O que é FSBus
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O que é FSBus
"Mas afinal de contas o que é esse tal de FSBus?"
O FSBus pode ser explicado de inúmeras formas. Eu Prefiro explicar aqui de forma simples e objetiva o que seria o FSBus e vou iniciar da seguinte maneira:
Imagine um computador: dentro dele temos HD, CPU, RAM, um monte de soquetes PCI, um PCI-E geralmente etc, etc, etc.
Os componentes do computador se interligam e essa comunicação se dá através de uma VIA DE DADOS, o que se pode chamar de BUS.
Sim, é esse nome mesmo: BUS, ou BARRAMENTO DE DADOS ou outras denominações utilizáveis.
Logo, o FSBUS (vejam o BUS aí) nada mais é do que uma BUS para o FS, ou seja, uma espécie de via de comunicação de dados entre o computador, o FS e os dispositivos que se pode colocar para simular ainda mais um avião.
Da mesma forma que colocamos um teclado, um mouse etc na USB (Universal Serial BUS - Olha o nome BUS novamente), temos uma BUS para o FS, que permite a conexão de várias interfaces de hardware.
Portanto, se você quer, por exemplo, montar um MCP e usá-lo no FS, você poderá lançar mão do FSBus. Legal, né?
Mas COMO eu faço isso? Onde vende? Quem tem?
Calma, calma, calma...
Primeiramente continuemos a explicação:
Da mesma forma que uma peça de teatro, temos os atores principais e os coadjuvantes.
- O FS é o ator principal.
- O MCP que queremos será um coadjuvante.
- O Computador será o palco.
- O FSBus é o diretor do espetáculo.
Eu posso montar praticamente o que eu quiser usando as opções do FSBus, como posso fazer praticamente qualquer peça com os atores e os cenários certos.
Se eu quero montar um sistema que mostre o status do trem-de-pouso (se recolheu as rodas, se baixou e travou) com luzinhas verdes e vermelhas, EU POSSO!
E o que é melhor: elas irão funcionar com dados reais do FS, ou seja, se estiver abaixado, terei resposta de que está e a luz será verde. Se estiver levantado, terei a resposta e a luz será vermelha.
Vejam que legal: temos um sistema de DUAS VIAS: Ele manda informações pro FS e as recebe, praticando com essas informações o que eu quiser que se pratique.
Como se faz isso? Através das INTERFACES e MÓDULOS que o FSBus te permite usar: interfaces para lampadas, botões, rotarys, chaves, leds, enfim, tudo (ou quase tudo) o que a eletrônica permite utilizar.
O FSBus é composto de uma PLACA PRINCIPAL, que é realmente o BUS, via de dados entre o computador e as interfaces (módulos), se comunicando com o FS.
As outras placas são os módulos "especialistas". Eles servem para que possamos controlar botões, luzes, potenciômetros e muito mais... Cada qual com a sua função especializada.
Desta forma eu posso fazer qualquer aparato que quiser, usando uma placa principal e vários módulos ligados nela, como acontece com a placa-mãe do computador e as outras placas: video, som, rede etc, interligadas a ela.
Assim temos:
FS <--> FSBUS <--> MÓDULOS <--> Equipamentos
O FSBus utiliza não só a placa e os módulos, mas também um PROGRAMA (software) onde vc configura todas as opções e como os dispositivos se comportarão.
Esse programa do FSBus se comunica com o FS através do famoso FSUIPC.
O FSBus é um PROJETO ABERTO, isto é, qualquer pessoa que tenha um pouco de conhecimento de eletrônica poderá baixar os esquemáticos e montar o seu, desde que tenha acesso às peças e um pouco de talento e força de vontade.
Existem vários módulos disponíveis: leds, pots, chaves, rotarys, motores, etc. Você então poderá lidar com tudo isso, junto ou separado, dependendo dos módulos que utilizar e as configurações de dispositivos que empregar...
Com o FSBus, por exemplo, você pode criar um sistema que mexa o cockpit conforme o avião se incline ou entre em uma turbulência... Pode montar um módulo com vários botões e programa-los a fazer tal coisa, quando pressionados. Pode criar displays que mostrem a altitude, velocidade etc. Pode montar MCPs, FMCs, Overheads
completos etc. Pode controlar motores que giram horizontes artificiais, auto-throttles para a manete etc.
atualmente, exite duas geraçòes de sistema FS Bus: O clássico e o NG. São sistemasum pouco diferentes na elaboração dos projetos ( O NG é uma evolução do Clássico), mas ambos os sistemas possuem as mesmas funções e finalidades.
Consegui ser claro? Espero que sim.
OBS: Esse texto é meramente ilustrativo e não me preocupei com exatidão de termos técnicos etc. É pra auxiliar nos primeiros contatos com o que vem a ser o FsBus e em outra opotunidade, eu escrevo sobre o sistema similar chamado de IOCards da Open Cockpits.
[]`s
Ecosta
Para saber mais:
http://www.fsbus.de/
http://www.mikkila.org/fsbus/index_e.php
http://www.rvdijk.nl/
http://augustof.wordpress.com/
http://b737ngrs.wordpress.com/2009/03/06/99/
O FSBus pode ser explicado de inúmeras formas. Eu Prefiro explicar aqui de forma simples e objetiva o que seria o FSBus e vou iniciar da seguinte maneira:
Imagine um computador: dentro dele temos HD, CPU, RAM, um monte de soquetes PCI, um PCI-E geralmente etc, etc, etc.
Os componentes do computador se interligam e essa comunicação se dá através de uma VIA DE DADOS, o que se pode chamar de BUS.
Sim, é esse nome mesmo: BUS, ou BARRAMENTO DE DADOS ou outras denominações utilizáveis.
Logo, o FSBUS (vejam o BUS aí) nada mais é do que uma BUS para o FS, ou seja, uma espécie de via de comunicação de dados entre o computador, o FS e os dispositivos que se pode colocar para simular ainda mais um avião.
Da mesma forma que colocamos um teclado, um mouse etc na USB (Universal Serial BUS - Olha o nome BUS novamente), temos uma BUS para o FS, que permite a conexão de várias interfaces de hardware.
Portanto, se você quer, por exemplo, montar um MCP e usá-lo no FS, você poderá lançar mão do FSBus. Legal, né?
Mas COMO eu faço isso? Onde vende? Quem tem?
Calma, calma, calma...
Primeiramente continuemos a explicação:
Da mesma forma que uma peça de teatro, temos os atores principais e os coadjuvantes.
- O FS é o ator principal.
- O MCP que queremos será um coadjuvante.
- O Computador será o palco.
- O FSBus é o diretor do espetáculo.
Eu posso montar praticamente o que eu quiser usando as opções do FSBus, como posso fazer praticamente qualquer peça com os atores e os cenários certos.
Se eu quero montar um sistema que mostre o status do trem-de-pouso (se recolheu as rodas, se baixou e travou) com luzinhas verdes e vermelhas, EU POSSO!
E o que é melhor: elas irão funcionar com dados reais do FS, ou seja, se estiver abaixado, terei resposta de que está e a luz será verde. Se estiver levantado, terei a resposta e a luz será vermelha.
Vejam que legal: temos um sistema de DUAS VIAS: Ele manda informações pro FS e as recebe, praticando com essas informações o que eu quiser que se pratique.
Como se faz isso? Através das INTERFACES e MÓDULOS que o FSBus te permite usar: interfaces para lampadas, botões, rotarys, chaves, leds, enfim, tudo (ou quase tudo) o que a eletrônica permite utilizar.
O FSBus é composto de uma PLACA PRINCIPAL, que é realmente o BUS, via de dados entre o computador e as interfaces (módulos), se comunicando com o FS.
As outras placas são os módulos "especialistas". Eles servem para que possamos controlar botões, luzes, potenciômetros e muito mais... Cada qual com a sua função especializada.
Desta forma eu posso fazer qualquer aparato que quiser, usando uma placa principal e vários módulos ligados nela, como acontece com a placa-mãe do computador e as outras placas: video, som, rede etc, interligadas a ela.
Assim temos:
FS <--> FSBUS <--> MÓDULOS <--> Equipamentos
O FSBus utiliza não só a placa e os módulos, mas também um PROGRAMA (software) onde vc configura todas as opções e como os dispositivos se comportarão.
Esse programa do FSBus se comunica com o FS através do famoso FSUIPC.
O FSBus é um PROJETO ABERTO, isto é, qualquer pessoa que tenha um pouco de conhecimento de eletrônica poderá baixar os esquemáticos e montar o seu, desde que tenha acesso às peças e um pouco de talento e força de vontade.
Existem vários módulos disponíveis: leds, pots, chaves, rotarys, motores, etc. Você então poderá lidar com tudo isso, junto ou separado, dependendo dos módulos que utilizar e as configurações de dispositivos que empregar...
Com o FSBus, por exemplo, você pode criar um sistema que mexa o cockpit conforme o avião se incline ou entre em uma turbulência... Pode montar um módulo com vários botões e programa-los a fazer tal coisa, quando pressionados. Pode criar displays que mostrem a altitude, velocidade etc. Pode montar MCPs, FMCs, Overheads
completos etc. Pode controlar motores que giram horizontes artificiais, auto-throttles para a manete etc.
atualmente, exite duas geraçòes de sistema FS Bus: O clássico e o NG. São sistemasum pouco diferentes na elaboração dos projetos ( O NG é uma evolução do Clássico), mas ambos os sistemas possuem as mesmas funções e finalidades.
Consegui ser claro? Espero que sim.
OBS: Esse texto é meramente ilustrativo e não me preocupei com exatidão de termos técnicos etc. É pra auxiliar nos primeiros contatos com o que vem a ser o FsBus e em outra opotunidade, eu escrevo sobre o sistema similar chamado de IOCards da Open Cockpits.
[]`s
Ecosta
Para saber mais:
http://www.fsbus.de/
http://www.mikkila.org/fsbus/index_e.php
http://www.rvdijk.nl/
http://augustof.wordpress.com/
http://b737ngrs.wordpress.com/2009/03/06/99/
Ecosta- Capitão
-
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 233
Reputação : 44
Idade : 57
Nacionalidade :
Re: O que é FSBus
Olá Cmte. Encosta,
Excelente explanação sobre o FSBUS, valeu mais um pontinho para você
Abraços
Excelente explanação sobre o FSBUS, valeu mais um pontinho para você
Abraços
Larrubia- Brigadeiro
-
Inscrito em : 10/09/2008
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Simulador preferido : FSX, X-Plane
Emprego/lazer : Aposentado
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Re: O que é FSBus
Parabens amigo, gostamos do modo claro de descrever o FSBus.
Acreditamos que para quem se dedica, é possivel construir inumeros modulos alem dos citados.
Mas achamos que programar uma FSBus é uma tarefa para poucos
Por isto o nosso principal objetivo no desenvolvimento dos produtos Stargate, é justamente facilitar a vida dos construtores, ofereçendo modulos semi-prontos, quase um "plug and play" .
Aceite mais um pontinho , abraços
Acreditamos que para quem se dedica, é possivel construir inumeros modulos alem dos citados.
Mas achamos que programar uma FSBus é uma tarefa para poucos
Por isto o nosso principal objetivo no desenvolvimento dos produtos Stargate, é justamente facilitar a vida dos construtores, ofereçendo modulos semi-prontos, quase um "plug and play" .
Aceite mais um pontinho , abraços
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Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
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Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
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Re: O que é FSBus
Obrigado Larrubia!Larrubia escreveu:Olá Cmte. Encosta,
Excelente explanação sobre o FSBUS, valeu mais um pontinho para você
Abraços
Eu gosto de poder contribuir com o conhecimento formado para auxiliar as pessoas na condução de seus projetos com uma alternativa a ser levada em conta.
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Ecosta
Ecosta- Capitão
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Re: O que é FSBus
Olá Senhor EdênioInventor escreveu:Parabens amigo, gostamos do modo claro de descrever o FSBus.
Acreditamos que para quem se dedica, é possivel construir inumeros modulos alem dos citados.
Mas achamos que programar uma FSBus é uma tarefa para poucos
Por isto o nosso principal objetivo no desenvolvimento dos produtos Stargate, é justamente facilitar a vida dos construtores, ofereçendo modulos semi-prontos, quase um "plug and play" .
Aceite mais um pontinho , abraços
Concordo com a sua indagação sobre o sistema FSBus. O grande desafio fica por conta da programação lógica do FSBus. Se alguém tem interesse em montar um home cockpit , vai ter que aprender alguma noção de programação, o que na verdade eu não acho uma dificuldade, mas uma oportunidade de se aprender uma ferramenta nova e que pode ser útil para os assuntos.
Nesse caso, a Opencockpits tem um suporte bem mais amplo que o FSBus e temos vários construtores de home cokpit utilizando os dois sistemas que podem contribuir com as dúvidas, além de sites dedicados a construção de complexos home cockpits.
Já citei em outro post que a USB Interface está a poucos passos de alcançar o limiar de recursos oferecidos pelos sistemas FSBus e Opencockpits e eu tenho certeza que nos momentos vindouros, teremos a novidade das possibilidades de recurso que as stargates vão oferecer.
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Ecosta
Ecosta- Capitão
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