Pilotos estrangeiros vão voar no Brasil?
+6
andre_sp
Onze
Amilckar
Alvega
Carvalho
vagnerminas
10 participantes
Página 1 de 1
Pilotos estrangeiros vão voar no Brasil?
Olá, pessoal Boa tarde...
SEGUNDO A PROPOSTA DO DEPUTADO
RODRIGO ROCHA LOURDES, ATRAVÉS DO PROJETO DE LEI N° 6.716/09, O CÓDIGO
BRASILEIRO DE AERONÁUTICA PODERÁ SOFRER UMA ALTERAÇÃO NO ART.158,
PERMITINDO QUE TRIPULANTES ESTRANGEIROS SEJAM CONTRATADOS POR CINCO
ANOS!!! PARA EXERCEREM FUNÇÕES NO BRASIL.
ALTERAÇÃO PROPOSTA: "“Art.
158. Será admitida a contratação de mão de obra estrangeira como
tripulantes e instrutores, em caráter provisório, na falta de
tripulantes brasileiros.
§ 1º. O prazo do contrato de instrutores estrangeiros, de que trata este artigo, não poderá exceder a 6 (seis) meses.”
§ 2º. O prazo do contrato de tripulantes estrangeiros, de que trata este artigo, não poderá exceder a 60 (sessenta) meses.”"
DIGA NÃO À ESSA ALTERAÇÃO DO ART. 158 DO CÓDIGO BRASILEIRO DE AERONÁUTICA!
O RESULTADO DESTE ABAIXO-ASSINADO SERÁ ENVIADO PARA :
1. MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
2. PROCURADORIA GERAL DO TRABALHO;
3. MINISTÉRIO DO TRABALHO;
4. MINISTÉRIO DA JUSTIÇA;
5. ANAC;
6. APPA - ASSOCIAÇÃO DOS PILOTOS E PROPRIETÁRIOS DE AERONAVES;
7. ABRAPHE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA SOS PILOTOS DE HELICÓPTERO;
8. SINDICATO NACIONAL DOS AERONAUTAS;
9. SINDICATO DA AVIAÇÃO AGRÍCOLA - SINDAG
10. DEPUTADOS E SENADORES DE OPOSIÇÃO AO RELATOR.
11. RELATOR DO PROJETO.
12. COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA OAB.
Por gentileza, quem puder contribuir com sua assinatura....
http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6595
SEGUNDO A PROPOSTA DO DEPUTADO
RODRIGO ROCHA LOURDES, ATRAVÉS DO PROJETO DE LEI N° 6.716/09, O CÓDIGO
BRASILEIRO DE AERONÁUTICA PODERÁ SOFRER UMA ALTERAÇÃO NO ART.158,
PERMITINDO QUE TRIPULANTES ESTRANGEIROS SEJAM CONTRATADOS POR CINCO
ANOS!!! PARA EXERCEREM FUNÇÕES NO BRASIL.
ALTERAÇÃO PROPOSTA: "“Art.
158. Será admitida a contratação de mão de obra estrangeira como
tripulantes e instrutores, em caráter provisório, na falta de
tripulantes brasileiros.
§ 1º. O prazo do contrato de instrutores estrangeiros, de que trata este artigo, não poderá exceder a 6 (seis) meses.”
§ 2º. O prazo do contrato de tripulantes estrangeiros, de que trata este artigo, não poderá exceder a 60 (sessenta) meses.”"
DIGA NÃO À ESSA ALTERAÇÃO DO ART. 158 DO CÓDIGO BRASILEIRO DE AERONÁUTICA!
O RESULTADO DESTE ABAIXO-ASSINADO SERÁ ENVIADO PARA :
1. MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
2. PROCURADORIA GERAL DO TRABALHO;
3. MINISTÉRIO DO TRABALHO;
4. MINISTÉRIO DA JUSTIÇA;
5. ANAC;
6. APPA - ASSOCIAÇÃO DOS PILOTOS E PROPRIETÁRIOS DE AERONAVES;
7. ABRAPHE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA SOS PILOTOS DE HELICÓPTERO;
8. SINDICATO NACIONAL DOS AERONAUTAS;
9. SINDICATO DA AVIAÇÃO AGRÍCOLA - SINDAG
10. DEPUTADOS E SENADORES DE OPOSIÇÃO AO RELATOR.
11. RELATOR DO PROJETO.
12. COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA OAB.
Por gentileza, quem puder contribuir com sua assinatura....
http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6595
vagnerminas- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 14/09/2009
Mensagens : 47
Reputação : 8
Idade : 43
Nacionalidade :
Re: Pilotos estrangeiros vão voar no Brasil?
Confesso que não entendi a indignação, já que é possível a instrutores e tripulantes brasileiros trabalhar no estrangeiro.
Carvalho- Moderador
-
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 65
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade :
Re: Pilotos estrangeiros vão voar no Brasil?
Também não entendi.
Diz que é só caso haja falta de tripulantes brasileiros. Nesse caso, acho bem, porque senão como iam voar os aviões sem tripulantes?
Só acho que o prazo máximo para contrato devia ser inferior a 5 anos.
Será admitida a contratação de mão de obra estrangeira como
tripulantes e instrutores, em caráter provisório, na falta de
tripulantes brasileiros.
Diz que é só caso haja falta de tripulantes brasileiros. Nesse caso, acho bem, porque senão como iam voar os aviões sem tripulantes?
Só acho que o prazo máximo para contrato devia ser inferior a 5 anos.
_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Re: Pilotos estrangeiros vão voar no Brasil?
Com certeza, com tanta indignação assim alguem está se sentindo $$ prejudicado!
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: Pilotos estrangeiros vão voar no Brasil?
Bom dia Pessoal
Não sou piloto e não sei como é o cenário em que esse pessoal vive com relação ao seu emprego
Concordo até certo ponto que temos que contratar profisionais estrageiros para suprir a falta de profissionais aqui no Brasil
Primeiramente temos que tentar corrigir a falha que termos em formar novos profissionais que hoje no Brasil é muito caro.
Sendo assim acho que o Sr. Deputado deveria primeiramente ter um projeto de lei que possa ajudar ou facilitar a formação de novos profissionais até porque quando ele foi eleito ele não precisou de votos dos entrageiros.
Da mesma forma que nós pagamos o salário dele ele deveria nos ajudar a ganhar o nosso.
Essa é a minha posição mesmo não sendo piloto.
Obrigado
Não sou piloto e não sei como é o cenário em que esse pessoal vive com relação ao seu emprego
Concordo até certo ponto que temos que contratar profisionais estrageiros para suprir a falta de profissionais aqui no Brasil
Primeiramente temos que tentar corrigir a falha que termos em formar novos profissionais que hoje no Brasil é muito caro.
Sendo assim acho que o Sr. Deputado deveria primeiramente ter um projeto de lei que possa ajudar ou facilitar a formação de novos profissionais até porque quando ele foi eleito ele não precisou de votos dos entrageiros.
Da mesma forma que nós pagamos o salário dele ele deveria nos ajudar a ganhar o nosso.
Essa é a minha posição mesmo não sendo piloto.
Obrigado
vagnerminas- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 14/09/2009
Mensagens : 47
Reputação : 8
Idade : 43
Nacionalidade :
Re: Pilotos estrangeiros vão voar no Brasil?
Prezados,
Acho que o caso é sério! Leiam até o fim e se
estiverem de acordo, assinem. Não somente assinem como peçam ou
convençam amigos e familiares a assinarem também. Todos seremos afetados
caso essa medida absurda venha a se concretizar. Não são somente os
pilotos que serão prejudicados. Há toda uma cadeia, porque não dizer,
produtiva que será afetada, incluindo o setor de escolas.
Esta
bomba que está sendo armada, certamente, está sendo providenciada por
algum interesse econômico mascarado por boas intenções, aliás, como
sempre.
Não há incentivo para a formação de recursos humanos na
área aeronáutica. Não me venham falar de meia dúzia de bolsas
providenciadas pela ANAC para sustentar alguns aeroclubes!
Na
realidade, nós aqui na EFAI, nunca pleiteamos qualquer subsídio. Bastava
apenas que não nos atrapalhassem tanto. Vejam o caso do IFR. Consumimos
dinheiro e energia durante dois anos e meio para obter corretamente a
homologação. Daqui a alguns dias (11AGO), vamos completar quatro anos
que estamos homologados e continuamos impedidos de fazer o cheque IFR
como se faz nos Estados Unidos e Canadá.
Sem o IFR, os pilotos
mais novos ficam impedidos de ingressar no mercado de trabalho. Como o
mercado está aquecido, começa a choradeira de que vai faltar piloto. Em
vez de buscar soluções internas como a maioria dos países que procura se
preocupar com a proteção de seus trabalhadores, vamos encontrar um meio
de dar emprego para os nossos vizinhos. Porque com os salários que são
praticados, mesmo abrindo o mercado para os estrangeiros, ninguém vai
ficar pensando que virão para cá suecos ou finlandeses. Não é que eu
ache que esses seriam melhores, mas nas condições que temos, quem vai se
candidatar serão, como eu disse, os nossos vizinhos que podem nem ter
uma formação do nível da que oferecemos localmente.
Então, ficamos assim: impedimos ou dificultamos a formação interna e aceitamos que entre qualquer um com qualquer formação.
Mesmo
no caso dos pilotos que vão para os EUA para obterem o IFR, chegam aqui
checados no 22 ou no 300 e têm as suas habilitações validadas. Mas aqui
não vale!
Agora, autorizamos cinco anos. Depois de chegarem, é
só casar com uma brasileira para ficar. Não precisa nem casar, é claro!
Basta ter um filho por aqui... Vamos inundar o país de pilotos
estrangeiros. Não quero parecer muito xenófobo, mas acredito que é o
caso de pensar – enquanto é tempo – se é isso mesmo que queremos...
Grande abraço,
João Bosco Ferreira
Acho que o caso é sério! Leiam até o fim e se
estiverem de acordo, assinem. Não somente assinem como peçam ou
convençam amigos e familiares a assinarem também. Todos seremos afetados
caso essa medida absurda venha a se concretizar. Não são somente os
pilotos que serão prejudicados. Há toda uma cadeia, porque não dizer,
produtiva que será afetada, incluindo o setor de escolas.
Esta
bomba que está sendo armada, certamente, está sendo providenciada por
algum interesse econômico mascarado por boas intenções, aliás, como
sempre.
Não há incentivo para a formação de recursos humanos na
área aeronáutica. Não me venham falar de meia dúzia de bolsas
providenciadas pela ANAC para sustentar alguns aeroclubes!
Na
realidade, nós aqui na EFAI, nunca pleiteamos qualquer subsídio. Bastava
apenas que não nos atrapalhassem tanto. Vejam o caso do IFR. Consumimos
dinheiro e energia durante dois anos e meio para obter corretamente a
homologação. Daqui a alguns dias (11AGO), vamos completar quatro anos
que estamos homologados e continuamos impedidos de fazer o cheque IFR
como se faz nos Estados Unidos e Canadá.
Sem o IFR, os pilotos
mais novos ficam impedidos de ingressar no mercado de trabalho. Como o
mercado está aquecido, começa a choradeira de que vai faltar piloto. Em
vez de buscar soluções internas como a maioria dos países que procura se
preocupar com a proteção de seus trabalhadores, vamos encontrar um meio
de dar emprego para os nossos vizinhos. Porque com os salários que são
praticados, mesmo abrindo o mercado para os estrangeiros, ninguém vai
ficar pensando que virão para cá suecos ou finlandeses. Não é que eu
ache que esses seriam melhores, mas nas condições que temos, quem vai se
candidatar serão, como eu disse, os nossos vizinhos que podem nem ter
uma formação do nível da que oferecemos localmente.
Então, ficamos assim: impedimos ou dificultamos a formação interna e aceitamos que entre qualquer um com qualquer formação.
Mesmo
no caso dos pilotos que vão para os EUA para obterem o IFR, chegam aqui
checados no 22 ou no 300 e têm as suas habilitações validadas. Mas aqui
não vale!
Agora, autorizamos cinco anos. Depois de chegarem, é
só casar com uma brasileira para ficar. Não precisa nem casar, é claro!
Basta ter um filho por aqui... Vamos inundar o país de pilotos
estrangeiros. Não quero parecer muito xenófobo, mas acredito que é o
caso de pensar – enquanto é tempo – se é isso mesmo que queremos...
Grande abraço,
João Bosco Ferreira
vagnerminas- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 14/09/2009
Mensagens : 47
Reputação : 8
Idade : 43
Nacionalidade :
Re: Pilotos estrangeiros vão voar no Brasil?
Inundar o país com pilotos estrangeiros? Com nossos grandes salários? (não resisti)
O problema real está na formação aqui no Brasil, não na contratação ou não de mão de obra estrangeira,(aeronaves não voam sem tripulação)e esse tipo de limitação, quer seja de pessoal ou importação, sempre feito à título de ''proteger o trabalhador e a indústria brasileira'' nunca deu resultado positivo.
O problema real está na formação aqui no Brasil, não na contratação ou não de mão de obra estrangeira,(aeronaves não voam sem tripulação)e esse tipo de limitação, quer seja de pessoal ou importação, sempre feito à título de ''proteger o trabalhador e a indústria brasileira'' nunca deu resultado positivo.
Carvalho- Moderador
-
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 65
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade :
Re: Pilotos estrangeiros vão voar no Brasil?
Carvalho escreveu:Inundar o país com pilotos estrangeiros? Com nossos grandes salários? (não resisti)
O problema real está na formação aqui no Brasil, não na contratação ou não de mão de obra estrangeira,(aeronaves não voam sem tripulação)e esse tipo de limitação, quer seja de pessoal ou importação, sempre feito à título de ''proteger o trabalhador e a indústria brasileira'' nunca deu resultado positivo.
Então um absurdo o que estão fazendo com os pilotos Brasileiros, já não basta as dificuldades que tem na formação.
Poderia até mesmo contratar estrangeiros para atuar no Brasil porque o avião não voa sem tripulação mais primeiro investir em novas formações e melhores condições para novos pilotos.
Agora do jeito que está indo acho que vai acabar até as formações
Isso eh sabotagem com os pilotos do brasil!
Galera,
temos milhares de pilotos prontos para o Offshore, mas eles impediram
as empresas de realizarem treinamento pratico de IFR em rota, portanto
so se pode contratar pilotos com IFR pratico checado, e a hora de voo
custa 8.000 reais no minimo!Precisa-se de 35 a 40h de IFR!Ninguem tem
300mil reais pra fazer isto!
Portanto eles querem acabar com o Offshore no Brasil para nós, Brasileiros!
Depois que fazendo grandes eventos aqui para fazer bonito e mascarar os problemas que temos no setor aeronautico no Brasil
Me ajuda aí....
vagnerminas- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 14/09/2009
Mensagens : 47
Reputação : 8
Idade : 43
Nacionalidade :
Re: Pilotos estrangeiros vão voar no Brasil?
Entendo bem o que voce diz quanto ao custo, já que a certificação IFR nos USA está por aproximadamente US$ 12.000,00 em multi e US$ 18.000,00 em helicóptero (de 22.000,00 a 32.000,00 Reais), o custo no Brasil é de matar(mas está nisso mesmo?Pergunto porque realmente não estou atualizado), o que ainda não entendi, é como a não contratação de tripulantes estrangeiros pode melhorar isso, já que ao longo dos anos só piorou(quando não se tem outra opção a tendência dos preços é aumentar, não diminuir).
Não sou contra qualquer iniciativa visando melhorar o setor aeronáutico, desde que tenha lógica, mas posso não estar conseguindo enxergar.
Não sou contra qualquer iniciativa visando melhorar o setor aeronáutico, desde que tenha lógica, mas posso não estar conseguindo enxergar.
Carvalho- Moderador
-
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 65
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade :
Re: Pilotos estrangeiros vão voar no Brasil?
Quanto a mim, já
não era sem tempo tal projecto de lei
ser promulgado:
O artigo 156.º do Código
Brasileiro de Aeronáutica estipula que o exercício de função remunerada a
bordo de aeronaves brasilieras é reservado a brasileiros natos ou
naturalizados.
No entanto o artigo
157.º do referido Código, estipula que se deve promover um acordo bilateral de
reciprocidade, sempre que esteja assegurada a admissão de tripulantes
brasileiros em serviços aéreos públicos de determinado país.
Ora, o que se constata é
que os pilotos brasileiros trabalham livremente em diversos países lusófonos,
nomeadamente Portugal e Angola, e que é virtualmente impossível para um não
brasileiro trabalhar como piloto no Brasil.
Existe uma flagrante
injustiça, por um lado o Brasil tem exportado pilotos para diversos países, por
outro lado o Brasil é um mercado fechado à mão de obra estrangeira.
Comentários?
não era sem tempo tal projecto de lei
ser promulgado:
O artigo 156.º do Código
Brasileiro de Aeronáutica estipula que o exercício de função remunerada a
bordo de aeronaves brasilieras é reservado a brasileiros natos ou
naturalizados.
No entanto o artigo
157.º do referido Código, estipula que se deve promover um acordo bilateral de
reciprocidade, sempre que esteja assegurada a admissão de tripulantes
brasileiros em serviços aéreos públicos de determinado país.
Ora, o que se constata é
que os pilotos brasileiros trabalham livremente em diversos países lusófonos,
nomeadamente Portugal e Angola, e que é virtualmente impossível para um não
brasileiro trabalhar como piloto no Brasil.
Existe uma flagrante
injustiça, por um lado o Brasil tem exportado pilotos para diversos países, por
outro lado o Brasil é um mercado fechado à mão de obra estrangeira.
Comentários?
Onze- Recruta
-
Inscrito em : 30/07/2010
Mensagens : 1
Reputação : 0
Idade : 44
Emprego/lazer : Aeronauta(!)
Nacionalidade :
Re: Pilotos estrangeiros vão voar no Brasil?
Onze escreveu:... injustiça, por um lado o Brasil tem exportado pilotos para diversos países, por
outro lado o Brasil é um mercado fechado à mão de obra estrangeira.
É verdade Onze, está na hora do Brasil rever seus conceitos
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12022
Reputação : 1271
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: Pilotos estrangeiros vão voar no Brasil?
Se forem contratar pilotos estrangeiros, é bom também trazer os controladores... porque vai ser uma bagunça só....
** Ou realmente melhoramos as condições no Brasil para as certificações dos Pilotos ( Preço/Orgãos disponiveis).. ou a vaca vai para o Brejo.......
**Desculpe aos controladores... (não são todos e não vamos generalizar)... mas eles estão também com uma formação muita além de baixa... (tenho amigos lá).. e até mesmo imagine... (que seja inglês, alemão, russo, chinês... a modular na frequencia do BrasiL), se eles não tiverem uma capacitação melhor, apropriadamente dizendo, no seu inglês, os céus brasileiro vai virar uma bagunça!!!!
É Issoo.........
Good Fly!!
** Ou realmente melhoramos as condições no Brasil para as certificações dos Pilotos ( Preço/Orgãos disponiveis).. ou a vaca vai para o Brejo.......
**Desculpe aos controladores... (não são todos e não vamos generalizar)... mas eles estão também com uma formação muita além de baixa... (tenho amigos lá).. e até mesmo imagine... (que seja inglês, alemão, russo, chinês... a modular na frequencia do BrasiL), se eles não tiverem uma capacitação melhor, apropriadamente dizendo, no seu inglês, os céus brasileiro vai virar uma bagunça!!!!
É Issoo.........
Good Fly!!
_________________
Leandro de Moraes
PT-MPN - Piloto Privado
PT-OQY - Piloto Privado
CS-DIZ - Piloto Privado
CONI617 - Constellation
VAT617 -Viação Aérea Tupiniquim
TB-04 -Esquadrão Touro Bravo
MLA2480 - Mercosul Linhas Aéreas
--------------------------------------------------------------------------------------
Ryzen 7 3700X 3.6GHZ /64GB DDR4 3200Mhz/ 2x Kingston NV1 M.2 1TB/MB ASUS ROG STRIX B450F/ ASUS NVidia RTX3060 12GB OC TUF-3 DDR6 SUPER/ ATX GIGABYTE 650W 80Plus + Bronze / Saitek Flight System Yoke/ Saitek Switch Panel / Saitek Radio Panel / Saitek Multi-Panel /CH-Pedals
Re: Pilotos estrangeiros vão voar no Brasil?
Peço desculpa responder a este topico. Eu neste momento estou a acabar de tirar o meu curso de PILOTO DE LINHA AEREA em Portugal, e posso dizer que no total paguei 70000€ por o curso.
Posso dizer que em todo o mundo a linguagem na aviaçao comercial é o ingles, ao contrario do que se passa no Brasil. Foi implementada uma nova qualificação para pilotos comerciais a fazerem linhas internacionais. NIVEL DE INGLES, com minimos Exigidos como sabem. A TAP teve um incidente devido a vossa falta de HABITO na linguagem aeronautica. O AIRBUS aterrou no TAXYWAY. O Controlador deu a ordem de ARREMETE (nao conheço nenhum manual com esse tipo de ordem), como o piloto nao percebeu, continuou a aproximaçao visual.
A força aerea portuguesa enviou alguns pilotos para obter o estagio de formação no Brasil, mas no final o resultado nao foi satisfatorio. Nao sabiam falar com o ATC. Nao digo que a vossa instruçao seja pior, ou melhor do que a deste lado, mas é diferente.
Por outro lado, voces acham que os estrangeiros querem TANTO ficar para sempre a trabalhar no Brasil? Se realmente fosse bom, Portugal nao estaria a ser INUNDADO de trabalhadores Brasileiros á procura de salarios melhores. O salario INICIAL de um COPILOTO da TAP é de cerca de 2750 dollares. Acham que no brasil é será assim tao bom? E nao estou com isto a criticar, apenas a mostrar AMBAS AS FACES DE UMA MESMA MOEDA. Os Brasileiros nao vem para Portugal roubar trabalho, nem dinheiro nem nacionalidade. O seu objectivo é SEMPRE melhorar e voltar para casa, como qualquer outra pessoa.
O Director Geral da TAP, é um brasileiro, se calhar é melhor pedir a ele para voltar para o Brasil, tendo em conta essa politica de NACIONALIZAR a aviação. Ou mandar parar com a construçao da nova fabrica da EMBRAER em Portugal(EVORA).
Meus caros colegas e apaixonados pela aviação, abrir as portas a mao de obra estrangeira TAMBEM trás beneficios. Uma disponibilidade diferente para transmitir conhecimento, novas mentalidades e tecnicas, grande disponibilidade para ajudar a crescer com esforço e dedicaçao.
Para ser piloto no Brasil nao basta ter licença. É preciso tambem se mostrar que se sabe TANTO ou se calhar MAIS do que os do pais de origem nas diversas etapas de selecçao de ingresso na empresa.
Reflitam...
Posso dizer que em todo o mundo a linguagem na aviaçao comercial é o ingles, ao contrario do que se passa no Brasil. Foi implementada uma nova qualificação para pilotos comerciais a fazerem linhas internacionais. NIVEL DE INGLES, com minimos Exigidos como sabem. A TAP teve um incidente devido a vossa falta de HABITO na linguagem aeronautica. O AIRBUS aterrou no TAXYWAY. O Controlador deu a ordem de ARREMETE (nao conheço nenhum manual com esse tipo de ordem), como o piloto nao percebeu, continuou a aproximaçao visual.
A força aerea portuguesa enviou alguns pilotos para obter o estagio de formação no Brasil, mas no final o resultado nao foi satisfatorio. Nao sabiam falar com o ATC. Nao digo que a vossa instruçao seja pior, ou melhor do que a deste lado, mas é diferente.
Por outro lado, voces acham que os estrangeiros querem TANTO ficar para sempre a trabalhar no Brasil? Se realmente fosse bom, Portugal nao estaria a ser INUNDADO de trabalhadores Brasileiros á procura de salarios melhores. O salario INICIAL de um COPILOTO da TAP é de cerca de 2750 dollares. Acham que no brasil é será assim tao bom? E nao estou com isto a criticar, apenas a mostrar AMBAS AS FACES DE UMA MESMA MOEDA. Os Brasileiros nao vem para Portugal roubar trabalho, nem dinheiro nem nacionalidade. O seu objectivo é SEMPRE melhorar e voltar para casa, como qualquer outra pessoa.
O Director Geral da TAP, é um brasileiro, se calhar é melhor pedir a ele para voltar para o Brasil, tendo em conta essa politica de NACIONALIZAR a aviação. Ou mandar parar com a construçao da nova fabrica da EMBRAER em Portugal(EVORA).
Meus caros colegas e apaixonados pela aviação, abrir as portas a mao de obra estrangeira TAMBEM trás beneficios. Uma disponibilidade diferente para transmitir conhecimento, novas mentalidades e tecnicas, grande disponibilidade para ajudar a crescer com esforço e dedicaçao.
Para ser piloto no Brasil nao basta ter licença. É preciso tambem se mostrar que se sabe TANTO ou se calhar MAIS do que os do pais de origem nas diversas etapas de selecçao de ingresso na empresa.
Reflitam...
Hugo Filipe Lopes- Recruta
-
Inscrito em : 12/11/2010
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 41
Nacionalidade :
Re: Pilotos estrangeiros vão voar no Brasil?
Hugo Filipe Lopes escreveu: Peço desculpa responder a este topico. Eu neste momento estou a acabar de tirar o meu curso de PILOTO DE LINHA AEREA em Portugal, e posso dizer que no total paguei 70000€ por o curso.
Posso dizer que em todo o mundo a linguagem na aviaçao comercial é o ingles, ao contrario do que se passa no Brasil. Foi implementada uma nova qualificação para pilotos comerciais a fazerem linhas internacionais. NIVEL DE INGLES, com minimos Exigidos como sabem. A TAP teve um incidente devido a vossa falta de HABITO na linguagem aeronautica. O AIRBUS aterrou no TAXYWAY. O Controlador deu a ordem de ARREMETE (nao conheço nenhum manual com esse tipo de ordem), como o piloto nao percebeu, continuou a aproximaçao visual.
A força aerea portuguesa enviou alguns pilotos para obter o estagio de formação no Brasil, mas no final o resultado nao foi satisfatorio. Nao sabiam falar com o ATC. Nao digo que a vossa instruçao seja pior, ou melhor do que a deste lado, mas é diferente.
Por outro lado, voces acham que os estrangeiros querem TANTO ficar para sempre a trabalhar no Brasil? Se realmente fosse bom, Portugal nao estaria a ser INUNDADO de trabalhadores Brasileiros á procura de salarios melhores. O salario INICIAL de um COPILOTO da TAP é de cerca de 2750 dollares. Acham que no brasil é será assim tao bom? E nao estou com isto a criticar, apenas a mostrar AMBAS AS FACES DE UMA MESMA MOEDA. Os Brasileiros nao vem para Portugal roubar trabalho, nem dinheiro nem nacionalidade. O seu objectivo é SEMPRE melhorar e voltar para casa, como qualquer outra pessoa.
O Director Geral da TAP, é um brasileiro, se calhar é melhor pedir a ele para voltar para o Brasil, tendo em conta essa politica de NACIONALIZAR a aviação. Ou mandar parar com a construçao da nova fabrica da EMBRAER em Portugal(EVORA).
Meus caros colegas e apaixonados pela aviação, abrir as portas a mao de obra estrangeira TAMBEM trás beneficios. Uma disponibilidade diferente para transmitir conhecimento, novas mentalidades e tecnicas, grande disponibilidade para ajudar a crescer com esforço e dedicaçao.
Para ser piloto no Brasil nao basta ter licença. É preciso tambem se mostrar que se sabe TANTO ou se calhar MAIS do que os do pais de origem nas diversas etapas de selecçao de ingresso na empresa.
Reflitam...
Que é esse Discurso??? Minha Nossa... tá até parecendo de um político aqui em Portugal...
Vamos lá meu caro... primeiramente não está em questão de entrada ou não de estrangeiros no mercado... a questão é que o Brasil está cheio de Pilotos/co-pilotos/controladores/ projectos de piloto... e o que eles querem é uma melhor qualificação na área, assim tornando dispensável a entrada de pilotos de fora... (Não que não sejam bem-vindos), mas com uma melhor estrutura para os pilotos existentes, não haverá necessidade alguma de introduzir estrangeiros....
Segundo... não acho nada agradável você ter colocado essa questão dos brasileiros aqui em portugal, tanto é que sou um deles.... "Você deve conhecer bem a história" colonização etc... então sabe de onde surgiu os bons e mal´s hábitos dos brasileiros.. (Temos pena).... a questão disso tudo é a proporção dos países... Moro aqui há 6 anos e graças a deus ano que vem estou de regresso ao meu país... não estou a cuspir no prato que comi, mas como todos portugueses, trabalhei, paguei meus impostos como um cidadão normal...
A questão de Trabalho, como disse logo acima, está relacionado a proporção... Portugal precisa ainda muito dos imigrantes que aqui estão e que vão vir... seja em mão de obra qualificada ou não... esse é o grande detalhe.... o que o Brasil precisa é uma boa qualificação de seus pilotos e controladores....para isso estar resolvido.. (mas tem as questões de politica e tudo que envolve que ainda não sabemos ao certo).
Vocês tem uma grande sorte de ter o Brasileiro na direcção da TAP...e ainda muito mais de a Embraer mostrar o interesse e que já começou a construção de sua fábrica aqui em portugal, (não vamos esquecer da crise que está acabando com Portugal, e que próximo ano vai sacrificar ainda mais o País...).. Vai gerar emprego, desenvolver o crescimento sócio-economico de Portugal, geração de emprego...etc....
Achei interessante o seu comentário, mas acho que poderia ter cortado essa história de Brasileiros aqui, acolá...senti um pouco de discriminação nesta parte...mas tudo bem!!!! ok...
Que seja progressora sua carreira de PLA..e que tenha um grande futuro pela frente.... seja aqui, Brasil, angola,...em qualquer lugar do mundo, desde que trabalhe com honestidade, sinceridade, humildade... !!!
t+..
_________________
Leandro de Moraes
PT-MPN - Piloto Privado
PT-OQY - Piloto Privado
CS-DIZ - Piloto Privado
CONI617 - Constellation
VAT617 -Viação Aérea Tupiniquim
TB-04 -Esquadrão Touro Bravo
MLA2480 - Mercosul Linhas Aéreas
--------------------------------------------------------------------------------------
Ryzen 7 3700X 3.6GHZ /64GB DDR4 3200Mhz/ 2x Kingston NV1 M.2 1TB/MB ASUS ROG STRIX B450F/ ASUS NVidia RTX3060 12GB OC TUF-3 DDR6 SUPER/ ATX GIGABYTE 650W 80Plus + Bronze / Saitek Flight System Yoke/ Saitek Switch Panel / Saitek Radio Panel / Saitek Multi-Panel /CH-Pedals
Re: Pilotos estrangeiros vão voar no Brasil?
Em relaçao a Portugal precisar de mao de obra estrangeira, vai ter de explicar isso com os numeros de 10% de desemprego em porgual. Como deve saber, quando alguem está ilegal num pais, quando o seu objectivo é enviar dinheiro para o pais de origem, e sendo que no pais de emigraçao recebe 3 vezes mais do que recebia no pais de origem, embora que menos do que a media do restante pais empregador, pode fazer os seus calculos e perceber que se tem um estrangeiro que faz por 400 euros, para que pagar a um portugues 600 para fazer o mesmo trabalho? Se o estrangeiro aceita porque envia para casa 200 euros e eles la ficam super bem...
Entende a minha questao?
Desculpe mas a vossa vinda nao é justificada dessa maneira de necessidade de mao de obra. Nao digo que estou contra a vossa vinda, somos paises com acordos que permitem abrir fronteiras a transferencia de mao de obra. Assinado por LULA DA SILVA, lembra-se de quem é? Afinal VOCES nao estao a cumprir a vossa parte do acordo. E quando o Brasil for um pais riquissimo, que ja nao falta muito tempo, quero ver para onde vai esse acordo...
Em relaçao á historia, acho que na presente discuçao nao ha necessidade de envolver historia tao antiga, mas sim actual. Pois nos vivemos na actualidade, e nao no passado.
Mas assim como NAO CONCORDO DE TODO com esse tipo de politica no Brasil, tambem nao concordo com o mesmo tipo de politica em Angola. É assim que funciona, eu dou-te e tu dás-me na mesma proporçao. E Portugal sai sempre a perder com estes negocios. Tem o exemplo do Brasil, PALOP´s, Macau, and so on and so on and so on...
Entao tendo em conta que em 1917 GAGO COUTINHO E SACADURA CRABAL levavam um aviao para o Brasil. Tendo em conta que tem uma das maiores empresas de aviaçao do mundo. Tendo em conta que vivem ao "lado" dos estados unidos, o que mais precisam para se acharem evoluidos no que se refere ao mundo da aviaçao?
Eu acredito que o Brasil nao está assim tao bem no que se refere a procura de trabalho no transporte aereo. Tenho conhecimento de haver helicopteros parados por falta de pilotos. Nao sei se é verdade, mas foi o que me chegou, sabe como é...
Em relaçao á mao de obra na Embraer, nao acredito que vá ser maioritariamente portuguesa, mas isso sou eu a especular claro.
Volto a dizer que NAO ESTOU CONTRA A ENTRADA DE ESTRANGEIROS EM PORTUGAL!!!
Entende a minha questao?
Desculpe mas a vossa vinda nao é justificada dessa maneira de necessidade de mao de obra. Nao digo que estou contra a vossa vinda, somos paises com acordos que permitem abrir fronteiras a transferencia de mao de obra. Assinado por LULA DA SILVA, lembra-se de quem é? Afinal VOCES nao estao a cumprir a vossa parte do acordo. E quando o Brasil for um pais riquissimo, que ja nao falta muito tempo, quero ver para onde vai esse acordo...
Em relaçao á historia, acho que na presente discuçao nao ha necessidade de envolver historia tao antiga, mas sim actual. Pois nos vivemos na actualidade, e nao no passado.
Mas assim como NAO CONCORDO DE TODO com esse tipo de politica no Brasil, tambem nao concordo com o mesmo tipo de politica em Angola. É assim que funciona, eu dou-te e tu dás-me na mesma proporçao. E Portugal sai sempre a perder com estes negocios. Tem o exemplo do Brasil, PALOP´s, Macau, and so on and so on and so on...
Entao tendo em conta que em 1917 GAGO COUTINHO E SACADURA CRABAL levavam um aviao para o Brasil. Tendo em conta que tem uma das maiores empresas de aviaçao do mundo. Tendo em conta que vivem ao "lado" dos estados unidos, o que mais precisam para se acharem evoluidos no que se refere ao mundo da aviaçao?
Eu acredito que o Brasil nao está assim tao bem no que se refere a procura de trabalho no transporte aereo. Tenho conhecimento de haver helicopteros parados por falta de pilotos. Nao sei se é verdade, mas foi o que me chegou, sabe como é...
Em relaçao á mao de obra na Embraer, nao acredito que vá ser maioritariamente portuguesa, mas isso sou eu a especular claro.
Volto a dizer que NAO ESTOU CONTRA A ENTRADA DE ESTRANGEIROS EM PORTUGAL!!!
Hugo Filipe Lopes- Recruta
-
Inscrito em : 12/11/2010
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 41
Nacionalidade :
Re: Pilotos estrangeiros vão voar no Brasil?
Hugo Filipe Lopes escreveu:
Entao tendo em conta que em 1917 GAGO COUTINHO E SACADURA CRABAL levavam um aviao para o Brasil.
O que aparentemente se refere, é um acto histórico da Aviação Naval Portuguesa, a travessia aérea do Atlântico Sul efectuado pelo piloto Sacadura Cabral e tendo como navegador Gago Coutinho. A travessia iniciou-se em 30 de Março de 1922, em Lisboa, tendo terminado, após várias contrariedades e incidentes, no Rio de Janeiro (baía de Guanabara) em 17 de Junho de 1922.
Aviões utilizados:
Fairey F III-D MkII e Fairey F III-D.
********
Quanto à discussão de carácter social com que este tópico está caminhando, creio que nada tem a ver, salvo melhor opinião, com os objectivos que caracterizam este forum.
_________________
João Sant'Ana
Jacsantana- Brigadeiro
-
Inscrito em : 12/05/2008
Mensagens : 2735
Reputação : 143
Idade : 83
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Capitão da Marinha Mercante, Comandante dos Bombeiros Voluntários / FS - Desporto apropriado à idade :-)
Nacionalidade :
Re: Pilotos estrangeiros vão voar no Brasil?
Olá Hugo, vamos aqui por partes então.!
Em relaçao a Portugal precisar de mao de obra estrangeira, vai ter de explicar isso com os numeros de 10% de desemprego em porgual.
""É mão de obra especializada? ou não?""
Como deve saber, quando alguem está ilegal num pais, quando o seu objectivo é enviar dinheiro para o pais de origem, e sendo que no
pais de emigraçao recebe 3 vezes mais do que recebia no pais de origem, embora que menos do que a media do restante pais empregador,
pode fazer os seus calculos e perceber que se tem um estrangeiro que faz por 400 euros, para que pagar a um portugues 600 para fazer
o mesmo trabalho? Se o estrangeiro aceita porque envia para casa 200 euros e eles la ficam super bem...
""A intenção de qualquer imigrante é sim retornar ao seu país, assim como acontece com os portugueses que estão fora também, Luxemburgo, USA, Italia, França...etc... Sobre um trabalhador que faz o serviço por 400.. por que o trabalhador local também não faz?? Não entra no mercado assim?? não é competitividade? Para os patrões é lucro... No Entanto, concordo com você na questão da ilegalidade, acho que a fiscalização poderia ser bem mais efectiva, assim tornando algo mais justo... QUER TRABALHAR EM MEU PAÌS, que contribua para ele também.. (mas convém também que as autoridades sejam mais acessíveis a esta questão)... Imagine que estão cerca de 2,3 mil estrangeiros ilegais... (o estado não lucraria com a legalização destes imigrantes, sendo que quando legalizados, é obrigatoriamente a pagar seus impostos..).. Eu estou aqui a quase 6 anos, fiquei 5 meses ilegal, depois consegui minha residência.. e no próximo ano dou entrada em minha cidadania...
Desculpe mas a vossa vinda nao é justificada dessa maneira de necessidade de mao de obra. Nao digo que estou contra a vossa vinda, somos paises com acordos que permitem abrir fronteiras a transferencia de mao de obra. Assinado por LULA DA SILVA, lembra-se de quem é?
Afinal VOCES nao estao a cumprir a vossa parte do acordo. E quando o Brasil for um pais riquissimo, que ja nao falta muito tempo, quero ver
para onde vai esse acordo...
"Sabe, eu trabalhei algum tempo aqui em seu país na área de RH, de uma empresa de informática, e por diversas vezes tivemos algumas reuniões e mesmos os proprietários Portugueses chegaram a algumas conclusões.. e infelizmente após algumas pesquisas internamente e externamente, essa nova geração e a antiga não pensam em trabalhar a sério, criar uma carreira, progredir com a empresa, seja profissionalmente quanto financeiramente. A grande maioria gostava somente de trabalhar o contrato e depois ""vupt"" vamos para o fundo desemprego (os dados da seg.social) não mentem, e se for ver, a grande minoria são os entrangeiros.. eu tive sérios problemas com funcionários, na grande maioria jovens, que apenas trabalhavam os """6meses"" depois ficavam 1 ano no fundo desemprego..e vamos dizer que a fiscalização desses órgãos são péssima."" Quer um país para dizer sobre imigrantes, melhor que o Brasil (no popular brasileiro, "abre as pernas para todos entrarem") e aposto com você que é muito mais facil um estrangeiro se legalizar no Brasil, do que se legalizar em qualquer outro País.. isso eu garanto.."" ((Penso no direito de ir e vir de qualquer lugar no mundo)) coisa que não existe!!""
Em relaçao á historia, acho que na presente discuçao nao ha necessidade de envolver historia tao antiga, mas sim actual. Pois nos vivemos na actualidade, e nao no passado.
""Pois, a história é real, e a politica, costumes, é herdado da história."" não podemos esquece-lá jamais""
Entao tendo em conta que em 1917 GAGO COUTINHO E SACADURA CRABAL levavam um aviao para o Brasil. Tendo em conta que tem uma das maiores empresas de aviaçao do mundo.
Tendo em conta que vivem ao "lado" dos estados unidos, o que mais precisam para se acharem evoluidos no que se refere ao mundo da aviaçao?
""Certamente, inclusive semana passada estive na sede da AeCP em lisboa para uma reunião, vi toda a história de Gago Coutinho e Sacadura .. aliás, a aviação só tem que agradecer e muito a estes 2 navegadores que contribuiram e muito para a navegação áerea mundial..
Aí é que está... o Brasil nunca se achou o "tal, o The best" por esses motivos, aliás nunca tivemos um presidente que desse o devido valor ao que temos, o LULA mudou muito país, e está tentando colocar o Brasil no seu devido lugar.. e não digo só em aviação... seja no Petróleo (que é a grande arma do Brasil) e que aliás, há uma grande aliança com empresas portuguesas na exploração e processamento do material, até no ramo dos minérios (Vale do Rio Doce..etc...) eu te falo a verdade, sou anti EUA, eles sim acham o dono do mundo, acham sempre os donos da verdade, e o Mundo está mudando, se desgarrando deste país, por isso essa transformação tão grande na economia mundial, os países estão se desmembrando desse mal, e com certeza no prazo de uns 5/10 anos tudo vai ficar bom.!!
Eu acredito que o Brasil nao está assim tao bem no que se refere a procura de trabalho no transporte aereo. Tenho conhecimento de haver helicopteros parados por
falta de pilotos. Nao sei se é verdade, mas foi o que me chegou, sabe como é...
"Não sei da onde procede essa informação, tenho meu tio que ainda trabalha no ramo (É coordenador de voo em um taxi aéreo)..e a procura de pilotos por trabalho é grande.. Mas se for verdade essa noticia, é aí que entra o que eu disse logo no outro post.. POR QUE NÃO ESPECIALIZAR ESTE PROFISSIONAL NACIONAL? é essa a grande questão.. porque essa empresa que está precisando desta mão de obra não investe no profissional? para que trazer pilotos de fora se temos internamente, entende,falta o investimento neste profissional.. Imagina aqui, você fez agora sua formação, está pronto para o mercado de trabalho (mas sem a experiência) aí seu país diz, "vamos buscar um profissional de fora".. aí você se pergunta.. MAS PORQUE NÃO EU? POR QUE NÂO INVESTIR EM MIM QUE SOU DAQUI?.. está entendo.. e não digo por causas salariais, tendo em conta que se um Profissional estrangeiro for para o mercado nacional, não vai ser tão "vantajoso" assim, tendo em conta a moeda.., então o porque não contratar um profissional, qualificá-lo e usufruir do investimento nele creditado?.
Por que hoje em dia (tenho um amigo que é piloto da TAP a 25 anos) no caso dele, hoje Cmte de um A340 e Instrutor, teve que fazer suas certificações toda fora do país, e ainda pior, saindo tudo do seu bolso.. Porque no caso a TAP não investiu neste trabalhador para que também se beneficiasse do mesmo? porque?.. É aí que está a grande questão.. Porque a TAM/GOL/AZUL..e outras demais empresas, seja de taxi áereo também, hoje não investe em um funcionário para depois colher o fruto? Porque não realizar formações, certificações em mão de obra nacional..??É essa a grande questão!
Em relaçao á mao de obra na Embraer, nao acredito que vá ser maioritariamente portuguesa, mas isso sou eu a especular claro.
"Outra questão,porque já não começar a especializar a mão de obra nacional, para que não aja necessidade de se contratar mão de obra estrangeira, entende? é aí que entra a questão do contexto todo..Acredito que poderia ser sim cerca de 80% de mão de obra nacional, espero que aconteça, É hora de todos os países começarem a dar mais valor aos seus trabalhadores, para que possa ser mais controlado esse exôdo mundial... Aliás, entrei em contacto com a Embraer no Brasil, e já há 4 empresas portuguesas a fazer o recrutamento de pessoal para a fase inicial da Embraer..
Volto a dizer que NAO ESTOU CONTRA A ENTRADA DE ESTRANGEIROS EM PORTUGAL!!!
Eu também não, e achei inteligente seu post,mas ao mesmo tempo com uma certa "ironia" de quem migra, espero estar errado..
Hugo, eu estou aqui em Portugal, e posso te afirmar, ganho a mesma coisa que no Brasil, mas foi e está sendo um grande aprendiz a minha vida, não tenho do que me queixar, aliás graças a Portugal, conheci minha esposa e hoje tenho 2 filhos que nasceram aqui em portugal (mas perante a lei e a acordos, não são considerados portugueses) São considerados "filhos de brasileiros que nasceram em território português".. mas eles quando crescerem, de certeza que vão ter orgulho do país que nasceram, até mesmo pela história e contribuição para diversas áreas.....
Não sou contra também a entrada de estrangeiros no meu país, aliás como aqui sempre falo, sempre que for para somar, trazer algo positivo para o país, porque não?... Mas também ao meu ver, não posso ser a favor deste tema, sendo que o mercado está repleto de trabalhadores, qualificados ou ainda a espera de uma qualificação para poder exercer a profissão...
Mas isso está na mão dos nossos governantes... a gente é pobres imortais nas mãos da lei, e quem decide é eles..
Um grande abraço!!
Obs: Se conseguir e tiver um tempo, dá uma olhada na história da AZUL Linhas Aéreas no Brasil, acho que se todas as empresas fizesse o que o presidente da Azul fez ao ingressar no mercado Brasileiro, talvez, não existiriam esses problemas, e nem estes tópicos.. heheh
vou deixar aqui 2 vidoes da entrevista do Presidente da AZUL em um programa no Brasil, Jô Soareas
PART-01
AZUL
PART - 02
AZUL part2
Forte abraço!!
Em relaçao a Portugal precisar de mao de obra estrangeira, vai ter de explicar isso com os numeros de 10% de desemprego em porgual.
""É mão de obra especializada? ou não?""
Como deve saber, quando alguem está ilegal num pais, quando o seu objectivo é enviar dinheiro para o pais de origem, e sendo que no
pais de emigraçao recebe 3 vezes mais do que recebia no pais de origem, embora que menos do que a media do restante pais empregador,
pode fazer os seus calculos e perceber que se tem um estrangeiro que faz por 400 euros, para que pagar a um portugues 600 para fazer
o mesmo trabalho? Se o estrangeiro aceita porque envia para casa 200 euros e eles la ficam super bem...
""A intenção de qualquer imigrante é sim retornar ao seu país, assim como acontece com os portugueses que estão fora também, Luxemburgo, USA, Italia, França...etc... Sobre um trabalhador que faz o serviço por 400.. por que o trabalhador local também não faz?? Não entra no mercado assim?? não é competitividade? Para os patrões é lucro... No Entanto, concordo com você na questão da ilegalidade, acho que a fiscalização poderia ser bem mais efectiva, assim tornando algo mais justo... QUER TRABALHAR EM MEU PAÌS, que contribua para ele também.. (mas convém também que as autoridades sejam mais acessíveis a esta questão)... Imagine que estão cerca de 2,3 mil estrangeiros ilegais... (o estado não lucraria com a legalização destes imigrantes, sendo que quando legalizados, é obrigatoriamente a pagar seus impostos..).. Eu estou aqui a quase 6 anos, fiquei 5 meses ilegal, depois consegui minha residência.. e no próximo ano dou entrada em minha cidadania...
Desculpe mas a vossa vinda nao é justificada dessa maneira de necessidade de mao de obra. Nao digo que estou contra a vossa vinda, somos paises com acordos que permitem abrir fronteiras a transferencia de mao de obra. Assinado por LULA DA SILVA, lembra-se de quem é?
Afinal VOCES nao estao a cumprir a vossa parte do acordo. E quando o Brasil for um pais riquissimo, que ja nao falta muito tempo, quero ver
para onde vai esse acordo...
"Sabe, eu trabalhei algum tempo aqui em seu país na área de RH, de uma empresa de informática, e por diversas vezes tivemos algumas reuniões e mesmos os proprietários Portugueses chegaram a algumas conclusões.. e infelizmente após algumas pesquisas internamente e externamente, essa nova geração e a antiga não pensam em trabalhar a sério, criar uma carreira, progredir com a empresa, seja profissionalmente quanto financeiramente. A grande maioria gostava somente de trabalhar o contrato e depois ""vupt"" vamos para o fundo desemprego (os dados da seg.social) não mentem, e se for ver, a grande minoria são os entrangeiros.. eu tive sérios problemas com funcionários, na grande maioria jovens, que apenas trabalhavam os """6meses"" depois ficavam 1 ano no fundo desemprego..e vamos dizer que a fiscalização desses órgãos são péssima."" Quer um país para dizer sobre imigrantes, melhor que o Brasil (no popular brasileiro, "abre as pernas para todos entrarem") e aposto com você que é muito mais facil um estrangeiro se legalizar no Brasil, do que se legalizar em qualquer outro País.. isso eu garanto.."" ((Penso no direito de ir e vir de qualquer lugar no mundo)) coisa que não existe!!""
Em relaçao á historia, acho que na presente discuçao nao ha necessidade de envolver historia tao antiga, mas sim actual. Pois nos vivemos na actualidade, e nao no passado.
""Pois, a história é real, e a politica, costumes, é herdado da história."" não podemos esquece-lá jamais""
Entao tendo em conta que em 1917 GAGO COUTINHO E SACADURA CRABAL levavam um aviao para o Brasil. Tendo em conta que tem uma das maiores empresas de aviaçao do mundo.
Tendo em conta que vivem ao "lado" dos estados unidos, o que mais precisam para se acharem evoluidos no que se refere ao mundo da aviaçao?
""Certamente, inclusive semana passada estive na sede da AeCP em lisboa para uma reunião, vi toda a história de Gago Coutinho e Sacadura .. aliás, a aviação só tem que agradecer e muito a estes 2 navegadores que contribuiram e muito para a navegação áerea mundial..
Aí é que está... o Brasil nunca se achou o "tal, o The best" por esses motivos, aliás nunca tivemos um presidente que desse o devido valor ao que temos, o LULA mudou muito país, e está tentando colocar o Brasil no seu devido lugar.. e não digo só em aviação... seja no Petróleo (que é a grande arma do Brasil) e que aliás, há uma grande aliança com empresas portuguesas na exploração e processamento do material, até no ramo dos minérios (Vale do Rio Doce..etc...) eu te falo a verdade, sou anti EUA, eles sim acham o dono do mundo, acham sempre os donos da verdade, e o Mundo está mudando, se desgarrando deste país, por isso essa transformação tão grande na economia mundial, os países estão se desmembrando desse mal, e com certeza no prazo de uns 5/10 anos tudo vai ficar bom.!!
Eu acredito que o Brasil nao está assim tao bem no que se refere a procura de trabalho no transporte aereo. Tenho conhecimento de haver helicopteros parados por
falta de pilotos. Nao sei se é verdade, mas foi o que me chegou, sabe como é...
"Não sei da onde procede essa informação, tenho meu tio que ainda trabalha no ramo (É coordenador de voo em um taxi aéreo)..e a procura de pilotos por trabalho é grande.. Mas se for verdade essa noticia, é aí que entra o que eu disse logo no outro post.. POR QUE NÃO ESPECIALIZAR ESTE PROFISSIONAL NACIONAL? é essa a grande questão.. porque essa empresa que está precisando desta mão de obra não investe no profissional? para que trazer pilotos de fora se temos internamente, entende,falta o investimento neste profissional.. Imagina aqui, você fez agora sua formação, está pronto para o mercado de trabalho (mas sem a experiência) aí seu país diz, "vamos buscar um profissional de fora".. aí você se pergunta.. MAS PORQUE NÃO EU? POR QUE NÂO INVESTIR EM MIM QUE SOU DAQUI?.. está entendo.. e não digo por causas salariais, tendo em conta que se um Profissional estrangeiro for para o mercado nacional, não vai ser tão "vantajoso" assim, tendo em conta a moeda.., então o porque não contratar um profissional, qualificá-lo e usufruir do investimento nele creditado?.
Por que hoje em dia (tenho um amigo que é piloto da TAP a 25 anos) no caso dele, hoje Cmte de um A340 e Instrutor, teve que fazer suas certificações toda fora do país, e ainda pior, saindo tudo do seu bolso.. Porque no caso a TAP não investiu neste trabalhador para que também se beneficiasse do mesmo? porque?.. É aí que está a grande questão.. Porque a TAM/GOL/AZUL..e outras demais empresas, seja de taxi áereo também, hoje não investe em um funcionário para depois colher o fruto? Porque não realizar formações, certificações em mão de obra nacional..??É essa a grande questão!
Em relaçao á mao de obra na Embraer, nao acredito que vá ser maioritariamente portuguesa, mas isso sou eu a especular claro.
"Outra questão,porque já não começar a especializar a mão de obra nacional, para que não aja necessidade de se contratar mão de obra estrangeira, entende? é aí que entra a questão do contexto todo..Acredito que poderia ser sim cerca de 80% de mão de obra nacional, espero que aconteça, É hora de todos os países começarem a dar mais valor aos seus trabalhadores, para que possa ser mais controlado esse exôdo mundial... Aliás, entrei em contacto com a Embraer no Brasil, e já há 4 empresas portuguesas a fazer o recrutamento de pessoal para a fase inicial da Embraer..
Volto a dizer que NAO ESTOU CONTRA A ENTRADA DE ESTRANGEIROS EM PORTUGAL!!!
Eu também não, e achei inteligente seu post,mas ao mesmo tempo com uma certa "ironia" de quem migra, espero estar errado..
Hugo, eu estou aqui em Portugal, e posso te afirmar, ganho a mesma coisa que no Brasil, mas foi e está sendo um grande aprendiz a minha vida, não tenho do que me queixar, aliás graças a Portugal, conheci minha esposa e hoje tenho 2 filhos que nasceram aqui em portugal (mas perante a lei e a acordos, não são considerados portugueses) São considerados "filhos de brasileiros que nasceram em território português".. mas eles quando crescerem, de certeza que vão ter orgulho do país que nasceram, até mesmo pela história e contribuição para diversas áreas.....
Não sou contra também a entrada de estrangeiros no meu país, aliás como aqui sempre falo, sempre que for para somar, trazer algo positivo para o país, porque não?... Mas também ao meu ver, não posso ser a favor deste tema, sendo que o mercado está repleto de trabalhadores, qualificados ou ainda a espera de uma qualificação para poder exercer a profissão...
Mas isso está na mão dos nossos governantes... a gente é pobres imortais nas mãos da lei, e quem decide é eles..
Um grande abraço!!
Obs: Se conseguir e tiver um tempo, dá uma olhada na história da AZUL Linhas Aéreas no Brasil, acho que se todas as empresas fizesse o que o presidente da Azul fez ao ingressar no mercado Brasileiro, talvez, não existiriam esses problemas, e nem estes tópicos.. heheh
vou deixar aqui 2 vidoes da entrevista do Presidente da AZUL em um programa no Brasil, Jô Soareas
PART-01
AZUL
PART - 02
AZUL part2
Forte abraço!!
Última edição por Carvalho em Dom 14 Nov 2010, 17:16, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Editado para retirada do negrito do texto de acordo com as regras do Fórum)
_________________
Leandro de Moraes
PT-MPN - Piloto Privado
PT-OQY - Piloto Privado
CS-DIZ - Piloto Privado
CONI617 - Constellation
VAT617 -Viação Aérea Tupiniquim
TB-04 -Esquadrão Touro Bravo
MLA2480 - Mercosul Linhas Aéreas
--------------------------------------------------------------------------------------
Ryzen 7 3700X 3.6GHZ /64GB DDR4 3200Mhz/ 2x Kingston NV1 M.2 1TB/MB ASUS ROG STRIX B450F/ ASUS NVidia RTX3060 12GB OC TUF-3 DDR6 SUPER/ ATX GIGABYTE 650W 80Plus + Bronze / Saitek Flight System Yoke/ Saitek Switch Panel / Saitek Radio Panel / Saitek Multi-Panel /CH-Pedals
Re: Pilotos estrangeiros vão voar no Brasil?
Opa JacSantana...
Acho que ás vezes é importante sabe, desde que seja "saudável" sem ofensas, dentro da normalidade...sabe por que te digo isso...
Eu sinceramente, tenho um grande carinho aqui com portugal, como também é recíproco o mesmo com o povo brasileiro...
No entanto acho que sim, está tudo saudável, são pontos de vista, sem ofensas as nacionalidades...
Obs: Digo que é importante, porque uma vez adicionei um conhecido de um fórum de avião no skype, afim de fazer ainda mais interessante essa integração de Brasil/Portugal, através dessa interface que usamos, que é o FlightSimulator e a aviação Geral... no entanto, logo que o coloquei na conversa com os demais amigos , a primeira coisa que ele falou foi " Nossa, há muita violência, muita pobreza no seu país, tenho medo de ir" e quem gosta de ouvir isso do seu país..
""Problemas há em qualquer lugar do mundo, e todos tentam combater da maneira que pode""
Mas por isso que acho importante, vamos esclarecendo através destes tópicos o ponto de vista de cada um... repito, desde que seja saudavel, sem ofensas, respeitando também a posição de cada e o modo de ver....
Grande abraço!
Acho que ás vezes é importante sabe, desde que seja "saudável" sem ofensas, dentro da normalidade...sabe por que te digo isso...
Eu sinceramente, tenho um grande carinho aqui com portugal, como também é recíproco o mesmo com o povo brasileiro...
No entanto acho que sim, está tudo saudável, são pontos de vista, sem ofensas as nacionalidades...
Obs: Digo que é importante, porque uma vez adicionei um conhecido de um fórum de avião no skype, afim de fazer ainda mais interessante essa integração de Brasil/Portugal, através dessa interface que usamos, que é o FlightSimulator e a aviação Geral... no entanto, logo que o coloquei na conversa com os demais amigos , a primeira coisa que ele falou foi " Nossa, há muita violência, muita pobreza no seu país, tenho medo de ir" e quem gosta de ouvir isso do seu país..
""Problemas há em qualquer lugar do mundo, e todos tentam combater da maneira que pode""
Mas por isso que acho importante, vamos esclarecendo através destes tópicos o ponto de vista de cada um... repito, desde que seja saudavel, sem ofensas, respeitando também a posição de cada e o modo de ver....
Grande abraço!
_________________
Leandro de Moraes
PT-MPN - Piloto Privado
PT-OQY - Piloto Privado
CS-DIZ - Piloto Privado
CONI617 - Constellation
VAT617 -Viação Aérea Tupiniquim
TB-04 -Esquadrão Touro Bravo
MLA2480 - Mercosul Linhas Aéreas
--------------------------------------------------------------------------------------
Ryzen 7 3700X 3.6GHZ /64GB DDR4 3200Mhz/ 2x Kingston NV1 M.2 1TB/MB ASUS ROG STRIX B450F/ ASUS NVidia RTX3060 12GB OC TUF-3 DDR6 SUPER/ ATX GIGABYTE 650W 80Plus + Bronze / Saitek Flight System Yoke/ Saitek Switch Panel / Saitek Radio Panel / Saitek Multi-Panel /CH-Pedals
Re: Pilotos estrangeiros vão voar no Brasil?
Claro que a mao de obra NAO é especializada.
Tem razão em relaçao ao facto de nao haver a legalidade que se desejaria. Mas eu conto-lhe um episodio ocorrido ha poucos anos. Uns estrangeiros, nomeadamente de origem brasileira, foram deportados por uma ilegalidade nos passaportes e nos vistos. Sabe que na semana a seguir o consulado recebeu IMENSAS recusas em relaçao aos vistos Portugueses. Eram turistas. Todos sabemos que a maioria dos portugueses que vao para o Brasil vao de ferias, nao para trabalhar. Nao se verifica o mesmo de uma maneira inversa. Ou seja, acha que ficariamos todos contentes se a legalidade fosse posto em pratica eficazmente? Diga lá
Em relaçao a data, desculpe a minha imprecisao. Em 1917 foi o primeiro voo em Portugal
Eu ponho entao em causa a qualificaçao nesta area no Brasil. Voce nao pode formar e qualificar, se nao tem professores!!! Nao me diga que nao os controladores nao sabem falar ingles?? A meu ver, isto é uma luta um pouco injusta, porque todos sabemos que os pilotos brasileiros recebem mais do que o devido, e na minha opiniao é o medo de reduçao de salarios por parte dos pilotos. É um medo legitimo, mas temos de alargar as nossas vistas.
Eu tenho uma nova prespectiva em relaçao á presença de estrangeiros no mundo da aviaçao. Tornar o ceu o mais homogenio possivel. Para isso é preciso ter as influencias internamente. Entende? Como quer que a TAP use EMBRAER´s, se nao ha la ninguem que os conheça e veja as utilizaçoes? Entende esta prespectiva? Todos nos aprendemos com a presença de estrangeiros!!! Imaginem isto. Uma pequena empresa, que está em crescimento e desenvolvimento. Tem 1 vaga. Sao 3 concorrentes. Um jovem recem formado brasileiro, um senior brasileiro, ou um jovem estrangeiro com algumas horas de experiencia. Quem é que escolheria? Agora imagine que esse jovem estrangeiro até tem imenso jeito para piloto. Daria preferencia á origem, do que daria á experiencia ou ao KNOW HOW?
Tem razão em relaçao ao facto de nao haver a legalidade que se desejaria. Mas eu conto-lhe um episodio ocorrido ha poucos anos. Uns estrangeiros, nomeadamente de origem brasileira, foram deportados por uma ilegalidade nos passaportes e nos vistos. Sabe que na semana a seguir o consulado recebeu IMENSAS recusas em relaçao aos vistos Portugueses. Eram turistas. Todos sabemos que a maioria dos portugueses que vao para o Brasil vao de ferias, nao para trabalhar. Nao se verifica o mesmo de uma maneira inversa. Ou seja, acha que ficariamos todos contentes se a legalidade fosse posto em pratica eficazmente? Diga lá
Em relaçao a data, desculpe a minha imprecisao. Em 1917 foi o primeiro voo em Portugal
Eu ponho entao em causa a qualificaçao nesta area no Brasil. Voce nao pode formar e qualificar, se nao tem professores!!! Nao me diga que nao os controladores nao sabem falar ingles?? A meu ver, isto é uma luta um pouco injusta, porque todos sabemos que os pilotos brasileiros recebem mais do que o devido, e na minha opiniao é o medo de reduçao de salarios por parte dos pilotos. É um medo legitimo, mas temos de alargar as nossas vistas.
Eu tenho uma nova prespectiva em relaçao á presença de estrangeiros no mundo da aviaçao. Tornar o ceu o mais homogenio possivel. Para isso é preciso ter as influencias internamente. Entende? Como quer que a TAP use EMBRAER´s, se nao ha la ninguem que os conheça e veja as utilizaçoes? Entende esta prespectiva? Todos nos aprendemos com a presença de estrangeiros!!! Imaginem isto. Uma pequena empresa, que está em crescimento e desenvolvimento. Tem 1 vaga. Sao 3 concorrentes. Um jovem recem formado brasileiro, um senior brasileiro, ou um jovem estrangeiro com algumas horas de experiencia. Quem é que escolheria? Agora imagine que esse jovem estrangeiro até tem imenso jeito para piloto. Daria preferencia á origem, do que daria á experiencia ou ao KNOW HOW?
Hugo Filipe Lopes- Recruta
-
Inscrito em : 12/11/2010
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 41
Nacionalidade :
Re: Pilotos estrangeiros vão voar no Brasil?
Li muito na diagonal e a grande velocidade o que foi escrito, mas pareceu-me ver muitos Portugal, Brasil, brasileiros em Portugal, etc...
Minha opinião:
-Portugal precisa URGENTEMENTE de imigrantes jovens e capacitados, não só para contribuir economicamente como socialmente (precisamos de muitos, muitos mais nascimentos). Sejam eles brasileiros, angolanos, chineses... sejam mas é bem-vindos!
-Só agora (finalmente!) a relação Portugal-Brasil-Portugal está a aumentar de interesse nas mais variadas áreas. Finalmente, porra! A ENBRAER (por exemplo) já devia estar há anos em Portugal, tal como muitas empresas portuguesas também deviam estar há mais tempo e com mais força no Brasil. Só agora? o mesmo para o mercado africano, onde temos a VANTAGEM de falar a mesma língua com 3 países desse continente.
-Portugal devia aproveitar o Brasil para entrada dos seus produtos no mercado sul-americano, o mesmo o Brasil em relação à União Europeia. Só agora é que há interesse?!?
-tal como as telecomunicações brasileiras beneficiam e irão beneficiar muito mais do contributo da Portugal Telecom no país, porquê não ver empresas brasileiras fazer o mesmo em Portugal?
-DEVÍAMOS SER UM BLOCO. Ainda não somos.
Minha opinião:
-Portugal precisa URGENTEMENTE de imigrantes jovens e capacitados, não só para contribuir economicamente como socialmente (precisamos de muitos, muitos mais nascimentos). Sejam eles brasileiros, angolanos, chineses... sejam mas é bem-vindos!
-Só agora (finalmente!) a relação Portugal-Brasil-Portugal está a aumentar de interesse nas mais variadas áreas. Finalmente, porra! A ENBRAER (por exemplo) já devia estar há anos em Portugal, tal como muitas empresas portuguesas também deviam estar há mais tempo e com mais força no Brasil. Só agora? o mesmo para o mercado africano, onde temos a VANTAGEM de falar a mesma língua com 3 países desse continente.
-Portugal devia aproveitar o Brasil para entrada dos seus produtos no mercado sul-americano, o mesmo o Brasil em relação à União Europeia. Só agora é que há interesse?!?
-tal como as telecomunicações brasileiras beneficiam e irão beneficiar muito mais do contributo da Portugal Telecom no país, porquê não ver empresas brasileiras fazer o mesmo em Portugal?
-DEVÍAMOS SER UM BLOCO. Ainda não somos.
José Alberto- Brigadeiro
-
Inscrito em : 11/07/2009
Mensagens : 2910
Reputação : 88
Idade : 47
Simulador preferido : MSFS20
Nacionalidade :
Re: Pilotos estrangeiros vão voar no Brasil?
Houve uma falha inicial da moderação, que deveria ter advertido logo no post inicial, apesar de estar na regra do fórum, mas fica aqui o pedido para que se observem as regras do fórum, no sentido de não ser permitido uso de caixa alta e nem de negrito, por serem ferramentas da moderação.
Carvalho- Moderador
-
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 65
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil Pilotos não querem abrir mercado para estrangeiros
» [Brasil] Anac: pilotos do Legacy podem voar no Brasil
» [Brasil] Pilotos de helicópteros reclamam de dificuldade em renovar licenças para voar
» [Brasil] Pilotos brasileiros suportam 9 vezes a força da gravidade para voar no Gripen
» A arte de voar pelos olhos dos pilotos
» [Brasil] Anac: pilotos do Legacy podem voar no Brasil
» [Brasil] Pilotos de helicópteros reclamam de dificuldade em renovar licenças para voar
» [Brasil] Pilotos brasileiros suportam 9 vezes a força da gravidade para voar no Gripen
» A arte de voar pelos olhos dos pilotos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos