Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.

Planos de Vôo Gse_multipart13851

Planos de Vôo

5 participantes

Ir para baixo

Planos de Vôo Empty Planos de Vôo

Mensagem por Leber Qua 11 Set 2013, 10:07

Senhores,

Estou com uma ideia aqui, e resolvi compartilhar com os colegas, para ver o que pensam e quem sabe conseguimos viabilizar um banco de planos de vôo, para todos usufruírem.

Bom, o negócio é o seguinte: Sempre que realizamos um voo com o Axe, por exemplo, geramos um plano de voo que tem que ser alimentado no computador da aeronave, para que a mesma siga o perfil horizontal do plano. Pois bem, esta é uma fase bem trabalhosa do voo, então pensei na seguinte situação: Sempre que alguém for fazer um voo de um determinada companhia, ele salva esse voo (coroute) e disponibiliza o mesmo para download para quem quiser fazer aquele voo.

A ideia é +/- como o Romulo fez, disponibilizando todos os voos da Gol, para o NGX, só que neste caso seria para diversar aeronaves e companhias também.

Então minha sugestão seria criar um tópico em algum sub-forum, específico para este assunto onde os links seriam disponibilizados.

Na minha cabeça pareceu bem interessante, vamos ver o que os colega acham "

Abraço

Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Reputação : 370
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Planos de Vôo Empty Re: Planos de Vôo

Mensagem por ArthurLM1 Qua 11 Set 2013, 10:16

Gostei da ideia!
Seria interessante se conseguíssimos montar uma planilha no GoogleDocs com acesso apenas aos usuários registrados no VV. Apenas sugestão...

ASUS ROG Strix B650E-E Gaming WiFi | AMD Ryzen 7 7800X3D | Corsair iCUE H150i Elite LCD | AMD Radeon RX 7900XTX XFX Merc310 Black Edition 24Gb | Corsair Dominator Platinum 64Gb 5200MHz DDR5 | Samsung NeoQLED 4K GamingTV 50QN90D
ArthurLM1
ArthurLM1
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 27/09/2012
Reputação : 48
Simulador preferido : MSFS

Mensagem por alberto Qua 11 Set 2013, 10:57

A ideia é interessante... colocaríamos impressões sobre o vôo?
Tipo lindo vôo sobre montanhas, ou vôo frequente de determinada companhia ou ainda excelente rota para testes de pouso/decolagem?

É algo do tipo que você quer dizer?

Adolescentes Ibon

Instagram

Planos de Vôo Vpa012
alberto
alberto
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 01/07/2008
Reputação : 188
Simulador preferido : FSX-SE

http://www.alealb.blogspot.com/

Mensagem por Leber Qua 11 Set 2013, 11:03

alberto escreveu:A ideia é interessante... colocaríamos impressões sobre o vôo?
Tipo lindo vôo sobre montanhas, ou vôo frequente de determinada companhia ou ainda excelente rota para testes de pouso/decolagem?

É algo do tipo que você quer dizer?

Penso que os planos devam ter um certa descrição, entretanto não sei até aonde iria o grau de detalhe desta descrição.
Pensando rapidamente, lembrei dos ítens abaixo:

- Nº do Voo (se for um regular)
- Companhia
- Aeronave

Além disso seria questão de organizar para ver qual seria a melhor forma.

A ideia do Google Docs parece ser boa, embora eu não saiba como isso funciona exatamente.

thumbsup 

Moderador
Moderador

Masculino

Mensagem por marcos1sp Qua 11 Set 2013, 12:56

aplauso Bela iniciativa Leber.

marcos1sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/11/2010
Reputação : 269
Emprego/lazer : Analista de Suporte

Mensagem por Leber Ter 17 Set 2013, 07:52

Mais ninguém, não colou a ideia? lol 

Vai que dava...

thumbsup 

Moderador
Moderador

Masculino

Mensagem por alberto Ter 17 Set 2013, 08:57

Tem algo assim no fórum do ftx, segue link:

http://www.orbxsystems.com/forum/forum/42-flight-plans/

Acho muito bem feito e interessante.

Falou em MP com os moderadores aqui do fórum?
É bom também sempre fazer isso para sugestões.

Abraço.

Adolescentes Ibon

Instagram

Planos de Vôo Vpa012
alberto
alberto
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 01/07/2008
Reputação : 188
Simulador preferido : FSX-SE

http://www.alealb.blogspot.com/

Mensagem por cwbspotter Ter 17 Set 2013, 08:58

Então Leber,

A ideia em si é legal, porém tem que ser levado em conta que os planos variam constantemente, ainda mais agora que teremos mais mudanças no caso do Brasil.

Então o problema é que de início vai dar certo, porém manter eles atualizados é que é difícil. Então eu penso que se for manter desatualizado tem chances de dar certo, mas se for manter atualizado vai dar um trabalhão.

Para dar como exemplo fora do país, vamos usar o recente planejador que foi lançado o PFPX. Eu comprei logo depois que foi lançado, nem duas semanas depois da data do lançamento. De início o programa pergunta se você quer usar a base de plano deles de aproximadamente 9.000 planos e eu aceitei sem pensar nisso da atualização. Então de cara, na primeira inicialização do programa já informava que aproximadamente 500 planos estavam desatualizados com a versão mais recente de AIRAC, e no dia seguinte mais cinco entraram para lista. Ou seja, era uma bola de neve!
Tratei então de deletar todos e hoje mantenho somente as rotas da LCO que é a empresa que estou usando para meus voos atualmente.

Então esse é meu pitaco. Criar é tranquilo, manter atualizado é que vai ser o pepino.

Eu acho que seria mais interessante deixar disponível ao invés de rota a idéia de voo e a rota cada um cria a sua, pois isso varia conforme o vento principalmente com voos mais longos.
Ex: LCO1701 - KMIA/SBCT - B77L (podendo incrementar mais, com dicas de aeroportos e aeronaves a serem usadas para tal voo. Pois eu sempre tenho dificuldade em saber qual cenário comprar rs.)

Acho que isso seria mais interessante que a rota em si! Pois demoram mais para serem alterados - call e destinos - do que a rota que várias irão mudar de mês em mês. Acho que isso sim dá a real vontade para alguém voar e ter o trabalho de fazer seu planejamento.

Como outro exemplo; http://en.wikipedia.org/wiki/Non-stop_flight . Já que o T7 é a bola da vez, que tal essas idéias de voos non-stop com ele...

Abraços thumbsup

Última edição por cwbspotter em Ter 17 Set 2013, 09:14, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Adicionar mais informação com exemplos...)
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Reputação : 249

Mensagem por Leber Ter 17 Set 2013, 09:00

alberto escreveu:Tem algo assim no fórum do ftx, segue link:

Abraço.
Fala Alberto, tranquilo?

Então, desconhecia esse tópico da Orbx, ao menos não lembrava de já ter visto. Obrigado pela dica ! thumbsup 

E nem comentei via MP também não, já que este sub-fórum existe, achei melhor expor a ideia aqui mesmo. Também não é nada que irá melhorar o funcionamento do sistema, apenas um "plus" sem maior importância.

Abraço

Edit 1: Não tinha visto sua reposta Rafael, mas vamos lá:

Pois é, não pensei muito nisso de plano de voo 100% atualizado com a realidade quando tive a ideia, mas sim um banco de planos para quem tiver muita pressa para voar, que é o meu caso normalmente.

Por isso a sugestão seria, sempre que alguém postar um plano, informar qual o Airac vigente, data e fonte, e quando esta mesma rota do plano anterior for alterada, posta-se o mesmo de novo, porém atualizado e fica a critério de quem usa escolher qual que vai usar.

thumbsup 

Moderador
Moderador

Masculino

Mensagem por cwbspotter Ter 17 Set 2013, 09:10

Leber escreveu:
alberto escreveu:Tem algo assim no fórum do ftx, segue link:

Abraço.
Fala Alberto, tranquilo?

Então, desconhecia esse tópico da Orbx, ao menos não lembrava de já ter visto. Obrigado pela dica ! thumbsup 

E nem comentei via MP também não, já que este sub-fórum existe, achei melhor expor a ideia aqui mesmo. Também não é nada que irá melhorar o funcionamento do sistema, apenas um "plus" sem maior importância.

Abraço

Edit 1: Não tinha visto sua reposta Rafael, mas vamos lá:

Pois é, não pensei muito nisso de plano de voo 100% atualizado com a realidade quando tive a ideia, mas sim um banco de planos para quem tiver muita pressa para voar, que é o meu caso normalmente.

Por isso a sugestão seria, sempre que alguém postar um plano, informar qual o Airac vigente, data e fonte, e quando esta mesma rota do plano anterior for alterada, posta-se o mesmo de novo, porém atualizado e fica a critério de quem usa escolher qual que vai usar.

thumbsup 
Também fiz umas edições ao final do post nesse momento. Tongue 

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Reputação : 249

Mensagem por Leber Ter 17 Set 2013, 09:22

Hehe, tranquilo !

Acho que também é uma ideia boa Rafael, mas continuo insistindo no plano de voo, pois novamente fica a critério do usuário, se vai apenas usar as dicas de destino/voo/aeronave ou também vai aproveitar o plano que já esta pronto.

thumbsup 

Moderador
Moderador

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado