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Performance no P3D2 Gse_multipart13851

Performance no P3D2

4 participantes

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Performance no P3D2 Empty Performance no P3D2

Mensagem por Aragão Sex 27 Dez 2013, 16:18



Pessoal, andei mexendo muito para melhorar a performance no P3D2, e consegui bons resultados. Segue abaixo o relato para ajudar quem está nessa de melhorar o simulador.

Para cada hadware a uma configuração ou outra pode representar uma melhor performance, o que fiz foi seguir as mesmas recomendações feitas para o FSX, pois não sabemos ainda quais variáveis o P3D2 realmente reconhece.  Após muitos testes consegui uma boa performance no P3D2. Meu framerate não baixa de 20 nem nos cenários mais pesados como o de Viena, que no FSX já tinha deixado de ser rota por conta da péssima performance.
No P3D2 meus frames, em média, estão entre 25 e 30 nesses cenários mais pesados.

Abaixo coloquei as alterações que fiz no arquivo Prepar3D.CFG simulador com alguns comentários. Testei também configurações no NVidea Inspector, depois coloco aqui.

Obs. algumas variáveis abaixo citadas, tem que ser adicionadas pois não vem por padrão no arquivo original.

Essa variável reserva memória de vídeo para a geometria/paisagem ao redor da aeronave. Após algumas tentativas colocando valores como 200000000, peguei uma dica em um forum que dizia que colocando Zero fica bem melhor. No vídeo do Froogle, que coloquei abaixo, ele também fala isso.
Código:
[Bufferpools]
PoolSize=0


Como no FSX deixei os frames ilimitados somente limitando com o NVidea Inspector. Usar a opção em monitores Wide também achei importante. No TEXTURE_BANDWIDTH_MULT usar 70 ou 80.
Código:
[Display]
TEXTURE_FILTERING=2
TEXTURE_BANDWIDTH_MULT=70
UPPER_FRAMERATE_LIMIT=0
WideViewAspect=True
RUNWAY_LIGHTS_APPROACH_SCALAR=1.2
RUNWAY_LIGHTS_STROBE_SCALAR=1.0
RUNWAY_LIGHTS_SURFACE_SCALAR=1.2
RUNWAY_LIGHTS_VASI_SCALAR=1.2


Essa eu também usava no FSX, serve para esconder pequenos objetos 3D a uma certa distância. O valor 1 é o padrão. Pode ser colocado 2 ou 4 mas não testei isso.
Código:
[SCENERY]
SmallPartRejectRadius=1


Alterar o FIBER_FRAME_TIME_FRACTION pode causar texturas borradas no cenário.  Muitos falam para usar 0.33 mas no meu caso ficou muito bom com 0.70
Li que esta variável determina a quantidade de tempo de CPU dada para carregar dados do cenários como uma fração do tempo gasto com renderização. Por exemplo, o valor padrão de 0.33 significa que, para cada 3 milissegundos gastos com renderização, osimulador  vai dar 1 milissegundo para carregar o cenário. Se necessário, você pode usar um valor maior para dedicar mais tempo para carregar (qualquer número entre 0,01 e 0,99).
Código:
[Main]
DisablePreload=1
FIBER_FRAME_TIME_FRACTION=0.70


Cuidado com a configuração das nuvens, elas pesam bastante no desempenho dos gráficos. Costumo colocar valores bem reduzidos.
Código:
[Weather]
OPTIMIZE_DENSE_CLOUDS=1
CLOUD_COVERAGE_DENSITY=5
CLOUD_DRAW_DISTANCE=4

Isso desrespeito ao uso dos núcleos do processador pelo simulador. Ja foi discutido em outras threads.
Código:
[JOBSCHEDULER]
AffinityMask=14


Aqui vai uma dica para quem tem problemas de crashs ao alterar do modo janela para o modo full-screen e vice versa, (Tive isso usando o Airbus Extended X). Até que se corrija o problema pode ser evitado desabilitando o VC MipMap.
Coloquei também a mesma variável (HIGHMEMFIX) usada no FSX.
Desabilitei os efeitos de Bloom e HDR pois uso o SweetFX pois ficou bem melhor.
Código:
[GRAPHICS]
ForceFullScreenVSync=1
ForceWindowedVSync=1
HIGHMEMFIX=1
MIPMAP_VC_PANELS=0
TEXTURE_MAX_LOAD=4096
LENSFLARE=0
HDR=0
BLOOM_LEVEL=0
LANDING_LIGHTS=1
SIMOBJECT_SHADOWS_CAST=1
EFFECTS_DISTANCE=0


As duas primeiras variáveis limitam o autogen para as árvores e prédios. Não sei se estão sendo considerados no P3D2 pois ainda continua mostrando muito autogen.
A variável LOD_RADIUS determina o tamanho da área de cobertura a ser atualizada em torno da aeronave (artigo abaixo). Coloquei em médio, pode testar:   4.5=LARGE            3.5=MEDIUM          2.5=SMALL
Reduzi também os detalhes da água, que como as nuvens, pesam bastante.
Código:
[TERRAIN]
TERRAIN_MAX_AUTOGEN_TREES_PER_CELL=500
TERRAIN_MAX_AUTOGEN_BUILDINGS_PER_CELL=600
SWAP_WAIT_TIMEOUT=2
LOD_RADIUS=3.500000
TESSELLATION_FACTOR=75
WATER_REFLECT_CLOUDS=0
WATER_DETAIL=1




Froogle VLOGS - FSX Performance Video:
https://www.youtube.com/watch?v=ovSnyxlus3s

Artigo sobre "LOD_RADIUS"
http://fsxtimes.wordpress.com/2011/08/03/fsx-cfg-lod_radius/
http://forum.avsim.net/topic/353569-lod-radius/

Artigo sobre "fiber-frame-fraction"
http://forum.flyawaysimulation.com/forum/topic/32511/fsx-tweak-of-week-fiber-frame-fraction/
http://www.simforums.com/forums/topic27540_post170479.html#170479

Alguns posts sobre performance no FSX que li:
http://www.simforums.com/forums/setting-up-fsx-and-how-to-tune-it_topic29041.html
http://airdailyx.blogspot.com.br/2013/01/optimization-of-fsx.html


Minha configuração:
Processador Intel Core i7-2600 3.4Ghz
Memória Corsair (8GB) 1333MHZ DDR3
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Mensagem por flavioSSA Sex 27 Dez 2013, 16:30

Valeu Aragão. Muito legal as dicas  thumbsup +1

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Mensagem por zecamera Sex 27 Dez 2013, 17:07

Valeu mesmo Aragão... thumbsup 

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Mensagem por harmach Sex 27 Dez 2013, 21:12

Pessoal, sugiro visitar este tópico para mais esclarecimentos, em especial com o "famigerado" OOM:

https://www.voovirtual.com/t30718-oom-out-of-memory?highlight=out+of+memory

Parabéns pelos esclarecimentos... também estou testando o P3Dv2, com o FTX Global + Vector e diversos cenários. Consegui um OOM, mas carregando as condições de "water" e "cloud", como vc bem disse, mas também, na Europa (Maastricht/Holanda - Bremgarten/Alemanha) num VFR com o céu 7/8 em toda a rota, era pra pedir pra ferrar, na decolagem o VAS sobrava somente 600k, imagina se não ia cair na rota....  assobiar 

Só para sentir o "drama", peguei o Metar agora:

2013/12/27 22:55
EHBK 272255Z AUTO 20017KT 170V230 9999 BKN015 OVC018 11/09 Q0995 REDZ

=================================

Pessoal, em especial, o reflexo das nuvens na água e o trees/buildinds matam, tal como no FSX  thumbsup 


Última edição por harmach em Dom 29 Dez 2013, 02:46, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : adicionar informação)
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