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Interpretação de Plano

4 participantes

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Mensagem por lumanchini Qua 10 Jul 2013, 14:33

Pessoal, me tirem uma dúvida:

Por exemplo, quando entro para ver RPL por localidade e procuro pra ver um plano saindo de SBSP pra SBGL, tem lá um assim:

230213 UFN 1234560 GLO1600 B738/M SBSP1134 N0440 330 UZ42
SBGL0055 EQPT/WRGDFIKLOXY PBN/A1B1D1O1S2

Me corrijam e me expliquem uma coisa:

Meu nível de vôo nesse caso é FL330: OK
Minha rota é: UZ42 : OK
Agora.. minha velocidade: esse N0440 eu leio como? 440 knots? Coloco essa velocidade por exemplo no piloto automático? Se sim, a aeronave não tem limite de velocidade?

Obrigado pela atenção, sei que é uma pergunta idiota, mas tenho essa dúvida; hmmm 
Abraços

Edit: alias, se alguém puder explicar o que é cada uma dessas informações! obrigado thumbsup 

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Mensagem por Ultra Qua 10 Jul 2013, 15:10

Luma,

Sim, lê-se como 440 knots, porém, não se preocupe, isso é apenas uma sugestão de velocidade segundo perfil padrão para este equipamento, não uma regra.

Fica a cargo do piloto de acordo com o peso de demais itens selecionar o nível correto(melhor), assim como a velocidade. A única coisa para levar em conta é ó nível PAR e IMPAR(níveis de cruzeiro).

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Mensagem por virtualroutes Qua 10 Jul 2013, 15:22

Sim é a velocidade verdadeira em knots. No AP (MCP) você colocaria a velocidade indicada, não a verdadeira! Deixe o FMC calcular a velocidade ideal de CRZ.
Leia o documento MCA 100-11 no site do DECEA, lá explica todo o preenchimento de planos de voo.


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Mensagem por lumanchini Qua 10 Jul 2013, 15:29

Ultra escreveu:Luma,

Sim, lê-se como 440 knots, porém, não se preocupe, isso é apenas uma sugestão de velocidade segundo perfil padrão para este equipamento, não uma regra.

Fica a cargo do piloto de acordo com o peso de demais itens selecionar o nível correto(melhor), assim como a velocidade. A única coisa para levar em conta é ó nível PAR e IMPAR(níveis de cruzeiro).

Interpretação de Plano DSC049~13

thumbsup

Muito obrigado Ultra e Virtua! Vou ler e procurar entender um pouco mais sobre isso.
Essa questão do nível par e impar é que não conhecia mesmo. Admito e vou dar uma pesquisada para aprender melhor. Esse "Rumo magnético" tem a ver (ou é) o número que você coloca no hdg?

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Mensagem por virtualroutes Qua 10 Jul 2013, 18:24

Rumo nada tem a ver com proa (hdg=heading ou proa em ingles). O rumo pode até coincidir com a proa, caso o vento seja zero.

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Interpretação de Plano Empty Re: Interpretação de Plano

Mensagem por Paulo Stavis Qua 10 Jul 2013, 18:35

lumanchini escreveu:Pessoal, me tirem uma dúvida:

Por exemplo, quando entro para ver RPL por localidade e procuro pra ver um plano saindo de SBSP pra SBGL, tem lá um assim:

230213 UFN 1234560 GLO1600 B738/M SBSP1134 N0440 330 UZ42
SBGL0055 EQPT/WRGDFIKLOXY PBN/A1B1D1O1S2

Me corrijam e me expliquem uma coisa:

Meu nível de vôo nesse caso é FL330: OK
Minha rota é: UZ42 : OK
Agora.. minha velocidade: esse N0440 eu leio como? 440 knots? Coloco essa velocidade por exemplo no piloto automático? Se sim, a aeronave não tem limite de velocidade?

Obrigado pela atenção, sei que é uma pergunta idiota, mas tenho essa dúvida; hmmm 
Abraços

Edit: alias, se alguém puder explicar o que é cada uma dessas informações! obrigado thumbsup 

1234560 -> Datas que opera. 1 é segunda, 0 é domingo. Esse portanto é segunda a sexta.
GLO1600 -> Cia e nº voo.
B738/M -> Tipo ICAO da anv e categoria da esteira de turbulência.
SBSP1134 -> Origem e hora estimada de calços fora.
N0440 -> Velocidade TAS (verdadeira). O N indica que é Knots. Essa velocidade é a que será obtida pela aeronave usando o cost index no nível pretendido de cruzeiro, pode ser que ao longo do voo ela não seja exatamente essa. Ela não é inserida em lugar algum.
330 -> Nivel de voo.
UZ42 -> Rota proposta.
SBGL0055 -> Destino e tempo estimado em rota.
EQPT/WRGDFIKLOXY -> Equipamentos da aeronave. Cada letra indica um tipo de capacidade, tem que consultar o ICA 100-11.
PBN/A1B1D1O1S2 -> Capacidade PBN da aeronave. Consultar o ICA 100-11 também.
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Mensagem por lumanchini Qui 11 Jul 2013, 15:02

Paulo, muito obrigado. Ajudou bastante tambem.
Vou dar uma olhada então no ICA 100-11.

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