[Internacional] Turquia perde em acidente protótipo do veículo aéreo não tripulado ANKA
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[Internacional] Turquia perde em acidente protótipo do veículo aéreo não tripulado ANKA
O veículo aéreo não tripulado ANKA (Phoenix), desenvolvido pelos engenheiros turcos da TAI, perdeu o controle e caiu durante um voo de teste no dia 27 de setembro, a quatro quilômetros de Eskisehir, no Distrito de Sivrihisar.
Sobre o incidente, a Turkish Aerospace Industries (TAI) iniciou uma investigação. No entanto, especialistas dizem que nesse tipo de voos de testes os acidentes podem ocorrer. O projeto ANKA visa substituir os UAVs Heron feitos em Israel, e os testes vão prosseguir com outras quatro aeronaves.
Na Região do Sudeste da Anatólia, as forças armadas turcas usam os Heron nas operações de reconhecimento contra terroristas. O primeiro protótipo de teste do avião que foi concebido por engenheiros turcos no Centro Militar de Eski?ehir, perdeu o controle quando estava voando numa altitude de 3.000 metros (10 mil pés). O teste fazia parte de um programa de aceitação da aeronave pelas forças militares turcas.
O projeto ANKA foi oficialmente iniciado no dia 24 de dezembro de 2004, quando a Subsecretaria das Indústrias de Defesa assinou um acordo com a TAI para a fabricação de cinco aeronaves de teste. O primeiro UAV ANKA saiu do hangar no dia 16 de julho de 2010, e realizou o primeiro voo no dia 30 de dezembro do mesmo ano.
Após o primeiro vôo, que durou um total de 14 minutos, durante o pouso o UAV ANKA foi danificado, devido ao forte vento de través, causando a perda do trem de pouso principal esquerdo, o qual foi consertado e a aeronave pode voar novamente. Até o acidente do dia 27, o ANKA havia voado outras 98 vezes, mas essa era a primeira vez que voava equipado com vários sistemas de reconhecimento.
No total, as aeronaves não tripuladas ANKA já realizaram mais de 300 voos de testes dentro do programa, atingindo altitudes de até 7.000 metros (23 mil pés). O ANKA possui um sistema de pouso e decolagem com ajuda do piloto automático, e pode ser equipado com um visor frontal infravermelho e uma câmera especial desenvolvida pela Aselsan.
A TAI está negociando com o Ministério de Defesa da Turquia a venda total de 20 UAVs ANKA-A (10 firmes e 10 opcionais). A TAI também está desenvolvendo o modelo ANKA-B com maior potência no motor, permitindo que a aeronave atinja a altitude de 10.000 metros (cerca de 30 mil pés).
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Sobre o incidente, a Turkish Aerospace Industries (TAI) iniciou uma investigação. No entanto, especialistas dizem que nesse tipo de voos de testes os acidentes podem ocorrer. O projeto ANKA visa substituir os UAVs Heron feitos em Israel, e os testes vão prosseguir com outras quatro aeronaves.
Na Região do Sudeste da Anatólia, as forças armadas turcas usam os Heron nas operações de reconhecimento contra terroristas. O primeiro protótipo de teste do avião que foi concebido por engenheiros turcos no Centro Militar de Eski?ehir, perdeu o controle quando estava voando numa altitude de 3.000 metros (10 mil pés). O teste fazia parte de um programa de aceitação da aeronave pelas forças militares turcas.
O projeto ANKA foi oficialmente iniciado no dia 24 de dezembro de 2004, quando a Subsecretaria das Indústrias de Defesa assinou um acordo com a TAI para a fabricação de cinco aeronaves de teste. O primeiro UAV ANKA saiu do hangar no dia 16 de julho de 2010, e realizou o primeiro voo no dia 30 de dezembro do mesmo ano.
Após o primeiro vôo, que durou um total de 14 minutos, durante o pouso o UAV ANKA foi danificado, devido ao forte vento de través, causando a perda do trem de pouso principal esquerdo, o qual foi consertado e a aeronave pode voar novamente. Até o acidente do dia 27, o ANKA havia voado outras 98 vezes, mas essa era a primeira vez que voava equipado com vários sistemas de reconhecimento.
No total, as aeronaves não tripuladas ANKA já realizaram mais de 300 voos de testes dentro do programa, atingindo altitudes de até 7.000 metros (23 mil pés). O ANKA possui um sistema de pouso e decolagem com ajuda do piloto automático, e pode ser equipado com um visor frontal infravermelho e uma câmera especial desenvolvida pela Aselsan.
A TAI está negociando com o Ministério de Defesa da Turquia a venda total de 20 UAVs ANKA-A (10 firmes e 10 opcionais). A TAI também está desenvolvendo o modelo ANKA-B com maior potência no motor, permitindo que a aeronave atinja a altitude de 10.000 metros (cerca de 30 mil pés).
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João Pedro Duarte
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João Pedro- Brigadeiro
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