Como funciona a partida em um motor Turbofan
5 participantes
Página 1 de 1
Como funciona a partida em um motor Turbofan
Esta é mais uma daquelas perguntas constantes aqui no AeM, por curiosidade as pessoas gostariam de saber como é o processo de partida em um motor a reação, vulgarmente conhecido como “turbina”.
Fiz o vídeo abaixo explicando de maneira bem simples a operação do ponto de vista do piloto e quais componentes entram em ação durante o procedimento. Claro que existem muito mais coisas envolvidas, mas o vídeo mostra o básico, e ainda com um motor moderno de Boeing 777.
No caso do triplo 7, os motores podem ser “startados” de maneira automática ou manual, sendo que operacionalmente as partidas sempre são feitas em “AUTO START”.
O motor de arranque é pneumático e o ar para girar este starter vem do APU ou de uma fonte externa de ar (LPU). O seletor de partida controla a válvula de ar do starter e a ignição contínua na partida (depois que um motor a reação “pega”, não é necessário mais que a vela de ignição fique centelhando como em um carro, funciona como um isqueiro, pegou é só manter o gás aberto).
Durante a partida a EEC (Controle Eletrônico do Motor) controla o combustível e a ignição e todos os parâmetros, inclusive aborta a partida caso haja algum problema como “Hot Start” (partida quente), “Hung Start” (partida estagnada), etc. A EEC é o cérebro, coração e veias eletrônicas de um motor a reação.
Se um motor “apagar” em voo, não será necessário usar ar para dar partida, já que o próprio vento relativo à direção do voo estará girando o motor, então só precisa de combustível e uma centelhinha.
A partida dupla é uma característica da aeronave, no 767 por exemplo não é possível efetuar partida simultânea.
Eu tava meio cansado neste dia, então desconsiderem a cara e a fala..hahaha. Ninguém vai saber dar partida em um motor a jato depois desse vídeo, mas vai ter uma pequena noção de como o processo funciona.
Aviões & Músicas.
_________________
Lembre-se sempre que você pilota com a cabeça e não com as mãos.
Bruno Nascimento- Banido
-
Inscrito em : 30/10/2011
Mensagens : 2949
Reputação : 97
Idade : 37
Simulador preferido : FS9
Emprego/lazer : ME - Paraquedista - FS2004
Nacionalidade :
Re: Como funciona a partida em um motor Turbofan
Simplesmente perfeito, teria sido uma grande ajuda na altura que estudei todos os tipos de motores que um avião tem, desde os radiais até aos turbojet/fan.
Obrigado pela partilha.
Obrigado pela partilha.
_________________
Re: Como funciona a partida em um motor Turbofan
Grande vídeo do Lito.. Excelente explicação
_________________
DELL G15 5530 - i5-13450HX 2.40 GHz| NVIDIA RTX 3050 6GB| 24GB DDR5| (256 GB + 1TB) SSD | Win11 home
eduardoamll- Coronel
-
Inscrito em : 21/07/2011
Mensagens : 1854
Reputação : 356
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: Como funciona a partida em um motor Turbofan
Otima aula, podemos entender melhor os motivos de tantas valvulas
Obrigado Bruno , abraços
Obrigado Bruno , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Como funciona a partida em um motor Turbofan
Excelente!! Boa explicação
el_lopes- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 60
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Como dar partida manual no motor em pleno ar...
» Entendendo o acionamento de um motor Turbofan
» Como Funciona o TurboFan
» Como fazer um motor falhar ??
» Como começar o FSX com o motor desligado?
» Entendendo o acionamento de um motor Turbofan
» Como Funciona o TurboFan
» Como fazer um motor falhar ??
» Como começar o FSX com o motor desligado?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos