Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Voo longo Gse_multipart13851

Voo longo

3 participantes

Ir para baixo

Voo longo Empty Voo longo

Mensagem por Giovanny10 Qua 08 Jan 2014, 11:53

Quando faço voos curtos de 15 a 30 minutos eu voo a 5500 pês e perto da aterragem eu diminuo para 4000, mas se vou fazer um voo de 3horas em que voo a 30000pes quando devo começar a abaixar e fazer a aproximação?
Giovanny10
Giovanny10
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 08/01/2014
Mensagens : 47
Reputação : -1
Idade : 37
Nacionalidade : Cabo Verde

Ir para o topo Ir para baixo

Voo longo Empty Re: Voo longo

Mensagem por João Pedro Qua 08 Jan 2014, 20:04

Giovanny10 escreveu:Quando faço voos curtos de 15 a 30 minutos eu voo a 5500 pês e perto da aterragem eu diminuo para 4000, mas se vou fazer um voo de 3horas em que voo a 30000pes quando devo começar a abaixar e fazer a aproximação?

Olá Giovanny. Inicialmente seja bem vindo.

Esclarecendo sua dúvida, há uma regra de três para o cálculo do ideal de descida. Segue a fórmula:

Dist = {3 * FL(inic) - FL(final)} / 10

Segundo seu caso: 3 * {300 - 040}
                         {3 * 260} / 10
         Resposta = 78nm

Lembrando que esse valor serve para um gradiente de 6%. Logo para descobrir a V/S necessária basta multiplicar 6 pela sua velocidade atual.

Exemplo: 280 knots
            280 * 6 = 1680 ft/min.

Qualquer dúvida é só falar Very Happy

EDIT: Segue também uma planilha em Excel para o cálculo automático. Pode ajudar um pouco Very Happy
URL: https://mega.co.nz/#!dBpU3RyS!JAeWUFPOX502r9GKNoqVQA5LNUZ7cz6zHJyS2xljtp0


Última edição por João Pedro em Qua 08 Jan 2014, 20:16, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adicionar planilha)

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Voo longo Empty Re: Voo longo

Mensagem por Giovanny10 Qui 09 Jan 2014, 12:14

João Pedro escreveu:
Giovanny10 escreveu:Quando faço voos curtos de 15 a 30 minutos eu voo a 5500 pês e perto da aterragem eu diminuo para 4000, mas se vou fazer um voo de 3horas em que voo a 30000pes quando devo começar a abaixar e fazer a aproximação?

Olá Giovanny. Inicialmente seja bem vindo.

Esclarecendo sua dúvida, há uma regra de três para o cálculo do ideal de descida. Segue a fórmula:

Dist = {3 * FL(inic) - FL(final)} / 10

Segundo seu caso: 3 * {300 - 040}
                         {3 * 260} / 10
         Resposta = 78nm

Lembrando que esse valor serve para um gradiente de 6%. Logo para descobrir a V/S necessária basta multiplicar 6 pela sua velocidade atual.

Exemplo: 280 knots
            280 * 6 = 1680 ft/min.

Qualquer dúvida é só falar Very Happy

EDIT: Segue também uma planilha em Excel para o cálculo automático. Pode ajudar um pouco Very Happy
URL: https://mega.co.nz/#!dBpU3RyS!JAeWUFPOX502r9GKNoqVQA5LNUZ7cz6zHJyS2xljtp0



Muito obrigado pela sua resposta.

Gostaria que me explicasses o que é: FL(Inicial e Final)
Giovanny10
Giovanny10
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 08/01/2014
Mensagens : 47
Reputação : -1
Idade : 37
Nacionalidade : Cabo Verde

Ir para o topo Ir para baixo

Voo longo Empty Re: Voo longo

Mensagem por Duley Qui 09 Jan 2014, 16:54

Uma conta boa e rápida que aprendi com um cmte de E190:

Seu nível de voo dividido por 3.

O resultado é a distância em NM entre o ponto ideal de toque na pista de destino e sua aeronave.
Ao longo da descida você pode ir sempre fazendo esta conta para ver se seu perfil de descida está adequado.
Depois que aprendi esta conta simples, ela se provou bastante eficiente, principalmente quando se busca a eficiência no consumo de combustível, evitando acelerações do motor em niveis baixos, ou, abusar da descida em idle.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3969
Reputação : 325
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Voo longo Empty Re: Voo longo

Mensagem por João Pedro Qui 09 Jan 2014, 19:33

Giovanny10 escreveu:
Muito obrigado pela sua resposta.

Gostaria que me explicasses o que é: FL(Inicial e Final)

FL Inicial seria o Nível de Voo que você está voando antes de iniciar a descida, no seu caso FL300. Já o FL final é o Nível de voo final que você descerá para iniciar sua aproximação - no seu caso FL040. Vale lembrar que só utilizamos a nomeclatura nível de voo quando acima da altitude de transição. Porém, para esse cálculo ignore esse porém Smile

Mais uma vez, qualquer dúvida é só perguntar Very Happy

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Voo longo Empty Re: Voo longo

Mensagem por Giovanny10 Qui 09 Jan 2014, 22:08

João Pedro escreveu:
Giovanny10 escreveu:
Muito obrigado pela sua resposta.

Gostaria que me explicasses o que é: FL(Inicial e Final)

FL Inicial seria o Nível de Voo que você está voando antes de iniciar a descida, no seu caso FL300. Já o FL final é o Nível de voo final que você descerá para iniciar sua aproximação - no seu caso FL040. Vale lembrar que só utilizamos a nomeclatura nível de voo quando acima da altitude de transição. Porém, para esse cálculo ignore esse porém Smile

Mais uma vez, qualquer dúvida é só perguntar Very Happy

OK, Já entendi, e o resultado 78nm o que significa? thumbsup 
Giovanny10
Giovanny10
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 08/01/2014
Mensagens : 47
Reputação : -1
Idade : 37
Nacionalidade : Cabo Verde

Ir para o topo Ir para baixo

Voo longo Empty Re: Voo longo

Mensagem por João Pedro Qui 09 Jan 2014, 22:18

Giovanny10 escreveu:
João Pedro escreveu:

FL Inicial seria o Nível de Voo que você está voando antes de iniciar a descida, no seu caso FL300. Já o FL final é o Nível de voo final que você descerá para iniciar sua aproximação - no seu caso FL040. Vale lembrar que só utilizamos a nomeclatura nível de voo quando acima da altitude de transição. Porém, para esse cálculo ignore esse porém Smile

Mais uma vez, qualquer dúvida é só perguntar Very Happy

OK, Já entendi, e o resultado 78nm o que significa? thumbsup 

Que você deve iniciar a descida 78nm antes do ponto que deseja passar a 4000 pés.

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Voo longo Empty Re: Voo longo

Mensagem por Giovanny10 Qui 09 Jan 2014, 22:31

João Pedro escreveu:
Giovanny10 escreveu:

OK, Já entendi, e o resultado 78nm o que significa? thumbsup 

Que você deve iniciar a descida 78nm antes do ponto que deseja passar a 4000 pés.

Obrigado pela paciência. 78nm. o que é nm, minutos?
Giovanny10
Giovanny10
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 08/01/2014
Mensagens : 47
Reputação : -1
Idade : 37
Nacionalidade : Cabo Verde

Ir para o topo Ir para baixo

Voo longo Empty Re: Voo longo

Mensagem por João Pedro Qui 09 Jan 2014, 22:39

Giovanny10 escreveu:
João Pedro escreveu:

Que você deve iniciar a descida 78nm antes do ponto que deseja passar a 4000 pés.

Obrigado pela paciência. 78nm. o que é nm, minutos?

Milhas náuticas. É a unidade de espaço utilizada na aviação.

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Voo longo Empty Re: Voo longo

Mensagem por Giovanny10 Qui 09 Jan 2014, 22:44

João Pedro escreveu:
Giovanny10 escreveu:

Obrigado pela paciência. 78nm. o que é nm, minutos?

Milhas náuticas. É a unidade de espaço utilizada na aviação.

Mto obrigado pela ajuda thumbsup 
Giovanny10
Giovanny10
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 08/01/2014
Mensagens : 47
Reputação : -1
Idade : 37
Nacionalidade : Cabo Verde

Ir para o topo Ir para baixo

Voo longo Empty Re: Voo longo

Mensagem por João Pedro Qui 09 Jan 2014, 23:15

Giovanny10 escreveu:
João Pedro escreveu:

Milhas náuticas. É a unidade de espaço utilizada na aviação.

Mto obrigado pela ajuda thumbsup 

Por nada. Sempre que precisar estamos aqui a disposição  thumbsup 

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Voo longo Empty Re: Voo longo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos