[Brasil] Reforma do aeroporto de Porto Alegre é a mais atrasada entre os terminais da Copa
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[Brasil] Reforma do aeroporto de Porto Alegre é a mais atrasada entre os terminais da Copa
Reforma do aeroporto de Porto Alegre é a mais atrasada entre os terminais da Copa
Ampliação do Salgado Filho deve ir a licitação apenas em maio
Terminal 1 terá de ser ampliado em 11 meses, em vez dos 14 previstos Foto: Diego Vara / Agência RBS
Pedro Moreira
Enredada na burocracia, a modernização do Salgado Filho dá um título nada honroso para o aeroporto de Porto Alegre.
Dentre todas as obras em terminais de passageiros previstas para a Copa de 2014 no país, a reforma e ampliação em Porto Alegre é a mais atrasada. Nos outros 12 aeroportos que receberão investimentos, há obras — ou, pelo menos, licitações. A Infraero ainda trabalha no projeto de engenharia do Terminal 1 gaúcho.
A demora no início da obra aperta o cronograma para conclusão do projeto, que prevê um aumento dos atuais 37,6 mil metros quadrados para 60,3 mil metros quadrados na área de passageiros. Isso elevaria a capacidade de 15,4 milhões de usuários por ano para quase 19 milhões.
A nova promessa da Infraero é de que a licitação será lançada, finalmente, em maio. Assim, uma previsão otimista do órgão federal aponta o início da obra para junho, e a conclusão em maio de 2014 — a um mês do início da Copa. Seriam apenas 11 meses para terminar uma obra à qual, até fevereiro, a própria Infraero avaliava exigir trabalhos por 14 meses.
A justificativa da responsável pelos aeroportos do Brasil para a demora na conclusão do projeto — e lançamento da licitação para contratar a empresa que vai tocar a obra – envolve a complexidade do plano. A ampliação terá de ser executada sem interferir nas operações do Salgado Filho. A assessoria de imprensa do órgão afirmou que não concederá entrevista detalhando os problemas na reforma.
Secretário estadual de Esporte e coordenador-geral do Comitê Gestor da Copa 2014 no Estado, Kalil Sehbe diz estar apreensivo em relação aos prazos para conclusão da primeira fase do terminal. Mas concorda com o argumento da Infraero de que as tecnologias construtivas atuais podem acelerar a obra e garantir a conclusão do trabalho no período estimado.
– Há lentidão por parte da Infraero, mas temos a nossa maior aliada, a presidente Dilma, que, pelo que estou sabendo, já andou chamando a atenção do pessoal – afirmou.
Aeroporto opera acima da capacidade
Fora da esfera dos governos, a preocupação é ainda maior. Para o 1º vice-presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), Luiz Carlos Bohn, a redução no prazo para conclusão é mais um sinal de que o cronograma está ameaçado.
— O normal, quando se fala no setor público, é que atrase obra, não que se antecipe. Queremos o cronograma atendido, e isso parece cada vez mais difícil — lamentou.
Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Rio Grande do Sul (Abav-RS), Rita Vasconcelos ressalta a importância da reforma para oferecer mais conforto e a agilidade no serviço oferecido aos passageiros.
— Essa é uma preocupação nossa não só para a Copa do Mundo. A demanda do aeroporto já é muito maior do que a projetada nos tempos atuais. Hoje em dia, não se tem nem onde colocar um ônibus para acomodar os turistas — reclama.
O estrangulamento da capacidade de atendimento do Salgado Filho preocupa o diretor de segurança e operações de voo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Ronaldo Jenkins:
— Três aeroportos hoje trabalham acima da capacidade em seus terminais no Brasil: Santos-Dumont (Rio), Confins (Belo Horizonte) e o de Porto Alegre. Apesar de termos uma demanda em queda, ainda estamos crescendo acima da média mundial. Nós todos esperamos essa obra, que dará fôlego até 2020.
Enquanto em Porto Alegre não há sequer licitação para o terminal, e só a ampliação do pátio tem empresa contratada...
...em BELO HORIZONTE
Um terminal está sendo reformado e a licitação para construir outro já foi lançada.
...em BRASÍLIA
A reforma está em andamento, por um consórcio privado.
...em CAMPINAS
O novo terminal de passageiros está na fase de fundações e colocação de lajes.
...em CUIABÁ
A ampliação do terminal de passageiros, a reforma do setor de embarque e ampliação do estacionamento estão em execução.
...em CURITIBA
A ordem de serviço para a ampliação do terminal foi emitida em 12/3.
...em FORTALEZA
As obras de reforma e ampliação estavam em 12% em janeiro.
...em MANAUS
A primeira fase da reforma e ampliação do terminal chegaram à metade.
...em NATAL
O terminal está na fase de fundações, pilares, vigas e lajes.
...em RECIFE
A única obra prevista para a Copa é a uma nova torre de controle, que teve duas licitações fracassadas.
...no RIO
Parte da reforma no Galeão já foi finalizada _ o terminal segue em obras.
...em SALVADOR
A reforma já começou, embora com apenas 4% até janeiro.
...em SÃO PAULO
A primeira fase um de reformas Guarulhos foi concluída. Depois de privatizado, o terminal está com obras nas fundações.
Fonte: Infraero e Anac[/b]
Ampliação do Salgado Filho deve ir a licitação apenas em maio
Terminal 1 terá de ser ampliado em 11 meses, em vez dos 14 previstos Foto: Diego Vara / Agência RBS
Pedro Moreira
Enredada na burocracia, a modernização do Salgado Filho dá um título nada honroso para o aeroporto de Porto Alegre.
Dentre todas as obras em terminais de passageiros previstas para a Copa de 2014 no país, a reforma e ampliação em Porto Alegre é a mais atrasada. Nos outros 12 aeroportos que receberão investimentos, há obras — ou, pelo menos, licitações. A Infraero ainda trabalha no projeto de engenharia do Terminal 1 gaúcho.
A demora no início da obra aperta o cronograma para conclusão do projeto, que prevê um aumento dos atuais 37,6 mil metros quadrados para 60,3 mil metros quadrados na área de passageiros. Isso elevaria a capacidade de 15,4 milhões de usuários por ano para quase 19 milhões.
A nova promessa da Infraero é de que a licitação será lançada, finalmente, em maio. Assim, uma previsão otimista do órgão federal aponta o início da obra para junho, e a conclusão em maio de 2014 — a um mês do início da Copa. Seriam apenas 11 meses para terminar uma obra à qual, até fevereiro, a própria Infraero avaliava exigir trabalhos por 14 meses.
A justificativa da responsável pelos aeroportos do Brasil para a demora na conclusão do projeto — e lançamento da licitação para contratar a empresa que vai tocar a obra – envolve a complexidade do plano. A ampliação terá de ser executada sem interferir nas operações do Salgado Filho. A assessoria de imprensa do órgão afirmou que não concederá entrevista detalhando os problemas na reforma.
Secretário estadual de Esporte e coordenador-geral do Comitê Gestor da Copa 2014 no Estado, Kalil Sehbe diz estar apreensivo em relação aos prazos para conclusão da primeira fase do terminal. Mas concorda com o argumento da Infraero de que as tecnologias construtivas atuais podem acelerar a obra e garantir a conclusão do trabalho no período estimado.
– Há lentidão por parte da Infraero, mas temos a nossa maior aliada, a presidente Dilma, que, pelo que estou sabendo, já andou chamando a atenção do pessoal – afirmou.
Aeroporto opera acima da capacidade
Fora da esfera dos governos, a preocupação é ainda maior. Para o 1º vice-presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), Luiz Carlos Bohn, a redução no prazo para conclusão é mais um sinal de que o cronograma está ameaçado.
— O normal, quando se fala no setor público, é que atrase obra, não que se antecipe. Queremos o cronograma atendido, e isso parece cada vez mais difícil — lamentou.
Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Rio Grande do Sul (Abav-RS), Rita Vasconcelos ressalta a importância da reforma para oferecer mais conforto e a agilidade no serviço oferecido aos passageiros.
— Essa é uma preocupação nossa não só para a Copa do Mundo. A demanda do aeroporto já é muito maior do que a projetada nos tempos atuais. Hoje em dia, não se tem nem onde colocar um ônibus para acomodar os turistas — reclama.
O estrangulamento da capacidade de atendimento do Salgado Filho preocupa o diretor de segurança e operações de voo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Ronaldo Jenkins:
— Três aeroportos hoje trabalham acima da capacidade em seus terminais no Brasil: Santos-Dumont (Rio), Confins (Belo Horizonte) e o de Porto Alegre. Apesar de termos uma demanda em queda, ainda estamos crescendo acima da média mundial. Nós todos esperamos essa obra, que dará fôlego até 2020.
Enquanto em Porto Alegre não há sequer licitação para o terminal, e só a ampliação do pátio tem empresa contratada...
...em BELO HORIZONTE
Um terminal está sendo reformado e a licitação para construir outro já foi lançada.
...em BRASÍLIA
A reforma está em andamento, por um consórcio privado.
...em CAMPINAS
O novo terminal de passageiros está na fase de fundações e colocação de lajes.
...em CUIABÁ
A ampliação do terminal de passageiros, a reforma do setor de embarque e ampliação do estacionamento estão em execução.
...em CURITIBA
A ordem de serviço para a ampliação do terminal foi emitida em 12/3.
...em FORTALEZA
As obras de reforma e ampliação estavam em 12% em janeiro.
...em MANAUS
A primeira fase da reforma e ampliação do terminal chegaram à metade.
...em NATAL
O terminal está na fase de fundações, pilares, vigas e lajes.
...em RECIFE
A única obra prevista para a Copa é a uma nova torre de controle, que teve duas licitações fracassadas.
...no RIO
Parte da reforma no Galeão já foi finalizada _ o terminal segue em obras.
...em SALVADOR
A reforma já começou, embora com apenas 4% até janeiro.
...em SÃO PAULO
A primeira fase um de reformas Guarulhos foi concluída. Depois de privatizado, o terminal está com obras nas fundações.
Fonte: Infraero e Anac[/b]
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