[Brasil] Comissão da Verdade investiga falência da Panair
4 participantes
Página 1 de 1
[Brasil] Comissão da Verdade investiga falência da Panair
Comissão da Verdade investiga falência da Panair
Companhia aérea brasileira teve a falência decretada durante o período da ditadura militar
Wikimedia Commons
Panair: governo militar cassou todas as licenças de voo da companhia. Cinco dias depois foi decretada a falência da empresa, que tinha 5 mil funcionários.
Rio de Janeiro - A Comissão Nacional da Verdade (CNV) promove no próximo sábado (23), no Rio, com a participação de advogados e historiadores, uma audiência pública para debater a responsabilidade do governo federal na falência da companhia aérea Panair do Brasil, decretada durante a ditadura militar (1964-1985).
A firma pertencia aos empresários Celso da Rocha Miranda e Mario Wallace Simonsen, que apoiavam Juscelino Kubitschek, presidente da República de 1956 a 1961 e opositor do regime. Em 10 de fevereiro de 1965, sem qualquer aviso prévio, o governo militar cassou todas as licenças de voo da Panair. Cinco dias depois foi decretada a falência da empresa, que tinha 5.000 funcionários. A alegação era de que a Panair estava em grave situação econômica, o que representaria risco à segurança dos voos. No entanto, meses antes a Aeronáutica havia emitido documento comprovando a regularidade da empresa.
Simonsen morreu 37 dias após a decretação da falência. Rocha Miranda discutiu o caso na Justiça até morrer, em 1986. A empresa ainda existe e é dirigida por Rodolfo da Rocha Miranda, filho de Celso, mas seus únicos contratados são advogados que ainda discutem judicialmente a responsabilidade pela falência. No ano passado, com base na Lei de Acesso à Informação, Rodolfo conseguiu documentos produzidos durante a ditadura pela Aeronáutica e pelo Ministério da Fazenda que relatam manobras praticadas pelo governo militar para garantir a falência da Panair. Uma delas foi a norma que proibiu empresas aéreas de entrar em concordata. O herdeiro da Panair encaminhou esses documentos à CNV.
"Não penso em ressarcimento, em cobrar alguém pelos prejuízos. Quero esclarecer esse caso, que o Estado reconheça que a falência da Panair não foi culpa de seus donos, mas sim uma manobra da ditadura. São 48 anos com essa história entalada na garganta", diz Rodolfo, de 63 anos. Ele não descarta lançar produtos com a marca da Panair e até uma minissérie sobre a empresa.
Segundo Rosa Cardoso, integrante da CNV, mesmo se ficar demonstrado o prejuízo causado aos empresários, a investigação não vai gerar responsabilização criminal de ninguém, por imposição da Lei de Anistia, de 1979. "Mas é importante resgatar essa história." Esse será o primeiro caso de empresa investigada pela Comissão, que deve concluir seus trabalhos em maio de 2014.
Fonte: Exame.com
Companhia aérea brasileira teve a falência decretada durante o período da ditadura militar
Wikimedia Commons
Panair: governo militar cassou todas as licenças de voo da companhia. Cinco dias depois foi decretada a falência da empresa, que tinha 5 mil funcionários.
Rio de Janeiro - A Comissão Nacional da Verdade (CNV) promove no próximo sábado (23), no Rio, com a participação de advogados e historiadores, uma audiência pública para debater a responsabilidade do governo federal na falência da companhia aérea Panair do Brasil, decretada durante a ditadura militar (1964-1985).
A firma pertencia aos empresários Celso da Rocha Miranda e Mario Wallace Simonsen, que apoiavam Juscelino Kubitschek, presidente da República de 1956 a 1961 e opositor do regime. Em 10 de fevereiro de 1965, sem qualquer aviso prévio, o governo militar cassou todas as licenças de voo da Panair. Cinco dias depois foi decretada a falência da empresa, que tinha 5.000 funcionários. A alegação era de que a Panair estava em grave situação econômica, o que representaria risco à segurança dos voos. No entanto, meses antes a Aeronáutica havia emitido documento comprovando a regularidade da empresa.
