Volta ao mundo
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Volta ao mundo
Terminei de fazer uma volta ao mundo (leste - oeste) no NGX.
E gostaria de começar uma norte - sul.
1. De alguma maneira, é possivel colocar mais combustível no NGX, que o permita alcançar 4.000 nm ?
2. Existe alguma rota alternativa para atravessar a Antártica à partir de Ushuaia ?
Abraços,
Luiz Dias
E gostaria de começar uma norte - sul.
1. De alguma maneira, é possivel colocar mais combustível no NGX, que o permita alcançar 4.000 nm ?
2. Existe alguma rota alternativa para atravessar a Antártica à partir de Ushuaia ?
Abraços,
Luiz Dias
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luizdiasferreira- Primeiro-Tenente
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Re: Volta ao mundo
luizdiasferreira escreveu:Terminei de fazer uma volta ao mundo (leste - oeste) no NGX.
E gostaria de começar uma norte - sul.
1. De alguma maneira, é possivel colocar mais combustível no NGX, que o permita alcançar 4.000 nm ?
2. Existe alguma rota alternativa para atravessar a Antártica à partir de Ushuaia ?
Abraços,
Luiz Dias
1) Dá, até dá, mas provavelmente vai afetar os sistemas da aeronave que não irão entender o combustível extra.
2) Em que sentido você diz rota alternativa?
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Volta ao mundo
Oi, Paulo.
Pelo que pesquisei no Google Earth as rotas possíveis, para ultrapassar a Antártica à partir de Ushuaia, seriam: Hobart na Australia (4680 nm), Wellington na Nova Zelândia (4206 nm) ou a Cidade do Cabo na Africa do Sul (3680 nm).
A pergunta foi no sentido de encontrar um aeroporto no meio do caminho, entre essas possíveis rotas, onde pudesse pudesse pousar, abastecer e continuar viagem. OK ?
Abraços.
Pelo que pesquisei no Google Earth as rotas possíveis, para ultrapassar a Antártica à partir de Ushuaia, seriam: Hobart na Australia (4680 nm), Wellington na Nova Zelândia (4206 nm) ou a Cidade do Cabo na Africa do Sul (3680 nm).
A pergunta foi no sentido de encontrar um aeroporto no meio do caminho, entre essas possíveis rotas, onde pudesse pudesse pousar, abastecer e continuar viagem. OK ?
Abraços.
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luizdiasferreira- Primeiro-Tenente
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Re: Volta ao mundo
luizdiasferreira escreveu:Oi, Paulo.
Pelo que pesquisei no Google Earth as rotas possíveis, para ultrapassar a Antártica à partir de Ushuaia, seriam: Hobart na Australia (4680 nm), Wellington na Nova Zelândia (4206 nm) ou a Cidade do Cabo na Africa do Sul (3680 nm).
A pergunta foi no sentido de encontrar um aeroporto no meio do caminho, entre essas possíveis rotas, onde pudesse pudesse pousar, abastecer e continuar viagem. OK ?
Abraços.
Só tem estes caminhos, só se você pousasse em algum lugar na antártica pra abastecer.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Volta ao mundo
Pensem em um panejamento complicado... embora o alcance e a certificação destes 737x não sejam capazes para tal.
O bom do flight simulator é que ele não é o mundo real....dá para "brincar" voando e reabastecendo em voo, sem se importar com as chatices do mundo real e até fazendo umas etapas visuais para os pax verem o continente gelado...
O bom do flight simulator é que ele não é o mundo real....dá para "brincar" voando e reabastecendo em voo, sem se importar com as chatices do mundo real e até fazendo umas etapas visuais para os pax verem o continente gelado...
Braconi- Coronel
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Re: Volta ao mundo
Nem usando o BBJ3 que tem tanques extras não dá ?
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Re: Volta ao mundo
Alexandre da Silva escreveu:Nem usando o BBJ3 que tem tanques extras não dá ?
Com um BBJ3 a história muda ... O alcance deste é o maior da linha... Só falta verificar se ele comporta a autonomia minima e qual seria as penalizações para tal...
No caso do nosso amigo, ele deseja efetuar a travessia com uma das variantes do PMDG NGX, para estes fins estes 737-7/8/9 não vão
ser capazes no caso dele querer seguir um planejamento realista.
Braconi- Coronel
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Re: Volta ao mundo
Olha, o correto é voar de Santiago (SCEL) até a Ilha de Pascua (SCIP), depois Tahiti e de lá para a a Austrália. Como o NG não é certificado ETOPS, para voo oceânicos, qualquer tentativa de voar fora deste parâmetro seria no minimo uma aventura. E se voares em condições metereológicas "REAIS" , nessa região o vento será sempre contra o seu voo, é não é ventinho, é ventão mesmo!
Até onde sei a margem de segurança do NG é de 3150nm.
Abaços
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Ultra- Brigadeiro
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Re: Volta ao mundo
Ultra escreveu:Olha, o correto é voar de Santiago (SCEL) até a Ilha de Pascua (SCIP), depois Tahiti e de lá para a a Austrália. Como o NG não é certificado ETOPS, para voo oceânicos, qualquer tentativa de voar fora deste parâmetro seria no minimo uma aventura. E se voares em condições metereológicas "REAIS" , nessa região o vento será sempre contra o seu voo, é não é ventinho, é ventão mesmo!
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Existem NG ETOPS, o proprio NGX tem esta opção acessível via CDU.. São exigidos os itens de cerificação ETOPS em algumas rotas que são operadas com NG mundo a fora, principalmente em zonas remotas
Braconi- Coronel
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Re: Volta ao mundo
Os NGX são ETOPS 180, o que significa que ele pode se afastar até 3h de voo de um aeroporto de alternativa. Como a aeronave voa a aproximadamente 440kt TAS no FL380, isso dá aproximadamente 1320nm de um aeroporto de alternativa.
Até 60 min de voo de qualquer aeroporto de alternativa não é ETOPS.
Até 60 min de voo de qualquer aeroporto de alternativa não é ETOPS.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Volta ao mundo
Braconi escreveu:Ultra escreveu:Olha, o correto é voar de Santiago (SCEL) até a Ilha de Pascua (SCIP), depois Tahiti e de lá para a a Austrália. Como o NG não é certificado ETOPS, para voo oceânicos, qualquer tentativa de voar fora deste parâmetro seria no minimo uma aventura. E se voares em condições metereológicas "REAIS" , nessa região o vento será sempre contra o seu voo, é não é ventinho, é ventão mesmo!
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Existem NG ETOPS, o proprio NGX tem esta opção acessível via CDU.. São exigidos os itens de cerificação ETOPS em algumas rotas que são operadas com NG mundo a fora, principalmente em zonas remotas
Braconi, realmente, informação errada de minha parte. Os NG 800 são certificados ETOPS 180.
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Ultra- Brigadeiro
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Re: Volta ao mundo
Em suma pode-se certificar qualquer 737 desde os 200 até os NG para operação ETOPS, basta comprovar que possui os itens necessários para a autoridade aeronáutica.
Só mudará a variável máxima dos minutos permissível para cada um deles que no caso dos NG que suprem os requisitos ETOPS180.
Confesso que nunca vi um brega certificado para tal, mas já ouvi falar em ETOPS 120 sei lá em que canto do mundo.
Só mudará a variável máxima dos minutos permissível para cada um deles que no caso dos NG que suprem os requisitos ETOPS180.
Confesso que nunca vi um brega certificado para tal, mas já ouvi falar em ETOPS 120 sei lá em que canto do mundo.
Braconi- Coronel
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Re: Volta ao mundo
A alternativa sugerida pelo Ultra me parece satisfatória.
Obrigado a todos que opinaram.
Abraços.
Luiz
Obrigado a todos que opinaram.
Abraços.
Luiz
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