Norte magnético X norte verdadeiro
+2
Paulo Stavis
lenimberg
6 participantes
Página 1 de 1
Norte magnético X norte verdadeiro
Olá pessoal! Estou querendo fazer um voo utilizando castas aéreas de SBPA para SBSP, mas quando eu chego no num determinado fixo na carta STAR, esta diz que devo virar para 040 e aguardar a interceptação da radial 053 do VOR RDE. O problema é que se isso só dá certo se eu seguir a proa 040 no meu GPS. Se eu seguir a 040 do meu instrumento HSI, o GPS indica que estou voando na proa 043, o que dá uma defasagem muito grande quando finalmente chega a hora de interceptar a radial 053 do VOR RDE. Não é possível que eu tenho que voar utilizando o GPS como único instrumento de navegação e despreze um instrumento tão importante como o HSI, já que através dele (do HSI) é possível fazer uso de ferramentas tão úteis como acionar o modo de navegação onde a aeroneve segue automaticamente o NAV através do piloto automático. Alguém poderia me ajudar?
lenimberg- Aspirante
-
Inscrito em : 08/12/2012
Mensagens : 9
Reputação : 0
Idade : 37
Nacionalidade :
Re: Norte magnético X norte verdadeiro
lenimberg escreveu: Olá pessoal! Estou querendo fazer um voo utilizando castas aéreas de SBPA para SBSP, mas quando eu chego no num determinado fixo na carta STAR, esta diz que devo virar para 040 e aguardar a interceptação da radial 053 do VOR RDE. O problema é que se isso só dá certo se eu seguir a proa 040 no meu GPS. Se eu seguir a 040 do meu instrumento HSI, o GPS indica que estou voando na proa 043, o que dá uma defasagem muito grande quando finalmente chega a hora de interceptar a radial 053 do VOR RDE. Não é possível que eu tenho que voar utilizando o GPS como único instrumento de navegação e despreze um instrumento tão importante como o HSI, já que através dele (do HSI) é possível fazer uso de ferramentas tão úteis como acionar o modo de navegação onde a aeroneve segue automaticamente o NAV através do piloto automático. Alguém poderia me ajudar?
Segundo as forças do além, deduzi que você está executando alguma das STARs que começam em RONUT. A interpretação da carta é a seguinte:
Partindo de RONUT vamos voar o rumo 040 até o fixo NEGUS e então tomar a radial 233 inbound ou o curso 053 do vor RDE e prosseguir até este auxílio.
Veja, eu falei rumo. Mas o que é rumo?
Dentro da navegação, temos "dois tipos" de direção que seguimos: A proa e o rumo. A proa é para onde o nariz da aeronave aponta. Rumo é o caminho que a aeronave efetivamente percorre no chão.
Os dois nem sempre (na verdade raramente) são iguais em função do vento. Isso porque se a aeronave mantém proa 090º, por exemplo mas recebe um vento de sua direita (180º, por exemplo) esta será "jogada" pelo vento para a esquerda.
Como exemplo "real", uma aeronave voando na proa 090º e velocidade de 100kt, se esta recebe um vento de 180º com 25kt de velocidade, ela voará na verdade no rumo 076º.
Tá e o que isso tem a ver com o seu problema?
O GPS do FS mostra o seu rumo (track/trk) e não a proa. Já o HSI mostra a proa e não o rumo. Porquê? O GPS vai determinando sua posição através de satélites e não sabe qual a proa ou o vento atuante, só vai "plotando" o caminho que você está seguindo. Já o HSI só sabe qual a proa pois é baseado na bússola. Ele não sabe qual o vento atuante.
Se analisarmos afundo o que você está propondo, na verdade é incoerente. Pra voar até RONUT você provavelmente utilizou uma aerovia, provavelmente a UM671. Consultando a carta de rota H2 notamos que ela é uma aerovia dita "RNAV". Em resumo, o RNAV é basicamente voar por meios autônomos, sem usar VOR/NDB. Portanto se até RONUT você voou RNAV, apartir dele voaria uma STAR RNAV onde não é necessário manter radiais, QDR/QDM, etc.
Tá mas eu cheguei pelas forças do além até RONUT sem RNAV e agora quero executar a STAR. O que eu faço?
Simples. Em RONUT tome a proa 040 e verifique qual o rumo no GPS. Caso haja defasagem, o GPS marca 037, por exemplo, curve mais 3º para a direita, ficando com proa 043. Chegando em NEGUS, coloque o curso 053 no HSI, selecione o VOR de RDE no Nav 1 e voe o curso 053 até o bloqueio.
Add: Esqueci de comentar sobre o título, Norte verdadeiro x Norte magnético:
O norte verdadeiro pra ser sincero só existe nas cartas visuais (WAC). As cartas de IFR, de rota e planejamento são todas em norte magnético pois este é usado durante a operação.
Algumas aeronaves possuem a opção de mostrar as proas e/ou rumos em norte verdadeiro porém são poucas.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Norte magnético X norte verdadeiro
Essa pergunta pode ser meio tosca, mas como ainda tenho essa dúvida, vamos lá: Supondo que o rumo do norte verdadeiro seja 0º (talvez seja isso mesmo), qual seria o rumo do norte magnético?
_________________
CPU: AMD Ryzen 7 PRO 1700 3.7GHz | GPU: GIGABYTE GEFORCE GTX 980 4GB GDDR5 256 bits | MB: ASUS PRIME B350-PLUS | RAM: 32GB 2x16GB DDR4-2666MHz | SSD: 760GB; 1x128GB M.2 NVMe, 1x512GB SATA 6GB/s, 1x120GB SATA 6GB/s | HD: Seagate Barracuda 2TB SATA | WaterCooler: Corsair H60 | Powered by: Corsair GS700W | OS: Win10 Pro 64bit
Hiago Sales- Major
-
Inscrito em : 20/05/2012
Mensagens : 324
Reputação : 18
Idade : 29
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: Norte magnético X norte verdadeiro
hiaaago_ escreveu:Essa pergunta pode ser meio tosca, mas como ainda tenho essa dúvida, vamos lá: Supondo que o rumo do norte verdadeiro seja 0º (talvez seja isso mesmo), qual seria o rumo do norte magnético?
Tosca é a dúvida que não é perguntada
Sendo o rumo do NV 0º, o rumo do NM vai depender da região onde a aeronave se encontra. Por exemplo, aqui em Curitiba a declinação magnética é de 18º W, se não me engano.
O rumo pode ser definido como a quantidade de graus entre um dos "nortes" e o caminho que a aeronave percorreu, o rumo verdadeiro seria entre o norte verdadeiro e o "caminho", que neste caso é zero.
Já o rumo magnético seria entre o norte magnético e o "caminho". A declinação do local indica que o Norte Magnético está a 17º oeste do verdadeiro, portanto só necessitamos adicionar estes 17º ao nosso norte verdadeiro.
Outra situação para exemplificar:
Rumo verdadeiro: 68º
Declinação do local: 05ºE
O rumo magnético seria 063º. Solução:
A quantidade de graus entre o NV e o "caminho" é 68º. Se o NM está a 05º a leste do NV, devemos diminuir então do nosso RV. Chegamos então à resposta de 63º.
PS: Acabei falando demais, qualquer coisa é só perguntar
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Norte magnético X norte verdadeiro
Ah sim. Então, se a declinação magnética do local for à Oeste do NV, eu adiciono esse rumo ao RV e se estiver à Leste do NV, eu diminuo?
Outra perguntinha: Como faço para identificar a declinação magnética daqui de Brasília, por exemplo?
Obrigado pela resposta Paulo
Outra perguntinha: Como faço para identificar a declinação magnética daqui de Brasília, por exemplo?
Obrigado pela resposta Paulo
Hiago Sales- Major
-
Inscrito em : 20/05/2012
Mensagens : 324
Reputação : 18
Idade : 29
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: Norte magnético X norte verdadeiro
hiaaago_ escreveu:Ah sim. Então, se a declinação magnética do local for à Oeste do NV, eu adiciono esse rumo ao RV e se estiver à Leste do NV, eu diminuo?
Outra perguntinha: Como faço para identificar a declinação magnética daqui de Brasília, por exemplo?
Obrigado pela resposta Paulo
Isso mesmo. Declinação W soma, E diminui. Convém salientar que se temos a PM ou o RM e queremos descobrir a PV ou o RV, precisamos efetuar a operação inversa, ou seja, se a declinação é W devemos diminuir e se for E somamos.
Exemplo:
Declinação: 10°W
PM: 050º
PV seria: 040º.
Pra encontrar a declinação temos três opções principais (não sei se tem mais):
1) Carta ADC: Na ADC é mostrada a localização do NM em relação ao NV e o valor da declinação. Na ADC de Brasília esse simbolo encontra-se próximo a cabeceira 11L. É 20W.
2) Carta WAC: Verifique qual a linha de declinação passa mais próximo do local.
3) Carta ERC: Mesma coisa da opção 2).
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Norte magnético X norte verdadeiro
Ah, entedi Então, usando Curitiba como exemplo agora, se o vento está à 123º (mais favorável à pista 11), sendo a DM lá de 18ºW, então ele se tornaria 141º (favorecendo pousos e decolagens à pista 15). É isso mesmo então?