Simonsen morreu 37 dias após a decretação da falência. Rocha Miranda discutiu o caso na Justiça até morrer, em 1986. A empresa ainda existe e é dirigida por Rodolfo da Rocha Miranda, filho de Celso, mas seus únicos contratados são advogados que ainda discutem judicialmente a responsabilidade pela falência. No ano passado, com base na Lei de Acesso à Informação, Rodolfo conseguiu documentos produzidos durante a ditadura pela Aeronáutica e pelo Ministério da Fazenda que relatam manobras praticadas pelo governo militar para garantir a falência da Panair. Uma delas foi a norma que proibiu empresas aéreas de entrar em concordata. O herdeiro da Panair encaminhou esses documentos à CNV.
"Não penso em ressarcimento, em cobrar alguém pelos prejuízos. Quero esclarecer esse caso, que o Estado reconheça que a falência da Panair não foi culpa de seus donos, mas sim uma manobra da ditadura. São 48 anos com essa história entalada na garganta", diz Rodolfo, de 63 anos. Ele não descarta lançar produtos com a marca da Panair e até uma minissérie sobre a empresa.
Segundo Rosa Cardoso, integrante da CNV, mesmo se ficar demonstrado o prejuízo causado aos empresários, a investigação não vai gerar responsabilização criminal de ninguém, por imposição da Lei de Anistia, de 1979. "Mas é importante resgatar essa história." Esse será o primeiro caso de empresa investigada pela Comissão, que deve concluir seus trabalhos em maio de 2014.
Fonte: Exame.com
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Comissão da Verdade investiga falência da Panair
ACHO essa história da Panair muito "mal contada" até hoje
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12022
Reputação : 1271
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Comissão da Verdade investiga falência da Panair
Eu até me animaria com a notícia, pois concordo que essa história está parecendo um iceberg, só vemos uma pequena ponta.
Mas depois das últimas notícias sobre quem são os integrantes da comissão da verdade, não estou nem um pouco esperançoso...
Mas depois das últimas notícias sobre quem são os integrantes da comissão da verdade, não estou nem um pouco esperançoso...
_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber- Moderador
-
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Comissão da Verdade investiga falência da Panair
O que vai acontecer? O governo vai pagar uma indenização para a Panair? Pois não sei se voces sabem mas desde 1984 a Panair não tem mais impedimentos para voltar a operar. Eu acho isso com cheiro de propaganda politica, porem com certeza tem pontos que devem vir a publico sim, pois é muito mal explicada a história da Panair.
_________________
A única situação em que se tem excesso de combustível, é quando se tem um incêndio a bordo.
G.Friedrich- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 850
Reputação : 19
Idade : 42
Emprego/lazer : Oficial do Exercito Brasileiro
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Comissão da Verdade investiga falência da Panair
Pois é, mas mesmo que voltasse aos céus, jamais teria toda a glória do passado. Penso que iria acontecer o mesmo que atualmente acontece com a Varig, que de Varig só tem o nome !
_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber- Moderador
-
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Comissão investiga acidente com avião no aeroporto de Porto Velho
» [Brasil] Comissão aprova acordo, e Singapore pode chegar ao Brasil
» [Brasil] Foi por pouco (na verdade por 600 metros)
» [Internacional] Comissão Europeia quer negociar com o Brasil
» [Brasil Comissão da Câmara quer levar caso da Gol ao Parlamento americano
» [Brasil] Comissão aprova acordo, e Singapore pode chegar ao Brasil
» [Brasil] Foi por pouco (na verdade por 600 metros)
» [Internacional] Comissão Europeia quer negociar com o Brasil
» [Brasil Comissão da Câmara quer levar caso da Gol ao Parlamento americano
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos