[Brasil]Aeroclube de Bauru articula para ter voos de volta
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[Brasil]Aeroclube de Bauru articula para ter voos de volta
Além dos vôos à vela e do vai-e-vem dos aviões particulares, a pista do Aeroclube de Bauru pode ter a retomada dos voos regulares de passageiros, como foi durante décadas.
A disposição em receber novamente as companhias aéreas foi anunciada pelo presidente da entidade, Renato Fanton Júnior, em entrevista exclusiva ao BOM DIA, na tarde de sexta-feira (25).“Nós poderíamos receber tranquilamente e, de novo, os aviões de pequeno porte como os ATRs. É o nosso desejo”, frisou o dirigente.
Ele fez referência aos turbohélices franco-italianos que compõem a frota da Azul Linhas Aéreas - e também da Trip Linhas Aéreas, adquirida por esta concorrente – atualmente em operação no aeroporto estadual “Moussa Tobias”.
Inaugurado em 2006, o Bauru-Arealva passou a receber todos os voos regulares que, até então, serviam Bauru na pista utilizada agora apenas para as atividades do Aeroclube, além de particulares.
“Foi um momento muito constrangedor para a gente”, classificou Júnior. “O curioso é que, ainda hoje, quando o governador [Geraldo Alckmin] vem a Bauru, qual o aeroporto que ele costuma descer? O do aeroclube, claro! ”.
Construído a 12 km de Bauru, com acesso pela ainda não duplicada rodovia Cezário José de Castilho (SP-321), a Bauru-Iacanga, o aeroporto atual poderia compartilhar parte de seus voos, ainda segundo Júnior.“A gente não quer ‘matar’ um aeroporto para ‘salvar’ o outro. Poderíamos receber aqui os aviões menores e lá seguiriam os maiores, como os (Boeings) 737 da Gol”, sugere o presidente. “Há espaço tranquilamente para o desenvolvimento das atividades dos dois”.
‘Municipalização’/ A proposta do Aeroclube, manifestada pelo seu presidente, vem a público justamente em um momento que o governo estadual discute o destino de todos os aeródromos mantidos pela sua autarquia, o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo).
Pela nova política do estado em relação do setor, o futuro da pista do Aeroclube será a “municipalização”. Ou seja: a administração será transferida para a prefeitura de Bauru.
Há um detalhe por aqui. Desde 2007, o Aeroclube e a administração vivem um embate jurídico. A entidade reivindica áreas de seu complexo para usucapião e o município nega. Diz que são públicas.
Apesar do litígio na esfera federal, ambos os lados já articulam a nova situação e admitem um entendimento por conta da “municipalização” do Aeroclube que já avizinha como ocorreu recentemente com a pista de Botucatu (SP).“Seria uma boa oportunidade para que a gente chegasse a um termo melhor para a cidade”, comentou o prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB), em recente entrevista ao BOM DIA.
O prefeito salientou que, por conta da transferência da administração do aeroporto local para a prefeitura, caberia ao Aeroclube o ofício, por sua natureza.“O entendimento sobre o assunto é o que o Aeroclube está pleiteando”, reforça o presidente. Ele apontou vantagens para o Aeroclube e a cidade após o aeródromo deixar a administração pelo Daesp.“Melhoraria para todo mundo, com certeza. Queremos modernizar as nossas instalações e os nossos serviços”, frisou o dirigente.
O Daesp informou que todos os aeródromos devem ser repassados para as prefeituras ainda neste trimestre. Enquanto isso, o Aeroclube já se imagina recebendo, de volta, os voos de carreira em Bauru.
Fonte: http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/42788/Aeroclube+articula+para+ter+voos+de+volta
A disposição em receber novamente as companhias aéreas foi anunciada pelo presidente da entidade, Renato Fanton Júnior, em entrevista exclusiva ao BOM DIA, na tarde de sexta-feira (25).“Nós poderíamos receber tranquilamente e, de novo, os aviões de pequeno porte como os ATRs. É o nosso desejo”, frisou o dirigente.
Ele fez referência aos turbohélices franco-italianos que compõem a frota da Azul Linhas Aéreas - e também da Trip Linhas Aéreas, adquirida por esta concorrente – atualmente em operação no aeroporto estadual “Moussa Tobias”.
Inaugurado em 2006, o Bauru-Arealva passou a receber todos os voos regulares que, até então, serviam Bauru na pista utilizada agora apenas para as atividades do Aeroclube, além de particulares.
“Foi um momento muito constrangedor para a gente”, classificou Júnior. “O curioso é que, ainda hoje, quando o governador [Geraldo Alckmin] vem a Bauru, qual o aeroporto que ele costuma descer? O do aeroclube, claro! ”.
Construído a 12 km de Bauru, com acesso pela ainda não duplicada rodovia Cezário José de Castilho (SP-321), a Bauru-Iacanga, o aeroporto atual poderia compartilhar parte de seus voos, ainda segundo Júnior.“A gente não quer ‘matar’ um aeroporto para ‘salvar’ o outro. Poderíamos receber aqui os aviões menores e lá seguiriam os maiores, como os (Boeings) 737 da Gol”, sugere o presidente. “Há espaço tranquilamente para o desenvolvimento das atividades dos dois”.
‘Municipalização’/ A proposta do Aeroclube, manifestada pelo seu presidente, vem a público justamente em um momento que o governo estadual discute o destino de todos os aeródromos mantidos pela sua autarquia, o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo).
Pela nova política do estado em relação do setor, o futuro da pista do Aeroclube será a “municipalização”. Ou seja: a administração será transferida para a prefeitura de Bauru.
Há um detalhe por aqui. Desde 2007, o Aeroclube e a administração vivem um embate jurídico. A entidade reivindica áreas de seu complexo para usucapião e o município nega. Diz que são públicas.
Apesar do litígio na esfera federal, ambos os lados já articulam a nova situação e admitem um entendimento por conta da “municipalização” do Aeroclube que já avizinha como ocorreu recentemente com a pista de Botucatu (SP).“Seria uma boa oportunidade para que a gente chegasse a um termo melhor para a cidade”, comentou o prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB), em recente entrevista ao BOM DIA.
O prefeito salientou que, por conta da transferência da administração do aeroporto local para a prefeitura, caberia ao Aeroclube o ofício, por sua natureza.“O entendimento sobre o assunto é o que o Aeroclube está pleiteando”, reforça o presidente. Ele apontou vantagens para o Aeroclube e a cidade após o aeródromo deixar a administração pelo Daesp.“Melhoraria para todo mundo, com certeza. Queremos modernizar as nossas instalações e os nossos serviços”, frisou o dirigente.
O Daesp informou que todos os aeródromos devem ser repassados para as prefeituras ainda neste trimestre. Enquanto isso, o Aeroclube já se imagina recebendo, de volta, os voos de carreira em Bauru.
Fonte: http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/42788/Aeroclube+articula+para+ter+voos+de+volta
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