Manetes de Potência no Carenado King Air
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Manetes de Potência no Carenado King Air
Bom Dia a todos,
tenho voado bastante com os carenados da Super King tanto o B200 quanto o C90B.
Como peguei o manual fiquei procurando descobrir pra que cada coisa serve e eis que cheguei a esse problema, q por sinal o manual não resolveu:
Ele tem 6 manetes: 2 de Throttle, 2 de Propel e 2 de Condition Level.
Throttle controla a injeção de combustível, quanto maior, mais combustível disponível para entrar no motor
Propel a velocidade da hélice, as vezes uma hélice girando menos tem um rendimento maior
Condition Level eu achei que fosse a mistura, o controle de % de ar para combustível, como em altas altitudes temos menos ar, se a mistura fosse rica demais, estaríamos jogando combustível fora (queima incompleta!) como nos outros aviões turbo hélice, mas nada a ver!!
Minha dúvida é a seguinte, pra que serve esse Condition Level?? Por que eu variando ele absolutamente nada acontece? Se eu deixar um motor em 100% e outro em 1% (que não seja zero) os motores trabalham exatamente iguais tanto a nível do mar quanto em altitude de cruzeiro, por quê? Em vez de ser uma manete por que não são um botão afinal só serve para ligar mesmo?
Variando Throttle temos grande variação de velocidade, variando Propel temos uma grande variação de rendimento e variando Condition Level nada acontece!!
tenho voado bastante com os carenados da Super King tanto o B200 quanto o C90B.
Como peguei o manual fiquei procurando descobrir pra que cada coisa serve e eis que cheguei a esse problema, q por sinal o manual não resolveu:
Ele tem 6 manetes: 2 de Throttle, 2 de Propel e 2 de Condition Level.
Throttle controla a injeção de combustível, quanto maior, mais combustível disponível para entrar no motor
Propel a velocidade da hélice, as vezes uma hélice girando menos tem um rendimento maior
Condition Level eu achei que fosse a mistura, o controle de % de ar para combustível, como em altas altitudes temos menos ar, se a mistura fosse rica demais, estaríamos jogando combustível fora (queima incompleta!) como nos outros aviões turbo hélice, mas nada a ver!!
Minha dúvida é a seguinte, pra que serve esse Condition Level?? Por que eu variando ele absolutamente nada acontece? Se eu deixar um motor em 100% e outro em 1% (que não seja zero) os motores trabalham exatamente iguais tanto a nível do mar quanto em altitude de cruzeiro, por quê? Em vez de ser uma manete por que não são um botão afinal só serve para ligar mesmo?
Variando Throttle temos grande variação de velocidade, variando Propel temos uma grande variação de rendimento e variando Condition Level nada acontece!!
juniorpasini- Capitão
-
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Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Eng Civil
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Re: Manetes de Potência no Carenado King Air
Fala!
Diferentemente dos aviões a pistão, turbina tem injeção livre de combustível, controlado automaticamente pela FCU de acordo com o regime de operacao. A condicionamento lever, do king, controla de LOW IDLE, ATÉ HIGH IDLE, isso e, você tem uma variação somente em IDLE, que varia de 61 a 70% de N1 (isso no real, no fs, vai de 62 a 69,70%).
Portanto, em vôo, você nao esta em IDLE, então as Condition lever de HIGH IDLE até LOW IDLE, nao será efetiva, porem se você colocar em Cut-off, ai vc conta completamente e por isso, ele para.
Desculpe se nao ficou muito claro.
Bons voos
Diferentemente dos aviões a pistão, turbina tem injeção livre de combustível, controlado automaticamente pela FCU de acordo com o regime de operacao. A condicionamento lever, do king, controla de LOW IDLE, ATÉ HIGH IDLE, isso e, você tem uma variação somente em IDLE, que varia de 61 a 70% de N1 (isso no real, no fs, vai de 62 a 69,70%).
Portanto, em vôo, você nao esta em IDLE, então as Condition lever de HIGH IDLE até LOW IDLE, nao será efetiva, porem se você colocar em Cut-off, ai vc conta completamente e por isso, ele para.
Desculpe se nao ficou muito claro.
Bons voos
hudsonedu- Segundo-Tenente
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Inscrito em : 23/04/2011
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Re: Manetes de Potência no Carenado King Air
Valew Hudsonedu, obrigado pela resposta!!
Deixa eu ver se entendi, o motor desses aviões são diferentes dos aviões pequenos, o controle de mistura fica por conta do próprio avião, correto?
Mas qual a diferença entre High Idle e Low Idle??? Isso no solo, porque em voo o próprio avião controla isso, certo?
Deixa eu ver se entendi, o motor desses aviões são diferentes dos aviões pequenos, o controle de mistura fica por conta do próprio avião, correto?
Mas qual a diferença entre High Idle e Low Idle??? Isso no solo, porque em voo o próprio avião controla isso, certo?
juniorpasini- Capitão
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Inscrito em : 12/06/2012
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Re: Manetes de Potência no Carenado King Air
Bom, eles tbm sao pequenos, a diferenca é que esse sao turbinas, que sao diferentes dos avioes a PISTAO. Fica por conta da FCU, que é uma especie de 'injeção eletronica' a grosso modo. Ela controla a parte de combustivel na turbina.juniorpasini escreveu:Valew Hudsonedu, obrigado pela resposta!!
Deixa eu ver se entendi, o motor desses aviões são diferentes dos aviões pequenos, o controle de mistura fica por conta do próprio avião, correto?
Mas qual a diferença entre High Idle e Low Idle??? Isso no solo, porque em voo o próprio avião controla isso, certo?
Ele controla no solo tbm, porem, tem mais EFETIVIDADE em voo, se vc quiser testar em voo, so colocar em idle a potencia e mecher na fuel lever, vai mudar tbm. A diferenca é basicamente o regime da turbina, uns usam somente High Idle na partida do outro motor, outros, ficam em High Idle o voo todo, porem, um efeito efetivo msm, somente no uso do reverso, do qual para pouso, as manetes tem que estar em High Idle. Bom, acho que para seus voos, ja é bastante informação hahaha, nada que vai lhe impedir de voar!
Abras1
hudsonedu- Segundo-Tenente
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