[Internacional] Ecranoplanos: nova abordagem do conceito tecnológico
Página 1 de 1
[Internacional] Ecranoplanos: nova abordagem do conceito tecnológico
Ecranoplanos: nova abordagem do conceito tecnológico
Em maio deste ano, segundo se espera, serão realizados testes de operação de um novo veículo anfíbio, Burevestnik-24 (Petrel-24).
Este aparelho, representante da família de ecranoplanos, já despertou interesse do departamento de
transporte marítimo do Ministério dos Transportes da Yakútia. O Burevestnik será
testado no rio Lena, na Yakútia, na rota com cerca de 600 quilômetros de
comprimento entre as cidades de Yakutsk e Olekminsk. Calcula-se que no futuro os
veículos deste tipo – híbridos entre o barco e o avião – vão substituir os
atuais Raketas e Meteors, hidrofólios de passageiros que operam em linhas
fluviais de alta velocidade da Yakútia.
Ecranoplanos clássicos vs. ecranoplanos voadores
Estritamente falando, o Burevestnik é um ecranoplano voador. Os aparelhos deste tipo, bem como os ecranoplanos
clássicos, movimentam-se sobre superfícies, aproveitando o chamado efeito solo. Mas, à diferença entre os ecranoplanos clássicos e os ecranoplanos voadores é que estes são capazes de se deslocarem a maiores altitudes.
O ecranoplano voador pode operar em dois modos, aos quais se apresentam requisitos diametralmente
opostos: para a planação, que aproveita o efeito solo, requerem-se asas largas
de perfil específico e fuselagem plana e também larga, enquanto para o voo são
indispensáveis asas e fuselagem estreitas. Até agora, ninguém tem conseguido
conceber um veículo que possa voar quase como um bom avião e, ao mesmo tempo,
possuir qualidades de ecranoplano.
Os pais do Burevestnik procuraram resolver esse conflito, utilizando em seu projeto uma configuração biplana, com
as asas inferiores mais largas a fim de assegurar o efeito solo.
Espera-se que graças a essa configuração, o Burevestnik possa voar com igual eficiência sobre as superfícies tanto
aquáticas como terrestres.
Com esperança de sucesso
Desde há muito, quase todas as potências mundiais que lideram na área de construção aeronáutica vêm
desenvolvendo projetos de ecranoplanos (na União Europeia, por exemplo, chamam-se SES, Surface Effect Ships). No entanto, esses veículos ainda não se utilizam para fins práticos e em serviços permanentes em nenhuma parte.
As restrições bastante sérias no que toca aos modos de operação, bem como a pilotagem muito "delicada" ainda não permitem fazer com que os ecranoplanos se convertam em meios de locomoção seguros. Por outro lado, o ecranoplano voador, teoricamente isento das
principais deficiências do ecranoplano clássico, pode chegar a ser um veículo mais promissor, embora a pilotagem deste último também não possa ser qualificada como fácil.
Até o presente momento, todos os trabalhos no domínio de desenvolvimento de ecranoplanos, tanto convencionais como voadores, nunca têm ido para além da construção de modelos experimentais à escala completa. Se os designers do Burevestnik conseguirem criar um veículo que possa ser produzido em série, mesmo em edições limitadas, isso será um sucesso
comparável ao invento revolucionário de Robert Fulton, considerado o pai da embarcação a vapor. Como se sabe, naves com máquinas a vapor apareceram ainda antes de Fulton, mas foi precisamente ele o autor de um projeto que
se tornou requerido devido tanto a suas próprias prestações como ao progresso tecnológico geral que possibilitou organizar a produção em série do engenho inovador. Quão bem sucedidos em semelhante empresa vão ser os criadores do Burevestnik, o tempo dirá.
Fonte: Ilia Kramnik (Rádio Voz da Rússia) - Fotos via
http://kulikovo-pole.livejournal.com
Via: Aviationnews
Em maio deste ano, segundo se espera, serão realizados testes de operação de um novo veículo anfíbio, Burevestnik-24 (Petrel-24).
Este aparelho, representante da família de ecranoplanos, já despertou interesse do departamento de
transporte marítimo do Ministério dos Transportes da Yakútia. O Burevestnik será
testado no rio Lena, na Yakútia, na rota com cerca de 600 quilômetros de
comprimento entre as cidades de Yakutsk e Olekminsk. Calcula-se que no futuro os
veículos deste tipo – híbridos entre o barco e o avião – vão substituir os
atuais Raketas e Meteors, hidrofólios de passageiros que operam em linhas
fluviais de alta velocidade da Yakútia.
Ecranoplanos clássicos vs. ecranoplanos voadores
Estritamente falando, o Burevestnik é um ecranoplano voador. Os aparelhos deste tipo, bem como os ecranoplanos
clássicos, movimentam-se sobre superfícies, aproveitando o chamado efeito solo. Mas, à diferença entre os ecranoplanos clássicos e os ecranoplanos voadores é que estes são capazes de se deslocarem a maiores altitudes.
O ecranoplano voador pode operar em dois modos, aos quais se apresentam requisitos diametralmente
opostos: para a planação, que aproveita o efeito solo, requerem-se asas largas
de perfil específico e fuselagem plana e também larga, enquanto para o voo são
indispensáveis asas e fuselagem estreitas. Até agora, ninguém tem conseguido
conceber um veículo que possa voar quase como um bom avião e, ao mesmo tempo,
possuir qualidades de ecranoplano.
Os pais do Burevestnik procuraram resolver esse conflito, utilizando em seu projeto uma configuração biplana, com
as asas inferiores mais largas a fim de assegurar o efeito solo.
Espera-se que graças a essa configuração, o Burevestnik possa voar com igual eficiência sobre as superfícies tanto
aquáticas como terrestres.
Com esperança de sucesso
Desde há muito, quase todas as potências mundiais que lideram na área de construção aeronáutica vêm
desenvolvendo projetos de ecranoplanos (na União Europeia, por exemplo, chamam-se SES, Surface Effect Ships). No entanto, esses veículos ainda não se utilizam para fins práticos e em serviços permanentes em nenhuma parte.
As restrições bastante sérias no que toca aos modos de operação, bem como a pilotagem muito "delicada" ainda não permitem fazer com que os ecranoplanos se convertam em meios de locomoção seguros. Por outro lado, o ecranoplano voador, teoricamente isento das
principais deficiências do ecranoplano clássico, pode chegar a ser um veículo mais promissor, embora a pilotagem deste último também não possa ser qualificada como fácil.
Até o presente momento, todos os trabalhos no domínio de desenvolvimento de ecranoplanos, tanto convencionais como voadores, nunca têm ido para além da construção de modelos experimentais à escala completa. Se os designers do Burevestnik conseguirem criar um veículo que possa ser produzido em série, mesmo em edições limitadas, isso será um sucesso
comparável ao invento revolucionário de Robert Fulton, considerado o pai da embarcação a vapor. Como se sabe, naves com máquinas a vapor apareceram ainda antes de Fulton, mas foi precisamente ele o autor de um projeto que
se tornou requerido devido tanto a suas próprias prestações como ao progresso tecnológico geral que possibilitou organizar a produção em série do engenho inovador. Quão bem sucedidos em semelhante empresa vão ser os criadores do Burevestnik, o tempo dirá.
Fonte: Ilia Kramnik (Rádio Voz da Rússia) - Fotos via
http://kulikovo-pole.livejournal.com
Via: Aviationnews
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Internacional] Maior museu tecnológico do mundo alia diversão e conhecimento em Munique
» [Internacional] Equipe de Desenvolvimento da Eurocopter ganha prêmio Howard Hughes de excelência em aperfeiçoamento tecnológico para o helicóptero X³.
» [Internacional] Air Canada expande sua posição de liderança em Nova York com o lançamento do voo para o Aeroporto Internacional JFK.
» [Internacional] AA Nova Pintura
» [Internacional] Boeing: nova versão do 737
» [Internacional] Equipe de Desenvolvimento da Eurocopter ganha prêmio Howard Hughes de excelência em aperfeiçoamento tecnológico para o helicóptero X³.
» [Internacional] Air Canada expande sua posição de liderança em Nova York com o lançamento do voo para o Aeroporto Internacional JFK.
» [Internacional] AA Nova Pintura
» [Internacional] Boeing: nova versão do 737
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos