[Internacional] China diz que caça J-15 tem capacidades semelhantes ao F/A-18
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[Internacional] China diz que caça J-15 tem capacidades semelhantes ao F/A-18
China diz que caça J-15 tem capacidades semelhantes ao F/A-18
O caça chinês Shenyang J-15 “Flying Shark”. (Foto: Chinamil)
O futuro caça embarcado chinês J-15, que fará parte de um grupo aéreo no porta-aviões Liaoning, possui suas características técnicas e capacidades de combate semelhantes ao norte americano F/A-18 Hornet, de acordo com a afirmação do designer-chefe de aviões da Shenyang, Sun Cong.
Segundo Sun Cong, e relatado pela agência Xinhua, a comparação foi feita em importantes parâmetros como carga de armamentos, raio de combate e manobrabilidade. Sobre qual versão do F/A-18, Cong não deu mais detalhes. Atualmente, a Marinha dos EUA utiliza o caça F/A-18E/F Super Hornet.
“O avião atende às normas técnicas de caças embarcados de terceira geração que estavam em serviço”, disse Cong. Ele observou que a aeronave precisa ainda passar por trabalhos no radar e nos sistemas de guerra eletrônica. Em missões de combate, o J-15 é capaz de cobrir uma área com um raio de mais de mil quilómetros.
O caça J-15 voou pela primeira vez em 2009 e, em novembro do ano passado realizou o primeiro pouso no convés do porta-aviões Liaoning. Até o momento, todas as aeronaves protótipos passaram nos testes com o motor AL-31F russo. Em dezembro de 2012, o Ministério da Defesa da China afirmou que os aviões já tinham começado testar o motor chinês WS-10A.
De acordo com a empresa Shenyang, foi desenvolvido o WS-10A, um motor com um peso de 1,6 toneladas, capaz de atingir um empuxo de 132 kN. Como comparação, o AL-31F é capaz de produzir um empuxo de 123 kN.
Note-se que a declaração das especificações do motor chinês WS-10A são uma dúvida. O fato é que as primeiras empresas chinesas ainda não conseguiram criar um motor a jato de confiança para aeronaves militares. Por esta razão, o Ministério da Defesa da China compra regularmente motores da Rússia. Os motores chineses geralmente apresentam uma TBO baixa e uma curta duração de vida até a revisão geral.
De acordo com alguns dados, o jato J-15 é uma cópia do caça embarcado russo Su-33, e uma versão revista do outro caça embarcado chinês, o J-11B (uma cópia editada do Su-27). O peso máximo de decolagem das aeronaves é de 33 toneladas, e os jatos podem atingir velocidades de até 2,7 mil quilômetros por hora e voar a uma distância de 3,5 mil quilômetros. O caça está armado com um canhão de 30 milímetros e tem 12 pontos fixos para armas, para até seis toneladas.
O caça F/A-18E/F Super Hornet tem peso máximo de decolagem de 29,9 toneladas e é capaz de atingir velocidades de até 1.900 quilômetros por hora, e pode operar a uma distância de 2,3 mil quilômetros. O raio de combate do avião é de 722 km. O Super Hornet pode ser armado com um canhão de 20 mm e tem 11 pontos fixos para armas para até oito toneladas.
Fonte: Cavok
O caça chinês Shenyang J-15 “Flying Shark”. (Foto: Chinamil)
O futuro caça embarcado chinês J-15, que fará parte de um grupo aéreo no porta-aviões Liaoning, possui suas características técnicas e capacidades de combate semelhantes ao norte americano F/A-18 Hornet, de acordo com a afirmação do designer-chefe de aviões da Shenyang, Sun Cong.
Segundo Sun Cong, e relatado pela agência Xinhua, a comparação foi feita em importantes parâmetros como carga de armamentos, raio de combate e manobrabilidade. Sobre qual versão do F/A-18, Cong não deu mais detalhes. Atualmente, a Marinha dos EUA utiliza o caça F/A-18E/F Super Hornet.
“O avião atende às normas técnicas de caças embarcados de terceira geração que estavam em serviço”, disse Cong. Ele observou que a aeronave precisa ainda passar por trabalhos no radar e nos sistemas de guerra eletrônica. Em missões de combate, o J-15 é capaz de cobrir uma área com um raio de mais de mil quilómetros.
O caça J-15 voou pela primeira vez em 2009 e, em novembro do ano passado realizou o primeiro pouso no convés do porta-aviões Liaoning. Até o momento, todas as aeronaves protótipos passaram nos testes com o motor AL-31F russo. Em dezembro de 2012, o Ministério da Defesa da China afirmou que os aviões já tinham começado testar o motor chinês WS-10A.
De acordo com a empresa Shenyang, foi desenvolvido o WS-10A, um motor com um peso de 1,6 toneladas, capaz de atingir um empuxo de 132 kN. Como comparação, o AL-31F é capaz de produzir um empuxo de 123 kN.
Note-se que a declaração das especificações do motor chinês WS-10A são uma dúvida. O fato é que as primeiras empresas chinesas ainda não conseguiram criar um motor a jato de confiança para aeronaves militares. Por esta razão, o Ministério da Defesa da China compra regularmente motores da Rússia. Os motores chineses geralmente apresentam uma TBO baixa e uma curta duração de vida até a revisão geral.
De acordo com alguns dados, o jato J-15 é uma cópia do caça embarcado russo Su-33, e uma versão revista do outro caça embarcado chinês, o J-11B (uma cópia editada do Su-27). O peso máximo de decolagem das aeronaves é de 33 toneladas, e os jatos podem atingir velocidades de até 2,7 mil quilômetros por hora e voar a uma distância de 3,5 mil quilômetros. O caça está armado com um canhão de 30 milímetros e tem 12 pontos fixos para armas, para até seis toneladas.
O caça F/A-18E/F Super Hornet tem peso máximo de decolagem de 29,9 toneladas e é capaz de atingir velocidades de até 1.900 quilômetros por hora, e pode operar a uma distância de 2,3 mil quilômetros. O raio de combate do avião é de 722 km. O Super Hornet pode ser armado com um canhão de 20 mm e tem 11 pontos fixos para armas para até oito toneladas.
Fonte: Cavok
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