[Brasil] Conheça algumas das curiosidades mais comuns do mundo da aviação
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[Brasil] Conheça algumas das curiosidades mais comuns do mundo da aviação
Conheça algumas das curiosidades mais comuns do mundo da aviação
Do uso do celular à poltrona vertical, entenda os procedimentos de rotina.
Enio Lourenço, professor da Faculdade de Ciências Aeronáutica da PUC-RS - Foto: Gilson Oliveira
Você sabe por que não é permitido o uso do telefone celular durante o voo? Por que outros aparelhos eletrônicos devem ser desligados no pouso e na decolagem, mas podem ser usados durante o voo? E por que as poltronas devem ficar na posição vertical tanto na decolagem quanto na aterrissagem? Essas e outras questões fazem parte de um rol de procedimentos necessários na hora de voar de avião. Para desvendar algumas curiosidades da aviação civil, conversamos com o professor Ênio Lourenço Dexheimer, da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). A partir de agora, afivele o cinto, aguarde o sinal de “portas em automático”, e fique por dentro de alguns dos termos mais comuns ouvidos dentro de um avião.
Por que não se pode usar celular durante o voo ou quando a aeronave está taxiando?
Os celulares devem estar desligados durante o voo e no trajeto do aeroporto ao avião, pois caso estejam transmitindo ou recebendo mensagens poderão gerar algo como um campo eletromagnético, podendo afetar os equipamentos eletrônicos das aeronaves. É mais uma suspeita do que uma certeza. Há uma forte convicção de que alguns comportamentos anômalos de aviões estiveram associados à utilização desses aparelhos em voo. Enquanto não se tem certeza absoluta de que sejam inofensivos, a opção é proibir.
Com relação a outros aparelhos eletrônicos, por que eles têm de ser desligados no pouso e na decolagem, mas podem ser usados durante o voo?
Alguns aparelhos já se mostraram, claramente, como não prejudiciais. Nesse caso, é liberado o uso em fases não críticas do voo. Já no pouso e na decolagem, os seus usos são proibidos.
Como funcionam os telefones nos aviões?
Os telefones nos aviões funcionam via satélite.
Por que as luzes da cabine são reduzidas para pouso e decolagem?
As luzes da cabine de passageiros devem ser reduzidas durante o pouso e a decolagem para permitir uma melhor adaptação da pupila para, em caso de uma emergência, as sinalizações de rotas de fuga possam ser claramente percebidas.
Por que as poltronas devem estar na posição vertical para pouso e decolagem?
As poltronas devem estar na posição vertical para que, em caso de impacto, diminuam o risco de lesões na coluna e para que não obstruam a passagem dos passageiros, caso algo ocorra. Vale acrescentar também que outro motivo, talvez o mais importante, para os encostos das poltronas estarem em posição vertical é que, assim sendo, todo o peso do passageiro estará apoiado sobre a área em que se encontram as suas pernas. Isso aumenta muito a resistência da fixação das poltronas no assoalho da cabine, favorecendo a segurança de todos em caso de desaceleração brusca.
Por que se pede para abrir as persianas durante o pouso?
As persianas das janelas devem estar abertas para que, em caso de emergência, tripulantes e passageiros possam ter uma clara visão do cenário no exterior do avião.
O que é a turbulência e como ela funciona?
A turbulência é a movimentação do ar em correntes ascendentes e descendentes, que causam desconforto ao jogarem o avião para cima ou para baixo. Podem também ser provocadas por súbitas mudanças na direção ou na intensidade do vento, chamadas Tesouras de Vento.
A turbulência é capaz de derrubar um avião?
Dificilmente uma turbulência poderá fazer com que um piloto perca o controle da máquina. As áreas com piores condições sempre serão evitadas com a correta utilização do radar meteorológico de bordo.
O que é voar por instrumentos?
Voar por instrumentos é, por meio de informações eletrônicas dispostas nos painéis de instrumentos do avião, seguir a trajetória normal prevista sem a necessidade de manter contato visual com o exterior.
O que significa dizer que não há teto?
Diz-se que "não há teto" quando a mais baixa camada de nuvens, cobrindo pelo menos metade do céu, está mais baixa que a altura mínima estipulada para aquele aeroporto.
O que significa despressurização da cabine e como isso acontece?
O avião possui uma cabine pressurizada. Se os compressores (cada motor do avião alimenta um) ou as válvulas reguladoras do sistema apresentarem defeito, poderemos ter o esvaziamento do ar que mantém, artificialmente, a cabine em uma altitude mais baixa. Teremos, dessa forma, uma despressurização do tipo lenta.
Se abrir uma porta, uma janela ou, ainda, ocorrer uma ruptura de fuselagem em pleno voo, fatos extremamente improváveis de acontecer, o ar que mantém a cabine pressurizada será expelido, agora de forma instantânea, igualando em poucos segundos a densidade do ar no interior do avião com a do ar exterior. Nesse caso, será necessário usar prontamente as máscaras de oxigênio. Bom lembrar que ocorrendo despressurização rápida ou instantânea tudo o que não estiver devidamente amarrado, incluindo passageiros e tripulantes sem cintos, corre o grande risco de ser sugado para o exterior da aeronave.
O que é a caixa preta e como ela funciona?
A caixa preta, na verdade, são duas. Uma faz o registro dos parâmetros técnicos do voo e a outra grava sempre a última meia hora das conversas na cabine de comando e das comunicações dos tripulantes com os órgãos de controle de tráfego aéreo. Ambas são extremamente resistentes ao impacto, ao calor e à umidade. A análise das mesmas permite que os investigadores identifiquem os diversos fatores que tenham causado um acidente. Elas também não são pretas, e sim de coloração laranja forte, o que facilita sua localização. O nome vem de uma expressão usada desde há muito pelos técnicos de manutenção quando se referiam a componentes cujo interior era desconhecido. "OH, don't worry, this is a black box!"
Como as condições climáticas interferem no voo?
Condições climáticas afetam o voo de diversas maneiras. Ventos fortes, em grandes altitudes, adiantam ou atrasam os voos; próximos ao solo, têm a ver com pouso e decolagem, os quais devem sempre ser feitos com vento de proa (de frente). Chuvas podem afetar a visibilidade, principalmente se forem muito fortes. Nas operações de pouso, e eventual interrupção de decolagem, as chuvas reduzem o coeficiente de frenagem pelo encharcamento, ou alagamento, da pista. Isso, dependendo da quantidade, pode restringir as operações e exigir maior aplicação de freio e de reversão do fluxo dos motores.
Com relação às nuvens, se elas forem muito baixas, podem restringir as operações de pouso e de decolagem, dependendo dos equipamentos de auxilio à navegação que o aeroporto tiver. Já em voo, nuvens pesadas, tipo cumulus-nimbus (CB), devem ser evitadas (o radar meteorológico de bordo facilita estas manobras), pois são carregadas de correntes ascendentes e descendentes, causadoras de turbulência, e de grandes blocos de granizo.
Qual é a melhor condição climática para voar?
Em geral, o ar frio e seco tem maior estabilidade.
Em alguns casos, o que causa a perda brusca de altitude nos aviões?
Perdas bruscas de altitude são causadas por correntes descendentes, presentes em áreas de mau tempo.
O que significa a expressão “portas em automático”, repetida pelos comissários e aeromoças antes de decolar?
"Portas em Automático" significa que as escorregadeiras, que servem para eventual evacuação em caso de emergência, estão armadas. Bastará abrir as portas que as mesmas inflarão automaticamente. É condição a ser usada desde a partida dos motores até o desligamento dos mesmos.
Fonte: Globo Ciência
Via: Aviationnews
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