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[Brasil]Comandante soube do fim da Webjet em pleno voo, diz comissária

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Mensagem por jailton Sáb 24 Nov 2012, 16:00

Funcionários da Webjet foram pegos de supressa com a demissão de todos os trabalhadores da companhia, inesperada para eles. Alguns souberam que não teriam mais emprego em pleno voo. Uma comissária de bordo da Webjet, que pediu anonimato, disse que a tripulação de um voo que voltava da região sul do país para o Rio na noite de quinta-feira foi informada que a empresa iria acabar em pleno ar.

Segundo ela, que contou o caso após participar de uma das reuniões em que as demissões foram anunciadas no Rio na sexta-feira, o comandante recebeu a notícia sistema de comunicação da aeronave e repassou à tripulação. Nervosos, os tripulantes iniciaram os procedimentos de pouso.

‘Estávamos voltando para o Rio quando um operador da Gol avisou ao comandante que os integrantes da tripulação que precisassem voltar para seus Estados deveriam se dirigir ao balcão da Gol porque a Webjet não existia mais’, disse ela, que trabalhou por quatro anos na empresa. Os funcionários disseram que foram avisados da reunião de sexta-feira às 23h do dia anterior. Muitos disseram que ficaram cerca de 15 dias fora da escala de trabalho, sem motivo aparente.

‘Começamos a desconfiar das demissões quando colegas não foram escalados para trabalhar por 15 dias’, disse a comissária Tatiana Pueyo, 36.

Para o comandante Rogério Coelho, 50, faltou uma mobilização antecipada dos empregados diante dos indícios que as demissões ocorreriam. De acordo com ele, houve demora de mobilização principalmente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que aprovaram a fusão.

‘Onde estão o Cade e a Anac numa hora dessas? Eles não têm a obrigação de defender nossos empregos, mas têm de defender os direitos dos consumidores que perdem uma companhia aérea de baixo custo. Se tivessem garantido a permanência da empresa, teríamos, indiretamente, nossos empregos assegurados’, afirmou Coelho.

Ele alega que a empresa foi pouco transparente com seus funcionários ao lidar com a possibilidade de cortes. ‘Até ontem, a empresa não tinha um número de quantos empregados iriam ficar e quantos iriam deixar a companhia. Agora, você imagina um piloto voando sem saber se amanhã ele está ou não desempregado’, disse ele, que tinha também quatro anos de empresa e trabalhou em outras companhias aéreas que acabaram, como Vasp e Rio Sul.


Depois da demissão, alguns ex-funcionários tiveram uma reunião na procuradoria do Ministério Público do Trabalho na sexta-feira. Coelho, que participou da reunião, disse que foi registrado um pedido para que sentem numa mesma mesa representantes da Gol e da Webjet, dos funcionários, dos sindicatos de classe, da Anac e do Cade para tentar reverter a situação.

No final da tarde de sexta-feira, funcionários demitidos da Webjet fizeram uma manifestação no saguão do desembarque do aeroporto Santos Dumont. Cerca de cem ex-funcionários participaram da manifestação, com cartazes, máscaras e narizes de palhaço.

Os passageiros da Webjet foram remanejados para voos da Gol. Não foram registrados grandes tumultos na sexta-feira nem na manhã deste sábado no aeroporto do Santos Dumond, na região central do Rio. A área de check-in da Webjet foi absorvida pela Gol.

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Mensagem por André Luiz Sáb 24 Nov 2012, 16:03

Caraca, imagine você estar voando e receber a notícia que sua empresa não existe mais!! Natal3

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Mensagem por João Pedro Sáb 24 Nov 2012, 20:03

Não é contra a lei? Até onde eu saiba, existe aviso prévio e muito mais.

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Mensagem por Amilckar Sáb 24 Nov 2012, 22:23

Muitos disseram que ficaram cerca de 15 dias fora da escala de trabalho, sem motivo aparente.

Agora surgiu o motivo, Covardia! [Brasil]Comandante soube do fim da Webjet em pleno voo, diz comissária  982252
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Mensagem por Bruno Nascimento Dom 25 Nov 2012, 10:37

Situação frustrante! hmmm

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Mensagem por José Augusto Lima Dom 25 Nov 2012, 11:08


A Gol é especialista em apunhalar pelas costas.....
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Mensagem por jailton Dom 25 Nov 2012, 11:12

Mas o ministério público já está se mobilizando à respeito dessas demissões.

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Mensagem por sergiotucano Dom 25 Nov 2012, 11:47

Uma comissão formada por 3 funcionários da WH e representande da ANAC irão fazer uma reunião em Brasilia com alguns ministros e a ANAC.

Quem sabe sai algo de bom dessa reunião.
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Mensagem por João Pedro Dom 25 Nov 2012, 14:24

sergiotucano escreveu:Uma comissão formada por 3 funcionários da WH e representande da ANAC irão fazer uma reunião em Brasilia com alguns ministros e a ANAC.

Quem sabe sai algo de bom dessa reunião.

Aaah vai sim. Li não lembro onde, que o governo vai entrar, como dizemos aqui, torando nessa situação. A Gol está simplesmente lascada (para não dizer outras palavras).

E além disso é engraçado. O pessoal dizendo lá na página da Gol. Ah, não voo mais de Gol por causa da Webjet. O motivo de ex-funcionários dizerem isso eu entendo perfeitamente. Agora não entendo desses "posers". Quer apostar o quê, que dentro de um mês, dois meses, quando começarem a lançar promoções diárias para as festas de fim de ano e Carnaval, essas mesmas pessoas vão estar correndo feito loucas atrás delas assobiar

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Mensagem por sergiotucano Dom 25 Nov 2012, 16:31

O Governo parece mais preocupado com os consumidores da GOL do que com os demitidos da WH.

Não é ser poser, mas perceber a caca que a GOL fez e mostrar seu descontentamento. Seja deixando de voar pela GOL, seja fazendo manifestações nas bases onde a WH operava etc.
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Mensagem por João Pedro Dom 25 Nov 2012, 16:48

sergiotucano escreveu:O Governo parece mais preocupado com os consumidores da GOL do que com os demitidos da WH.

Não é ser poser, mas perceber a caca que a GOL fez e mostrar seu descontentamento. Seja deixando de voar pela GOL, seja fazendo manifestações nas bases onde a WH operava etc.

Exato. Concordo totalmente com a questão do governo. Afinal, mais vale um monte de gente do que 850 famílias.

Já em relação aos protestos, não estou dizendo que é errado. Estou dizendo apenas que isso é uma questão de momento. Pode ver. Vamos usar um exemplo menor. Logo que o Baixado e Travado fechou, todo mundo floodou o Face da TAM de mensagens e tals, dizendo que não voaria mais pela TAM. E tal coisa nem chegou a acontecer. Hoje 3 meses depois, duvido que alguém não tenha voado, ou irá voar pela TAM.

Isso tudo é questão de momento. Pode ver, que depois apenas os ex-funcionários vão continuar manifestando, afinal a mídia irá ocultar tudo isso.

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Mensagem por GustavoMinuano Dom 25 Nov 2012, 19:57

João Pedro escreveu:Não é contra a lei? Até onde eu saiba, existe aviso prévio e muito mais.

Não. A empresa pode optar por demitir o funcionário sem que este tenha que "trabalhar" os trinta dias. Isso chama-se aviso prévio INDENIZADO, ou seja, a empresa irá pagar para o funcionário sair.

Os funcionários da WebJet, acredito eu, que foram demitidos irão receber os valores normais como em qualquer rescisão de contrato de trabalho conforme previsto em lei. Afinal, o CNPJ da verdinha segue ativo até o último funcionário ser desligado (e caso exista o último processo trabalhista seja finalizado).

Abraço,



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Mensagem por GustavoMinuano Dom 25 Nov 2012, 20:01

João Pedro escreveu:
Exato. Concordo totalmente com a questão do governo. Afinal, mais vale um monte de gente do que 850 famílias.

Já em relação aos protestos, não estou dizendo que é errado. Estou dizendo apenas que isso é uma questão de momento. Pode ver. Vamos usar um exemplo menor. Logo que o Baixado e Travado fechou, todo mundo floodou o Face da TAM de mensagens e tals, dizendo que não voaria mais pela TAM. E tal coisa nem chegou a acontecer. Hoje 3 meses depois, duvido que alguém não tenha voado, ou irá voar pela TAM.

Isso tudo é questão de momento. Pode ver, que depois apenas os ex-funcionários vão continuar manifestando, afinal a mídia irá ocultar tudo isso.

João, pelo que tenho lido sobre a situação econônica da GOL, é melhor demitir os 850 funcionários agora e manter a GOL viva, que que daqui cinco/sete anos não existir mais condições nem de pagar os encargos trabalhistas (como aconteceu com a VARIG anos atrás).

Com certeza, 850 funcionários que com o tempo e paciência serão fisgados pelo mercado nacional/internacional. Só é uma questão de paciência.

Abraço!

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Mensagem por João Pedro Dom 25 Nov 2012, 20:28

GustavoMinuano escreveu:
João Pedro escreveu:
Exato. Concordo totalmente com a questão do governo. Afinal, mais vale um monte de gente do que 850 famílias.

Já em relação aos protestos, não estou dizendo que é errado. Estou dizendo apenas que isso é uma questão de momento. Pode ver. Vamos usar um exemplo menor. Logo que o Baixado e Travado fechou, todo mundo floodou o Face da TAM de mensagens e tals, dizendo que não voaria mais pela TAM. E tal coisa nem chegou a acontecer. Hoje 3 meses depois, duvido que alguém não tenha voado, ou irá voar pela TAM.

Isso tudo é questão de momento. Pode ver, que depois apenas os ex-funcionários vão continuar manifestando, afinal a mídia irá ocultar tudo isso.

João, pelo que tenho lido sobre a situação econônica da GOL, é melhor demitir os 850 funcionários agora e manter a GOL viva, que que daqui cinco/sete anos não existir mais condições nem de pagar os encargos trabalhistas (como aconteceu com a VARIG anos atrás).

Com certeza, 850 funcionários que com o tempo e paciência serão fisgados pelo mercado nacional/internacional. Só é uma questão de paciência.

Abraço!

Exatamente. É isso que quis dizer. Aviação é composta de fases e talentos. Com certeza esses talentos serão "absorvidos" nas fases certas. Quem sabe até pela própria Gol. E é isso que me deixa feliz. É saber que esses talentos não serão perdidos, mas sim reabsorvidos e melhorados.

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Mensagem por GustavoMinuano Dom 25 Nov 2012, 20:37

Uma notícia que talvez possa ajudar na nossa discussão (que está super sadia por sinal Very Happy). A notícia deixa aberta a situação que comentamos antes:

Gol acumula prejuízo de mais de R$ 1 bilhão no ano

Em sua pior crise em 2012, empresa anuncia redução ainda maior oferta de passagens aéreas em 2013 para reverter perdas
Agência Estado | 24/11/2012 11:36:06

A interrupção das operações da Webjet levará a Gol a cortar ainda mais sua oferta de passagens aéreas no ano que vem. A empresa espera uma redução entre 5% e 8% no volume de assentos à venda no primeiro semestre de 2013, dando continuidade ao corte de cerca de 4,5% feito neste ano.

A retração da oferta é consequência da devolução da frota da Webjet, anunciada ontem. "Seis das 20 aeronaves estavam operantes e pararam de voar ontem [quinta-feira]. Essa decisão [de cortar a oferta] está em linha com o cenário do setor aéreo, que demanda atenção em função de resultados negativos", disse o presidente da Gol, Paulo Kakinoff.

A vice-líder do setor aéreo brasileiro atravessa sua pior crise em 2012. A empresa cortou 2 mil funcionários nos últimos meses e deixou de voar cerca de 100 frequências diárias.

A Gol acumula um prejuízo líquido de mais de R$ 1 bilhão nos nove primeiros meses deste ano, o pior da história da empresa no período. O remédio para tentar reverter as perdas - ou, pelo menos, minimizá-las - foi enxugar a operação, cortando voos menos rentáveis.

Sua maior concorrente, a TAM, passa por situação semelhante. A companhia reduziu sua oferta em 2% neste ano e anunciou um corte de mais 7% no volume de assentos à venda em 2013. O último balanço divulgado apontou um prejuízo líquido de R$ 928 milhões no segundo trimestre - no terceiro trimestre, os resultados da companhia já foram consolidados nos números da Latam, empresa criada após a fusão com a LAN.

"Os cortes anunciados confirmam o quadro de excesso de oferta no mercado brasileiro", disse o consultor André Castellini, sócio da Bain & Company. A estimativa dele é que o excedente chegue a 10% dos assentos disponíveis para voos domésticos. Nos últimos anos, as empresas ampliaram suas frotas esperando um crescimento maior da demanda. Mas foram surpreendidas por aumentos de custos, principalmente do querosene de aviação, que ficou 50% mais caro entre 2010 e 2012, segundo cálculos da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear).

"O produto transporte aéreo ficou mais caro. Há excesso de oferta porque não há passageiros suficientes dispostos a pagar o valor necessário para a operação ser rentável para as companhias aéreas", explica Castellini. Sem conseguir repassar os aumentos de custos ao valor das passagens, as empresas tentam aumentar sua rentabilidade com mais eficiência na operação. Ou seja, voando com aviões mais cheios.

Uma das intenções da Gol ao eliminar as aeronaves da Webjet é incorporar os passageiros da empresa em seus voos. "Temos uma expectativa de aumento da nossa taxa de ocupação, mas não é possível precisar de quanto", disse Kakinoff. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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Mensagem por João Pedro Dom 25 Nov 2012, 20:58

GustavoMinuano escreveu:Uma notícia que talvez possa ajudar na nossa discussão (que está super sadia por sinal Very Happy). A notícia deixa aberta a situação que comentamos antes:

Gol acumula prejuízo de mais de R$ 1 bilhão no ano

Em sua pior crise em 2012, empresa anuncia redução ainda maior oferta de passagens aéreas em 2013 para reverter perdas
Agência Estado | 24/11/2012 11:36:06

A interrupção das operações da Webjet levará a Gol a cortar ainda mais sua oferta de passagens aéreas no ano que vem. A empresa espera uma redução entre 5% e 8% no volume de assentos à venda no primeiro semestre de 2013, dando continuidade ao corte de cerca de 4,5% feito neste ano.

A retração da oferta é consequência da devolução da frota da Webjet, anunciada ontem. "Seis das 20 aeronaves estavam operantes e pararam de voar ontem [quinta-feira]. Essa decisão [de cortar a oferta] está em linha com o cenário do setor aéreo, que demanda atenção em função de resultados negativos", disse o presidente da Gol, Paulo Kakinoff.

A vice-líder do setor aéreo brasileiro atravessa sua pior crise em 2012. A empresa cortou 2 mil funcionários nos últimos meses e deixou de voar cerca de 100 frequências diárias.

A Gol acumula um prejuízo líquido de mais de R$ 1 bilhão nos nove primeiros meses deste ano, o pior da história da empresa no período. O remédio para tentar reverter as perdas - ou, pelo menos, minimizá-las - foi enxugar a operação, cortando voos menos rentáveis.

Sua maior concorrente, a TAM, passa por situação semelhante. A companhia reduziu sua oferta em 2% neste ano e anunciou um corte de mais 7% no volume de assentos à venda em 2013. O último balanço divulgado apontou um prejuízo líquido de R$ 928 milhões no segundo trimestre - no terceiro trimestre, os resultados da companhia já foram consolidados nos números da Latam, empresa criada após a fusão com a LAN.

"Os cortes anunciados confirmam o quadro de excesso de oferta no mercado brasileiro", disse o consultor André Castellini, sócio da Bain & Company. A estimativa dele é que o excedente chegue a 10% dos assentos disponíveis para voos domésticos. Nos últimos anos, as empresas ampliaram suas frotas esperando um crescimento maior da demanda. Mas foram surpreendidas por aumentos de custos, principalmente do querosene de aviação, que ficou 50% mais caro entre 2010 e 2012, segundo cálculos da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear).

"O produto transporte aéreo ficou mais caro. Há excesso de oferta porque não há passageiros suficientes dispostos a pagar o valor necessário para a operação ser rentável para as companhias aéreas", explica Castellini. Sem conseguir repassar os aumentos de custos ao valor das passagens, as empresas tentam aumentar sua rentabilidade com mais eficiência na operação. Ou seja, voando com aviões mais cheios.

Uma das intenções da Gol ao eliminar as aeronaves da Webjet é incorporar os passageiros da empresa em seus voos. "Temos uma expectativa de aumento da nossa taxa de ocupação, mas não é possível precisar de quanto", disse Kakinoff. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Exato! Foi isso que disse lá no Aviões e Músicas inclusive. Pessoal. A Gol está em crise. Essas demissões, podem ser mais uma tentativa de corte de custos. Aí é deixar o tempo levar.

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Mensagem por sergiotucano Dom 25 Nov 2012, 22:52

Gustavo muito dificilmente esses funcionários que foram demitidos serão absorvidos pelo mercado assim tão rápido.
Digo mais, já tem muita gente indo procurar emprego no exterior.
Além dos 850, temos aquele pessoal que foi demitido pela GOL meses atrás.

Agora, os exectivos da GOL estão malucos!


"Uma das intenções da Gol ao eliminar as aeronaves da Webjet é incorporar os passageiros da empresa em seus voos. "Temos uma expectativa de aumento da nossa taxa de ocupação, mas não é possível precisar de quanto", disse Kakinoff. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo."

E Desde quando os passageiros da WH vão para a GOL?!
Com certeza vai ratear bastante entre as aéreas. A GOL só teve a perder com essa decisão.


"O produto transporte aéreo ficou mais caro. Há excesso de oferta porque não há passageiros suficientes dispostos a pagar o valor necessário para a operação ser rentável para as companhias aéreas"

Ficou mais caro porque com a má gestão elas tiveram que aumentar o preço das passagens.
Agora, vejam um exemplo prático. Voo SJK-VCP marcado com 2 meses de antecedência e num sábado, R$143,00. Um voo de 20 min. Para duas pessoas, ida e volta R$572,00 sem contar taxa de embarque.
Não é um absurdo?!

Eliminando a WH, a GOL tirou do mercado a única empresa Low Cost / Low Fare do Brasil, sendo assim fazendo com que os preços das passagens tenham um aumento.

Para mim a GOL teve dois objetivos:

1 - Concorrencia predatória
2 - SLOTs.

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[Brasil]Comandante soube do fim da Webjet em pleno voo, diz comissária  Empty Re: [Brasil]Comandante soube do fim da Webjet em pleno voo, diz comissária

Mensagem por G.Friedrich Seg 26 Nov 2012, 08:24

sergiotucano escreveu:Gustavo muito dificilmente esses funcionários que foram demitidos serão absorvidos pelo mercado assim tão rápido.
Digo mais, já tem muita gente indo procurar emprego no exterior.
Além dos 850, temos aquele pessoal que foi demitido pela GOL meses atrás.

Agora, os exectivos da GOL estão malucos!


"Uma das intenções da Gol ao eliminar as aeronaves da Webjet é incorporar os passageiros da empresa em seus voos. "Temos uma expectativa de aumento da nossa taxa de ocupação, mas não é possível precisar de quanto", disse Kakinoff. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo."

E Desde quando os passageiros da WH vão para a GOL?!
Com certeza vai ratear bastante entre as aéreas. A GOL só teve a perder com essa decisão.


"O produto transporte aéreo ficou mais caro. Há excesso de oferta porque não há passageiros suficientes dispostos a pagar o valor necessário para a operação ser rentável para as companhias aéreas"

Ficou mais caro porque com a má gestão elas tiveram que aumentar o preço das passagens.
Agora, vejam um exemplo prático. Voo SJK-VCP marcado com 2 meses de antecedência e num sábado, R$143,00. Um voo de 20 min. Para duas pessoas, ida e volta R$572,00 sem contar taxa de embarque.
Não é um absurdo?!

Eliminando a WH, a GOL tirou do mercado a única empresa Low Cost / Low Fare do Brasil, sendo assim fazendo com que os preços das passagens tenham um aumento.

Para mim a GOL teve dois objetivos:

1 - Concorrencia predatória
2 - SLOTs.


Eu concordo em muitos pontos, principalmente com a concorrencia predatória, Slot's nem tanto, pois os Slot's mais interessante são em CGH e SDU e a Gol já opera nesses 2, acho que a Gol está pagando muito caro para eliminar uma concorrente e está comentendo um grande erro, assim como fez quando comprou a Varig faz alguns anos, porem só o tempo dirá e espero que eu esteja errado, pois seria muito ruim se daqui a alguns anos a Gol sumir. O que poderia ser feito foi igual a Varig fez com a Cruzeiro, usava ela como marca Fantasma para efetuar testes de aeronaves e ter duplo poder de voto em decisões.

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