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Eixo do ILS

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Paulo Stavis
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Resolvido Eixo do ILS

Mensagem por Jose Farina Qui 03 Jan 2013, 21:07

Alguns cenários após instalados ficam com o ILS fora do centro da pista. O de Campinas (SBKP) da Terra Brasilis, por exemplo, está assim, o ILS fica um pouco à direita da pista, não no centro dela. Instalei o cenário do Panamá (Tocumen) da VirtualCol e ele também está fora do centro. Alguém sabo o porquê disto? Alguma solução? Obrigado.

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Resolvido Re: Eixo do ILS

Mensagem por Paulo Stavis Qui 03 Jan 2013, 21:25

Jose Farina escreveu:Alguns cenários após instalados ficam com o ILS fora do centro da pista. O de Campinas (SBKP) da Terra Brasilis, por exemplo, está assim, o ILS fica um pouco à direita da pista, não no centro dela. Instalei o cenário do Panamá (Tocumen) da VirtualCol e ele também está fora do centro. Alguém sabo o porquê disto? Alguma solução? Obrigado.

Erro no AFCAD. Ou o autor libera uma correção ou você põe a mão na massa e arruma.
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Resolvido Re: Eixo do ILS

Mensagem por cafejava Qui 03 Jan 2013, 21:28

Será que isso não tem haver com a variaçao magnética?
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Resolvido Re: Eixo do ILS

Mensagem por Paulo Stavis Qui 03 Jan 2013, 21:33

cafejava escreveu:Será que isso não tem haver com a variaçao magnética?

O eixo do ILS é dado pelo localizador. Se o avião voa com proa ou rumo 020, 080 ou 270, aí é problema da bússola e do piloto. lol

A variação magnética vai ser visível nas cartas: Lá diz que o curso final é 167, por exemplo, mas quando você alinha no ILS o curso mostrado no FS é 166. Isso se corrige com este update (baixar o Updated magvar data).

Portanto o erro é no posicionamento do localizador no AFCAD.
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Resolvido Re: Eixo do ILS

Mensagem por henriquesteppan Qui 03 Jan 2013, 22:04

O cenario do Paulo de Floripa tambem tava assim e eu arrumei.
Tem que instalar um editor de afcad e corrigir duas coisas.
A pista tem um heading por exemplo 138,74837484 e o ILS tem um heading setado em 138,00000000. É preciso igualá-los, o que importa é deixar o heading da pista e do ils de acordo com o real. As vezes pra isso é preciso alterar o heading da pista e por causa disso alterar o afcad inteiro que foi o que eu tive que fazer com SBFL.

O cenario de Poa do Zanolli tambem tava assim e eu corrigi. Alias semana passada fiz um voo pro novo SBGR do Zanolli e pousando pela 27L senti o ILS torto tambem. Preciso instalar um editor de afcad denovo no meu PC.

Fica a dica.
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Resolvido Re: Eixo do ILS

Mensagem por cafejava Sex 04 Jan 2013, 00:36

Paulo Stavis escreveu:
cafejava escreveu:Será que isso não tem haver com a variaçao magnética?

O eixo do ILS é dado pelo localizador. Se o avião voa com proa ou rumo 020, 080 ou 270, aí é problema da bússola e do piloto. lol

A variação magnética vai ser visível nas cartas: Lá diz que o curso final é 167, por exemplo, mas quando você alinha no ILS o curso mostrado no FS é 166. Isso se corrige com este update (baixar o Updated magvar data).

Portanto o erro é no posicionamento do localizador no AFCAD.

É que já vi pistas mudarem o número, por exemplo TNCM mudou de 09 para 10, e lembro que alguem disse que era devido a variação magnética. Porisso pensei que o mesmo pudesse ocorrer com o curso final do ILS. thinking
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Resolvido Re: Eixo do ILS

Mensagem por Paulo Stavis Sex 04 Jan 2013, 00:54

cafejava escreveu:É que já vi pistas mudarem o número, por exemplo TNCM mudou de 09 para 10, e lembro que alguem disse que era devido a variação magnética. Porisso imaginei que o mesmo pudesse ocorrer com o curso final do ILS.

O rumo da pista pode ser verdadeiro ou magnético. O verdadeiro só altera se mudarem a pista físicamente. O magnético leva em conta as variações dos campos magnéticos da terra.
Quando você põe a aeronave alinhada na pista e olha a bússola, vai ver uma determinada marcação. Se a declinação do local mudar, a sua bússola vai ter outra indicação também pois a "fonte de dados" dela é o magnetismo.

Já o ILS (loc e gp) são baseados em antenas e sinais de rádio, ou seja, só haverá alteração se a antena for alterada de local ou angulação.
O loc só indica se você está à esquerda ou direita do eixo (assim como um indicador de vor). Se o piloto voa de frente, dorso ou perpendicular pra se manter no eixo, isso é problema dele.

No caso dos afcads, podem ocorrer duas situações:
1) Loc na posição correta porém o rumo não condiz com o da pista. Pra corrigir basta copiar o rumo verdadeiro da pista e jogar no loc.
2) Rumo igual ao da pista porém loc fora de posição. A correção é feita movendo o localizador para a cabeceira oposta e alinhando o meio dele com o meio da pista manualmente. Outra opção é pegar as coordenadas da antena do AIP ou outra fonte confiável e colocar no loc.
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Resolvido Re: Eixo do ILS

Mensagem por Jose Farina Sex 04 Jan 2013, 11:38

Hum... quer dizer que dá pra arrumar né, bom... Alguém sugere algum editor de AFCAD e outra coisa: devo entrar na pasta do cenário e lá dentro, ir onde?

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Resolvido Re: Eixo do ILS

Mensagem por Tulio Siqueira Seg 07 Jan 2013, 09:37

Jose Farina escreveu:Hum... quer dizer que dá pra arrumar né, bom... Alguém sugere algum editor de AFCAD e outra coisa: devo entrar na pasta do cenário e lá dentro, ir onde?

Existem dois que uso aqui: ADE e FSplanner. O FSplanner só funciona com FSX, já o ADE trabalha com cenários para FSX e FS9.

Você deve procurar dentro da pasta do cenário o arquivo bgl do AFCAD. Geralmente ele começam com AFCAD..., mas dependendo do desenvolvedor, pode estar com nome diferente.

Na dúvida, tente abrir um por um. thumbsup

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Resolvido Re: Eixo do ILS

Mensagem por chico.nascimento Seg 07 Jan 2013, 13:25

Comigo acontece no cenário default de Recife! O eixo está um pouco à esquerda da pista! Uma vez fui tentar um Autoland com o NGX e se eu não arremetesse na final, era GRAMA rsrsrsrsrs

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