_________________
CPU: AMD Ryzen 7 PRO 1700 3.7GHz | GPU: GIGABYTE GEFORCE GTX 980 4GB GDDR5 256 bits | MB: ASUS PRIME B350-PLUS | RAM: 32GB 2x16GB DDR4-2666MHz | SSD: 760GB; 1x128GB M.2 NVMe, 1x512GB SATA 6GB/s, 1x120GB SATA 6GB/s | HD: Seagate Barracuda 2TB SATA | WaterCooler: Corsair H60 | Powered by: Corsair GS700W | OS: Win10 Pro 64bit
Hiago Sales- Major
-
Inscrito em : 20/05/2012
Mensagens : 324
Reputação : 18
Idade : 29
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: Norte magnético X norte verdadeiro
hiaaago_ escreveu:Ah, entedi Então, usando Curitiba como exemplo agora, se o vento está à 123º (mais favorável à pista 11), sendo a DM lá de 18ºW, então ele se tornaria 141º (favorecendo pousos e decolagens à pista 15). É isso mesmo então?
Esse vento é com relação ao norte magnético ou verdadeiro?
O vento dado no METAR é em relação ao verdadeiro e o passado pela torre é em relação ao magnético.
Se for o do METAR está correto a conta sim porém se fosse o dado pela torre não haveria necessidade de mexer com DMG.
PS offtopic: Em ambos os casos seria usada a 15/33. A 11/29 é muito pouco utilizada.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Norte magnético X norte verdadeiro
É o vento dado no METAR mesmo Mas se a pista 11/29 tivesse ILS também, acho que ela não seria um excessão no primeiro caso, né? Valeu pelos esclarecimentos
_________________
CPU: AMD Ryzen 7 PRO 1700 3.7GHz | GPU: GIGABYTE GEFORCE GTX 980 4GB GDDR5 256 bits | MB: ASUS PRIME B350-PLUS | RAM: 32GB 2x16GB DDR4-2666MHz | SSD: 760GB; 1x128GB M.2 NVMe, 1x512GB SATA 6GB/s, 1x120GB SATA 6GB/s | HD: Seagate Barracuda 2TB SATA | WaterCooler: Corsair H60 | Powered by: Corsair GS700W | OS: Win10 Pro 64bit
Hiago Sales- Major
-
Inscrito em : 20/05/2012
Mensagens : 324
Reputação : 18
Idade : 29
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: Norte magnético X norte verdadeiro
Hiago Sales escreveu:É o vento dado no METAR mesmo Mas se a pista 11/29 tivesse ILS também, acho que ela não seria um excessão no primeiro caso, né? Valeu pelos esclarecimentos
Provavelmente não, é curta e o pavimento é um lixo. Uma vez que teve suspensão na operação da 15/33 começaram a usar a 11/29 e começou a abrir buraco e etc.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Norte magnético X norte verdadeiro
Muito bom o tópico. Aproveitando, uma dúvida:
O FS realmente simula a declinação magnética? Por exemplo em GRU a declinação é de 20º W. Então, ao alinhar a aeronave na cabeceira 09L, ela não deveria me indicar o rumo 114 ao invés do 94?
O FS realmente simula a declinação magnética? Por exemplo em GRU a declinação é de 20º W. Então, ao alinhar a aeronave na cabeceira 09L, ela não deveria me indicar o rumo 114 ao invés do 94?
Trovis- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 09/08/2011
Mensagens : 591
Reputação : 9
Idade : 39
Nacionalidade :
Re: Norte magnético X norte verdadeiro
Trovis escreveu:Muito bom o tópico. Aproveitando, uma dúvida:
O FS realmente simula a declinação magnética? Por exemplo em GRU a declinação é de 20º W. Então, ao alinhar a aeronave na cabeceira 09L, ela não deveria me indicar o rumo 114 ao invés do 94?
Não.
A pista é designada "já" com base na orientação magnética...ou seja ela já considera os 20ºW
Se uma pista é por ex 94 (09) e a declinação for 20ºW, ja saberemos que os 20º ja foram compensados na orientação da mag da pista.
Sendo o rumo verdadeiro da mesma pista 074º ( que não é usado para fim de procedimentos)
Pimentel- Capitão
-
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 129
Reputação : 6
Idade : 28
Nacionalidade :
Re: Norte magnético X norte verdadeiro
Trovis escreveu:Muito bom o tópico. Aproveitando, uma dúvida:
O FS realmente simula a declinação magnética? Por exemplo em GRU a declinação é de 20º W. Então, ao alinhar a aeronave na cabeceira 09L, ela não deveria me indicar o rumo 114 ao invés do 94?
Discordo do colega acima. O FS simula sim, tanto que a primeira coisa a fazer depois de instalar os seus addons é atualizá-la.
A pista já está em relação ao norte magnético. Porém pra você ver como o FS simula, basta verificar que no FS sem a atualização da DMG, em SBCT a pista 15 tem rumo 151 porém nas cartas aeronáuticas é 153.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Norte magnético X norte verdadeiro
Paulo Stavis escreveu:Trovis escreveu:Muito bom o tópico. Aproveitando, uma dúvida:
O FS realmente simula a declinação magnética? Por exemplo em GRU a declinação é de 20º W. Então, ao alinhar a aeronave na cabeceira 09L, ela não deveria me indicar o rumo 114 ao invés do 94?
Discordo do colega acima. O FS simula sim, tanto que a primeira coisa a fazer depois de instalar os seus addons é atualizá-la.
A pista já está em relação ao norte magnético. Porém pra você ver como o FS simula, basta verificar que no FS sem a atualização da DMG, em SBCT a pista 15 tem rumo 151 porém nas cartas aeronáuticas é 153.
Não entendi Paulo.
Pimentel- Capitão
-
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 129
Reputação : 6
Idade : 28
Nacionalidade :
Re: Norte magnético X norte verdadeiro
O Trovis fez uma pergunta:Pimentel escreveu:Não entendi Paulo.
Trovis escreveu:Muito bom o tópico. Aproveitando, uma dúvida:
O FS realmente simula a declinação magnética? Por exemplo em GRU a declinação é de 20º W. Então, ao alinhar a aeronave na cabeceira 09L, ela não deveria me indicar o rumo 114 ao invés do 94?
Você disse:
Pimentel escreveu:Não.
A pista é designada "já" com base na orientação magnética...ou seja ela já considera os 20ºW
Se uma pista é por ex 94 (09) e a declinação for 20ºW, ja saberemos que os 20º ja foram compensados na orientação da mag da pista.
Sendo o rumo verdadeiro da mesma pista 074º ( que não é usado para fim de procedimentos)
Entendi que o não foi referente à pergunta sobre o FS simular. Pelo jeito não foi, então passo a concordar com o que você disse.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Norte magnético X norte verdadeiro
Paulo Stavis escreveu:
Entendi que o não foi referente à pergunta sobre o FS simular. Pelo jeito não foi, então passo a concordar com o que você disse.
Sim, eu abordei apenas o aspecto conceitual.
Só um adendo; Esta diferença de 151° no FS e do 153° é resultado de Variação. tendo em vista que o banco de dados do FSX é da epoca do seu lançamento e/ou ultima atualização. Safa?
Pimentel- Capitão
-
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 129
Reputação : 6
Idade : 28
Nacionalidade :
Re: Norte magnético X norte verdadeiro
Nossa, Paulo, muito obrigado, me ajudou bastante. Eu, de fato, estava fazendo esse procedimento RNAV e quando chegava em RONUT, eu pegava a carta STAR VOR/NDB. Quer dizer que eu não estou fazendo direito? Eu tenho que fazer a chegada também RNAV? Pergunto isso porque no livro "APRENDENDO A VOAR NO FS" de Bianch, só ensina a fazer procedimento VOR e NDB.
lenimberg- Aspirante
-
Inscrito em : 08/12/2012
Mensagens : 9
Reputação : 0
Idade : 37
Nacionalidade :
Re: Norte magnético X norte verdadeiro
lenimberg escreveu: Nossa, Paulo, muito obrigado, me ajudou bastante. Eu, de fato, estava fazendo esse procedimento RNAV e quando chegava em RONUT, eu pegava a carta STAR VOR/NDB. Quer dizer que eu não estou fazendo direito? Eu tenho que fazer a chegada também RNAV? Pergunto isso porque no livro "APRENDENDO A VOAR NO FS" de Bianch, só ensina a fazer procedimento VOR e NDB.
É, digamos que é incoerente. Como você já veio RNAV até RONUT poderia manter até o pouso porém, conforme eu falei acima, dá pra fazer sim apesar de ser incoerente.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Norte magnético X norte verdadeiro
Nossa curti esse tropico ótima dica
Ademir Moreira- Major
-
Inscrito em : 17/06/2011
Mensagens : 401
Reputação : 28
Idade : 47
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Viagem Ao Polo Norte
» Freedom- Canal Norte Verdadeiro
» Juazeiro do Norte
» Outono no hemisfério Norte.
» Orbx Irlanda do Norte - FTX EU NIR
» Freedom- Canal Norte Verdadeiro
» Juazeiro do Norte
» Outono no hemisfério Norte.
» Orbx Irlanda do Norte - FTX EU NIR
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos