[Brasil] Um pouco de AMX…
Página 1 de 1
[Brasil] Um pouco de AMX…
IMAGENS: Um pouco de AMX…
O primeiro A-1M da FAB. O AMX finalmente como deveria ser. (Imagem: Agência força aérea)
Nesta semana a FAB recebeu o seu primeiro AMX “Modernizado”. Demorou vinte anos, mas o AMX finalmente foi entregue como deveria ter sido para a FAB. Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, a força aérea italiana sempre operou o AM-X da forma como ele foi pensado.
Entre a versão italiana e a versão brasileira existem pequenas mas significativas mudanças. Quem conhece a história do AMX sabe que a FAB optou por um caça com maior alcance que a italiana, o que parece ser muito lógico em se tratando de Brasil, um país de dimensões continentais, em detrimento de uma aviônica mais avançada como no caso do modelo italiano.
Também temos a história dos canhões, na qual os EUA vetaram o uso (na época) do Vulcan por países “não aliados”…
No Brasil o AMX nunca recebeu um nome de batismo, sendo relegado a gélida designação A-1. Já o AM-X italiano, anos depois, foi apelidado de Ghibli, que remete a um vento africano, quente e seco e por vezes, muito violento…
Que tal revermos algumas imagens interessantes deste caça ítalo-brasileiro?
A esquerda o modelo brasileiro. Menos sofisticação eletrônica e maior autonomia. (Fotomontagem: Giordani)
Externamente a diferença mais fácil de notar entre os modelos são os canhões. Enquanto o modelo italiano usa um canhão Vulcan M61A1 de 20mm…
…o modelo brasileiro usa dois canhões DEFA de 30mm. Devido ao embargo dos EUA, o modelo brasileiro acabou sendo beneficiado, pois os canhões de 30mm são melhores para ataques ao solo.
O AM-X “Ghibli” foi usado em combate no Afeganistão.
Interessante fotomontagem de um AMX com as cores da força aérea mexicana.
Fotomontagem de um AM-X italiano em voo com um AMX brasileiro. (Montagem: Giordani)
Fonte: Cavok
O primeiro A-1M da FAB. O AMX finalmente como deveria ser. (Imagem: Agência força aérea)
Nesta semana a FAB recebeu o seu primeiro AMX “Modernizado”. Demorou vinte anos, mas o AMX finalmente foi entregue como deveria ter sido para a FAB. Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, a força aérea italiana sempre operou o AM-X da forma como ele foi pensado.
Entre a versão italiana e a versão brasileira existem pequenas mas significativas mudanças. Quem conhece a história do AMX sabe que a FAB optou por um caça com maior alcance que a italiana, o que parece ser muito lógico em se tratando de Brasil, um país de dimensões continentais, em detrimento de uma aviônica mais avançada como no caso do modelo italiano.
Também temos a história dos canhões, na qual os EUA vetaram o uso (na época) do Vulcan por países “não aliados”…
No Brasil o AMX nunca recebeu um nome de batismo, sendo relegado a gélida designação A-1. Já o AM-X italiano, anos depois, foi apelidado de Ghibli, que remete a um vento africano, quente e seco e por vezes, muito violento…
Que tal revermos algumas imagens interessantes deste caça ítalo-brasileiro?
A esquerda o modelo brasileiro. Menos sofisticação eletrônica e maior autonomia. (Fotomontagem: Giordani)
Externamente a diferença mais fácil de notar entre os modelos são os canhões. Enquanto o modelo italiano usa um canhão Vulcan M61A1 de 20mm…
…o modelo brasileiro usa dois canhões DEFA de 30mm. Devido ao embargo dos EUA, o modelo brasileiro acabou sendo beneficiado, pois os canhões de 30mm são melhores para ataques ao solo.
O AM-X “Ghibli” foi usado em combate no Afeganistão.
Interessante fotomontagem de um AMX com as cores da força aérea mexicana.
Fotomontagem de um AM-X italiano em voo com um AMX brasileiro. (Montagem: Giordani)
Fonte: Cavok
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Foi por pouco (na verdade por 600 metros)
» [Brasil] GOL desiste de cobrar pouco e oferecer menos ainda
» [Brasil] Acidente entre avião e veado por pouco não acaba em tragédia
» FSX com pouco FPS
» Foi por pouco....
» [Brasil] GOL desiste de cobrar pouco e oferecer menos ainda
» [Brasil] Acidente entre avião e veado por pouco não acaba em tragédia
» FSX com pouco FPS
» Foi por pouco....
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos