[Internacional] Sikorsky inicia fabricação dos protótipos do S-97 Raider
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[Internacional] Sikorsky inicia fabricação dos protótipos do S-97 Raider
Sikorsky inicia fabricação dos protótipos do S-97 Raider
A Sikorsky já apresentou um mockup do S-97 Raider e agora inicia a fabricação dos primeiros protótipos.
A Sikorsky começou a construir os dois protótipos dos helicópteros de alta velocidade S-97 Raider para o programa futuro de Escolta Aérea Armada (AAS) do Exército dos EUA.
O helicóptero com rotores coaxias e uma hélice de propulsão na cauda é baseado no projeto revolucionário X-2 da empresa que ganhou o Troféu Collier em 2010. O S-97 está atualmente na sua fase de projeto detalhado, mas como a Sikorsky está desenvolvendo a aeronave como um protótipo, a empresa já começou a fabricar a nova aeronave de asa rotativa.
“Nós estamos no projeto detalhado agora”, disse Doug Shidler, gerente do programa S-97 da Sikorsky. “E como temos um programa de prototipagem rápida, enquanto estamos passando pelo projeto detalhado, também estamos construindo as primeiras partes.”
Partes da fuselagem da aeronave já estão sendo construídas, assim como outros componentes ao longo da estrutura. Na verdade, alguns componentes já foram concluídos, disse Shidler. O objetivo até o final do ano é de completar o projeto.
A Sikorsky pretende voar pela primeira vez com o S-97 Raider em 2014. (Foto: Sikorsky)
A aeronave deve passar para a montagem final em meados do próximo ano, disse Shidler. A aeronave deve iniciar os testes no solo e em voo em 2014. “As coisas estão se movendo conforme projetado”, acrescenta.
Ao contrário de um helicóptero convencional, que normalmente é limitado a cerca de 180 nós, o S-97 será capaz de voar velocidades de cruzeiro de 220 nós com armamento externo e 235 nós numa configuração “limpa”. Ele também será capaz de atingir picos de velocidades entre 245 nós e 250 nós.
A empresa está empenhada em construir o S-97, independentemente do que acontecer com o programa AAS. O Exército vai tomar uma decisão em dezembro se vai seguir em frente com a compra de um novo helicóptero para substituir o modelo Bell OH-58 Kiowa Warrior ou manter o antigo helicóptero por mais algumas décadas. Shidler observa que tanto o X-2 como o S-97 estão integralmente financiados pela indústria. O projeto do S-97 está 75% financiado pela Sikorsky e 25% financiado pelos fornecedores, que inclui trabalho e materiais.
A tecnologia X-2 está também aplicável aos programas Joint-Multi Role (JMR)/Future Vertical Lift (FVL). A tecnologia pode ser escalada de um helicóptero de peso médio para aeronaves muito maiores. A Sikorsky explorou conceitos que competem com o Lockheed Martin C-130 em tamanho, mas que tem duas hélices propulsoras, em vez de apenas uma. “Você pode escalá-lo para o que você precisa numa missão de helicópteros”, disse Steven Engebretson, diretor do programa de Escolta Aérea Armada da Sikorsky.
O Exército deverá divulgar um amplo anúncio que vai analisar as tecnologias potenciais para o programa futuro JMR / FVL.
“A Sikorsky pretende ser um concorrente nessa arena”, disse Engebretson. O S-97, disse Engebretson, é uma “grande demonstração” da nova geração de capacidades, e ele observa que a tecnologia X-2 vai ser um papel fundamental nos planos de Sikorsky daqui para frente.
Há aplicações civis para a tecnologia X-2, destaca Shidler, mas essas estão “mais distantes”. Ele pode ser utilizado para busca e salvamento ou transporte de pessoal até as plataformas off-shore de petróleo, por exemplo.
Fonte: Flightglobal – Tradução: Cavok
A Sikorsky já apresentou um mockup do S-97 Raider e agora inicia a fabricação dos primeiros protótipos.
A Sikorsky começou a construir os dois protótipos dos helicópteros de alta velocidade S-97 Raider para o programa futuro de Escolta Aérea Armada (AAS) do Exército dos EUA.
O helicóptero com rotores coaxias e uma hélice de propulsão na cauda é baseado no projeto revolucionário X-2 da empresa que ganhou o Troféu Collier em 2010. O S-97 está atualmente na sua fase de projeto detalhado, mas como a Sikorsky está desenvolvendo a aeronave como um protótipo, a empresa já começou a fabricar a nova aeronave de asa rotativa.
“Nós estamos no projeto detalhado agora”, disse Doug Shidler, gerente do programa S-97 da Sikorsky. “E como temos um programa de prototipagem rápida, enquanto estamos passando pelo projeto detalhado, também estamos construindo as primeiras partes.”
Partes da fuselagem da aeronave já estão sendo construídas, assim como outros componentes ao longo da estrutura. Na verdade, alguns componentes já foram concluídos, disse Shidler. O objetivo até o final do ano é de completar o projeto.
A Sikorsky pretende voar pela primeira vez com o S-97 Raider em 2014. (Foto: Sikorsky)
A aeronave deve passar para a montagem final em meados do próximo ano, disse Shidler. A aeronave deve iniciar os testes no solo e em voo em 2014. “As coisas estão se movendo conforme projetado”, acrescenta.
Ao contrário de um helicóptero convencional, que normalmente é limitado a cerca de 180 nós, o S-97 será capaz de voar velocidades de cruzeiro de 220 nós com armamento externo e 235 nós numa configuração “limpa”. Ele também será capaz de atingir picos de velocidades entre 245 nós e 250 nós.
A empresa está empenhada em construir o S-97, independentemente do que acontecer com o programa AAS. O Exército vai tomar uma decisão em dezembro se vai seguir em frente com a compra de um novo helicóptero para substituir o modelo Bell OH-58 Kiowa Warrior ou manter o antigo helicóptero por mais algumas décadas. Shidler observa que tanto o X-2 como o S-97 estão integralmente financiados pela indústria. O projeto do S-97 está 75% financiado pela Sikorsky e 25% financiado pelos fornecedores, que inclui trabalho e materiais.
A tecnologia X-2 está também aplicável aos programas Joint-Multi Role (JMR)/Future Vertical Lift (FVL). A tecnologia pode ser escalada de um helicóptero de peso médio para aeronaves muito maiores. A Sikorsky explorou conceitos que competem com o Lockheed Martin C-130 em tamanho, mas que tem duas hélices propulsoras, em vez de apenas uma. “Você pode escalá-lo para o que você precisa numa missão de helicópteros”, disse Steven Engebretson, diretor do programa de Escolta Aérea Armada da Sikorsky.
O Exército deverá divulgar um amplo anúncio que vai analisar as tecnologias potenciais para o programa futuro JMR / FVL.
“A Sikorsky pretende ser um concorrente nessa arena”, disse Engebretson. O S-97, disse Engebretson, é uma “grande demonstração” da nova geração de capacidades, e ele observa que a tecnologia X-2 vai ser um papel fundamental nos planos de Sikorsky daqui para frente.
Há aplicações civis para a tecnologia X-2, destaca Shidler, mas essas estão “mais distantes”. Ele pode ser utilizado para busca e salvamento ou transporte de pessoal até as plataformas off-shore de petróleo, por exemplo.
Fonte: Flightglobal – Tradução: Cavok
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