[Internacional] Avião que caiu na Rússia havia sofrido grave acidente no Brasil
3 participantes
Página 1 de 1
[Internacional] Avião que caiu na Rússia havia sofrido grave acidente no Brasil
Avião que caiu na Rússia havia sofrido grave acidente no Brasil
Data: 17.12.2001
Descrição
A aeronave com 6 tripulantes e 102 passageiros a bordo havia decolado do Rio de Janeiro - RJ (SBGL) e executava o procedimento ILS para a pista 16 do Aeroporto de Confins - MG (SBCF). Esse aeródromo operava sob condições IFR, com meteorologia desfavorável, havendo precipitação sobre o campo. Na aproximação, a aeronave desceu abaixo da rampa, efetuando um toque antes da pista, flutuando em seguida e tocando novamente de maneira brusca, o que provocou o colapso do trem-de-pouso principal esquerdo. A aeronave prosseguiu apoiada sobre o motor esquerdo, parando a 1.700 metros da cabeceira. A evacuação foi realizada com sucesso e tanto tripulantes como passageiros permaneceram ilesos. Os danos sofridos pela aeronave tornam necessários grandes reparos.
Fontes: Site Desastres Aéreos / ASN / Anac
O avião que caiu no domingo no aeroporto de Kazan, na Rússia, havia pertencido durante 23 anos a sete companhias aéreas, entre elas a Rio Sul, com a qual sofreu um grave acidente no Brasil em 2001, segundo a imprensa.
O Boeing 737-500, procedente de Moscou, caiu no domingo à noite no aeroporto de Kazan e pegou fogo. Os 44 passageiros e seis membros da tripulação morreram no acidente.
A aeronave da companhia russa Tatarstan, que fez o primeiro voo em 1990, teve como primeiro proprietário a companhia aérea francesa Euralair Horizons, que fechou em 2005, e a Air France durante três anos, segundo o site AirFleets.fr.
Passou então ao controle da Uganda Airlines durante quase cinco anos e depois, durante três anos, pertenceu à brasileira Rio Sul. Depois passou pela romena Blue Air e pela Bulgaria Air, antes de ser adquirida pela russa Tatarstan.
Em dezembro de 2001, quando pertencia à Rio Sul, sofreu um grave acidente durante o pouso no aeroporto de Belo Horizonte, que não provocou vítimas, segundo a agência Itar-Tass, que cita a imprensa brasileira.
Sob forte chuva, o avião, que transportava 108 pessoas, tocou no solo antes da pista, subiu e voltou a cair brutalmente na pista, quando parte do trem de pouso quebrou. A aeronave deslizou sobre o motor situado na asa esquerda durante 1,7 km antes de parar.
O avião passou por profundos reparos antes de voltar a ser colocado em serviço.
Fonte: AFP via UOL Notícias
O acidente anterior no Brasil
Data: 17.12.2001
Aeronave: Boeing 737-53A
Operador: Rio Sul Serviços Aéreos Regionais
Prefixo: [url=https://i999.photobucket.com/albums/af112/alesalomao/Flight Report/6-PT-SSI.jpg]PT-SSI[/url]
C/n / msn: 24785/1882
Primeiro voo: 18.06.1990
Motores: 2 CFMI CFM56-3B1
Ocupantes: 102 passageiros e seis triputantes
Local do acidente: Aeroporto Internacional de Belo Horizonte - Tancredo Neves
Fase: Pouso
Aeroporto de partida: Rio de Janeiro-Santos Dumont, RJ
Aeroporto de destino: Belo Horizonte-Cofins, MG
Operador: Rio Sul Serviços Aéreos Regionais
Prefixo: [url=https://i999.photobucket.com/albums/af112/alesalomao/Flight Report/6-PT-SSI.jpg]PT-SSI[/url]
C/n / msn: 24785/1882
Primeiro voo: 18.06.1990
Motores: 2 CFMI CFM56-3B1
Ocupantes: 102 passageiros e seis triputantes
Local do acidente: Aeroporto Internacional de Belo Horizonte - Tancredo Neves
Fase: Pouso
Aeroporto de partida: Rio de Janeiro-Santos Dumont, RJ
Aeroporto de destino: Belo Horizonte-Cofins, MG
Foto: Alexandre Barros / Aviação Brasil
Descrição
A aeronave com 6 tripulantes e 102 passageiros a bordo havia decolado do Rio de Janeiro - RJ (SBGL) e executava o procedimento ILS para a pista 16 do Aeroporto de Confins - MG (SBCF). Esse aeródromo operava sob condições IFR, com meteorologia desfavorável, havendo precipitação sobre o campo. Na aproximação, a aeronave desceu abaixo da rampa, efetuando um toque antes da pista, flutuando em seguida e tocando novamente de maneira brusca, o que provocou o colapso do trem-de-pouso principal esquerdo. A aeronave prosseguiu apoiada sobre o motor esquerdo, parando a 1.700 metros da cabeceira. A evacuação foi realizada com sucesso e tanto tripulantes como passageiros permaneceram ilesos. Os danos sofridos pela aeronave tornam necessários grandes reparos.
Fontes: Site Desastres Aéreos / ASN / Anac
Via: Aviationnews
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: [Internacional] Avião que caiu na Rússia havia sofrido grave acidente no Brasil
Geralmente estes danos estruturais que são reparados, quando não bem executados, ficam latentes por anos e anos até um dia se "manifestarem". Temos vários exemplos por ai afora. Espero que não seja mais um.
_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3969
Reputação : 325
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
Re: [Internacional] Avião que caiu na Rússia havia sofrido grave acidente no Brasil
No caso do incidente no Brasil quem teria feito os reparos na aeronave?Duley escreveu:Geralmente estes danos estruturais que são reparados, quando não bem executados, ficam latentes por anos e anos até um dia se "manifestarem". Temos vários exemplos por ai afora. Espero que não seja mais um.
_________________
Na vida quanto mais você vive mais você aprende, na aviação quanto mais você aprende mais você vive.
jailton- Coronel
-
Inscrito em : 01/02/2010
Mensagens : 1036
Reputação : 26
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Industria Farmacêutica, cerveja, aviação e automodelismo.
Nacionalidade :
Re: [Internacional] Avião que caiu na Rússia havia sofrido grave acidente no Brasil
Ai já não sei. Certamente na época a Rio Sul usava os serviços da VEM. Provavelmente tiveram que fazer algum reparo provisório em Confins pra poder permitir um traslado do avião ou pra GIG ou pra POA. Em um destes locais então devem ter feito o reparo definitivo.
Dependendo da profundidade do reparo, talvez nem a VEM possuia condição de faze-lo. Neste caso vem uma equipe especializada pra isso, geralmente pessoal da Boeing.
Só estou especulando...
Dependendo da profundidade do reparo, talvez nem a VEM possuia condição de faze-lo. Neste caso vem uma equipe especializada pra isso, geralmente pessoal da Boeing.
Só estou especulando...
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3969
Reputação : 325
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
Conteúdo patrocinado
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Avião que caiu e matou 4 pode ter sofrido falha mecânica; veja vídeo
» [Internacional] Ator Harrison Ford quase provoca grave acidente com seu avião
» [Internacional] Morreu uma das vítimas do acidente de avião de Tiumen, na Rússia
» [Internacional] Acidente com avião deixa mortos e feridos na Rússia
» [Brasil] Helicóptero que caiu na quarta em SP já havia se acidentado, diz jornal
» [Internacional] Ator Harrison Ford quase provoca grave acidente com seu avião
» [Internacional] Morreu uma das vítimas do acidente de avião de Tiumen, na Rússia
» [Internacional] Acidente com avião deixa mortos e feridos na Rússia
» [Brasil] Helicóptero que caiu na quarta em SP já havia se acidentado, diz jornal
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos