[Internacional] Aviação entra em “maré alta” das encomendas de novos aviões
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[Internacional] Aviação entra em “maré alta” das encomendas de novos aviões
Presstur 20-07-2010 (06h25) As grandes encomendas de novos aviões que têm sido anunciadas por ocasião do Farnborough Airshow, considerado o maior evento do sector, são o melhor sinal de que a aviação está de novo em “maré alta”, depois das crises de 2008, pela escalada do preço do fuel, e 2009, pela recessão económica mundial, comentaram vários analistas do sector citados pelas agências de notícias internacionais.
As notícias destacam nomeadamente as encomendas anunciadas pelas empresas que se dedicam à compra de aviões para depois os arrendarem às companhias aéreas, sublinhando que os lessors são os primeiros a sair do mercado quando se avizinham crises e os primeiros a entrar quando os ventos sopram de feição.
Ontem soube-se que a Air Lease Corporation, a nova empresa de Steve Udvar-Hazy, considerado o “pai” do leasing de aviões e que recentemente deixou a AIG, encomendou 51 aviões Airbus A320, que a preços de catálogo somam quatro mil milhões de dólares, e que a empresa de leasing da General Electric, a Gecas - GE Capital Aviation Services, colocou encomendas que totalizam cem aviões de médio curso, 60 da Airbus e 40 Boeing B737-800, que a preços publicados somam oito mil milhões de dólares.
O regresso dos lessors às compras é um dos destaques do Farnborough Airshow, mas de acordo com a imprensa internacional outras grandes encomendas têm sido anunciadas também por parte de algumas companhias, entre as quais se destaca a Emirates, que nos primeiros dias de Junho anunciou a compra de 32 Airbus A380, numa encomenda que a preços de mercado soma 11 mil milhões de dólares (clique para ler: Emirates encomenda 32 Airbus A380), e nos últimos dias anunciou a compra de mais 30 Boeing B 777-300ER, com um preço de mercado estimado em 9,1 mil milhões de dólares (clique para ler: Emirates encomenda mais 30 B777-300).
Outros negócios de menor monta têm também sido anunciados nestes primeiros dias do Farnborough Airshow, entre eles a venda pela Embraer de cinco ERJ-195 à Azul e dois ERJ-190 à Trip.
Outra encomenda destacada pela imprensa internacional é a da companhia russa Aeroflot, que durante o Farnborough Airshow anunciou ter encomendado à Airbus 11 A330-300, que a preços de catálogo totalizam 2,33 mil milhões de dólares.
A Air Berlin, por sua vez, anunciou ontem que formalizou uma operação de sale and lease-back de cinco aviões com a nova empresa de Steve Udvar-Hazy, especificando que se trata de dois A320-200 (um deles usado), um A321-200, dois Boeing 737-800.
Os Airbus já estão na frota da Air Berlin e os dois Boeing deverão estar ao seu serviço no final deste ano, um deles, e princípios de 2011, o outro.
Os últimos dados da IATA, relativos a Maio, indicam que neste mês as companhias de aviação tiveram um crescimento da procura nas classes premium (executiva e primeira) de 18,7% e que nas cabinas de económica o aumento da procura foi de 10,2%,
A IATA indicou ainda que nos primeiros cinco meses deste ano o crescimento médio da procura é de 10,5% nas classes premium e 5,5% em turística, mas sem deixar de destacar que, quando se compara com os níveis pré-recessão mundial, que se desenvolveu a partir do último trimestre de 2008, a procura das classes premium ainda está 10% abaixo e na turística a queda é de 5%.
Em termos de receita, a estimativa da IATA é de que os proveitos com as vendas de bilhetes premium tenham registado um crescimento em Maio de 44%, já que mais do que a procura aumentaram os preços, notando também neste caso que tanto a tarifa média quanto o yield (receita por passageiro x quilómetro percorrido) estão ainda cerca de 15% abaixo dos níveis pré-recessão.
A IATA também tem alertado para o risco de as companhias “relaxarem” na contenção de capacidade, depois do ajustamento em baixa feito principalmente no ano de 2009 e que se tem mantido ao longo dos primeiros meses deste ano.
Fonte: Presstur
As notícias destacam nomeadamente as encomendas anunciadas pelas empresas que se dedicam à compra de aviões para depois os arrendarem às companhias aéreas, sublinhando que os lessors são os primeiros a sair do mercado quando se avizinham crises e os primeiros a entrar quando os ventos sopram de feição.
Ontem soube-se que a Air Lease Corporation, a nova empresa de Steve Udvar-Hazy, considerado o “pai” do leasing de aviões e que recentemente deixou a AIG, encomendou 51 aviões Airbus A320, que a preços de catálogo somam quatro mil milhões de dólares, e que a empresa de leasing da General Electric, a Gecas - GE Capital Aviation Services, colocou encomendas que totalizam cem aviões de médio curso, 60 da Airbus e 40 Boeing B737-800, que a preços publicados somam oito mil milhões de dólares.
O regresso dos lessors às compras é um dos destaques do Farnborough Airshow, mas de acordo com a imprensa internacional outras grandes encomendas têm sido anunciadas também por parte de algumas companhias, entre as quais se destaca a Emirates, que nos primeiros dias de Junho anunciou a compra de 32 Airbus A380, numa encomenda que a preços de mercado soma 11 mil milhões de dólares (clique para ler: Emirates encomenda 32 Airbus A380), e nos últimos dias anunciou a compra de mais 30 Boeing B 777-300ER, com um preço de mercado estimado em 9,1 mil milhões de dólares (clique para ler: Emirates encomenda mais 30 B777-300).
Outros negócios de menor monta têm também sido anunciados nestes primeiros dias do Farnborough Airshow, entre eles a venda pela Embraer de cinco ERJ-195 à Azul e dois ERJ-190 à Trip.
Outra encomenda destacada pela imprensa internacional é a da companhia russa Aeroflot, que durante o Farnborough Airshow anunciou ter encomendado à Airbus 11 A330-300, que a preços de catálogo totalizam 2,33 mil milhões de dólares.
A Air Berlin, por sua vez, anunciou ontem que formalizou uma operação de sale and lease-back de cinco aviões com a nova empresa de Steve Udvar-Hazy, especificando que se trata de dois A320-200 (um deles usado), um A321-200, dois Boeing 737-800.
Os Airbus já estão na frota da Air Berlin e os dois Boeing deverão estar ao seu serviço no final deste ano, um deles, e princípios de 2011, o outro.
Os últimos dados da IATA, relativos a Maio, indicam que neste mês as companhias de aviação tiveram um crescimento da procura nas classes premium (executiva e primeira) de 18,7% e que nas cabinas de económica o aumento da procura foi de 10,2%,
A IATA indicou ainda que nos primeiros cinco meses deste ano o crescimento médio da procura é de 10,5% nas classes premium e 5,5% em turística, mas sem deixar de destacar que, quando se compara com os níveis pré-recessão mundial, que se desenvolveu a partir do último trimestre de 2008, a procura das classes premium ainda está 10% abaixo e na turística a queda é de 5%.
Em termos de receita, a estimativa da IATA é de que os proveitos com as vendas de bilhetes premium tenham registado um crescimento em Maio de 44%, já que mais do que a procura aumentaram os preços, notando também neste caso que tanto a tarifa média quanto o yield (receita por passageiro x quilómetro percorrido) estão ainda cerca de 15% abaixo dos níveis pré-recessão.
A IATA também tem alertado para o risco de as companhias “relaxarem” na contenção de capacidade, depois do ajustamento em baixa feito principalmente no ano de 2009 e que se tem mantido ao longo dos primeiros meses deste ano.
Fonte: Presstur
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Artur Santos
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