Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.

Trabalhar em Cia Aérea. Gse_multipart13851

Trabalhar em Cia Aérea.

+8
Albarn
Caio Mendes
Duley
Felipe Quagliarelo
danielsantana
AlexOldschool
Paulo Stavis
Pimentel
12 participantes

Ir para baixo

Trabalhar em Cia Aérea. Empty Trabalhar em Cia Aérea.

Mensagem por Pimentel Dom 07 Abr 2013, 12:00

Olá

Em fase de exercito e com menos de 18 anos é possível arrumar emprego em cia aérea????? Tipo em empresas ou prestadoras de serviços

Estou programando meu PP, mas preciso agilizar uma ocupação urgente... Até pensei e fazer um cursinho de DOV para ver se ajuda, mas achei caro demais.

Alguém tem alguma sugestão para dar?

Abraço!

Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Reputação : 6
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalhar em Cia Aérea. Empty Re: Trabalhar em Cia Aérea.

Mensagem por Paulo Stavis Dom 07 Abr 2013, 12:32

Pimentel escreveu:Olá

Em fase de exercito e com menos de 18 anos é possível arrumar emprego em cia aérea????? Tipo em empresas ou prestadoras de serviços

Estou programando meu PP, mas preciso agilizar uma ocupação urgente... Até pensei e fazer um cursinho de DOV para ver se ajuda, mas achei caro demais.

Alguém tem alguma sugestão para dar?

Abraço!

Dá sim, acredito que por ter menos de 18 teria que ser algo como o jovem aprendiz ou estágio. Porém em hipótese alguma cite que você quer ser piloto, a galera já saca que a intenção é fazer a seleção interna somente e que logo você vai vazar (independente de ser verdade ou não).
Você precisa verificar os critérios das seleções das cias e os locais onde há vaga pra agente de aeroporto e afins (verifique o site das cias). Há a opção de trabalhar na infraero ou anac também, se estas existirem onde você mora.

Só não recomendo o curso de DOV e de comissário porque em ambos os casos a possibilidade de conseguir emprego agora está muito dificil.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Reputação : 718
Simulador preferido : P3Dv4

Mensagem por Pimentel Dom 07 Abr 2013, 13:00

Valeu Paulo!

Quanto a dizer que ser piloto vou manter o bico fechado thinking

Curso de DOV nem vira é pelo que andei lendo é mó enganação as escolas.

Abraço!!!
Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino

Mensagem por AlexOldschool Sex 26 Abr 2013, 11:38

O que significa DOV?

AlexOldschool
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 19/04/2013
Reputação : 0

Mensagem por danielsantana Sex 26 Abr 2013, 12:10

AlexOldschool escreveu:O que significa DOV?

Despachante Operacional de Voo

Fonte: Corsair 500w.
danielsantana
danielsantana
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/03/2012
Reputação : 75
Simulador preferido : FS 2020
Emprego/lazer : Desenvolvedor

Mensagem por Felipe Quagliarelo Sex 26 Abr 2013, 15:26

https://www.elancers.net/frames/tam/frame_geral.asp

olha ai, tem vagas na TAM, só olhar os requesitos do cargo

ASUS KO RTX 3060Ti 8GB
HD TOSHIBA 7.200RPM 1TB 32MB Buffer
SSD WD BLUE 512GB M.2 NVMe
Windows 10 Professional 64bits
Felipe Quagliarelo
Felipe Quagliarelo
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 21/03/2011
Reputação : 22
Simulador preferido : Flight Simulato
Emprego/lazer : Rede do Saber

Mensagem por Duley Sex 26 Abr 2013, 16:41

Totalmente possível! Com essa idade, o ideal seria entrar como estagiário, mas para isso, claro, você precisa estar matriculado em algum curso superior.
Como menor aprendiz também é uma boa ideia. Aqui na Azul tá cheio deles, mas existem restrições de idade, seria legal pesquisar. Por aqui a maioria tem entre 15 e 17 anos.
Essa de evitar dizer que quer ser piloto, na minha opinão é irrelevante. Se questionarem se você quer ser piloto ou seu desejo profissional, diga a verdade. Se não questionarem, também não precisa mencionar.
Se tiver suas emoções bem controladas, trabalhar no check-in, check-out e despacho é bastante interessante. Você consegue ter bastante noção do funcionamento de um aeroporto. Mas, nos momentos complicados, certamente terá que controlar os nervos para controlar os passageiros irritados.
Trabalhar na área de Suprimentos também é interessante. Você tem bastante contato com peças aeronáuticas e se for curioso, pode aprender muito com inspetores e equipe de manutenção.

CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Reputação : 325
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier

Mensagem por Pimentel Sex 26 Abr 2013, 18:36

Duley escreveu:Totalmente possível! Com essa idade, o ideal seria entrar como estagiário, mas para isso, claro, você precisa estar matriculado em algum curso superior.
Como menor aprendiz também é uma boa ideia. Aqui na Azul tá cheio deles, mas existem restrições de idade, seria legal pesquisar. Por aqui a maioria tem entre 15 e 17 anos.
Essa de evitar dizer que quer ser piloto, na minha opinão é irrelevante. Se questionarem se você quer ser piloto ou seu desejo profissional, diga a verdade. Se não questionarem, também não precisa mencionar.
Se tiver suas emoções bem controladas, trabalhar no check-in, check-out e despacho é bastante interessante. Você consegue ter bastante noção do funcionamento de um aeroporto. Mas, nos momentos complicados, certamente terá que controlar os nervos para controlar os passageiros irritados.
Trabalhar na área de Suprimentos também é interessante. Você tem bastante contato com peças aeronáuticas e se for curioso, pode aprender muito com inspetores e equipe de manutenção.

Eu mandei CV´s ...nos sites das principais cias.

Estou terminando o colegial.... O ano que vem se for dispensado...vou correr atrás.

Fazer o PP as custas do meu pai shame on you ... nem facul eu aceitei!
Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino

Mensagem por Caio Mendes Dom 28 Abr 2013, 22:46

Duley escreveu:Totalmente possível! Com essa idade, o ideal seria entrar como estagiário, mas para isso, claro, você precisa estar matriculado em algum curso superior.

Opa Duley, você trabalha em qual setor da Azul aí em Belo Horizonte? E sabe como funciona esse programa de menor aprendiz? Pois estou com as mesmas ideias do Pimentel, já que falta pouco pra completar o segundo grau.

Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/12/2011
Reputação : 21
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante

Mensagem por Albarn Dom 28 Abr 2013, 23:25

Eu trabalho como aprendiz num banco, então acho que posso dar umas dicas.

Para entrar como aprendiz em qualquer empresa, você entra por meio de uma instituição de ensino profissionalizante. No meu caso, eu entrei pelo ESPRO, mas há também o CIEE e mais outras. Logo, você entra como um funcionário terceirizado na empresa (na TAM, neste caso), tendo a carteira de trabalho assinada pela instituição a qual você foi contratado como aprendiz.

A Lei da Aprendizagem determina que o aprendiz trabalhe com um contrato de 2 anos vinculado entre a instituição e a empresa, e expirado o mesmo, fica a critério da empresa contratar ou não o aprendiz como funcionário, mas a grande maioria das empresas contratam os aprendizes (exceto empresas estatais), principalmente se eles mostrarem bom desempenho em suas funções. A jornada de trabalho é variável entre 4 e 6 horas diárias, sendo que em um dia da semana invés de ir trabalhar na empresa, você deve ir para a instituição de ensino para assistir às aulas de capacitação teórica.

Há uns quatro meses, ouvi de uma instrutora que deu aulas para uma turma de aprendizes que estavam trabalhando na TAM, e ao terminar o contrato deles, quase todos foram efetivados como funcionários e hoje estão seguindo carreira lá. É uma boa opção a escolher para entrar numa Cia. aérea, ainda mais pra quem está entre 16 e 19 anos. thumbsup
Albarn
Albarn
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 15/11/2012
Reputação : 30
Emprego/lazer : Universitário/Aviação

Mensagem por Duley Seg 29 Abr 2013, 08:55

Bom Caio, eu não sei de detalhes, mas o Albran já explicou bem. Eu trabalho no setor de Logística e Suprimentos, com ênfase no apoio a Manutenção de Linha.

Mas deixo minha dica. Aqui na empresa, percebi que o pessoal deixa os menores aprendiz um tanto largado, sem muitas tarefas e com muito tempo ocioso. Não deixe isso acontecer. Se perceber que está ocioso, vá até seu superior ou responsável e peça mais atividades. Ou então procure ficar perto de quem possa te ensinar e explicar as atividades. Sempre tem pessoas mais abertas para explicar. Outro dia, um menor veio até mim e ensinei uma porção de coisas a ele.

CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Reputação : 325
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier

Mensagem por marcos1sp Seg 29 Abr 2013, 13:45

Pimentel.

Siga os conselhos da galera. Eles sabem o que estão dizendo.

Boa sorte e sucesso. Yesyes

marcos1sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/11/2010
Reputação : 269
Emprego/lazer : Analista de Suporte

Mensagem por Fabiano.S Seg 29 Abr 2013, 15:31

O jeito é sair entregando CV nas companhias aéreas. Consegui um emprego no aeroporto assim, tentando direto. Toda semana chegava e entregava um CV, tenta alguns contatos. Quanto mais Q.I melhor, mas aquele Q.I que você sabe que pode te ajudar e não um que diz que pode, mas na hora nem te ajuda. Deixa seu CV no canto.
É complicado entrar numa empresa aérea sem experiência na área ou profissional, mas tem que tentar. Tem que correr atrás, imprimir vários CV's e sair entregando, infelizmente tem gente que pega o seu CV e joga fora. Mais quando puder tenta correr atrás do gerente, do supervisor, que eles sim podem chegar e te chamar para uma entrevista.
Siga também as instruções do Duley e do Albarn que são ótimas, e não tenha medo de ser verdadeiro, mentira tem perna curta e acaba com as suas chances. Sempre que possível diga a verdade para o entrevistador.
Fale que deseja ser piloto ou esteja fazendo o curso de piloto ou a faculdade também, caso e somente ele perguntar o que você deseja na empresa ou se tem desejo de fazer alguma faculdade e no momento não esteja fazendo.
Dica: Tenta fazer um breve resumo do seu CV, do que está fazendo, cursos, trabalho e sempre diz que está aberto para qualquer oportunidade na empresa. Sempre!

Corre atrás e outra ajuda dos pais é sempre bem-vinda, querendo ou não. Você ter ajuda deles não atrapalha, apenas ajuda e muito na sua conquista do seu sonho. Pense nisso. thumbsup

Boa sorte e abraços cheers

Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 03/04/2011
Reputação : 31
Simulador preferido : FSX, P3D 4.5
Emprego/lazer : Agente de passageiros

Mensagem por Caio Mendes Seg 29 Abr 2013, 17:28

Tá certo, pessoal. Agradeço também as dicas, ainda mais que talvez irei morar com minha irmã em São Paulo, e imagino que terei mais opções, pois também pretendo estudar na EJ em Jundiaí, mas nada confirmado. Mas enquanto isso, informações como essas são bem importantes. thumbsup

Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/12/2011
Reputação : 21
Emprego/lazer : Estudante

Mensagem por Pimentel Seg 29 Abr 2013, 19:12

Valeu pelas dicas...assim que descolar meu trampo eu aviso vcs por aqui! thumbsup
Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino

Mensagem por alexlimax Sáb 04 maio 2013, 15:27

Pimentel ,

Você que andou pesquisando por curso de D.O.V , quanto que tá +/-?
alexlimax
alexlimax
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 02/10/2011
Reputação : 20

Mensagem por Pimentel Dom 05 maio 2013, 11:56

alexlimax escreveu:Pimentel ,

Você que andou pesquisando por curso de D.O.V , quanto que tá +/-?

Vi gente falando em quase 5 mil, e que o curso é puxado....
Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino

Mensagem por Roberto Barata Dom 05 maio 2013, 12:06

Pimentel escreveu:

Estou terminando o colegial.... O ano que vem se for dispensado...vou correr atrás.

Pimentel, quero o parabenizar pela sua atitude responsável e já bem adulta, continue assim que terá bastante sucesso na sua vida. E no dia que realizar o seu sonho, verá que todo o sacrifício valeu a pena. Estudo e trabalho nunca é em vão, abre bastantes portas, e essa sua humildade e coragem de enfrentar o futuro lhe ensinarão isso.

Um cordial abraço deste lado do Atlântico e muito boa sorte nessa etapa. thumbsup

Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 17/05/2012
Reputação : 17
Simulador preferido : FS2004
Nacionalidade : Portugal

http://www.valpalmela.com

Mensagem por Pimentel Dom 05 maio 2013, 12:09

Roberto RGPA escreveu:
Pimentel escreveu:

Pimentel, quero o parabenizar pela sua atitude responsável e já bem adulta, continue assim que terá bastante sucesso na sua vida. E no dia que realizar o seu sonho, verá que todo o sacrifício valeu a pena. Estudo e trabalho nunca é em vão, abre bastantes portas, e essa sua humildade e coragem de enfrentar o futuro lhe ensinarão isso.

Um cordial abraço deste lado do Atlântico e muito boa sorte nessa etapa. thumbsup

Very Happy

Opa, valeu irmão!!!

Temo que correr atrás das coisas para conquistar o que queremos!!

Um abraço!!!!!!! thumbsup
Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo