Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Procedimentos Reais!! Ajuda Gse_multipart13851

Procedimentos Reais!! Ajuda

5 participantes

Ir para baixo

Procedimentos Reais!! Ajuda Empty Procedimentos Reais!! Ajuda

Mensagem por Lost23 Qua 29 Jan 2014, 09:53

Ola

De modo a tentar recriar o máximo de realismo ao simulador venho por aqui perguntar algumas sequencias de procedimentos usados na vida real.
Num A320 por ex.
Na gate , faço a preparaçao do cockpit ( Luzes, plano de voo, etc etc)
Depois de tudo isto pronto e das portas fechadas o que devo fazer?
Quando é que devo contactar o solo, ligar os motores, solicitar Taxi, etc etc até chegar à Pista.
Acredito que exista um alinhamento correto nos procedimentos.
Fico a aguardar.
Obrigado

Lost23
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 30/07/2013
Mensagens : 91
Reputação : 0
Idade : 42
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Empresario
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimentos Reais!! Ajuda Empty Re: Procedimentos Reais!! Ajuda

Mensagem por Lost23 Qui 30 Jan 2014, 17:31

alguém pode ajudar?

Lost23
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 30/07/2013
Mensagens : 91
Reputação : 0
Idade : 42
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Empresario
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimentos Reais!! Ajuda Empty Re: Procedimentos Reais!! Ajuda

Mensagem por Daniel batista Qui 30 Jan 2014, 18:02

Boa Tarde Lost23,

Vamos realizar um voo simulado de SBGR-SBGL, com B737 de serie 800.
Primeiro passo é, calcular o combustível necessário em rota, mais o alternado e orbita de espera. Depois vamos anotar todos dados de peso & balanceamento, pois será importante para podemos plotar os dados no FMC da aeronave mais para frente.

Pegamos a carta de estacionamento PDC, vamos agora colocar as coordenadas geográficas no FMC do avião, na parte INIT;
Planejamento de voo completo, vamos realizar agora, nossa saída considerando o vento reinante temperatura pressão;
Feito tudo conforme check List, chamamos o solo do aeroporto, fomos autorizados o push-back acionamenton e taxi ao ponto de espera;
No ponto de espera realizamos check list before take-off, monitoramos com a torre SBGR, fomos instruídos a alinhar e decolar;
Decolado do aeroporto de origem, a torre transferiu nosso trafego para controle de saída, normalmente prestado pelo APP da TMA;
Como essa rota é curta, geralmente 197 NM, não chamamos o Centro, e sim o APP da chegada do Galeão, ficamos atento a mensagem "ATIS", que nos fornece informações úteis ao nosso voo e proteção, assim diminui uso das frequência do controle; imagine se todas as chamadas o controlador adjacente teria de informar a cada piloto a pista em uso, procedimento final e claro, informações de condições meteorologicas adversar em aproximações etc; nosso aeroporto de destino;
O APP paga para trafego a chegada e a pista em uso no aeroporto de destino SBGL; Plotamos os dados, e quando no ideal de descida reportamos o "TOD", APP autoriza a descida, se precisar pode iniciar o "Serviço de Vetoração Radar", ou mesmo pagar para piloto uma espera programada conforme a carta de descida "STAR";
Ingressando na final para pouso, APP da TMA SBGL, passa nosso plano de voo para torre SBGL, chamaos geralmente 2 nm OM (Marcador Externo) ou caso procedimento final RNAV FAF (Course) Final Approach Fix; Torre pode por delegação, por medida de segurança, ordem de arremeter, prosseguir por visual e pousar na pista auxiliar ou outra do aerodromo face a performace sob responsabilidade do PIC (Piloto em Comando);
Livramos a pista em uso, chamamos o solo após a torre autorizar a frequência;
Prosseguimos para gate da CIA e pronto, plano de voo encerrado;

Espero ter ajudado.

Uma Boa

 thumbsup 

_________________

Procedimentos Reais!! Ajuda Vpa272
Daniel batista
Daniel batista
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/03/2011
Mensagens : 1049
Reputação : 32
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Piloto Real. Real Pilot
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimentos Reais!! Ajuda Empty Re: Procedimentos Reais!! Ajuda

Mensagem por Carcinogen Sex 31 Jan 2014, 17:12

Lost23 escreveu:Ola

De modo a tentar recriar o máximo de realismo ao simulador venho por aqui perguntar algumas sequencias de procedimentos usados na vida real.
Num A320 por ex.
Na gate , faço a preparaçao do cockpit ( Luzes, plano de voo, etc etc)
Depois de tudo isto pronto e das portas fechadas o que devo fazer?
Quando é que devo contactar o solo, ligar os motores, solicitar Taxi, etc etc até chegar à Pista.
Acredito que exista um alinhamento correto nos procedimentos.
Fico a aguardar.
Obrigado

Lost23,
Lembre-se também de ativar o transponder sempre que ingressar ou livrar a pista, ou seja, manter ligado durante todo o período do voo ....

_________________
MB: Asus P8Z77-V
CPU: i7 3770K 4.5 Ghz
SSD: 240 GB Raid0 only XP10
Mem: 16GB RAM 1.600Mhz
VGA: GTX 670 2GB

Carcinogen
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/05/2008
Mensagens : 1739
Reputação : 115
Idade : 43
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : Funcionário Público
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimentos Reais!! Ajuda Empty Re: Procedimentos Reais!! Ajuda

Mensagem por João Pedro Sex 31 Jan 2014, 17:29

Basta seguir os checklists de cada aeronave. Usando-os fielmente você irá simular fielmente os procedimentos reais, tais quais preenchimento completo de FMC, briefings, organização de luzes e etc.
Afinal essa são as funções dos checklists: padronizar a operação para um vôo seguro e dentro de todas as normas.

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimentos Reais!! Ajuda Empty Re: Procedimentos Reais!! Ajuda

Mensagem por Lost23 Sex 31 Jan 2014, 19:25

Obrigado a todos.
Pergunto :
Os motores ligam se antes durante ou depois do pushback?

Lost23
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 30/07/2013
Mensagens : 91
Reputação : 0
Idade : 42
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Empresario
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimentos Reais!! Ajuda Empty Re: Procedimentos Reais!! Ajuda

Mensagem por João Pedro Sex 31 Jan 2014, 20:28

Lost23 escreveu:Obrigado a todos.
Pergunto :
Os motores ligam se antes durante ou depois do pushback?

Durante. Se você já voou deve ter reparado que há um leve som do ar condicionado desligando durante o pushback. A partir daquele momento o ar sangrado começa a ir até os motores para que comece a partida dos mesmos wink

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimentos Reais!! Ajuda Empty Re: Procedimentos Reais!! Ajuda

Mensagem por el_lopes Sáb 01 Fev 2014, 20:59

Lost23 escreveu:Obrigado a todos.
Pergunto :
Os motores ligam se antes durante ou depois do pushback?

Assim que obtiver autorização para o pushback por parte do controlador,começa a fase de acionamento das turbinas.

Depois e como disse muito bem o João Pedro,é só seguir os check-list durante as restantes fases.Após autorização ,prossegue para o taxi até ao Holding Point da pista,e assim sucessivamente.

Não tem nada a ver com o que perguntou mas lá vai...Para as comunicações da aeronave com os controladores segue o seguinte:

Para pedir autorização do plano de voo contacta o Del (Delivery).Este depois pede para mudar a frequência de rádio para o Twr(Torre)Já depois na pista muda para APP(Approach) Quando levanta voo vai mudar para Ctr (Control)  wink 


_________________
Manuel Lopes
Procedimentos Reais!! Ajuda El_lopes%252FVV140
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 60
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimentos Reais!! Ajuda Empty Re: Procedimentos Reais!! Ajuda

Mensagem por João Pedro Sáb 01 Fev 2014, 21:02

el_lopes escreveu:
Lost23 escreveu:Obrigado a todos.
Pergunto :
Os motores ligam se antes durante ou depois do pushback?

 Assim que obtiver autorização para o pushback por parte do controlador,começa a fase de acionamento das turbinas.

 Depois e como disse muito bem o João Pedro,é só seguir os check-list durante as restantes fases.Após autorização ,prossegue para o taxi até ao Holding Point da pista,e assim sucessivamente.

 Não tem nada a ver com o que perguntou mas lá vai...Para as comunicações da aeronave com os controladores segue o seguinte:

Para pedir autorização do plano de voo contacta o Del (Delivery).Este depois pede para mudar a frequência de rádio para o Twr(Torre)Já depois na pista muda para APP(Approach) Quando levanta voo vai mudar para Ctr (Control)  wink 

   

Isso mesmo Lopes. Vale lembrar que entre a TORRE e o DELIVERY temos o SOLO que é responsável pela movimentação das aeronaves no pátio.

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimentos Reais!! Ajuda Empty Re: Procedimentos Reais!! Ajuda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos