FTX Global Base Pack (Review de Rodrigo Sotto-Maior)
+23
Juca Bala
Douglas.Matos
ceijrshe
Martoni
joaoperalta
Dani.Santoro
mrzappa
737-Guy
Brentano
alberto
Paulo RKM
rodrigo mago
Valdir Ávila
cwbspotter
Fabio_Rj
andre_sp
flavioSSA
Amengol
Leber
JorgeA
Alexandre da Silva
Rodrigo Sotto-Maior
Alvega
27 participantes
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
FTX Global Base Pack (Review de Rodrigo Sotto-Maior)
Orbx FTX Global Base Pack
Sobre a Orbx
Em 2005, John Venema começou a trabalhar em um projeto pessoal sobre o terreno australiano para o FS2004. Encorajado por respostas esmagadoras e um aumento de visualizações em seu pequeno blog, o projeto logo se tornou conhecido como Vista Australis, ou VOZ. Até o final do ano, VOZ 0.99 fez uma estréia da série e passou a se tornar o download mais popular para FS2004 com uma comunidade de usuários próspera e um encontro de designers e desenvolvedores talentosos.
A tecnologia FTX
As regiões do terreno FTX são de uma tecnologia única, que combina o uso de fotografia aérea para criar texturas personalizadas e um landclass onde contém informações detalhadas sobre a paisagem, usando alguns pontos diferenciais do sistema de terreno padrão FSX.
Com a vinda do novo Microsoft Flight Simulator X Beta e logo o mesmo sendo lançado, John viu o potencial da nova engine do novo simulador para redefinir os limites do cenário e terreno de alta resolução e também de aeroportos – foi quando nasceu a Orbx. Inicialmente, uma equipe trabalhou sobre o aeroporto de Tamworth (YSTW) do FS2004, para desenvolver novas técnicas e tecnologias. Em 2007, Orbx foi formalmente incorporada como uma companhia e o trabalho começou em um projeto novo com o FSX que finalmente se tornou com o que conhecemos hoje como FTX, lançando em março de 2008 o FTX AU BLUE.
A meta da Orbx, em relação aos aerportos e regiões feitas, é criar a maior fidelidade que se pode obter no FSX sem comprometer o desempenho e usabilidade. À medida que sua tecnologia é refinada, estão cada vez mais próximos de alcançar verdadeiros aeroportos em HD cujo desempenho é realmente ótimo.
O FTX Global
A Orbx nunca decepcionou seu clientes fiéis e a cada ano que passa aparece com alguma novidade para surpreender ainda mais os usuários do FSX e P3D. Não foi diferente com o FTXG, assim que foi anunciado o projeto, deixou milhares de entusiastas da aviação real e virtual ansiosos com o que estaria por vir. Foram meses de espera, previews de vídeos e screenshots, updates nas informações e no andamento do gigantesco projeto. O FTXG criou expectativas, deixou um drama no ar sobre o que poderia vir de novo para o velho e guerreiro FSX. Apesar de se basear quase que exclusivamente em texturas, é um trabalho e tanto, até mesmo pelo fato de se cobrir todo o globo. Entre suas principais características, tais como:
. Total upgrade do FSX e P3D;
. Milhares de texturas do solo;
. Novo autogen;
. Luzes 3D com 0 (zero) de impacto nos frames;
. Funcional com produtos 3rd Party - cenários, meshes, LC's;
. Atualizações e updates gratuitos perpétuos;
. Mesmo tamanho que a textura Default do FSX;
. Modo Híbrido no Painel Central para que se possa escolher voar entre regiões FTX;
. Aberto para extensões de LC's futuros.
Outra novidade é que o Global já vem com um LC demo - FTX Global Open LC. Ele cobre as cidades de Riga, na Letônia e Tallinn, na Estônia. Outros Open LC's irão ser lançados com o tempo e cobrirá todo o globo. A ordem dos lançamentos serão:
1º. Europa - Incluindo Escandinávia, Islândia e Oriente Europeu (Ucrânia, Países Bálticos e Rússia Ocidental);
2º. América do Norte - Incluindo Groenlândia, Caribe e México;
3º. Ásia - Incluindo China e Papua-Nova Guiné;
4º. África e Oriente Médio;
5º. América do Sul;
6º. Ásia Major e Rússia.
Nota: Esses OpenLC's serão pagos e cada um custará AU$19.00.
O FTXG tem como objetivo dar outra cara aos simuladores, com novas texturas e o ambiente perfeito para se voar em qualquer parte do mundo. Hoje você pode pegar qualquer aeronave e ir para qualquer parte/país do mundo e não verá toda aquela malha Default do simulador, sem vida e sem população. Antes eu raramente voava pelo Brasil, mesmo assim com cenários, Default nunca. Hoje é prazeroso fazer um voo VFR por diversas regiões do país. É um novo conceito da simulação virtual, chegando parecer um simulador totalmente novo. Todo esse upgrade tem a meta de criar todo um ambiente onde o usuário notará claramente mudanças e progressos no mundo da aviação virtual. A performance não podia ser melhor, não é necessário ter uma máquina de ponta para rodar o Global, o impacto nos frames são mínimos, mesmo em grandes cidades como Miami, São Paulo ou Berlim. Assim também funciona com as demais regiões FTX, não há conflito nem perda de desempenho, a funcionalidade é 100% - da mesma forma com outros produtos, como cenários e foto reais.
Nota: Até agora não foi reportado nenhum caso de conflito, mas vale lembrar que o único addon que não se deve usar junto ao Global é o GEX - por serem a mesma coisa e exercerem o mesmo papel na troca de texturas.
Instalação
O FTXG, assim como os demais produtos da Orbx, segue o padrão de instalação. No entanto, você deverá, por cuidado e segurança, fazer um backup da pasta World/Texture - O próprio instalador irá avisar e perguntar se você deseja fazer esse backup. Faça! Caso você tenha produtos anteriores da Orbx instalados, deverá deixar como Default no Painel Central - Caso esqueça de fazer este passo, o próprio instalador irá te lembrar, este detalhe é muito importante antes de começar toda a instalação.
O tamanho do download é de 4.8GB, mas é necessário ter um espaço com cerca de 20GB livres em disco. Quando toda a instalação estiver finalizada, o Painel Central irá abrir e você notará algo diferente caso já seja um usuário Orbx. Para aplicar as mudanças no simulador é necessário que você clique em FTX Global e depois em Apply (Aplicar). Só assim a instalação estará completa.
Agora, note que o seu Painel Central tem opções diferentes de antigamente. Caso tenha a região da Austrália SP4 e PNW, verá três opções: FTX Global, North America e Australia. Logo abaixo novos recursos passam a existir: Use Orbx trees, Hybrid Mode e Vector Road Lights - Vide imagem.
Notem que estou usando o FTX Global sem a opção Hybrid Mode, isso pelo fato de estar voando fora de outras regiões FTX, apenas em áreas onde a textura do Global cobre.
É importante entender o que é o Hybrid Mode (Modo Híbrido): Nada mais é que uma opção para aqueles que já possuem outros produtos Orbx - cenários e/ou regiões. Caso tenha outras regiões instaladas e queira fazer um voo entre elas, exemplo Cairns - Londres (ambas pertencentes à regiões específicas, FTX AU Green ou SP4 e FTX ENG), deverá marcar a região FTX Global e deixar a opção Hybrid Mode ativa no Painel Central, assim estará configurado para um voo entre regiões FTX. Caso queira permanecer dentro de uma região especificamente (PNW, por exemplo), você deverá selecionar a opção North America. Caso sua intenção seja voar fora de qualquer região, apenas com as texturas do Global, deverá selecionar a região FTX Global e desmarcar a opção Hybrid Mode. O produto possui um documento em PDF de guia do usuário onde todos esses passos também estão muito bem explicados.
Nota: Após o FTXG ter sido instalado com êxito em seu computador, é extremamente importante que você deixe os dois arquivos na biblioteca de cenários na ordem correta, no caso: ORBX!OPENLC_EUROPE1 e ORBX!OPENLC_BASE. O arquivo ORBX!OPENLC_BASE deverá ficar sempre abaixo do arquivo ORBX!OPENLC_EUROPE1 na biblioteca de cenários dentro do simulador. Caso o Global seja sua primeira compra, existirá um terceiro arquivos: FTXAA_ORBXLIBS, nada mais do que a biblioteca de atualização de objetos da Orbx. (Vide imagem).
Documentação
O produto vem com documentação e passo a passo, você o encontra dentro da pasta raiz de seu simulador ORBX/User Documents/FTX Global User Guide.pdf.
Nota: para os que ainda não possuem o Global é possível fazer o download do documento guia no fórum da Orbx.
Imagens do FTX Global
Fiz uma coletânea de imagens retratando os mais diversos locais e ambientes ao redor do mundo. Vale lembrar que eu não estou usando nada além do FTXG, nenhum mesh ou LC. No entanto, o uso de um LC, por exemplo, pode melhorar ainda mais o terreno em diversos aspectos.
Rio Branco, Brasil - SBRB
Lago Miraflores, Panama - MPPA
Aioun El Atrouss , Mauritânia - GQNA
Svidnik, Eslováquia - LZSK
Narita, Tokyo - RJAA
Eleftherios Venizelos, Grécia - LGAV
Vídeo
Este vídeo foi feito por mim, não sendo usado nada além do FTXG. Todas as tomadas, assim como nas imagens, foram feitas usando o FTXG sem nenhum outro addon. Por se tratar do mundo inteiro, fiquei limitado à escolher locais para que pudessem ser mostrados aqui no Review, mas como muitos usuários já adquiriam o produto, existe hoje bastante material aqui no fórum com imagens de diversos locais com o Global. Exemplos de localidades que usei para se fazer as imagens: Suécia, Peru, Brasil, Eslováquia, Japão, Grécia, Indonésia, Marrocos, Estados Unidos, Irlanda, Egito, Itália, Alemanha, entre outros.
Perfomance
Não existe nenhuma perda de performance com o FTXG, mesmo com o novo sistema de luzes 3D e que já se encontra em andamento um update para melhorar ainda mais a qualidade das luzes. Em todos os voos que realizei, não notei nenhum problema com os frames.
Prós
. Nova vida ao simulador, nada e nenhum outro addon do tipo se compara ao FTX Global;
. Excelente performance;
. Nível de detalhe e qualidade do produto impressionante;
. Constantes atualizações e extensões para o produto, grande parte gratuita;
. Um novo conceito no mundo da simulação virtual.
Contras
. Não tenho nenhuma reclamação sobre o produto - ponto de vista pessoal.
Impressões pessoais
Após acompanhar todo o andamento e notícias sobre o FTXG, havia uma sensação de que esse lançamento iria surpreender muita gente ao redor do mundo. Certamente me surpreendeu mais do que eu esperava e me deixou impressionado com o nível de trabalho da Orbx. A minha recomendação é: comprem! Não tem como se arrepender depois que você escolhe ir até a sua cidade natal e sobrevoar a sua região. Antes, não havia vida, nem nada, hoje já existe muita coisa, muita beleza. O melhor de tudo é que não existe perda de performance, algo que todo mundo se preocupa quando se depara com a magnitude de um produto desse tipo e o valor dele. Não poderia estar mais contente, apesar de ter sido um investimento relativamente 'caro', mas que valeu muita a pena.
O produto pode ser comprado aqui: http://www.flightsimstore.com/product_info.php?products_id=2542
AUD$99.95 EUR€68,90 USD$91.71
Addons usados
Rex Essential Plus Overdrive
FTX Global
Aeronaves: Carenado, Aerosoft, Alabeo etc.
Fonte
Documentação do produto
Airdailyx
Orbx Forums
Orbx Full Terrain
Voo Virtual
Review de Rodrigo Sotto-Maior para o Voo Virtual
Última edição por Alvega em Qui 15 Ago 2013, 02:17, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adicionar as screens da Grécia)
Espero que ajude o pessoal sobre o Global. Tentei deixar bem claro algumas informações, principalmente sobre configurações do Painel Central e instalação, pois ando vendo algumas dúvidas em relação a isso.
Obrigado Artur.
Obrigado Artur.
-
Inscrito em : 24/03/2011
Reputação : 310
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: FTX Global Base Pack (Review de Rodrigo Sotto-Maior)
Mais uma vez meus parabéns pelo excelente review, muito bem feito e com muito conteúdo.
Meu canal no Youtube.
Obrigado pelo review, Rodrigo.
Obrigado amigos!
-
Nacionalidade :
Excelente review Rodrigo... +1..
Só não reparei que o FTXG visse já com o Demo LC da Letónia. Penso que ainda está para saír..
Só não reparei que o FTXG visse já com o Demo LC da Letónia. Penso que ainda está para saír..
-
Inscrito em : 22/12/2009
Reputação : 66
Emprego/lazer : Ramo automóvel / ténis e futebol
Nacionalidade :
Valeu Rodrigo, preciso como sempre !
Inscrito em : 16/01/2012
Reputação : 370
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade :
Ótimo Review, Rodrigo. Parabéns!!
O FTXG é uma marco na história do FSX/P3D. Vida renovada para essas plataformas...
O FTXG é uma marco na história do FSX/P3D. Vida renovada para essas plataformas...
Belo review Rodrigão!
flavioSSA- Marechal-do-Ar
-
Inscrito em : 04/09/2009
Reputação : 794
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade :
Ótimo review, Rodrigo.
Inscrito em : 26/08/2009
Reputação : 1271
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
por causa de seu review, comprei o produto.
Obrigado.
Obrigado.
| i72600k @ 4.6_1.3V | H100i | GigaByte GTX980 Flex | Corsair Veng 4x8gb DDR3 1600 @ 2000 | Gigabyte GA-Z68X-UD7-B3 | 7Team V-FORCE 850W | SSD 250 + 3TB Sata 6| A4TECH X7 F3 | A4TECH G800V X7 | Corsair 600T | Saitek X52 | 4K LED LG 49 49UB8200
Frase irritante "Aproveitando o tópico" ... por acaso não sabem abrir novo tópico, que ajudará na busca ?
Fabio Leal
Nada comento, só observo.
Belo trabalho Rodrigo!! Eu nem tenho mais palavras para descrever o addon, basta falar que se for usar o FSX não pode faltar o FTXG, ele já se tornou um dos primeiros passos na instalação do simulador junto com mesh por exemplo!
Uma dúvida, eu comprei o SP4 a alguns anos atrás e pouco usei, então não me lembro como funciona a tal biblioteca. Alguém poderia me fornecer uma breve explicação de para que serve e como que atualiza ela? Seria algo automático, baixamos um .exe, só rodamos ele e pronto?
Abraços
Uma dúvida, eu comprei o SP4 a alguns anos atrás e pouco usei, então não me lembro como funciona a tal biblioteca. Alguém poderia me fornecer uma breve explicação de para que serve e como que atualiza ela? Seria algo automático, baixamos um .exe, só rodamos ele e pronto?
Abraços
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Reputação : 249
Nacionalidade :
Parabéns pelo Review .... to doido para comprar este.. pena que preciso resolver um problema antes... Comprar um HD novo, porque o meu ja entupiu ... so o simulador ja esta em 85Gb ...kkkk
-
Inscrito em : 08/08/2011
Reputação : 31
Nacionalidade :
Obrigado a todos pelos comentários.
Olá Jorge, esse demo veio junto ao pacote base. No caso, li a notícia em um tópico do JV no fórum da Orbx, aqui.JorgeA escreveu:Excelente review Rodrigo... +1..
Realmente, o FTXG foi um divisor de águas e não tem como ficar sem ele. A biblioteca seria o OrbxLibs, penso eu. É uma atualização da biblioteca de objetos da Orbx. É comum após a instalação de novos cenários ou regiões, ou após um lançamento, eles liberarem uma nova versão dessa biblioteca para que tudo fique atualizado - PeopleFlow, NatureFlow, entre outras coisas. Basta baixar a última versão que é disponibilizada no fórum deles (sempre posto aqui no fórum de Simulação Geral) e rodar o instalador, é automático sim. Caso você já tenha o SP4 instalado e instalou o Global por último, não precisa fazer nada, pois o Global já vem com a atualização de objetos. Caso venha a instalar novos produtos da Orbx após ter instalado o Global, aí sim terá que rodar o OrbxLibs para uma nova atualização no banco de dados. Não sei se foi bem essa a sua dúvida, qualquer coisa pergunte.cwbspotter escreveu:Belo trabalho Rodrigo!! Eu nem tenho mais palavras para descrever o addon, basta falar que se for usar o FSX não pode faltar o FTXG, ele já se tornou um dos primeiros passos na instalação do simulador junto com mesh por exemplo!
Abraços
Rodrigo Sotto-Maior- Moderador e Vencedor do concurso de screenshots
-
Nacionalidade :
Perfeito Rodrigo! Negativo para o SP4, no momento não está instalado, eu só gostaria de saber qual o adequado procedimento a ser seguido para tal atualização da biblioteca e se ela seria necessária possuindo somente o FTXG.
Abraços, obrigado!
Abraços, obrigado!
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Reputação : 249
Nacionalidade :
Xará, parabéns pelo trabalho, você sempre dando um show em seus reportes! Ponto na conta Vida longa ao FSX! A única coisa que me preocupa hoje em dia, é a ativação dele! Acho que alguma coisa deverá ser feita!
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago- Moderador
-
Inscrito em : 27/01/2010
Reputação : 429
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade :
Excelente review Rodrigo, com esse lançamento da ORBx ganhamos um novo simulador.
Inscrito em : 07/07/2009
Reputação : 211
Nacionalidade :
Parabéns pelo review Rodrigo!
Só gostaria de acrescentar que poderia ter um desinstalador no FTXGlobal, porque podem existir usuários insatisfeitos que queiram desinstalar o pacote ou que, como no meu caso, teve algum tipo de erro na instalação.
De fato é um ótimo produto!
Só gostaria de acrescentar que poderia ter um desinstalador no FTXGlobal, porque podem existir usuários insatisfeitos que queiram desinstalar o pacote ou que, como no meu caso, teve algum tipo de erro na instalação.
Belo review Rodrigo! Parabéns!
Mês que vem é compra certa.
Mês que vem é compra certa.
Brentano- Coronel
-
Inscrito em : 28/10/2010
Reputação : 168
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade :
As screenshots não ajudam muito na avaliação do produto. Estão muito mais para obras de arte, pois são muito belas do que para avaliar o produto em si.
De resto excelente review. Ajuda bastante mas acho que deveria ser mais crítico com o produto que tem lá seus problemas, principalmente na américa do sul na auto geração das texturas e construções atrapalhando alguns aeroportos e prejudicando as aproximações.
De resto excelente review. Ajuda bastante mas acho que deveria ser mais crítico com o produto que tem lá seus problemas, principalmente na américa do sul na auto geração das texturas e construções atrapalhando alguns aeroportos e prejudicando as aproximações.
737-Guy- Banido
-
Inscrito em : 30/07/2013
Reputação : -5
Nacionalidade :
Muito obrigado !
mrzappa- Capitão
-
Inscrito em : 15/03/2011
Reputação : 20
Nacionalidade :
Excelente review, Rodrigo.
Só me deixou com mais vontade de comprar o FTXG.
Leva um pontinho.
Só me deixou com mais vontade de comprar o FTXG.
Leva um pontinho.
Inscrito em : 07/04/2010
Reputação : 309
Nacionalidade :
O desinstalador já está em testes. Sairá em breve...alberto escreveu:Parabéns pelo review Rodrigo!
Abraços.
Obrigado pessoal.
No review não tem imagens de Riga. Apesar de ter feito voos por lá, não fiz nenhuma screen. Hoje a noite irei postar algumas dessa área já com o demo do OpenLC para verem como ficou.
Obrigado. Sobre as screens, tentei captar diferentes horas do dia - amanhecer, período diurno e entardecer, pois uma das características que chamam a atenção são as novas luzes 3D. Além de ter um vídeo que passa uma boa noção de como ficou o FSX após o Global. Sobre a análise, fiz o máximo de voos possíveis desde que comprei o Global, não consegui explorar tantos locais (por serem muitos e não ter tempo o bastante para voar como gostaria). Fiz alguns voos pela América do Sul e não notei nenhum problema ao gerar as texturas ou construções próximas às cabeceiras; talvez não tenha ido em algum aeroporto que você viu isso acontecer. Infelizmente em alguns pontos do review preciso falar por mim mesmo e o resultado desse novo pacote da Orbx no meu ponto de vista foi espetacular.737-Guy escreveu:As screenshots não ajudam muito na avaliação do produto. Estão muito mais para obras de arte, pois são muito belas do que para avaliar o produto em si.
No review não tem imagens de Riga. Apesar de ter feito voos por lá, não fiz nenhuma screen. Hoje a noite irei postar algumas dessa área já com o demo do OpenLC para verem como ficou.
-
Nacionalidade :
Muito bom!Amengol escreveu:O desinstalador já está em testes. Sairá em breve...alberto escreveu:Parabéns pelo review Rodrigo!
Abraços.
Excelente notícia.
Eu tive problemas porque já tinha o FTX Central com a Austrália, instalei o FTXG e ficou ok, então fui instalar os cenários freeware da orbx 3.0, 3.1, 3.2 e 3.4 e as libraries.... no final desta instalação fiquei com o FTX Central com dois FTXGlobal e sem as opções de marcar híbrido e a outra que fica logo abaixo que não me recordo o nome.
Procurei opções para desinstalar o FTXG e não encontrei.
Refiz a instalação do FTXG por cima e o FTx Central voltou ao normal, agora não sei se ficou tudo ok no fsx porque não tive tempo para testar ainda.
Página 1 de 3 • 1, 2, 3