Fix; Torre pode por delegação, por medida de segurança, ordem de arremeter, prosseguir por visual e pousar na pista auxiliar ou outra do aerodromo face a performace sob responsabilidade do PIC (Piloto em Comando);
Livramos a pista em uso, chamamos o solo após a torre autorizar a frequência;
Prosseguimos para gate da CIA e pronto, plano de voo encerrado;
Espero ter ajudado.
Uma Boa
Vamos realizar um voo simulado de SBGR-SBGL, com B737 de serie 800.
Primeiro passo é, calcular o combustível necessário em rota, mais o alternado e orbita de espera. Depois vamos anotar todos dados de peso & balanceamento, pois será importante para podemos plotar os dados no FMC da aeronave mais para frente.
Pegamos a carta de estacionamento PDC, vamos agora colocar as coordenadas geográficas no FMC do avião, na parte INIT;
Planejamento de voo completo, vamos realizar agora, nossa saída considerando o vento reinante temperatura pressão;
Feito tudo conforme check List, chamamos o solo do aeroporto, fomos autorizados o push-back acionamenton e taxi ao ponto de espera;
No ponto de espera realizamos check list before take-off, monitoramos com a torre SBGR, fomos instruídos a alinhar e decolar;
Decolado do aeroporto de origem, a torre transferiu nosso trafego para controle de saída, normalmente prestado pelo APP da TMA;
Como essa rota é curta, geralmente 197 NM, não chamamos o Centro, e sim o APP da chegada do Galeão, ficamos atento a mensagem "ATIS", que nos fornece informações úteis ao nosso voo e proteção, assim diminui uso das frequência do controle; imagine se todas as chamadas o controlador adjacente teria de informar a cada piloto a pista em uso, procedimento final e claro, informações de condições meteorologicas adversar em aproximações etc; nosso aeroporto de destino;
O APP paga para trafego a chegada e a pista em uso no aeroporto de destino SBGL; Plotamos os dados, e quando no ideal de descida reportamos o "TOD", APP autoriza a descida, se precisar pode iniciar o "Serviço de Vetoração Radar", ou mesmo pagar para piloto uma espera programada conforme a carta de descida "STAR";
Ingressando na final para pouso, APP da TMA SBGL, passa nosso plano de voo para torre SBGL, chamaos geralmente 2 nm OM (Marcador Externo) ou caso procedimento final RNAV FAF (Course) Final Approach Fix; Torre pode por delegação, por medida de segurança, ordem de arremeter, prosseguir por visual e pousar na pista auxiliar ou outra do aerodromo face a performace sob responsabilidade do PIC (Piloto em Comando);
Livramos a pista em uso, chamamos o solo após a torre autorizar a frequência;
Prosseguimos para gate da CIA e pronto, plano de voo encerrado;
Espero ter ajudado.
Uma Boa
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Daniel batista- Coronel
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Re: Procedimentos Reais!! Ajuda
Lost23 escreveu:Ola
De modo a tentar recriar o máximo de realismo ao simulador venho por aqui perguntar algumas sequencias de procedimentos usados na vida real.
Num A320 por ex.
Na gate , faço a preparaçao do cockpit ( Luzes, plano de voo, etc etc)
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Acredito que exista um alinhamento correto nos procedimentos.
Fico a aguardar.
Obrigado
Lost23,
Lembre-se também de ativar o transponder sempre que ingressar ou livrar a pista, ou seja, manter ligado durante todo o período do voo ....
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Carcinogen- Coronel
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Re: Procedimentos Reais!! Ajuda
Basta seguir os checklists de cada aeronave. Usando-os fielmente você irá simular fielmente os procedimentos reais, tais quais preenchimento completo de FMC, briefings, organização de luzes e etc.
Afinal essa são as funções dos checklists: padronizar a operação para um vôo seguro e dentro de todas as normas.
Afinal essa são as funções dos checklists: padronizar a operação para um vôo seguro e dentro de todas as normas.
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João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro- Brigadeiro
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Re: Procedimentos Reais!! Ajuda
Obrigado a todos.
Pergunto :
Os motores ligam se antes durante ou depois do pushback?
Pergunto :
Os motores ligam se antes durante ou depois do pushback?
Lost23- Primeiro-Tenente
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Re: Procedimentos Reais!! Ajuda
Lost23 escreveu:Obrigado a todos.
Pergunto :
Os motores ligam se antes durante ou depois do pushback?
Durante. Se você já voou deve ter reparado que há um leve som do ar condicionado desligando durante o pushback. A partir daquele momento o ar sangrado começa a ir até os motores para que comece a partida dos mesmos
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João Pedro Duarte
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João Pedro- Brigadeiro
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Re: Procedimentos Reais!! Ajuda
Lost23 escreveu:Obrigado a todos.
Pergunto :
Os motores ligam se antes durante ou depois do pushback?
Assim que obtiver autorização para o pushback por parte do controlador,começa a fase de acionamento das turbinas.
Depois e como disse muito bem o João Pedro,é só seguir os check-list durante as restantes fases.Após autorização ,prossegue para o taxi até ao Holding Point da pista,e assim sucessivamente.
Não tem nada a ver com o que perguntou mas lá vai...Para as comunicações da aeronave com os controladores segue o seguinte:
Para pedir autorização do plano de voo contacta o Del (Delivery).Este depois pede para mudar a frequência de rádio para o Twr(Torre)Já depois na pista muda para APP(Approach) Quando levanta voo vai mudar para Ctr (Control)
el_lopes- Major-Brigadeiro
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Re: Procedimentos Reais!! Ajuda
el_lopes escreveu:Lost23 escreveu:Obrigado a todos.
Pergunto :
Os motores ligam se antes durante ou depois do pushback?
Assim que obtiver autorização para o pushback por parte do controlador,começa a fase de acionamento das turbinas.
Depois e como disse muito bem o João Pedro,é só seguir os check-list durante as restantes fases.Após autorização ,prossegue para o taxi até ao Holding Point da pista,e assim sucessivamente.
Não tem nada a ver com o que perguntou mas lá vai...Para as comunicações da aeronave com os controladores segue o seguinte:
Para pedir autorização do plano de voo contacta o Del (Delivery).Este depois pede para mudar a frequência de rádio para o Twr(Torre)Já depois na pista muda para APP(Approach) Quando levanta voo vai mudar para Ctr (Control)
Isso mesmo Lopes. Vale lembrar que entre a TORRE e o DELIVERY temos o SOLO que é responsável pela movimentação das aeronaves no pátio.
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João Pedro Duarte
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João Pedro- Brigadeiro
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