Problemas em manter o alinhamento no pouso e rolagem para decolar
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Problemas em manter o alinhamento no pouso e rolagem para decolar
Pessoal, utilizo um joystick Cyborg V1, e venho tendo problemas com as aeronaves que utilizo (B757 FF, Saab 340A e Seneca II (em especial esse)) na rolagem para decolar e no pouso, pois utilizo a torção do manche até uns 30kt para corrigir (na decolagem) o alinhamento e depois só utilizando os airelons do manche também, como não possuo pedal, tentei utilizar as teclas 5 e 7 para atuação do leme, mas não deu muito resultado não. E mesmo corrigindo o alinhamento com os airelons, fica aquele som de pneu "fritando", no pouso praticamente até chegar a uma velocidade de atuação do trem de bequilha(com o Seneca II ontem por exemplo saí da pista) é muito difícil de se manter alinhado na pista após o toque.
Alguma sugestão de configuração, operação... Ou o X-Plane só corresponderá mesmo se utilizar pedal?
Obrigado desde já por qualquer ajuda!
Alguma sugestão de configuração, operação... Ou o X-Plane só corresponderá mesmo se utilizar pedal?
Obrigado desde já por qualquer ajuda!
eduphn- Coronel
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Re: Problemas em manter o alinhamento no pouso e rolagem para decolar
Edu, você tem que utilizar a torção do manche sempre pois ela atua o "rudder", ou seja, o leme. Na maioria das aeronaves ele é linkado com o controle da bequilha.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Problemas em manter o alinhamento no pouso e rolagem para decolar
Pois é, no M$FS sim, o "autorudder" habilitado, considera o leme sendo comandado junto com o trem de bequilha, mas no X-Plane 10 ou observei ele só comanda o trem de bequilha! Mesmo assim, eu tentei manter o alinhamento via teclas 5 e 7 que são o leme, mas não ajudou muito não!
eduphn- Coronel
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Re: Problemas em manter o alinhamento no pouso e rolagem para decolar
eduphn escreveu:Pois é, no M$FS sim, o "autorudder" habilitado, considera o leme sendo comandado junto com o trem de bequilha, mas no X-Plane 10 ou observei ele só comanda o trem de bequilha! Mesmo assim, eu tentei manter o alinhamento via teclas 5 e 7 que são o leme, mas não ajudou muito não!
Negativo. No FS, o autorudder quando habilitado ele dá o comando de rudder para o eixo do aileron, quando no solo, e coordena as curvas quando em voo. E no FS o eixo "rudder" comanda tanto o leme quanto a bequilha.
No Xplane, você programando o eixo como "yaw" ele controla ambos também, acabei de testar pra ter certeza.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Problemas em manter o alinhamento no pouso e rolagem para decolar
Desculpe postar informação errada!
Opa, muito obrigado! Quando chegar em casa vou testar... Essa opção YAW eu programo em qual comando do joystick?
Opa, muito obrigado! Quando chegar em casa vou testar... Essa opção YAW eu programo em qual comando do joystick?
eduphn- Coronel
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Re: Problemas em manter o alinhamento no pouso e rolagem para decolar
eduphn escreveu:Desculpe postar informação errada!
Opa, muito obrigado! Quando chegar em casa vou testar... Essa opção YAW eu programo em qual comando do joystick?
Na configuração dos eixos, rotacione o manche e veja qual slider mexe. Basta programar este slider como "yaw".
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Problemas em manter o alinhamento no pouso e rolagem para decolar
Muito obrigado Paulo!
eduphn- Coronel
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Re: Problemas em manter o alinhamento no pouso e rolagem para decolar
Paulo Stavis escreveu:eduphn escreveu:Desculpe postar informação errada!
Opa, muito obrigado! Quando chegar em casa vou testar... Essa opção YAW eu programo em qual comando do joystick?
Na configuração dos eixos, rotacione o manche e veja qual slider mexe. Basta programar este slider como "yaw".
Paulo, só para dar um feedback ficou show agora o controle na rolagem (pouso e decolagem), só ainda fica aquele som de pneu fritando mas está ótimo! Mais uma vez obrigado!
eduphn- Coronel
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Re: Problemas em manter o alinhamento no pouso e rolagem para decolar
eduphn escreveu:Paulo, só para dar um feedback ficou show agora o controle na rolagem (pouso e decolagem), só ainda fica aquele som de pneu fritando mas está ótimo! Mais uma vez obrigado!
Ai tem que corrigir conforme o vento, aqui as vezes ainda faz isso também, é meio bugado esse Xplane.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Problemas em manter o alinhamento no pouso e rolagem para decolar
Tirando a questão da fritada de pneu que tem o mesmo som tanto no 172 como no 747 é extremamente recomendado a utilização dos pedais... Fica a dica!
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Carcinogen- Coronel
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Re: Problemas em manter o alinhamento no pouso e rolagem para decolar
Carcinogen escreveu:Tirando a questão da fritada de pneu que tem o mesmo som tanto no 172 como no 747 é extremamente recomendado a utilização dos pedais... Fica a dica!
Vai além de uma recomendação, e acredito que para maioria um sonho ter um conjunto saitek por exemplo (Yoke e Pedal PZ44-PZ45), mas é a questão do que cabe no bolso mesmo por enquanto.
Vou tomar a liberdade de nesse tópico mesmo dar uma opinião pessoal do joystick Cyborg V1 que em muitos anúncios dizem ser da Saitek (foi motivado por isso também que eu o adquiri), mas na verdade é da Cyborg Gaming (www.cyborggaming.com/prod/v1stick.htm). Na ocasião fiquei na dúvida entre esse Cyborg V1 e o Thrustmaster TFlight Hotas X (http://www.thrustmaster.com/pt-br/products/tflight-hotas-x). Foram três variáveis que pesaram para o V1, primeiro a diferença de preço para o Hotas X, depois por estar acreditando ser da Saitek e por fim os reviews (muitos tendenciosos ou para outro público específico além simulação de vôo, talvez para combates aéreos), a questão é... Me decepcionei? A resposta é não! Pois eu no momento estava sem nenhum joystick, como diz o ditato em terra de cego que tem um olho é rei, e sendo assim não tinha como me decepcionar.
Mas analisando o modelo, o único ponto positivo que vejo nesse V1 é o manche que permite a empunhadura tanto com a mão direita, bem como com a esquerda, quem voa airbus nisso agradece, já que o clone cobra que eu tinha, era totalmente focado a pessoa destra. No mais, o throtle dele fica no meio do controle na parte inferior, atrapalha e muito ambos controles, de velocidade e direcionais, tem poucos botões, são sete no total, daí podem me dizer, que isso é mais que o suficiente, mas pela disposição dele no manche, inclusive tem um botão na empunhadura do joystick, que ficará na palma da mão, então eu configurei como está dois botões paralelos de trim (up/down) dois para freios diferenciais outros dois para visão (up/down), o hat para visão "periférica" e o outro atrás da empunhadura não consigo utilizá-lo pois sempre que estou manobrando aperto ele sem querer. Sobre a base do joystick ao realizar curvas de alto grau de inclinação, a base dele ocupa muito espaço mas não é capaz de dar suporte, pois o lado oposto do V1 ao da curva levanta e não dá estabilidade, pois não possui ventosas.
Basicamente minha análise é essa, não vale os R$ 159,00 que investi nele.
eduphn- Coronel
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Re: Problemas em manter o alinhamento no pouso e rolagem para decolar
Realmente no Brasil é tudo muito caro... Seria interessante ficar de olho em um semi novo. O pedal da saitek é de ótima qualidade e aparenta durar muito.
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Carcinogen- Coronel
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Re: Problemas em manter o alinhamento no pouso e rolagem para decolar
Carcinogen escreveu:Realmente no Brasil é tudo muito caro... Seria interessante ficar de olho em um semi novo. O pedal da saitek é de ótima qualidade e aparenta durar muito.
Sim, tanto o pedal bem como o yoke, mas sinceramente às vezes vejo pessoas relatando problemas no potenciômetros e talz (não só desse saitek, qualquer modelo)... Que esse é o tipo de produto que só compraria usado testando pessoalmente! Descobri esses dias o mal da maioria dos brasileiros, aqui mesmo no fórum: "Estou sendo passado pra trás!", isso é ruim, mas...
eduphn- Coronel
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Re: Problemas em manter o alinhamento no pouso e rolagem para decolar
eduphn escreveu:Sim, tanto o pedal bem como o yoke, mas sinceramente às vezes vejo pessoas relatando problemas no potenciômetros e talz (não só desse saitek, qualquer modelo)... Que esse é o tipo de produto que só compraria usado testando pessoalmente! Descobri esses dias o mal da maioria dos brasileiros, aqui mesmo no fórum: "Estou sendo passado pra trás!", isso é ruim, mas...
Edu eu possuo 4 produtos da linha Saitek, posso afirmar que é de EXCELENTE qualidade. O meu Saitek Aviator já tem uns 5 anos, pra mais, e o único problema que ele tem em uma das manetes é porque derrubei-o uma vez. O manche e o pedal são extremamente sólidos, plástico duro mesmo, e são de fácil manutenção, caso necessário. O throttle também é de facil manutenção, conforme já relatei uma vez, caso haja problema no potenciômetro (o meu teve depois de 3 anos de uso quase), é só abrir e limpar, super fácil.
Sugiro você importar estes produtos, mesmo você pagando o produto + frete + 60% de imposto, vai sair MUITO mais barato que comprar das lojas daqui.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Problemas em manter o alinhamento no pouso e rolagem para decolar
Vou seguir a dica Paulo, obrigado! O ruim da importação atualmente, dólar alto e principalmente a demora! Quanto a ser taxado pela receita federal é certo! Mas mesmo assim, sai mais em conta!
eduphn- Coronel
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