[Internacional] Avião vai voar com combustível de resíduos plásticos
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[Internacional] Avião vai voar com combustível de resíduos plásticos
Avião
vai voar com combustível de resíduos plásticos
Um piloto amador
está a preparar-se para viajar entre Sidney, na Austrália, e Londres, em
Inglaterra, a bordo de um avião alimentado com um combustível produzido
inteiramente a partir de resíduos de plástico. A aventura do britânico Jeremy
Rowsell (foto acima) vai marcar a estreia da utilização deste tipo de
combustível ecológico em viagens aéreas.
De acordo com o jornal inglês The Telegraph, o
voo de Rowsell, que nasceu em Londres mas vive atualmente na Austrália, vai usar
combustível resultante da transformação, por via de uma técnica pioneira, de
cinco toneladas de embalagens e outros resíduos de plástico em fim de vida (que
já não podem ser reciclados).
O plástico para o projeto "Nas Asas do
Desperdício" será recolhido em lixeiras dos países pelos quais o piloto irá
passar e será enviado para a Cynar, uma firma irlandesa, sediada em Dublin, que
será responsável pelo processamento dos resíduos e pela sua conversão em
combustível.
O britânico de 41 anos vai deixar Sidney no mês
de julho e vai sobrevoar a Ásia, o Médio Oriente e, finalmente, a Europa,
esperando aterrar em Londres seis dias depois a bordo do seu monomotor Cessna
172, que voará cerca de 2.400 quilômetros por dia a uma velocidade de 185
km/hora.
Para conseguir alcançar o seu objetivo, Rowsell
terá de voar cerca de 15 horas por dia de forma a chegar à hora prevista aos
seus locais de paragem.
No seu
percurso até Londres, o piloto vai passar por países como
Índia,
Malta e França, conforme ilustra o mapa
Em declarações ao The Telegraph, o aventureiro,
apaixonado pela aviação, revelou que decidiu levar a cabo esta experiência para
alertar para as novas tecnologias que têm explorado métodos viáveis e amigos do
ambiente para utilização em viagens aéreas ajudando a reduzir, ao mesmo tempo,
os restos de plástico acumulados a céu aberto pelo mundo.
"Achei que esta seria uma oportunidade de
associar o espírito aventureiro britânico à inovação tecnológica dos pioneiros
que enfrentaram desafios como os que enfrentamos hoje", confessou.
"A aviação lidera a tecnologia em muitos aspectos e, portanto, pensei:
porque não torná-la líder também na utilização deste combustível? Se o plano
resultar, irá ser possível resolver grandes problemas ambientais de uma só vez",
defendeu Rowsell.Piloto mostra-se preparado para os desafios
O piloto está,
no entanto, consciente dos perigos que irá enfrentar. Entre os desafios está o
fato de o avião em causa não ter sido projetado para voos de longa distância,
bem como a necessidade de aterrar nos locais certos, onde os galões de
combustível estarão à sua espera.
Também as condições meteorológicas serão
difíceis de prever e o facto de ir voar a uma altitude muito baixa em comparação
com a dos voos comerciais pode ser uma verdadeira ameaça, quer pela colisão com
montanhas, quer por correr o risco (embora remoto) de ser abatido."Quando voamos a uma altitude estão baixa
estamos dentro do campo de lançamento de granadas e não podemos deixar de
considerar a hipótese de sermos abatidos durante o voo", admitiu. "É muito
improvável, especialmente porque vou evitar a passagem pela Síria, mas é
assustador pensar na posição vulnerável em que estarei", acrescentou
ainda.
Porém, Rowsell diz-se bem preparado para todas
as eventualidades e já praticou de tudo - desde a quedas na água a outro tipo de
acidentes, treino da vida em ambiente selvagem e até formas de lidar com
raptos.
"Os pioneiros da aviação ensinaram-me muito.
Muitos dos pilotos acreditaram que os aviões podiam beneficiar a raça humana e
lutaram para provar a viabilidade dessa tecnologia. Essa coragem é uma lição
constante para mim e faz-me lembrar que eu e todos nós temos uma
responsabilidade para com o planeta e temos de encontrar alternativas para o
preservar", concluiu.
Clique AQUI para aceder ao
site oficial do projeto, onde poderá descobrir mais pormenores sobre a aventura
de Rowsell.
Fonte: boasnoticias.clix.pt -
Imagens: Reprodução
Via: Aviationnews
vai voar com combustível de resíduos plásticos
Um piloto amador
está a preparar-se para viajar entre Sidney, na Austrália, e Londres, em
Inglaterra, a bordo de um avião alimentado com um combustível produzido
inteiramente a partir de resíduos de plástico. A aventura do britânico Jeremy
Rowsell (foto acima) vai marcar a estreia da utilização deste tipo de
combustível ecológico em viagens aéreas.
De acordo com o jornal inglês The Telegraph, o
voo de Rowsell, que nasceu em Londres mas vive atualmente na Austrália, vai usar
combustível resultante da transformação, por via de uma técnica pioneira, de
cinco toneladas de embalagens e outros resíduos de plástico em fim de vida (que
já não podem ser reciclados).
O plástico para o projeto "Nas Asas do
Desperdício" será recolhido em lixeiras dos países pelos quais o piloto irá
passar e será enviado para a Cynar, uma firma irlandesa, sediada em Dublin, que
será responsável pelo processamento dos resíduos e pela sua conversão em
combustível.
O britânico de 41 anos vai deixar Sidney no mês
de julho e vai sobrevoar a Ásia, o Médio Oriente e, finalmente, a Europa,
esperando aterrar em Londres seis dias depois a bordo do seu monomotor Cessna
172, que voará cerca de 2.400 quilômetros por dia a uma velocidade de 185
km/hora.
Para conseguir alcançar o seu objetivo, Rowsell
terá de voar cerca de 15 horas por dia de forma a chegar à hora prevista aos
seus locais de paragem.
No seu
percurso até Londres, o piloto vai passar por países como
Índia,
Malta e França, conforme ilustra o mapa
Em declarações ao The Telegraph, o aventureiro,
apaixonado pela aviação, revelou que decidiu levar a cabo esta experiência para
alertar para as novas tecnologias que têm explorado métodos viáveis e amigos do
ambiente para utilização em viagens aéreas ajudando a reduzir, ao mesmo tempo,
os restos de plástico acumulados a céu aberto pelo mundo.
"Achei que esta seria uma oportunidade de
associar o espírito aventureiro britânico à inovação tecnológica dos pioneiros
que enfrentaram desafios como os que enfrentamos hoje", confessou.
"A aviação lidera a tecnologia em muitos aspectos e, portanto, pensei:
porque não torná-la líder também na utilização deste combustível? Se o plano
resultar, irá ser possível resolver grandes problemas ambientais de uma só vez",
defendeu Rowsell.Piloto mostra-se preparado para os desafios
O piloto está,
no entanto, consciente dos perigos que irá enfrentar. Entre os desafios está o
fato de o avião em causa não ter sido projetado para voos de longa distância,
bem como a necessidade de aterrar nos locais certos, onde os galões de
combustível estarão à sua espera.
Também as condições meteorológicas serão
difíceis de prever e o facto de ir voar a uma altitude muito baixa em comparação
com a dos voos comerciais pode ser uma verdadeira ameaça, quer pela colisão com
montanhas, quer por correr o risco (embora remoto) de ser abatido."Quando voamos a uma altitude estão baixa
estamos dentro do campo de lançamento de granadas e não podemos deixar de
considerar a hipótese de sermos abatidos durante o voo", admitiu. "É muito
improvável, especialmente porque vou evitar a passagem pela Síria, mas é
assustador pensar na posição vulnerável em que estarei", acrescentou
ainda.
Porém, Rowsell diz-se bem preparado para todas
as eventualidades e já praticou de tudo - desde a quedas na água a outro tipo de
acidentes, treino da vida em ambiente selvagem e até formas de lidar com
raptos.
"Os pioneiros da aviação ensinaram-me muito.
Muitos dos pilotos acreditaram que os aviões podiam beneficiar a raça humana e
lutaram para provar a viabilidade dessa tecnologia. Essa coragem é uma lição
constante para mim e faz-me lembrar que eu e todos nós temos uma
responsabilidade para com o planeta e temos de encontrar alternativas para o
preservar", concluiu.
Clique AQUI para aceder ao
site oficial do projeto, onde poderá descobrir mais pormenores sobre a aventura
de Rowsell.
Fonte: boasnoticias.clix.pt -
Imagens: Reprodução
Via: Aviationnews
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