Pilotos Brasileiros e a neve!
+5
Valdir Ávila
Brentano
Ultra
Pimentel
rhodesbauer
9 participantes
Página 1 de 1
Pilotos Brasileiros e a neve!
METAR SBCT 231200Z 24008KT 9999 FEW007 BKN009 OVC033 02/01 Q1023 RESN RERA=
Esse é o METAR de hoje (23/07/2013) em Curitiba.
Neve, como podem ver.
Minha dúvida é.
Será que os pilotos Brasileiros estão preparados para esse tipo de procedimento?
E os efeitos de congelamento nos aviões?
Esse é o METAR de hoje (23/07/2013) em Curitiba.
Neve, como podem ver.
Minha dúvida é.
Será que os pilotos Brasileiros estão preparados para esse tipo de procedimento?
E os efeitos de congelamento nos aviões?
_________________
Apenas minha opinião de bosta...
Re: Pilotos Brasileiros e a neve!
SBCT 231130Z 24007KT 4500 -SNRA BKN009 OVC025 01/00 Q1022
Depois de anos...
Se estão preparados????
Sim!
Só não estão habituados ...
Depois de anos...
Se estão preparados????
Sim!
Só não estão habituados ...
Pimentel- Capitão
-
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 129
Reputação : 6
Idade : 28
Nacionalidade :
Re: Pilotos Brasileiros e a neve!
É, eu peguei essa "bendita" e fantástica neve hoje cedo, foram mágicos 10 minutos... fiquei com aquela cara de abobado... ... ri sozinho...
Vamos complementar algumas informações:
RESN: Recent Snow
RERA: Recent Rain
-SNRA: Snow & Rain, que é diferente de apenas SN (Snow).
o indicativo do (-) quer dizer que é precipitação é LEVE, se fosse PESADA teríamos um (+).
Ouvi muito falando que alguns bairros de Curitiba Nevou mesmo, eu comprovo. Moro no Parque Barigui, vulgo bairro Santo Inácio e lá as 8h estava caindo neve em flocos...Já em outros bairros caiu apenas uma CHUVA CONGELADA(SNRA)... que é bem diferente do Granizo(Drizzle - DZ)...
Vamos complementar algumas informações:
RESN: Recent Snow
RERA: Recent Rain
-SNRA: Snow & Rain, que é diferente de apenas SN (Snow).
o indicativo do (-) quer dizer que é precipitação é LEVE, se fosse PESADA teríamos um (+).
Ouvi muito falando que alguns bairros de Curitiba Nevou mesmo, eu comprovo. Moro no Parque Barigui, vulgo bairro Santo Inácio e lá as 8h estava caindo neve em flocos...Já em outros bairros caiu apenas uma CHUVA CONGELADA(SNRA)... que é bem diferente do Granizo(Drizzle - DZ)...
_________________
Ryzen 5 3600 | Asus Prime B450M | RX 5700XT 8G Sapphire Nitro+ | 16Gb Vulkan T-Force DDR4 3000 | WaterCooler ML120L V2 | TV Samsung TU7020 43' 4K | Win10 Pro 64 | Case Redragon Grimlock
Ultra- Brigadeiro
-
Inscrito em : 06/03/2010
Mensagens : 2238
Reputação : 411
Idade : 48
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: Pilotos Brasileiros e a neve!
Os pilotos estão, mas eu não! Hahaha
Abaixo de 5º com névoa ou chuva, eng anti-ice ligado e boa hehehe.
Abaixo de 5º com névoa ou chuva, eng anti-ice ligado e boa hehehe.
Brentano- Coronel
-
Inscrito em : 28/10/2010
Mensagens : 1624
Reputação : 168
Idade : 45
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade :
Re: Pilotos Brasileiros e a neve!
Nevou em SBCT.. acordei hoje pela manha abri a janela e tive uma surpresa....... agora 13:30 ..2º em CWB ANti-Ice mode[ON]
_________________
http://www.flygolv.com/
Intel Core I5 4690 3.9ghz - mem 16GB King Hyper 1600mhz - GPU R9 270 2GB DDR5 - SSD Kingston 256 + Caviar Black 1Tb - Fonte Huntkey 650w - Win10 - P3D 4.5
Valdir Ávila- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 08/08/2011
Mensagens : 883
Reputação : 31
Idade : 47
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: Pilotos Brasileiros e a neve!
Ultra escreveu:
Ouvi muito falando que alguns bairros de Curitiba Nevou mesmo, eu comprovo. Moro no Parque Barigui, vulgo bairro Santo Inácio e lá as 8h estava caindo neve em flocos...Já em outros bairros caiu apenas uma CHUVA CONGELADA(SNRA)... que é bem diferente do Granizo(Drizzle - DZ)...
CHUVA CONGELADA não é (SNRA)
SNRA (Chuva e Neve) significa que ocorrem os 2 fenomenos, "chuva" e "neve" em simultâneo , temos hidometeoros em estado liquido e sólido
Chuva congelada significa um unico fenomeno que são apenas pequenos hidrometeoros sólidos e a codificação é FZRA
Ultra, embora existem relatos de chuva congelada em CWB, o que foi a autoridade decidiu codificar no metar não foi a chuva congelada, mas sim neve e chuva leves(-SNRA).
Pimentel- Capitão
-
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 129
Reputação : 6
Idade : 28
Nacionalidade :
Re: Pilotos Brasileiros e a neve!
E já virou..
METAR SBCT 231800Z 23018KT 9999 BKN030 04/M03 Q1022=
Se alguém saiu de Manaus as 8 da manhã com destino a CWB veio com uma previsão e chegou aqui com outra.
Rs.
amo essa cidade...
METAR SBCT 231800Z 23018KT 9999 BKN030 04/M03 Q1022=
Se alguém saiu de Manaus as 8 da manhã com destino a CWB veio com uma previsão e chegou aqui com outra.
Rs.
amo essa cidade...
_________________
Apenas minha opinião de bosta...
Re: Pilotos Brasileiros e a neve!
Um belo dia pra fazer overclock .
alexlimax- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 02/10/2011
Mensagens : 624
Reputação : 20
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Pilotos Brasileiros e a neve!
Ultra escreveu:É, eu peguei essa "bendita" e fantástica neve hoje cedo, foram mágicos 10 minutos... fiquei com aquela cara de abobado... ... ri sozinho...
Vamos complementar algumas informações:
RESN: Recent Snow
RERA: Recent Rain
-SNRA: Snow & Rain, que é diferente de apenas SN (Snow).
o indicativo do (-) quer dizer que é precipitação é LEVE, se fosse PESADA teríamos um (+).
Ouvi muito falando que alguns bairros de Curitiba Nevou mesmo, eu comprovo. Moro no Parque Barigui, vulgo bairro Santo Inácio e lá as 8h estava caindo neve em flocos...Já em outros bairros caiu apenas uma CHUVA CONGELADA(SNRA)... que é bem diferente do Granizo(Drizzle - DZ)...
Eu também peguei essa querida hehe, foi bacana de ver, porem eu não gosto de frio.
_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W
Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Re: Pilotos Brasileiros e a neve!
Terça nevou no Cambirela em Palhoça, na mesma noite pousei em SBFL, do avião dava para ver a neve.
juniorpasini- Capitão
-
Inscrito em : 12/06/2012
Mensagens : 133
Reputação : -7
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Eng Civil
Nacionalidade :
Re: Pilotos Brasileiros e a neve!
Peguei um voo hoje CWB - CNF às 06:34. Indo pro aeroporto fiquei um pouco preocupado com relação a presença de gelo nos aviões que pernoitaram em CWB. Vi vários carros estacionados na Avenida das Torres com muito gelo em cima... durante a noite a temperatura chegou a terríveis -3 graus, temperatura que persistiu até as 7 e pouco.
Acho que dá pra afirmar categoricamente que a Infraero não possui nenhum tipo de equipamento para fazer degelo nos aviões.
Apesar da minha preocupação, não consegui observar nenhum problema neste sentido. Um pouco mais de umidade e esse problema seria real.
Acho que dá pra afirmar categoricamente que a Infraero não possui nenhum tipo de equipamento para fazer degelo nos aviões.
Apesar da minha preocupação, não consegui observar nenhum problema neste sentido. Um pouco mais de umidade e esse problema seria real.
_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3970
Reputação : 325
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
Re: Pilotos Brasileiros e a neve!
Hoje amanheceu chovendo e sensação térmica de -1ºC
Geada em várias partes do Paraná.
Eu realmente acredito que não seja uma temperatura crítica para causar problemas nos aviões, mas não tenho conhecimento para embasar isso.
Mas o que me preocupa mesmo é o gelo na pista na hora do pouso e decolagem. Ou mesmo nos approns.
Não creio que os pilotos com formação nacional e os profissionais dos aeroportos recebam algum treinamento para lidar com esse tipo de situação...
Geada em várias partes do Paraná.
Eu realmente acredito que não seja uma temperatura crítica para causar problemas nos aviões, mas não tenho conhecimento para embasar isso.
Mas o que me preocupa mesmo é o gelo na pista na hora do pouso e decolagem. Ou mesmo nos approns.
Não creio que os pilotos com formação nacional e os profissionais dos aeroportos recebam algum treinamento para lidar com esse tipo de situação...
_________________
Apenas minha opinião de bosta...
Re: Pilotos Brasileiros e a neve!
Nos manuais de praticamente todas as aeronaves (que são habilitadas para tal) há informações sobre operação em condições de formação de gelo, neve etc... Se a pista estiver contaminada, à ponto de atrapalhar, piloto no bar. O grande problema é quando ocorre acúmulo severo, que exije de-ice no pátio. Se o aeroporto não tiver de-ice, pelo menos no 737, desde que não seja uma nevasca, se decola com todos os anti-ice ligados. No caso do wing anti-ice ele atua justamente como um de-ice.
Brentano- Coronel
-
Inscrito em : 28/10/2010
Mensagens : 1624
Reputação : 168
Idade : 45
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade :
Re: Pilotos Brasileiros e a neve!
E vejam vocês. Hoje fiquei sabendo aqui na Azul que o Embraer E195 PR-AXU que pernoitou em IGU de quarta para quinta, teve sua decolagem atrasada ontem.
Quando a tripulação foi receber a aeronave, durante a externa o co-piloto viu gelo na asa, chamou o comandante e ele decidiu não decolar daquele jeito. Como Foz do Iguaçu não dispõe de equipamento para aplicação de produto descongelante, a tripulação decidiu aguardar até que o gelo descongelasse. Temperatura no METAR informava -1ºC
Como eu disse no meu post anterior, basta um pouco mais de umidade para o problema de gelo ser real. Como Foz é bem umido, foi dito e feito. O sistema de anti-gelo e degelo tem atuação apenas nos bordos de ataque. Se o congelamento acontece fora da área de atuação do sistema contra gelo, só a aplicação do fluido para resolver.
Enfim, de nada adianta se os pilotos estão preparados se a estrutura não está. Pelo menos durante o inverno deveria ser disponibilizado algum tipo de apoio para estes casos.
Quando a tripulação foi receber a aeronave, durante a externa o co-piloto viu gelo na asa, chamou o comandante e ele decidiu não decolar daquele jeito. Como Foz do Iguaçu não dispõe de equipamento para aplicação de produto descongelante, a tripulação decidiu aguardar até que o gelo descongelasse. Temperatura no METAR informava -1ºC
Como eu disse no meu post anterior, basta um pouco mais de umidade para o problema de gelo ser real. Como Foz é bem umido, foi dito e feito. O sistema de anti-gelo e degelo tem atuação apenas nos bordos de ataque. Se o congelamento acontece fora da área de atuação do sistema contra gelo, só a aplicação do fluido para resolver.
Enfim, de nada adianta se os pilotos estão preparados se a estrutura não está. Pelo menos durante o inverno deveria ser disponibilizado algum tipo de apoio para estes casos.
_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3970
Reputação : 325
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
Re: Pilotos Brasileiros e a neve!
Duley escreveu:E vejam vocês. Hoje fiquei sabendo aqui na Azul que o Embraer E195 PR-AXU que pernoitou em IGU de quarta para quinta, teve sua decolagem atrasada ontem.
Quando a tripulação foi receber a aeronave, durante a externa o co-piloto viu gelo na asa, chamou o comandante e ele decidiu não decolar daquele jeito. Como Foz do Iguaçu não dispõe de equipamento para aplicação de produto descongelante, a tripulação decidiu aguardar até que o gelo descongelasse. Temperatura no METAR informava -1ºC
Como eu disse no meu post anterior, basta um pouco mais de umidade para o problema de gelo ser real. Como Foz é bem umido, foi dito e feito. O sistema de anti-gelo e degelo tem atuação apenas nos bordos de ataque. Se o congelamento acontece fora da área de atuação do sistema contra gelo, só a aplicação do fluido para resolver.
Enfim, de nada adianta se os pilotos estão preparados se a estrutura não está. Pelo menos durante o inverno deveria ser disponibilizado algum tipo de apoio para estes casos.
Pessoal precisa ser mais pró ativo , era só pegar secadores de cabelo da mulherada e ficar lá em cima derretendo o gelo.
Pensa nas cantadas prontas?
"O gata, me empresta seu secador de cabelo que vou ali quebrar o gelo e já volto!"
_________________
Apenas minha opinião de bosta...
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Vietnã e Coreia buscam pilotos brasileiros
» [Internacional] Emirates procura pilotos brasileiros para trabalhar
» [Brasil] Palestra "Formação de Pilotos Brasileiros nos EUA" - EAB 2012 - São José dos Campos - SP.
» [Internacional] Polícia do Departamento de Imigração faz blitz em Boston em busca de 18 pilotos brasileiros
» [Brasil] Pilotos brasileiros suportam 9 vezes a força da gravidade para voar no Gripen
» [Internacional] Emirates procura pilotos brasileiros para trabalhar
» [Brasil] Palestra "Formação de Pilotos Brasileiros nos EUA" - EAB 2012 - São José dos Campos - SP.
» [Internacional] Polícia do Departamento de Imigração faz blitz em Boston em busca de 18 pilotos brasileiros
» [Brasil] Pilotos brasileiros suportam 9 vezes a força da gravidade para voar no Gripen
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos