[Brasil] Estudo da USP diz que Aeroporto de Ribeirão Preto (SP) está em local inadequado
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[Brasil] Estudo da USP diz que Aeroporto de Ribeirão Preto (SP) está em local inadequado
Estudo da USP diz que Aeroporto de Ribeirão Preto (SP) está em local inadequado
Nesse domingo, um estudo feito pela USP afirmou que o Aeroporto Estadual Leite Lopes, situado na cidade de Ribeirão Preto (SP), funciona em uma área inadequada, além de não ter espaço para uma possível expansão.
O estudante Tiago Furlanetto desenvolveu a pesquisa, que foi coordenada pelo professor Marcelo Pereira de Souza, em uma dissertação de mestrado na Escola de Engenharia de São Carlos (SP).
A pesquisa concluiu que o complexo recebeu cerca de 830 mil passageiros de Janeiro a Setembro desse ano, além de possuir limitações estruturais em diferentes aspectos, devendo assim estar localizado em outra área do município.
Souza afirmou que a região do Leite Lopes, a zona Norte da cidade, tem problemas como a falta de controle de emissão de ruídos resultantes da operação aeroviária, além da fragilidade no sistema viário do entorno e na malha urbana para adequações de infraestrutura.
O engenheiro afirmou que mudanças no Leite Lopes comprometeriam a Avenida Thomaz Alberto Whatelly, único acesso ao aeroporto, e resultariam em um alto custo social, com a necessidade de transferir a população de alguns bairros para outras localidades:
“As pessoas teriam que dar uma tremenda volta para chegar ao aeroporto”, afirmou. O estudo afirma também que a área também não é recomendada porque na região há um córrego muito próximo.
A pesquisa teve parâmetros ambientais e comerciais da IATA e da ICAO, além de outros dados da INFRAERO: “Um aeroporto precisa pensar em futuras expansões. É um empreendimento que gera cicatrizes muito grandes na cidade”.
Fora isso, o estudo concluiu que algumas áreas na Zona Oeste e um trecho entre Ribeirão Preto (SP) e Pradópolis (SP) são as mais recomendadas para o aeroporto, tendo em vista a relativa distância do centro da cidade, a proximidade de rodovias duplicadas, além de reduzido impacto ambiental e espaço disponível para expansões.
No setor Cargas, os pesquisadores descobriram que o transporte delas é inexpressivo quando comparado a outros aeroportos administrados pelo DAESP, como Araraquara (SP) e Bauru (SP), já que responde por 0,25% do volume de cargas do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
O DAESP, responsável pela administração do aeroporto, informou que não teve acesso à pesquisa realizada pela USP e que todas as questões mencionadas, como o controle de ruídos e o sistema viário, serão equacionadas com as obras de deslocamento da pista do aeroporto em 500 metros e melhorias no entorno viário.
Segundo o órgão, as obras estão sendo executadas por meio de convênio entre Estado e Prefeitura de Ribeirão Preto, com um valor total de R$ 170 milhões.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Luara Gallacho
Via: Canal Piloto
Nesse domingo, um estudo feito pela USP afirmou que o Aeroporto Estadual Leite Lopes, situado na cidade de Ribeirão Preto (SP), funciona em uma área inadequada, além de não ter espaço para uma possível expansão.
O estudante Tiago Furlanetto desenvolveu a pesquisa, que foi coordenada pelo professor Marcelo Pereira de Souza, em uma dissertação de mestrado na Escola de Engenharia de São Carlos (SP).
A pesquisa concluiu que o complexo recebeu cerca de 830 mil passageiros de Janeiro a Setembro desse ano, além de possuir limitações estruturais em diferentes aspectos, devendo assim estar localizado em outra área do município.
Souza afirmou que a região do Leite Lopes, a zona Norte da cidade, tem problemas como a falta de controle de emissão de ruídos resultantes da operação aeroviária, além da fragilidade no sistema viário do entorno e na malha urbana para adequações de infraestrutura.
O engenheiro afirmou que mudanças no Leite Lopes comprometeriam a Avenida Thomaz Alberto Whatelly, único acesso ao aeroporto, e resultariam em um alto custo social, com a necessidade de transferir a população de alguns bairros para outras localidades:
“As pessoas teriam que dar uma tremenda volta para chegar ao aeroporto”, afirmou. O estudo afirma também que a área também não é recomendada porque na região há um córrego muito próximo.
A pesquisa teve parâmetros ambientais e comerciais da IATA e da ICAO, além de outros dados da INFRAERO: “Um aeroporto precisa pensar em futuras expansões. É um empreendimento que gera cicatrizes muito grandes na cidade”.
Fora isso, o estudo concluiu que algumas áreas na Zona Oeste e um trecho entre Ribeirão Preto (SP) e Pradópolis (SP) são as mais recomendadas para o aeroporto, tendo em vista a relativa distância do centro da cidade, a proximidade de rodovias duplicadas, além de reduzido impacto ambiental e espaço disponível para expansões.
No setor Cargas, os pesquisadores descobriram que o transporte delas é inexpressivo quando comparado a outros aeroportos administrados pelo DAESP, como Araraquara (SP) e Bauru (SP), já que responde por 0,25% do volume de cargas do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
O DAESP, responsável pela administração do aeroporto, informou que não teve acesso à pesquisa realizada pela USP e que todas as questões mencionadas, como o controle de ruídos e o sistema viário, serão equacionadas com as obras de deslocamento da pista do aeroporto em 500 metros e melhorias no entorno viário.
Segundo o órgão, as obras estão sendo executadas por meio de convênio entre Estado e Prefeitura de Ribeirão Preto, com um valor total de R$ 170 milhões.
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