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Dúvidas na execução de plano de voo

3 participantes

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Dúvidas na execução de plano de voo Empty Dúvidas na execução de plano de voo

Mensagem por Trovis Seg 27 maio 2013, 20:12

Boa noite amigos, o plano é o seguinte: SBCF-SBBR.

Segundo o CGNA, o plano é UZ13 SIDOL UZ33. Porém, logo na saída, me deparo com a primeira dúvida. Para interceptar a UZ33, temos três opções de saída: GEDIP1/DOKBA, GAXAD/DOBKBA e DOKBA1. Mas em nenhuma delas passaríamos por SIDOL, que é o primeiro fixo do plano de voo, e só interceptaríamos a UZ33 após DOKBA. E aí?

Agora, a chegada em BSI: pelo que olhei nas cartas, as chegadas pela UZ33 seriam DOKBA1A e DOKBA1B, porém em ambas, após a posição DOKBA, voamos PROVE, que não está na UZ33, para completar a chegada.

Ou seja, executando o voo dessa forma, apesar do plano ser UZ13 SIDOL UZ33, em momento algum passaríamos por SIDOL e nem interceptaríamos a UZ33, pois ao passar DOKBA, já voaríamos direto para PROVE, quem está num cruzamento de outras duas aerovias.

Estive pensando em fazer esse voo e me deparei com essas dúvidas. Peço desculpas e paciência caso tenha entendido tudo errado, mas gostaria de uma luz.. hhehe

Abraço a todos!

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Dúvidas na execução de plano de voo Empty Re: Dúvidas na execução de plano de voo

Mensagem por Paulo Stavis Seg 27 maio 2013, 20:36

Trovis escreveu:Boa noite amigos, o plano é o seguinte: SBCF-SBBR.

1) Segundo o CGNA, o plano é UZ13 SIDOL UZ33. Porém, logo na saída, me deparo com a primeira dúvida. Para interceptar a UZ33, temos três opções de saída: GEDIP1/DOKBA, GAXAD/DOBKBA e DOKBA1. Mas em nenhuma delas passaríamos por SIDOL, que é o primeiro fixo do plano de voo, e só interceptaríamos a UZ33 após DOKBA. E aí?

2) Agora, a chegada em BSI: pelo que olhei nas cartas, as chegadas pela UZ33 seriam DOKBA1A e DOKBA1B, porém em ambas, após a posição DOKBA, voamos PROVE, que não está na UZ33, para completar a chegada.

3) Ou seja, executando o voo dessa forma, apesar do plano ser UZ13 SIDOL UZ33, em momento algum passaríamos por SIDOL e nem interceptaríamos a UZ33, pois ao passar DOKBA, já voaríamos direto para PROVE, quem está num cruzamento de outras duas aerovias.

Estive pensando em fazer esse voo e me deparei com essas dúvidas. Peço desculpas e paciência caso tenha entendido tudo errado, mas gostaria de uma luz.. hhehe

Abraço a todos!

1) Já que a UZ33 não começa em BH não haveria como colocar somente a UZ33, portanto é colocado a UZ13 e o fixo SIDOL como sendo o ponto de troca de aerovias. Por uma questão de circulação ou outros fatores foi definido que a saída que vai pro lado de Brasilia vai até o fixo DOKBA.
Portanto é só voar a saída e continuar apartir da UZ33, sem necessidade de colocar a UZ13 no FMC.

2) Correto mas não é porque o PV diz UZ33 que você voará na UZ33 até o VOR BSI (que seria o final dela). Novamente, por questões de circulação e demais, a chegada tira a aeronave da UZ33 e vai até PROVE.

3) É verdade, a rota em si você não voará por causa da proximidade dos aeroportos e pela necessidade de implantação das STARs.
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Dúvidas na execução de plano de voo Empty Re: Dúvidas na execução de plano de voo

Mensagem por Trovis Seg 27 maio 2013, 21:01

Opa, Paulo, obrigado!! Então o plano estaria correto executado dessa forma né?

Aproveitando, uma outra dúvida:
SBGL-SBCF. O PV é DCT ABSAL DCT LUVTO DCT MADAM...

1) As saídas que nos levam até ABSAL são as MUDKA's (1A/B/C/D/E/H). Sendo assim, executamos o perfil de saída até ABSAL e, após, ao invés de prosseguir para MUDKA, voamos direto LUVTO, correto?

2) Na chegada, não existe STAR que passe em LUVTO e nos deixam em MADAM. Assim, após LUVTO voamos MADAM, e após, seguimos no perfil KODPA1, por exemplo, meio que cortando a chegada ao meio? Hehehe

Nesse caso, como é feito no real? O ATC percebe isso e já passa para o piloto que ele completa a chegada a partir de MADAM? O APP Belo Horizonte está fora do ar e não consigo ouvir para tirar a dúvida...

Abraço!!

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Dúvidas na execução de plano de voo Empty Re: Dúvidas na execução de plano de voo

Mensagem por Paulo Stavis Seg 27 maio 2013, 21:22

Trovis escreveu:1) Opa, Paulo, obrigado!! Então o plano estaria correto executado dessa forma né?

2) Aproveitando, uma outra dúvida:
SBGL-SBCF. O PV é DCT ABSAL DCT LUVTO DCT MADAM...

As saídas que nos levam até ABSAL são as MUDKA's (1A/B/C/D/E/H). Sendo assim, executamos o perfil de saída até ABSAL e, após, ao invés de prosseguir para MUDKA, voamos direto LUVTO, correto?

Na chegada, não existe STAR que passe em LUVTO e nos deixam em MADAM. Assim, após LUVTO voamos MADAM, e após, seguimos no perfil KODPA1, por exemplo, meio que cortando a chegada ao meio? Hehehe

Nesse caso, como é feito no real? O ATC percebe isso e já passa para o piloto que ele completa a chegada a partir de MADAM? O APP Belo Horizonte está fora do ar e não consigo ouvir para tirar a dúvida...

Abraço!!

1) Exato. Na prática, ou seja, no FMC, vai a saída até DOKBA e já emenda a STAR.

2) Esse caso já é mais específico, fazem esse PV tosco sendo que era só voar a UZ3 até KODPA. Eu acredito que é passada a saída MUDKA e depois as aeronaves sejam autorizadas a voar DCT KODPA pra executar a STAR ou DCT MADAM mesmo e executar a metade pra frente da STAR.
Aqui realmente teria que ver o que é feito no real. O ATC, no caso, iria autorizar o DCT MADAM e iria instruir a aeronave a completar a chegada KODPA ou quem sabe durante o voo o centro manda a aeronave DCT KODPA e autoriza a STAR.

Fico devendo maiores infos sobre o segundo caso.
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Dúvidas na execução de plano de voo Empty Re: Dúvidas na execução de plano de voo

Mensagem por Trovis Seg 27 maio 2013, 21:30

Obrigado mais uma vez, Paulo. Pois é, queria fazer esse voo na Ivao e fico na dúvida. Vamos ver se alguém conhece o procedimento executado no real. Abraço!!

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Dúvidas na execução de plano de voo Empty Re: Dúvidas na execução de plano de voo

Mensagem por Galeno Seg 27 maio 2013, 21:32

Trovis,

O ideal é sempre dar uma olhada no http://www.aisweb.aer.mil.br/ e ver se existe algum NOTAM de rota preferencial, como é o caso dessa entre SBGL-SBCF: DCT ABSAL DCT LUVTO DCT KODPA DCT

Então, você vai cumprir o perfil da SID até a transição MUDKA e após, DCT LUVTO.

Depois de LUVTO já aproa KODPA e "emenda" com a STAR.

Abraços,
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Dúvidas na execução de plano de voo Empty Re: Dúvidas na execução de plano de voo

Mensagem por Trovis Seg 27 maio 2013, 22:56

Boa, Saul... Em relação a esta rota específica, já estava com dúvidas há alguns dias e só postei aqui hoje.

Já tinha procurado NOTAM sobre ela e não sei se você percebeu, mas esse NOTAM tem validade a partir de hoje!! Por isso eu não tinha visto ainda!!

Obrigado e abraço!!

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Dúvidas na execução de plano de voo Empty Re: Dúvidas na execução de plano de voo

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