Posições & Cartas
3 participantes
Página 1 de 1
Posições & Cartas
Pessoal,
Saindo de Guaratuba (SSGB), voo visual, com destino Curitiba (SBBI), devo utilizar quais cartas?
Obs: Guaratuba está na Terminal Curitiba
No planejamento do meu voo, utilizei a carta "REA para Voo Visual na Terminal Curitiba". Assim, ingressaria no corredor visual que me levaria até Curitiba. Chegando na CTR Curitiba, eu utilizaria a "REA para Voo Visual na CTR Curitiba", agora vem a dúvida: A rota feita de acordo com a "REA para Voo Visual na Terminal Curitiba", me deixaria muito longe e muito a frente das entradas das rotas da "REA para Voo Visual na CTR Curitiba". Simplificando a dúvida, Eu sempre devo ingressar nas rotas visuais da CTR pelas suas respectivas entradas? Ou posso ingressar nelas em qualquer posição?
Saindo de Guaratuba (SSGB), voo visual, com destino Curitiba (SBBI), devo utilizar quais cartas?
No planejamento do meu voo, utilizei a carta "REA para Voo Visual na Terminal Curitiba". Assim, ingressaria no corredor visual que me levaria até Curitiba. Chegando na CTR Curitiba, eu utilizaria a "REA para Voo Visual na CTR Curitiba", agora vem a dúvida: A rota feita de acordo com a "REA para Voo Visual na Terminal Curitiba", me deixaria muito longe e muito a frente das entradas das rotas da "REA para Voo Visual na CTR Curitiba". Simplificando a dúvida, Eu sempre devo ingressar nas rotas visuais da CTR pelas suas respectivas entradas? Ou posso ingressar nelas em qualquer posição?
renaq- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 11/12/2009
Reputação : 2
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Posições & Cartas
renaq escreveu:Pessoal,
A carta a utilizar é a REA CT 2010 (cuidado, tem algumas versões antigas circulando porai que não possuem os portões colombo e almirante).
Com ela você vai checar qual o portão que você utilizará chegando de Guaratuba. Pode ser o portão Trevo 277 (proximo a Paranaguá) ou o Voçoroca. Como você teria que seguir a REA Litoral, dá pra ir direto Paranaguá e ingressar por lá.
Em tese você vai ingressar sempre pelos portões. Porém aqui em Curitiba o APP geralmente corta caminho dependendo de onde você vem, as vezes troca o corredor (você preenche Piraquara/Pedágio/Serra e ele te manda Marumbi/Represa). Já em Sampa tu voa corredor do começo ao fim.
Dica: Deixe sempre alternativas calculadas, exemplo: O planejamento foi SSGB-SBBI ingressando por voçoroca. Deixa calculada a proa de Voçoroca pro Marumbi, Mirante e Pedágio, caso o controle dê alguma encurtada. Na hora do retorno, mesma coisa. Planejou Represa/Marumbi, já deixa pronto a proa direta de SSGB após o Marumbi).
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Reputação : 718
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Paulo,
Meu plano era o seguinte
Decolar de Guaratuba e ir para Paranaguá, entrar pelo Portão TREVO 277, depois seguir para a Posição MARUMBI e depois para a Posição REPRESA. Mas após ver a carta REA de voo visual na CTR Curitiba, vi que não poderia seguir para a posição REPRESA, pois indo nessa posição, eu ficaria distante da posição PORTAO SBR595, que é a entrada do corredor visual dentro da CTR.
Como faz nesse caso?
Meu plano era o seguinte
Decolar de Guaratuba e ir para Paranaguá, entrar pelo Portão TREVO 277, depois seguir para a Posição MARUMBI e depois para a Posição REPRESA. Mas após ver a carta REA de voo visual na CTR Curitiba, vi que não poderia seguir para a posição REPRESA, pois indo nessa posição, eu ficaria distante da posição PORTAO SBR595, que é a entrada do corredor visual dentro da CTR.
Como faz nesse caso?
renaq- Segundo-Tenente
-
Nacionalidade :
Essa carta não é mais válida, nem essa nem a de 2007. Não sei o que o DECEA faz no site deles que deixam AIC antiga lá sem nenhum aviso que foi revogada.
Entrando na AIC 04/11, que é a em vigor não aparece mensagem alguma sobre a revogação da AIC 22/11, só quando você filtra as AIC-N. Provavelmente antes de excluirem a AIC 22/11 havia uma nota que ela revogava a AIC 12/07, que é essa que você achou, mas deixaram a 12/07 lá e sem aviso.
Você vai utilizar somente aquela carta ali de cima, que eu coloquei que é de 2010 mas na verdade é de 2011. Da posição Represa ou você vai direto Bacacheri ou vão te mandar pra posição Atuba, que consta na VAC do SBBI.
Entrando na AIC 04/11, que é a em vigor não aparece mensagem alguma sobre a revogação da AIC 22/11, só quando você filtra as AIC-N. Provavelmente antes de excluirem a AIC 22/11 havia uma nota que ela revogava a AIC 12/07, que é essa que você achou, mas deixaram a 12/07 lá e sem aviso.
Você vai utilizar somente aquela carta ali de cima, que eu coloquei que é de 2010 mas na verdade é de 2011. Da posição Represa ou você vai direto Bacacheri ou vão te mandar pra posição Atuba, que consta na VAC do SBBI.
-
Nacionalidade :
Estou entendo, muito obrigado Paulo.
Só pra finalizar, para que serve a carta REA para voo visual na CTR? Não vou usa-la então? E essa carta que não existe mais?
Essa rota MARUMBI/REPRESA/ATUBA então pode ser utilizada sem problema em voo real?
Só pra finalizar, para que serve a carta REA para voo visual na CTR? Não vou usa-la então? E essa carta que não existe mais?
Essa rota MARUMBI/REPRESA/ATUBA então pode ser utilizada sem problema em voo real?
renaq- Segundo-Tenente
-
Nacionalidade :
Ela está revogada, não existe, não vale. Só existe a que eu lhe passei la no começo, que o DECEA fez o favor de sumir com ela do site novamente. Antigamente você usaria ela pra chegar em ctba mas ela ja foi deixada de lado.
Pode usar a rota sim. No seu PV vai somente os corredores no formato RMK/REA CT MARUMBI REPRESA la no campo 18. Em voo você será orientado pelo controle sendo essa a mais provavel rota. No campo da rota vai o DCT somente, caso não tenha TGL em SSPG ou se houver, precisa colocar DCT, as coordenadas de png, a velocidade novamente, o nivel, e o DCT novamente. Ficaria assim (não sei as coordenadas de png, só um exemplo):
DCT 25 48S 050 08W/N0085 F065 DCT
Se tiver o tgl, la no campo 18 vai um outro rmk também: RMK/TGL SSPG.
Pode usar a rota sim. No seu PV vai somente os corredores no formato RMK/REA CT MARUMBI REPRESA la no campo 18. Em voo você será orientado pelo controle sendo essa a mais provavel rota. No campo da rota vai o DCT somente, caso não tenha TGL em SSPG ou se houver, precisa colocar DCT, as coordenadas de png, a velocidade novamente, o nivel, e o DCT novamente. Ficaria assim (não sei as coordenadas de png, só um exemplo):
DCT 25 48S 050 08W/N0085 F065 DCT
Se tiver o tgl, la no campo 18 vai um outro rmk também: RMK/TGL SSPG.
-
Nacionalidade :
Tirou todas as minhas dúvidas. Muito obrigado!
Grande abraço
renaq- Segundo-Tenente
-
Nacionalidade :
renaq escreveu:Pessoal,
renaq, de acordo com as regras:
12. É proibido o uso de CAIXA ALTA, negrito, itálico ou fontes com tamanho maior que o normal do fórum, salvo se estes servem de instrumento para a melhor compreensão da mensagem. Estas funções são de uso da moderação.
O uso de fontes coloridas não é permitido em nenhum caso (função apenas para uso pelos moderadores).
Inscrito em : 26/08/2009
Reputação : 1271
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :