Cockpit do Professor Flavio Ribeiro
+19
rodrigo mago
rafaelfernandes
Anderson/SBSP
Alan Garcia
gef_leandro
Joz
djalma neto2011
Alvega
Thiago
bruno_stelling
VSP4264
aeroprado
Roberto BR
marcos1sp
Manoel Carvalho
Leandro Souza
Paulo Cesar Alievi
Edenio Rodrigues
Flavio Ribeiro
23 participantes
Página 1 de 4
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4
Cockpit do Professor Flavio Ribeiro
Oi pessoal.
Ganhei de presente de aniversário uma maleta com furadeira de mais 40 ferramentas (ela ecertou em cheio, era o que eu queria). Então comprei uma serrinha tico tico.
Aí sempre que sobra um tempinho começo a serrar e furar coisas.
Então resolvi tomar coragem e iniciar o meu cockpit. A construção é tão empolgante que me pergunto: como não tomei coragem de começar isso antes?
Sem mais delongas vou postar aqui o desenho feito no SketchUp (ferramente super legal para planejar a construção... praticamente todo o cockpit já estava pronto foi só baixar item por item... redimensionar... e voilà temos o conceito do cockpit.
Aqui um close dos controles por onde comecei a construir.
Comecei pelos YOKES (agradeço o apoio do colega Paulo Alievi que contribuiu com muitas imagens de referencia do Corisco)
Vejam as fotos:
O decalque;
O verso do YOKE onde podem ser vistos os parafusosque unem as duas fatias de MDF 15mm
Aqui, lixado, anatômico, apoio para o polegar e a fixação de quatro botões (não sei que função terão ainda);
Aqui manete do passo (tamanho aumentado propositadamente (a empnhadura na minha mão ficou ótima);
manete de mixtura (ainda sem lixa, ficou torta, talvez faça outra);
Canos de ferro de uma estrutura de piscina de plástico, a piscina se foi e fiquei com os metais, agora achei utilidade pra sois deles;
Aqui foto orgulhoso da minha criação, acomapnhada da impressão que usei como guia;
No fim das contas a largura total foi de 34 cm e altura em torno de 18 cm. Usei o Poster Razor para ampliar a imagem nas medidas exatas.
O próximo desafio é serrar a extrutura do quadrante.
Ganhei de presente de aniversário uma maleta com furadeira de mais 40 ferramentas (ela ecertou em cheio, era o que eu queria). Então comprei uma serrinha tico tico.
Então resolvi tomar coragem e iniciar o meu cockpit. A construção é tão empolgante que me pergunto: como não tomei coragem de começar isso antes?
Sem mais delongas vou postar aqui o desenho feito no SketchUp (ferramente super legal para planejar a construção... praticamente todo o cockpit já estava pronto foi só baixar item por item... redimensionar... e voilà temos o conceito do cockpit.
Aqui um close dos controles por onde comecei a construir.
Comecei pelos YOKES (agradeço o apoio do colega Paulo Alievi que contribuiu com muitas imagens de referencia do Corisco)
Vejam as fotos:
O decalque;
O verso do YOKE onde podem ser vistos os parafusosque unem as duas fatias de MDF 15mm
Aqui, lixado, anatômico, apoio para o polegar e a fixação de quatro botões (não sei que função terão ainda);
Aqui manete do passo (tamanho aumentado propositadamente (a empnhadura na minha mão ficou ótima);
manete de mixtura (ainda sem lixa, ficou torta, talvez faça outra);
Canos de ferro de uma estrutura de piscina de plástico, a piscina se foi e fiquei com os metais, agora achei utilidade pra sois deles;
Aqui foto orgulhoso da minha criação, acomapnhada da impressão que usei como guia;
No fim das contas a largura total foi de 34 cm e altura em torno de 18 cm. Usei o Poster Razor para ampliar a imagem nas medidas exatas.
O próximo desafio é serrar a extrutura do quadrante.
Aceite um pontinho, e vamos em frente , abraços
Parabens amigo, serviço de primeira
-
Inscrito em : 07/12/2010
Reputação : 483
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Cockpit do Professor Flavio Ribeiro
Parabéns, o trabalho está ficando excelente mesmo. Vamos acompanhar o desenvolvimento do seu HC para tirar idéias e fazer o nosso também. Abs
Paulo Cesar Alievi- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 12/02/2012
Reputação : 8
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Reserva/Voo
Nacionalidade :
Inventor escreveu:Coitada da serrinha tico-tico, cortar MDF de 15mm
Parabens amigo, serviço de primeira
Grato pelo apoio! O Sr. é um grande incentivador!
Quanto à serrinha, não notei que ela sofreesse para fazer o serviço, na caixa diz que ela suporta 65mm (aí nem eu acredito - mas tudo bem) usei pra serrar também umas tábuas de pinho que usei na construção da bancada. Ela é de 400W e possui um seletor de velocidade, acha que estou abusando?
Paulo Cesar Alievi escreveu:Parabéns, o trabalho está ficando excelente mesmo. Vamos acompanhar o desenvolvimento do seu HC para tirar idéias e fazer o nosso também. Abs
Valeu Paulo! Só te adianto que esse projeto é a longo prazo pois o tempo que posso dedicar a ele tá cada vez mais escasso!
Obrigado por acompanhar.
Grato pelo apoio! O Sr. é um grande incentivador!
Quanto à serrinha, não notei que ela sofreesse para fazer o serviço, na caixa diz que ela suporta 65mm (aí nem eu acredito - mas tudo bem) usei pra serrar também umas tábuas de pinho que usei na construção da bancada. Ela é de 400W e possui um seletor de velocidade, acha que estou abusando?
A sua é mais "parruda", então achamos que ela aguenta , abraços
-
Nacionalidade :
Parabéns Flávio, aceite um pontinho meu também... show de bola seu cockpit!!! Vai ficar fantástico!!!
Inscrito em : 06/04/2011
Reputação : 21
Simulador preferido : FS2004 / X-Plan
Emprego/lazer : Músico nas horas vagas
Nacionalidade :
Flavio Ribeiro escreveu:Oi pessoal.
Bem vindo ao time de construtores Cmte!
Eu me fiz a mesma pergunta quando comecei a construir...
Parabéns, o projeto promete!
Manoel Carvalho- Major
-
Inscrito em : 30/03/2013
Reputação : 101
Simulador preferido : FS9/FSX/FGear
Emprego/lazer : Profissional de Tecnologia e Marketing / Música
Nacionalidade :
Obrigado amigos Inventor, Paulo Cesar Alievi, Leandro Souza e Manoel Carvalho.
Tô com uma dúvida no que se refere à posição do eixo do Throttle quadrant.
Se fixo as manetes com o eixo na extremidade da estrutura...
Ou se as deixo no centro...
gostaria que postassem suas sugestões, opiniões e palpites para iniciar os testes já com alguma base.
Obrigado por acompanharem meu projeto!
Tô com uma dúvida no que se refere à posição do eixo do Throttle quadrant.
Se fixo as manetes com o eixo na extremidade da estrutura...
Ou se as deixo no centro...
gostaria que postassem suas sugestões, opiniões e palpites para iniciar os testes já com alguma base.
Obrigado por acompanharem meu projeto!
Tem que ser na extremidade pois ao acionar a distância entre a corrediça e o botão da manete permanecer igual. Se colocar no meio como na foto 2 vai aumentar quando movimentar. É essa mesmo a dúvida? Abs
Paulo Cesar Alievi- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 12/02/2012
Reputação : 8
Emprego/lazer : Reserva/Voo
Nacionalidade :
Concordamos com o nosso Paulo.Paulo Cesar Alievi escreveu:Tem que ser na extremidade pois ao acionar a distância entre a corrediça e o botão da manete permanecer igual. Se colocar no meio como na foto 2 vai aumentar quando movimentar. É essa mesmo a dúvida? Abs
Mas para que a manopla não exceda o espaço trazeiro, sugerimos alargar o lateral criando espaço tambem para os dedos:
Adicionando um batente (retangulo marrom)
E vamos em frente , abraços
-
Nacionalidade :
Paulo Cesar Alievi escreveu:Tem que ser na extremidade pois ao acionar a distância entre a corrediça e o botão da manete permanecer igual. Se colocar no meio como na foto 2 vai aumentar quando movimentar. É essa mesmo a dúvida? Abs
Realmente Paulo, faz todo sentido. Ficaria com disparidades durante o deslocamento da manete.
Noticias:
Solda do suporte do Yoke no cano de ferro (da piscina) o cara caprichou colocou uma chapa super reforçada;
Aqui o angulo que ficará o YOKE (feito no olhometro do serralheiro);
Barra de rosca com porcas (fará as vezes de rolamento) e as hastes das manetes do Throttle quadrante (consegui de umas cadeiras que estavam lá no serralheiro para reforma);
E a massa plástica para o acabamento dos YOKES e manetes;
Isso consumiu minha tarde...
Até mais!
PS.
Inventor, a idéia do batente é ótima! tá copiada!
-
Inscrito em : 16/11/2010
Reputação : 269
Emprego/lazer : Analista de Suporte
Nacionalidade :
marcos1sp escreveu:Jesus Amado, um grande trabalho, parabéns
Obrigado Marcos,
Por favor alguem pode confirmar se é essa mesma a distância entre o YOKE e o painel. Encontrei os dados nesse site: http://cessna172simproject.blogspot.com.br/
Nós decidimos cortar e prorroga o jugo seria a opção mais realista, porque o eixo em um Cessna 172 se estende de volta Full ~ 35 centímetros
E vai completa para a frente ~ 17 centímetros
Obrigado! Em breve posto possíveis avanços!
Gabinete Xpredator - Placa Mãe ASUS H87-PRO - Processador Intel Core i7 - 4770s - RAM Corsair 2x8GB DDR3 - HD WD Red 3.0 TB - SSD Samsung 840 EVO 250GB - ASUS GeForce GTX 780 DirectCU II OC - Fonte Corsair CX750 - Sistema de Refrigeração Noctua NH-U14S
Roberto BR- Major
-
Inscrito em : 02/08/2012
Reputação : 14
Emprego/lazer : Publicitario
Nacionalidade :
Flavio.
Parabéns, vôce é muito caprichoso, e tenho certeza que seu
projeto vai ficar nota 10.
Parabéns, vôce é muito caprichoso, e tenho certeza que seu
projeto vai ficar nota 10.
Obrigado Aeroprado e Roberto BR, de fato estou muito empolgado com a construção com a construção;
Notícias:
Fixação dos yokes nos respectivos suportes e hastes;
Teste de equilíbrio, pra ver se ficava puxando pros lados, o olhometro funcionou bem, ficou bem equilibrado;
Esculpi a trilha da fiação dos botões do yoke do piloto;
Fixei as manetes de passo e flaps nas hastes;
Iniciei a construção do pedestal;
Aqui a primeira mudança no projeto inicial, fiz dois desníveis um de cada lado, num deles vai a manete de flaps, no outro a indicação do pitch trim (não sei ainda como fazer) confira o projeto;
Um abraço a todos!
Notícias:
Fixação dos yokes nos respectivos suportes e hastes;
Teste de equilíbrio, pra ver se ficava puxando pros lados, o olhometro funcionou bem, ficou bem equilibrado;
Esculpi a trilha da fiação dos botões do yoke do piloto;
Fixei as manetes de passo e flaps nas hastes;
Iniciei a construção do pedestal;
Aqui a primeira mudança no projeto inicial, fiz dois desníveis um de cada lado, num deles vai a manete de flaps, no outro a indicação do pitch trim (não sei ainda como fazer) confira o projeto;
Um abraço a todos!
Alexandre "VSP4264" Alves - BHZ - MG
VSP4264- Brigadeiro
-
Inscrito em : 17/02/2011
Reputação : 219
Nacionalidade :
Flavio, parabéns!!! Um espetáculo esse manche.
Como você conseguiu dar essa forma perfeita a ele, principalmente nos apoios. Lixou com ajuda de alguma retífica ou na mão mesmo? Se foi na mão, qual lixa usou?
ABCS
Como você conseguiu dar essa forma perfeita a ele, principalmente nos apoios. Lixou com ajuda de alguma retífica ou na mão mesmo? Se foi na mão, qual lixa usou?
ABCS
bruno_stelling- Capitão
-
Inscrito em : 12/03/2013
Reputação : 6
Simulador preferido : X-Plane 10
Nacionalidade :
VSP4264 escreveu:Maravilhoso! Um dia espero ter uma casa própria para montar um desses!
Obrigado por acompanhar, venho há três anos alimentando esse sonho e me pergunto hoje: por que não comecei antes?
Flavio, parabéns!!! Um espetáculo esse manche.
ABCS
A técnica foi relativamente simples: procurei no google imagens um boa foto frontal do yoke. Abri a imagem no photoshop e apaguei tudo o que não me interessava deixando o fundo branco. Aí é definir um tamanho para o YOKE. O meu ficou com 34cm na parte mais larga. Essa medidas variam entre 30 e 34 optei pelo melhor apoio para minhas mãos grandes.
Como a imagem não cabe numa folha A4, usei um programinha chamado Poster Razor que amplia imagens podendo criar posters. Defini o Poster Razor para deixar a imagem no tamanho desejado. Ele entrega as imagens em arquivo pdf aí é só imprimir e fazer o decalque (usei papel carbono pra transferir a imagem pra madeira).
Quanto aos apoios anatômicos dos polegares foi lixa na mão mesmo, fiz um corte grosseiro na serrinha e depois lixei. A lixa pra madeira n° 80. O mdf é muito mole a lixa devora em minutos.
Valeu!
Cheguei a pensar em fazer um manche assim, inclusive contei as 2 partes do mdf e mais uma fina de duratex (que ficaria no meio e onde faria o caminho para os fios, sem precisar esculpir na madeira), mas acabei optando por adaptar um manche pronto.
Parabéns pela dedicação!
Cheguei a pensar em fazer um manche assim, inclusive contei as 2 partes do mdf e mais uma fina de duratex (que ficaria no meio e onde faria o caminho para os fios, sem precisar esculpir na madeira), mas acabei optando por adaptar um manche pronto.
Parabéns pela dedicação!
-
Nacionalidade :
Legal Flavio.
Entao todo o acabamento é feito com lixa e vai na mao mesmo, mesmo sendo mdf. Então vamos nessa. Estou com vontade de fazer um tambem.
ABCS e bom trabalho, está ficando ótimo.
Entao todo o acabamento é feito com lixa e vai na mao mesmo, mesmo sendo mdf. Então vamos nessa. Estou com vontade de fazer um tambem.
bruno_stelling- Capitão
-
Inscrito em : 12/03/2013
Reputação : 6
Simulador preferido : X-Plane 10
Nacionalidade :
O senhor é professor de história ou de plástica?! Fiquei na dúvida agora, o manche ficou sensacional, parabéns!
-
Inscrito em : 04/03/2011
Reputação : 55
Emprego/lazer : Arquiteto
Nacionalidade :
bruno_stelling escreveu:Legal Flavio.
É isso aí! Usei primeiro a lixa 80 depois a 120 que é mais fina. Começe mesmo vai ver que é tão gostoso quanto voar!
Thiago escreveu:O senhor é professor de história ou de plástica?! Fiquei na dúvida agora, o manche ficou sensacional, parabéns!
Tá de brincadeira!
Obrigado pelo incentivo!
Artur Santos
Voo Virtual
Cmte Flavio, me permita aproveitar o teu tópico e alertar aos demais construtores sobre um detalhe muito importante, para quem opta por fazer manches com eixo na horizontal: Coloquem rolamentos no apoio do eixo!
Ao contrário dos eixos montados na vertical (tipo Boeing ou Embraer), notei que, pelo fato de apoiarmos o peso do braço nele, existe uma tendência de dar uma "agarradinha" no movimento (por mais bem lubrificado que esteja). Notei isso nos Saitek e em outras marcas conhecidas.
Fica a dica!
Ao contrário dos eixos montados na vertical (tipo Boeing ou Embraer), notei que, pelo fato de apoiarmos o peso do braço nele, existe uma tendência de dar uma "agarradinha" no movimento (por mais bem lubrificado que esteja). Notei isso nos Saitek e em outras marcas conhecidas.
Fica a dica!
-
Nacionalidade :
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4