Metal ou Madeira
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nandojoe
CelsoCruise
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Metal ou Madeira
Prezados, tenho visto aqui no forum muitos utilizando madeiras compensados e etc..
Alguém já trabalhou com chapa metálica?
Tenho visto na internet, muitos cockpits lá fora utilizando metal e fica muito mais profissional.
Alguém tem alguma dica? Como fazer? Onde ?
abs
Celso
Alguém já trabalhou com chapa metálica?
Tenho visto na internet, muitos cockpits lá fora utilizando metal e fica muito mais profissional.
Alguém tem alguma dica? Como fazer? Onde ?
abs
Celso
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Cmnte Celso Junior
CelsoCruise- Capitão
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Re: Metal ou Madeira
Nao tenho a minima ideia! Normalmente a turma faz de madeira porque eh mais barato e mais facil de trabalhar (alguns ate fazem em casa mesmo)!!
nandojoe- Primeiro-Tenente
-
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Re: Metal ou Madeira
Vai depender do tipo de cockpit que você pretende fazer. Muitos optam pela madeira pois ela tem seu manuseio mais simplificado, facilitandoCelsoCruise escreveu:Prezados, tenho visto aqui no forum muitos utilizando madeiras compensados e etc..
Alguém já trabalhou com chapa metálica?
Tenho visto na internet, muitos cockpits lá fora utilizando metal e fica muito mais profissional.
Alguém tem alguma dica? Como fazer? Onde ?
abs
Celso
a modelagem do painel, adequação dos comandos além de um custo menor. Consegue-se bons resultados com madeira (aqui no sub-fórum tem ótimos
exemplos).
Realmente o metal torna o trabalho mais profissional, mas sua confecção também dependerá de grandes habilidades em metal por parte do construtor.
Um abraço.
Ricardo Gonçalves- Coronel
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Re: Metal ou Madeira
Olá Celso!
A definição do material utilizado, além da facilidade de manuseio, peso e custos, se dá também pela aplicação do simulador.
Por exemplo: Nosso colega Valmir (do projeto Aviate Valmir), está construindo um mega HC de 737 em cima de uma plataforma móvel de 2 eixos (acredito que medirá mais de 9 metros de comprimento) e a estrutura e acabamento é todo em chapas metálicas. Entretanto, o simulador dele é tipo um "trailer" e servirá para apresentações em viagens por este Brasil afora... Naturalmente precisa ser de um material mais resistente às intempéries do clima e coisa e tal.
Para utilização em locais fechados, talvez não justifique o uso de chapas metálicas, visto que com madeira, você pode moldar perfeitamente uma estrutura de aeronave (se for caprichoso é claro). Lembro que, em 1966, o primeiro Bandeirante foi todo feito em madeira e dele eram retirados os gabaritos para as peças metálicas.
No meu HC, apesar de ter aplicação de um simulador para apresentações públicas, foi todo feito em madeira pelas questões que apresentei acima. Porém tive que ter um cuidado com a pintura externa para proteger a estrutura da penetração de água. Não tive a preocupação de moldá-lo como uma aeronave convencional, mas seria plenamente possível.
A definição do material utilizado, além da facilidade de manuseio, peso e custos, se dá também pela aplicação do simulador.
Por exemplo: Nosso colega Valmir (do projeto Aviate Valmir), está construindo um mega HC de 737 em cima de uma plataforma móvel de 2 eixos (acredito que medirá mais de 9 metros de comprimento) e a estrutura e acabamento é todo em chapas metálicas. Entretanto, o simulador dele é tipo um "trailer" e servirá para apresentações em viagens por este Brasil afora... Naturalmente precisa ser de um material mais resistente às intempéries do clima e coisa e tal.
Para utilização em locais fechados, talvez não justifique o uso de chapas metálicas, visto que com madeira, você pode moldar perfeitamente uma estrutura de aeronave (se for caprichoso é claro). Lembro que, em 1966, o primeiro Bandeirante foi todo feito em madeira e dele eram retirados os gabaritos para as peças metálicas.
No meu HC, apesar de ter aplicação de um simulador para apresentações públicas, foi todo feito em madeira pelas questões que apresentei acima. Porém tive que ter um cuidado com a pintura externa para proteger a estrutura da penetração de água. Não tive a preocupação de moldá-lo como uma aeronave convencional, mas seria plenamente possível.
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Manoel Carvalho
Manoel Carvalho- Major
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Re: Metal ou Madeira
Celso, meu primeiro cockpit ainda esta por sair...e não é de hoje que venho planejando. No entanto posso falar dada a experiencia com outros materiais e confecção de outros produtos, e para outras areas, em que a filosofia é a mesma.O tempo a ser despendido, o custo do que será empregado, é preciso que seja elaborado com primor. O trabalho do Manoel Carvalho foi um dos que mais me impressionou justamente pela preocupação em aproveitamento de materiais e uso otimizado dos mesmos, inclusive quando da cosntrução do HC2 em que desmontou completamente o HC1. Neste 'farto país' é costume descartar diversas coisas. Um pensamento obsoleto. Veja, na Dinamarca até mesmo construções de alvenaria são 'desmontadas' tijolo a tijolo (e não derrubadas como aqui). O custo de um tijolo novo é alto...
Voltando para o cockpit, vou deixar um link interessante ao final da minha resposta. Trata-se de um rapaz, na Europa, que utilizou um certo tipo de papelão para a construção.
CALMA! Se ocorreu um pensamento que desdenhe, segure-o. Ele é um desenvolvedor de software para a area de voo simulado também e o resultado é impressionante.
Penso o quanto deva custar uma chapa de madeira por lá...
E veja, o trabalho se iniciou em outubro de 2005 e terminou somente em dezembro de 2007 com uma 'festa' de inauguração (achei bem legal isso).
O papelão em questão é o que em artesanato chamam de 'holler' ou simplesmente 'papelão cinza'. Há em diversas gramatura e promove grande resistencia. Perceber esse material foi um encontro de aguas...pois é um material de facil aquisição para mim em são paulo (ha 450mts da minha casa) e que tenho certa intimidade (minha namorada trabalha também com cartonagem. Uma tecnica que faz uso desse material). Colado promove estrema rigidez a custo baixissimo.
Como disseram os colegas, analisar a forma final de utilização, se havera upgrades, tanto de hardwarre, software e da propria arquitetura de maneira geral. Custo da obra e se a mesma se viabiliza dentro dos recursos disponiveis. Tempo de execução. (veja...muitas vezes algo pode parecer que será maravilhoso ao final...começa a ficar tão distante no inicio, apresentar tantos obstaculos e a tendencia humana é deixar de lado).
Enfim...de uma espiadela no link... ainda que não use o material, é interessante a forma como foi construido, dentro do espaço disponivel para tal empreitada (sabe aqueles tipicos quartos-sótãos com teto inclinado?).
O modelo é para um boeing.
segue:
http://www.drzewiecki-design.net/HC1.htm#The beginning
abraços.
Voltando para o cockpit, vou deixar um link interessante ao final da minha resposta. Trata-se de um rapaz, na Europa, que utilizou um certo tipo de papelão para a construção.
CALMA! Se ocorreu um pensamento que desdenhe, segure-o. Ele é um desenvolvedor de software para a area de voo simulado também e o resultado é impressionante.
Penso o quanto deva custar uma chapa de madeira por lá...
E veja, o trabalho se iniciou em outubro de 2005 e terminou somente em dezembro de 2007 com uma 'festa' de inauguração (achei bem legal isso).
O papelão em questão é o que em artesanato chamam de 'holler' ou simplesmente 'papelão cinza'. Há em diversas gramatura e promove grande resistencia. Perceber esse material foi um encontro de aguas...pois é um material de facil aquisição para mim em são paulo (ha 450mts da minha casa) e que tenho certa intimidade (minha namorada trabalha também com cartonagem. Uma tecnica que faz uso desse material). Colado promove estrema rigidez a custo baixissimo.
Como disseram os colegas, analisar a forma final de utilização, se havera upgrades, tanto de hardwarre, software e da propria arquitetura de maneira geral. Custo da obra e se a mesma se viabiliza dentro dos recursos disponiveis. Tempo de execução. (veja...muitas vezes algo pode parecer que será maravilhoso ao final...começa a ficar tão distante no inicio, apresentar tantos obstaculos e a tendencia humana é deixar de lado).
Enfim...de uma espiadela no link... ainda que não use o material, é interessante a forma como foi construido, dentro do espaço disponivel para tal empreitada (sabe aqueles tipicos quartos-sótãos com teto inclinado?).
O modelo é para um boeing.
segue:
http://www.drzewiecki-design.net/HC1.htm#The beginning
abraços.
Re: Metal ou Madeira
Outro material muito simples de trabalhar, fácil de cortar, furar, colar, dobrar e curvar é o PVC ou PS em chapas.
Existe em várias espessuras, abrindo um leque infinito de possibilidades de emprego na construção de diversas peças.
Já executei alguns trabalhos e ainda executo com chapas de alumínio de 1, 2 e 3mm, mas encarece o preço final por terem que ser cortadas com uma CNC ROUTER ( serviço terceirizado ), mas o acabamento fica excelente e a rigidez do conjunto excepcional.
Ja o MDF trabalho muito com ele, mas tem a limitação de peças curvas, um exemplo é o glareshield do Cessna 172, impossível de fazer com MDF, somente com alumínio, PVC ou PS.
Enfim, cada material tem suas vantagens e suas desvantagens, cabe ao construtor analisar qual material mais se adéqua ao seu projeto.
Abraços.
Existe em várias espessuras, abrindo um leque infinito de possibilidades de emprego na construção de diversas peças.
Já executei alguns trabalhos e ainda executo com chapas de alumínio de 1, 2 e 3mm, mas encarece o preço final por terem que ser cortadas com uma CNC ROUTER ( serviço terceirizado ), mas o acabamento fica excelente e a rigidez do conjunto excepcional.
Ja o MDF trabalho muito com ele, mas tem a limitação de peças curvas, um exemplo é o glareshield do Cessna 172, impossível de fazer com MDF, somente com alumínio, PVC ou PS.
Enfim, cada material tem suas vantagens e suas desvantagens, cabe ao construtor analisar qual material mais se adéqua ao seu projeto.
Abraços.
Luiz Fernando schmidt- Banido
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Re: Metal ou Madeira
Genial este link Júlio! O rapaz além de tudo é produtor de cenários espetaculares... muito bom!
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Manoel Carvalho
Manoel Carvalho- Major
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Re: Metal ou Madeira
Ricardo, valeu pelas dicas!
Manoel, seu projeto é superlegal!
Julio, Interessante o link.
Luiz, a história do aluminio me deixou interessado.
Minha provocação neste tópico era para saber mais como utilizar os metais.
Fiz sempre de madeira, mdf etc... mas tenho vistos algumas pessoas trabalhando com metal lá fora.
Por aqui realmente não sei nem por onde começar. Que lugar que a gente pode comprar? Serralheria? Loja de construção etc..???
abracos! Celso
Manoel, seu projeto é superlegal!
Julio, Interessante o link.
Luiz, a história do aluminio me deixou interessado.
Minha provocação neste tópico era para saber mais como utilizar os metais.
Fiz sempre de madeira, mdf etc... mas tenho vistos algumas pessoas trabalhando com metal lá fora.
Por aqui realmente não sei nem por onde começar. Que lugar que a gente pode comprar? Serralheria? Loja de construção etc..???
abracos! Celso
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Cmnte Celso Junior
CelsoCruise- Capitão
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Re: Metal ou Madeira
Aqui em são paulo eu lhe indicaria a Central dos Metais, de muito bom preço. Penso que haja equivalentes no RJ. Se o projeto sera executado por prestador de serviço, serralheria seria um bom inicio para aluminio. O pessoal que trabalha com coifas industriais essas de restaurante, calhas e rufos, podem também ser um bom canal. Apenas uma sugestão, não sei se alguem ja executou em metal com terceirização e tenha mais informações a dar.
abraço
abraço
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