7 perguntas a Jorge Amengol
+5
Rafael Mendrot
Douglas.Matos
RaphaelMM
rodrigo mago
Alvega
9 participantes
Voo Virtual :: Geral :: Notícias
Página 1 de 1
7 perguntas a Jorge Amengol
Publicamos hoje uma mini-entrevista a Jorge Amengol, cenarista brasileiro que trabalha para a OrbX.
As 7 perguntas foram elaboradas pelo pessoal do staff do VV.
1- Amengol, o que podemos esperar da ORBX em um futuro próximo? Vocês pensam em entrar em uma nova plataforma como o X-Plane ou criar novos addons como: Aeronaves, Mesh, Texturas de clima e etc ?
Como se tem visto na ORBX, a intenção é continuar desenvolvendo para o FSX e também para o Prepar3D. Pessoalmente não acredito que a ORBX entre na área de add-ons como Active Sky ou outro do gênero que trabalhem diretamente com a manipulação do clima no jogo, com exceção dos já conhecidos “temas” que são instalados junto com as FTX Regions. Pelo menos até agora não há nenhum trabalho nesse sentido.
2- Como é o dia a dia em uma empresa que produz addons como a ORBX?
O clima é muito amigável e desmistificado. Confiamos bastante na nossa equipe e o trabalho flui sempre naturalmente. Internamente temos bastantes materiais de consulta e é muito fácil criar um tópico no fórum interno perguntando sobre alguma dúvida específica de desenvolvimento. Prontamente alguém com experiência naquela área responde e todo mundo ganha. Além disso, muitos produzem seus próprios “manuais” e compartilham com todos. O ambiente é bastante propício para a produtividade. Embora tenhamos algumas metas e as cobranças existam, ninguém é forçado a “lançar” algo que não esteja acabado. Nosso CEO, John Venema, é bastante atento à qualidade dos produtos.
3- Qual é a perspectiva de vermos cenários (Regiões) ou até aeroportos brasileiros ou Latino-Americanos em médio-longo prazo, já que podemos perceber um interesse maior da OrbX em atender o cenário mundial, com seu mais novo produto, o FTX Global?
Irão até me jogar pedra provavelmente (risos), mas o John já sugeriu que eu fizesse um cenário brasileiro, principalmente após o lançamento do FTX Global, mas por questões de tempo mesmo, disse que não seria possível no momento. Fora os meus trabalhos de animações para a ORBX, também tenho meu trabalho regular no Brasil e pra completar estou fazendo as horas para minha licença de Piloto Comercial. Se o dia tivesse mais de 24h... No entanto, em médio prazo pretendo sim fazer um cenário para o Brasil. Claro, não sou o único da equipe que pode desenvolver pra cá, e a qualquer momento poderemos ter um cenário brasileiro surgindo.
Quanto a Regiões, para 2014 está previsto o Open LC South America, que unido com o FTX Global + Vector, será praticamente a mesma coisa de uma FTX Region para a America do Sul.
4- Sem entrar em detalhes restritos, como é trabalhar a distância para a OrbX? Como funciona o relacionamento, trabalho em equipe, prazos, etc?
Acredito que boa parte foi respondida na segunda pergunta, mas em se tratando do trabalho à distância em si é muito bacana. A maioria dos desenvolvedores ORBX trabalha em suas casas ou lugar de conveniência nas “horas livres” e isso aumenta muito a produtividade.
5- Qual a visão da OrbX em relação aos entusiastas brasileiros e portugueses da simulação aérea ? Estes são considerados mercados promissores?
Sem dúvidas. Quando entrei na ORBX passei um “briefing” do nosso mercado o qual foi muito bem recebido. Com o lançamento do Open LC South America, somando-se ao FTX Global e o Vector estaremos muito bem servidos e acredito que não vai demorar para termos aeroportos ORBX para o Brasil. Em se tratando de Portugal, os planos também são promissores, pois toda a Europa deve ganhar regiões FTX ou Open LC num futuro próximo.
6- A OrbX tem planos/estudos de criar seu próprio simulador para um futuro próximo?
Não.
7- John Venema disse numa entrevista ao site FSXPage que o X-Plane não tem futuro e que não é um bom simulador. Concorda com ele?
Nunca tive X-plane. Falando como desenvolvedor, não é tão simples mudar de plataforma. Milhares de horas são investidas em “expertise” para chegar a um nível aceitável de qualidade de add-on, e ter que parar de produzir para se adaptar a uma nova plataforma é prejuízo na certa, praticamente falando. A situação se “agravou” mais ainda com o lançamento do P3D v2.0. Temos muito mais ferramentas de desenvolvimento agora e com um suporte muito bom da LM.
Agradecimentos:
Jorge Amengol, por conceder a entrevista.
Machado (Harmach) pela colaboração.
As 7 perguntas foram elaboradas pelo pessoal do staff do VV.
1- Amengol, o que podemos esperar da ORBX em um futuro próximo? Vocês pensam em entrar em uma nova plataforma como o X-Plane ou criar novos addons como: Aeronaves, Mesh, Texturas de clima e etc ?
Como se tem visto na ORBX, a intenção é continuar desenvolvendo para o FSX e também para o Prepar3D. Pessoalmente não acredito que a ORBX entre na área de add-ons como Active Sky ou outro do gênero que trabalhem diretamente com a manipulação do clima no jogo, com exceção dos já conhecidos “temas” que são instalados junto com as FTX Regions. Pelo menos até agora não há nenhum trabalho nesse sentido.
2- Como é o dia a dia em uma empresa que produz addons como a ORBX?
O clima é muito amigável e desmistificado. Confiamos bastante na nossa equipe e o trabalho flui sempre naturalmente. Internamente temos bastantes materiais de consulta e é muito fácil criar um tópico no fórum interno perguntando sobre alguma dúvida específica de desenvolvimento. Prontamente alguém com experiência naquela área responde e todo mundo ganha. Além disso, muitos produzem seus próprios “manuais” e compartilham com todos. O ambiente é bastante propício para a produtividade. Embora tenhamos algumas metas e as cobranças existam, ninguém é forçado a “lançar” algo que não esteja acabado. Nosso CEO, John Venema, é bastante atento à qualidade dos produtos.
3- Qual é a perspectiva de vermos cenários (Regiões) ou até aeroportos brasileiros ou Latino-Americanos em médio-longo prazo, já que podemos perceber um interesse maior da OrbX em atender o cenário mundial, com seu mais novo produto, o FTX Global?
Irão até me jogar pedra provavelmente (risos), mas o John já sugeriu que eu fizesse um cenário brasileiro, principalmente após o lançamento do FTX Global, mas por questões de tempo mesmo, disse que não seria possível no momento. Fora os meus trabalhos de animações para a ORBX, também tenho meu trabalho regular no Brasil e pra completar estou fazendo as horas para minha licença de Piloto Comercial. Se o dia tivesse mais de 24h... No entanto, em médio prazo pretendo sim fazer um cenário para o Brasil. Claro, não sou o único da equipe que pode desenvolver pra cá, e a qualquer momento poderemos ter um cenário brasileiro surgindo.
Quanto a Regiões, para 2014 está previsto o Open LC South America, que unido com o FTX Global + Vector, será praticamente a mesma coisa de uma FTX Region para a America do Sul.
4- Sem entrar em detalhes restritos, como é trabalhar a distância para a OrbX? Como funciona o relacionamento, trabalho em equipe, prazos, etc?
Acredito que boa parte foi respondida na segunda pergunta, mas em se tratando do trabalho à distância em si é muito bacana. A maioria dos desenvolvedores ORBX trabalha em suas casas ou lugar de conveniência nas “horas livres” e isso aumenta muito a produtividade.
5- Qual a visão da OrbX em relação aos entusiastas brasileiros e portugueses da simulação aérea ? Estes são considerados mercados promissores?
Sem dúvidas. Quando entrei na ORBX passei um “briefing” do nosso mercado o qual foi muito bem recebido. Com o lançamento do Open LC South America, somando-se ao FTX Global e o Vector estaremos muito bem servidos e acredito que não vai demorar para termos aeroportos ORBX para o Brasil. Em se tratando de Portugal, os planos também são promissores, pois toda a Europa deve ganhar regiões FTX ou Open LC num futuro próximo.
6- A OrbX tem planos/estudos de criar seu próprio simulador para um futuro próximo?
Não.
7- John Venema disse numa entrevista ao site FSXPage que o X-Plane não tem futuro e que não é um bom simulador. Concorda com ele?
Nunca tive X-plane. Falando como desenvolvedor, não é tão simples mudar de plataforma. Milhares de horas são investidas em “expertise” para chegar a um nível aceitável de qualidade de add-on, e ter que parar de produzir para se adaptar a uma nova plataforma é prejuízo na certa, praticamente falando. A situação se “agravou” mais ainda com o lançamento do P3D v2.0. Temos muito mais ferramentas de desenvolvimento agora e com um suporte muito bom da LM.
Agradecimentos:
Jorge Amengol, por conceder a entrevista.
Machado (Harmach) pela colaboração.
_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Re: 7 perguntas a Jorge Amengol
Valeu pelo esclarecimentos!
_________________
Rodrigo Nogueira Braga
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago- Moderador
-
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 5227
Reputação : 429
Idade : 55
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade :
Re: 7 perguntas a Jorge Amengol
Muito bom!
Estou com as pedras na mão aguardando o Amengol aparecer.
Estou com as pedras na mão aguardando o Amengol aparecer.
_________________
Intel Core i7-6700K 4.00Ghz - Corsair Vegeance 16GB 3200MHz DDR4 - SSD Kingston 240GB - Win 10
EVGA NVIDIA GeForce GTX 1080 Classified DT 8GB - Fonte Corsair 600W - Saitek X52 Pro - TrackIR 5
RaphaelMM- Capitão
-
Inscrito em : 25/10/2012
Mensagens : 189
Reputação : 11
Idade : 41
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Analista de Sistemas
Nacionalidade :
Re: 7 perguntas a Jorge Amengol
Amengol...queremos nosso cenário brasileiro agora em? kkkkkkkkk
Ótima matéria, seria interessante mais delas assim...
Ótima matéria, seria interessante mais delas assim...
Douglas.Matos- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 17/01/2013
Mensagens : 3102
Reputação : 167
Idade : 29
Simulador preferido : Fsx-SE
Emprego/lazer : Auxiliar Administrativo / Financeiro / Suporte e Manutenção Hardware
Nacionalidade :
Re: 7 perguntas a Jorge Amengol
Muito boa matéria. No aguardo de um cenário canarinho feito pela ORBX.
_________________
Rafael Mendrot- Major
-
Inscrito em : 17/03/2013
Mensagens : 439
Reputação : 3
Idade : 26
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Acadêmico de Meteorologia UFPA
Nacionalidade :
Re: 7 perguntas a Jorge Amengol
Ótima matéria, parabéns aos idealizadores.
_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W
Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Re: 7 perguntas a Jorge Amengol
Obrigado.... esta entrevista foi bem bacana, agradeço ao Alvega e equipe pelo suporte, e o Jorge Amengol (GOLLLL) pelo Goooooolllll no "ângulo".Alexandre da Silva escreveu:Ótima matéria, parabéns aos idealizadores.
Amengol... e nem vem..... pode produzir um bom cenário que tal começar pela tua cidade natal? hã??? o que acha???
OBS: Um sonho, Amengol e Paulo Ricardo produzindo cenários padrão ORBXs no Brasil !!!!! vixiiiiiiiii (pronto...falei!! um sonho!!!)
_________________
Luiz Machado
IVAO 166553 VATSIM 880797
LATAM Virtual (LATAMv Brasil) TAM3004 (CEO e Fundador)
FlightsimBrasil - Live Flightsim Experience (Twitch)
FlightsimBrasil - Live Flightsim Experience (Youtube)
FlightsimBrasil - Live Flightsim Experience (Facebook)
Re: 7 perguntas a Jorge Amengol
Pertinente a conversa com o Amengol. Aguardando por novidades para Portugal...
_________________
Intel Core i5-4690 CPU 3.50 GHz 16GB RAM AMD RX580 8GB
[i]Jorge Augusto[/i]
JorgeA- Coronel
-
Inscrito em : 22/12/2009
Mensagens : 1443
Reputação : 66
Idade : 57
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Ramo automóvel / ténis e futebol
Nacionalidade :
Re: 7 perguntas a Jorge Amengol
Para os simuleteiros do X-Plane um balde de água gelada, mas de certa forma foi até bom, que com isso outras empresas de menor expressão derrepente tenham uma visão contrária dele e adquiram a expertise no X-Plane, como já surgiu a Beti-X que inesperadamente lançou um cenário bem simples, mas com uma qualidade surpreendente! Segue a vida!
eduphn- Coronel
-
Inscrito em : 20/04/2011
Mensagens : 1096
Reputação : 48
Idade : 44
Simulador preferido : MSFS, X-Plane e
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Lançamento] TropicalSim São Jorge (LPSJ)
» Parabéns Amengol!
» Parabéns Amengol !
» SBIL do Amengol no P3Dv4
» FSX - Problema cenario Ilheus(amengol)
» Parabéns Amengol!
» Parabéns Amengol !
» SBIL do Amengol no P3Dv4
» FSX - Problema cenario Ilheus(amengol)
Voo Virtual :: Geral :: Notícias
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos