OC I7 860
+3
Carvalho
willian402m
Ricardo Name
7 participantes
Página 2 de 4
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4
Re: OC I7 860
Desactive as funções de poupança de energia e turbo na BIOS para que o multiplicador fique sempre no máximo (EIST, C1E, Speedstep, não sei como se chama nessa BIOS).
Senhores, depois de alguns erros e tentativas, aqui vai a nova cara "da coisa":
Consegui desativar o Speedstep e o C1E.
Com isso, tive este pulo visto acima. De 2.8, passei para 3.2Mhz (é isso, ou entendi errado?).
Temperatura está se mantendo baixa.
Duas perguntas:
Tentei aumentar para 160 mas só consegui chegar até 155. Daria para aumentar mais?
Quanto a voltagem, como vejo se estou passando do limite? Ou isso é automático?
Consegui desativar o Speedstep e o C1E.
Com isso, tive este pulo visto acima. De 2.8, passei para 3.2Mhz (é isso, ou entendi errado?).
Temperatura está se mantendo baixa.
Duas perguntas:
Tentei aumentar para 160 mas só consegui chegar até 155. Daria para aumentar mais?
Quanto a voltagem, como vejo se estou passando do limite? Ou isso é automático?
Ricardo Name- Coronel
-
Inscrito em : 25/05/2009
Reputação : 23
Simulador preferido : FSX / P3D
Nacionalidade :
Deveria estar no CPU-Z, no campo Core Voltage.Na sua BIOS as voltagens aparecem [AUTO]?
Carvalho- Moderador
-
Inscrito em : 15/04/2008
Reputação : 388
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade :
Então Carvalho, o que achei sobre voltagem na BIOS é o item BUS OVERRIDES, onde ele me diz que em QPI Processor Uncore, ele está no modo Dynamic (que não pode ser alterado), e indicando 1.1000V (que também não pode ser alterado).
Entro em BUS OVER, e ele me dá a unica coisa que pode ser alterada, é PCI EXPRESS BUS FREQUENCY, que está em default e pode ser alterada de 101 a 110Mhz.
Nada mais.
Entro em BUS OVER, e ele me dá a unica coisa que pode ser alterada, é PCI EXPRESS BUS FREQUENCY, que está em default e pode ser alterada de 101 a 110Mhz.
Nada mais.
Ricardo Name- Coronel
-
Nacionalidade :
Não tem nada que diz CPU core?
Se você pudesse colocar fotos da BIOS ficava bem mais fácil.
Se você pudesse colocar fotos da BIOS ficava bem mais fácil.
Na aba de performace da BIOS o que aparece?
Eu montei uma, como te disse,mas como meu cunhado ia deixar stock, nem abri.
Eu montei uma, como te disse,mas como meu cunhado ia deixar stock, nem abri.
Carvalho- Moderador
-
Nacionalidade :
A sua BIOS é igual à destas fotos?
Eu vou ter que ir dormir agora.
Eu vou ter que ir dormir agora.
Tudo bem gente. Vou tirar umas fotos e postar aqui. Amanhã devo fazer e já coloco.
Grato a todos.
Grato a todos.
Ricardo Name- Coronel
-
Nacionalidade :
Ricardo Name- Coronel
-
Nacionalidade :
Ricardo Name- Coronel
-
Nacionalidade :
Ricardo Name- Coronel
-
Nacionalidade :
Você deve desactivar os seguintes:
CPU C State - Colocar em disable (este é uma função de poupança de energia que pode baixar o clock do CPU durante o voo, por isso deve desligar)
Intel Turbo Boost - Colocar em disable (este também não interessa, pode dar problemas no FSX e dar tela azul quando ele aumentar o over de repente)
Intel Hyper Threading Technology - Colocar em disable (não tem interesse para o FSX e aumenta bastante a temperatura quando se faz overclock).
Desactivando os 3, experimente aumentar o BCLK para ver se já não dá tela azul.
CPU C State - Colocar em disable (este é uma função de poupança de energia que pode baixar o clock do CPU durante o voo, por isso deve desligar)
Intel Turbo Boost - Colocar em disable (este também não interessa, pode dar problemas no FSX e dar tela azul quando ele aumentar o over de repente)
Intel Hyper Threading Technology - Colocar em disable (não tem interesse para o FSX e aumenta bastante a temperatura quando se faz overclock).
Desactivando os 3, experimente aumentar o BCLK para ver se já não dá tela azul.
E quanto a voltagem?
O que acontece que não aparece? Pode dar algum problema ou ele tem um sistema de segurança?
Fiz as alterações e quando entrei em uma das funções, achei o item "CPU Voltage Override".
Nele, estava marcada a opção default. Mas poderia ficar em +50Mv ou +100Mv.
Alvega, deixo em default ou altero? Fiquei meio preocupado com o que o Carvalho falou, sobre a voltagem. Estou no aguardo para aumentar o BCLK.
O que acontece que não aparece? Pode dar algum problema ou ele tem um sistema de segurança?
Fiz as alterações e quando entrei em uma das funções, achei o item "CPU Voltage Override".
Nele, estava marcada a opção default. Mas poderia ficar em +50Mv ou +100Mv.
Alvega, deixo em default ou altero? Fiquei meio preocupado com o que o Carvalho falou, sobre a voltagem. Estou no aguardo para aumentar o BCLK.
Ricardo Name- Coronel
-
Nacionalidade :
A voltagem deixe ficar como está e teste assim.
Você mexeu nas memórias?
Você mexeu nas memórias?
-
Nacionalidade :
Ricardo Name escreveu:Não. Tenho 4Gb DDR3 Kingston 1333.
Dá pra mexer?
Reparei que elas estão a trabalhar a 1551 em vez de 1333. Não convém aumentar mais senão pode acabar com elas.
Com a desactivação do Turbo, do HT e do CPU C state o multiplier ficou em quanto? E conseguiu aumentar o BCLK? Já testou?
Alvega, ainda não mexi. O Multiplier pelo CPU-Z ficou em 21.
E a voltagem? Porque não está aparecendo?
Ricardo Name- Coronel
-
Nacionalidade :
Ricardo Name escreveu:Alvega, ainda não mexi. O Multiplier pelo CPU-Z ficou em 21.
A voltagem está aparecendo. Está em 1.10 (Em Voltages, QPI/Processor Uncore).
Só deve tentar aumentá-la se ao aumentar o BCLK tiver problema. Se tiver que aumentar, aumente a pouco e pouco, na menor unidade possível e vá testando.
Mas pode ser que não tenha que mexer na voltagem. Teste.
Alvega, coloquei em 160 o BCLK.
Até aí, ele aceitou em subiu de 3.26 para 3.36 mas o problema é que a memória que vc disse estar 1551, passou para 1602.
Entou voltei para 155 e mantive os 3.26 com 1551 na memória.
Minha pergunta:
Qual o limite para a memória, antes de "frita-la"?
Digo isto, pois se subir mais, a memória vai acompanhar. Vejo que agora a coisa engrenou, mas não sei até onde posso ir, entende?
Até aí, ele aceitou em subiu de 3.26 para 3.36 mas o problema é que a memória que vc disse estar 1551, passou para 1602.
Entou voltei para 155 e mantive os 3.26 com 1551 na memória.
Minha pergunta:
Qual o limite para a memória, antes de "frita-la"?
Digo isto, pois se subir mais, a memória vai acompanhar. Vejo que agora a coisa engrenou, mas não sei até onde posso ir, entende?
Ricardo Name- Coronel
-
Nacionalidade :
Carvalho- Moderador
-
Nacionalidade :
Não há um limite certo. Tem que fazer testes para ver se o sistema está estável. Teste com o BCLK em 155 e se estiver estável aumente para 160.
Também pode baixar o multiplier da memória de 10 para 9 se for necessário. Não vai notar praticamente nenhuma diferença de performance entra a memória a 1400 ou a 1600 e pode aumentar o mais o BCLK com ela mais baixa.
Faça um stress test por exemplo com o Prime 95 para ver se está estável. Faça também um voo (que não seja muito curto) com o FSX, pois ele é bom para testar o over também. E vá monitorando a temperatura.
Também pode baixar o multiplier da memória de 10 para 9 se for necessário. Não vai notar praticamente nenhuma diferença de performance entra a memória a 1400 ou a 1600 e pode aumentar o mais o BCLK com ela mais baixa.
Faça um stress test por exemplo com o Prime 95 para ver se está estável. Faça também um voo (que não seja muito curto) com o FSX, pois ele é bom para testar o over também. E vá monitorando a temperatura.
Ok. Vou fazer os testes e reporto em breve.
Só tenho a agradecer a você, Alvega; e ao Carvalho pela gentileza em me ajudar.
Pena não poder marcar o agradecimento aos dois neste post (só pode marcar um, precisa mudar isto Sr. Alvega, rsrsrs).
Grande abraço.
Só tenho a agradecer a você, Alvega; e ao Carvalho pela gentileza em me ajudar.
Pena não poder marcar o agradecimento aos dois neste post (só pode marcar um, precisa mudar isto Sr. Alvega, rsrsrs).
Grande abraço.
Ricardo Name- Coronel
-
Nacionalidade :
Só pode agradecer a um com o botão "Obrigado" (e não dá para mudar isso), mas com o + pode agradecer a vários. (O Obrigado aumenta 3 pontos de reputação e o + aumenta 1).
Alvega, surgiu um problema.
Quando coloquei em 160 ele até que funcionou, mas por 3 vezes, enquanto utilizava a internet, ele deu uma tela azul, que eu não consegui ler todo o texto, porque ele reiniciou de forma automática, mas deu pra ler um "Damage" no texto e alguma coisa sobre as memórias.
Voltei para 155 e estou observando.
O que acha?
Quando coloquei em 160 ele até que funcionou, mas por 3 vezes, enquanto utilizava a internet, ele deu uma tela azul, que eu não consegui ler todo o texto, porque ele reiniciou de forma automática, mas deu pra ler um "Damage" no texto e alguma coisa sobre as memórias.
Voltei para 155 e estou observando.
O que acha?
Ricardo Name- Coronel
-
Nacionalidade :
Isso tem mais cara de instabilidade de memória, voce chegou a reduzir o multiplicador delas, como o Alvega sugeriu?
Carvalho- Moderador
-
Nacionalidade :
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4
Página 2 de 4
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos