Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional] Como os jatos Tornado da RAF realizaram apoio aéreo na Operação Moshtarak Gse_multipart13851

[Internacional] Como os jatos Tornado da RAF realizaram apoio aéreo na Operação Moshtarak

Ir para baixo

[Internacional] Como os jatos Tornado da RAF realizaram apoio aéreo na Operação Moshtarak Empty [Internacional] Como os jatos Tornado da RAF realizaram apoio aéreo na Operação Moshtarak

Mensagem por Amilckar Seg 05 Jul 2010, 14:15

Como os jatos Tornado da RAF realizaram apoio aéreo na Operação Moshtarak



[Internacional] Como os jatos Tornado da RAF realizaram apoio aéreo na Operação Moshtarak 116150_1

Um Tornado GR4 da Royal Air Force carregando um pod Litening 3 usado para ter uma grande vantagem nas missões contra IED no Afegansitão. (Foto: MoD UK)

No dia 10 de março de 2010, dois jatos Tornado GR4 da Royal Air Force (RAF) foram destacados para apoiar a Operação MOSHTARAK onde ofereceram inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) numa área semi-desértica ao norte de Nad-e-Ali, no Afeganistão.

A tarefa específica foi de buscar dispositivos explosivos improvisados (IEDs) apoiando o 1º Batalhão de Guarda Escocesa e para atingir esse objetivo, as tripulações dos Tornado estabeleciam contato com a sala de operação do Batalhão e em particular com o Controlador Aéreo Avançado da Tropa.
Oa jatos Tornado GR4, utilizando seus pods de pontaria LITENING III, capazes de monitorar a atividade tanto de dia como de noite, identificou 4 indivíduos em duas localidades separadas perto ou nas trilhas no deserto, local onde normalmente os veículos da ISAF transitam entre as bases.
O vídeo de alta resolução dos pods LITENING de quatro pessoas cavando foi enviado ao vivo para a Sala de Operações do Batalhão onde o Controladore Aéreo Avançado observava em tempo real a atividade identificada pelas aeronaves Tornados. O Controlador Aéreo Avançado requisitou que os caças Tornado mantivessem constante vigilância da área identificada. Os Tornados foram então informados que um Pelotão de Infantaria Blindada havia sido despachada para interditar os indivíduos, e então foram redesignados para oferecer apoio aéreo armado ao pelotão durante a operação.
Assim que os soldados chegaram na área, os indivíduos correram para um complexo próximo. Os Tornados manitiveram constante vigilância e puderam se comunicar com o pelotão a direita do complexo o qual foi imediatamente cercado. Assim que foi verificado que não havia ameaça a vida dos soldados, o comandante do pelotão não acabou solicitando um ataque aéreo, mas solicitou que mantivessem a vigilância e que impedissem qualquer escalada potencial da situação, adaptando uma postura de ataque. As forças terrestres procederam para invadir o complexo e deteram os insurgentes suspeitos sem qualquer incidente adicional.
O pelotão então efetuou uma detalhada busca em toda área originalmente identificada pelos Tornados para confirmar a presença de qualquer tipo de IEDs.
No seu relatório feito após a missão, o Controlador Aérea Avançado disse: “Devido ao profissionalismo e entusiamo de ambas tripulações da formação de aeronaves Tornado, a coordenação conjunta e ao rápido destacamento do pelotão, a reação deste incidente foi acima de rápida e efetiva. Eu acredito que a velocidade da reação e a coordenação próxima de todos envolvidos na operação enviou uma mensagem clara para a ISAF, de que eles podem ir em qualquer lugar, e a qualquer momento.”
Fonte: Cavok
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos