[Brasil] Peritos examinam defeito em avião da TAM que fez pouso de emergência
Página 1 de 1
[Brasil] Peritos examinam defeito em avião da TAM que fez pouso de emergência
Peritos examinam defeito em avião da TAM que fez pouso de emergência
Airbus A330 decolou do Rio de Janeiro com destino a Nova York. Piloto sobrevoou aeroporto por 45 minutos para liberar combustível e diminuir o risco de um grave acidente.
Peritos estão investigando o defeito que obrigou o piloto de um Airbus da TAM a fazer um pouso de emergência, nesta quarta-feira (26), em Nova York. O avião sobrevoou o aeroporto por 45 minutos para liberar combustível e diminuir o risco de um acidente grave.
Parecia um pouso tranquilo, mas a tensão entre as 190 pessoas que estavam a bordo era enorme. Antes de tocar na pista do aeroporto de Nova York, o Airbus A330 da TAM estava com as duas rodas da frente viradas para o lado e não para frente como deveria. Uma foto esclarece como estavam as rodas da frente momentos antes do pouso.
O avião decolou do Rio de Janeiro pouco depois da 1h com destino a Nova York. O Jornal Nacional teve acesso ao áudio da conversa entre a tripulação e a torre de controle. Na aproximação do aeroporto JFK, a torre relata que as rodas da frente estão viradas para o lado.
“A roda dianteira parece estar na posição errada", anuncia um funcionário.
Por segurança, o comandante do avião pede equipes de emergência, reinicia o sistema do trem de pouso e diz que tudo parece normal.
"Nós já reiniciamos e tudo parece normal aqui”, diz ele.
A torre insiste que o trem de pouso está virado.
"Não parece estar normal, parece estar travado a 90 graus”, alerta.
No pouso, o piloto, o brasileiro Moacir de Oliveira, de 58 anos, retarda ao máximo baixar o nariz do avião. Ao tocar as rodas de trás na pista, o trem de pouso da frente volta à posição normal, em cima da hora. O voo termina sem problemas.
Às TVs americanas, uma brasileira relatou os momentos de pânico. "Minha mãe, todo mundo chorando dentro do avião”, disse ela.
O presidente da Associação de Pilotos, George Sucupira, explica que o trem de pouso do Airbus tem que fazer um giro na hora de baixar até encaixar na posição correta.
“Poderia arrancar o trem de pouso, quebrar o trem de pouso. Ai ele bateria com o nariz no chão e teria outras consequências. O avião teria saído da pista”, ressalta.
Ele elogiou o piloto da TAM. “Ele foi perfeito e teve muita sorte. A competência sempre é seguida pela sorte”.
Não foi a primeira vez que uma aeronave Airbus apresentou esse tipo de problema. Em 2005, um A-320, da companhia americana Jetblue, aterrisou em Los Angeles com as rodas da frente viradas para o lado. Houve fogo na parte dianteira, mas ninguém ficou ferido.
Por telefone, o Jornal Nacional conversou com a assessora de imprensa da Airbus, que não permitiu que a conversa fosse gravada. Ela disse que a empresa ainda está buscando informações com as autoridades de Nova York e com a companhia brasileira para entender melhor o que aconteceu com o avião da TAM. Quando outro caso semelhante foi mencionado, que ocorreu também com um avião da Airbus, ela disse que não iria falar sobre o assunto.
A TAM declarou que as decisões para o pouso foram tomadas em conjunto pela tripulação, a empresa no Brasil e a torre de controle nos Estados Unidos. Segundo a TAM, o avião estava com a manutenção rigorosamente em dia.
Clique aqui e assista a reportagem do Jornal Nacional.
Fonte: Jornal Nacional - Imagem: Reprodução da TV
Via: Aviationnews
Airbus A330 decolou do Rio de Janeiro com destino a Nova York. Piloto sobrevoou aeroporto por 45 minutos para liberar combustível e diminuir o risco de um grave acidente.
Peritos estão investigando o defeito que obrigou o piloto de um Airbus da TAM a fazer um pouso de emergência, nesta quarta-feira (26), em Nova York. O avião sobrevoou o aeroporto por 45 minutos para liberar combustível e diminuir o risco de um acidente grave.
Parecia um pouso tranquilo, mas a tensão entre as 190 pessoas que estavam a bordo era enorme. Antes de tocar na pista do aeroporto de Nova York, o Airbus A330 da TAM estava com as duas rodas da frente viradas para o lado e não para frente como deveria. Uma foto esclarece como estavam as rodas da frente momentos antes do pouso.
O avião decolou do Rio de Janeiro pouco depois da 1h com destino a Nova York. O Jornal Nacional teve acesso ao áudio da conversa entre a tripulação e a torre de controle. Na aproximação do aeroporto JFK, a torre relata que as rodas da frente estão viradas para o lado.
“A roda dianteira parece estar na posição errada", anuncia um funcionário.
Por segurança, o comandante do avião pede equipes de emergência, reinicia o sistema do trem de pouso e diz que tudo parece normal.
"Nós já reiniciamos e tudo parece normal aqui”, diz ele.
A torre insiste que o trem de pouso está virado.
"Não parece estar normal, parece estar travado a 90 graus”, alerta.
No pouso, o piloto, o brasileiro Moacir de Oliveira, de 58 anos, retarda ao máximo baixar o nariz do avião. Ao tocar as rodas de trás na pista, o trem de pouso da frente volta à posição normal, em cima da hora. O voo termina sem problemas.
Às TVs americanas, uma brasileira relatou os momentos de pânico. "Minha mãe, todo mundo chorando dentro do avião”, disse ela.
O presidente da Associação de Pilotos, George Sucupira, explica que o trem de pouso do Airbus tem que fazer um giro na hora de baixar até encaixar na posição correta.
“Poderia arrancar o trem de pouso, quebrar o trem de pouso. Ai ele bateria com o nariz no chão e teria outras consequências. O avião teria saído da pista”, ressalta.
Ele elogiou o piloto da TAM. “Ele foi perfeito e teve muita sorte. A competência sempre é seguida pela sorte”.
Não foi a primeira vez que uma aeronave Airbus apresentou esse tipo de problema. Em 2005, um A-320, da companhia americana Jetblue, aterrisou em Los Angeles com as rodas da frente viradas para o lado. Houve fogo na parte dianteira, mas ninguém ficou ferido.
Por telefone, o Jornal Nacional conversou com a assessora de imprensa da Airbus, que não permitiu que a conversa fosse gravada. Ela disse que a empresa ainda está buscando informações com as autoridades de Nova York e com a companhia brasileira para entender melhor o que aconteceu com o avião da TAM. Quando outro caso semelhante foi mencionado, que ocorreu também com um avião da Airbus, ela disse que não iria falar sobre o assunto.
A TAM declarou que as decisões para o pouso foram tomadas em conjunto pela tripulação, a empresa no Brasil e a torre de controle nos Estados Unidos. Segundo a TAM, o avião estava com a manutenção rigorosamente em dia.
Clique aqui e assista a reportagem do Jornal Nacional.
Fonte: Jornal Nacional - Imagem: Reprodução da TV
Via: Aviationnews
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Peritos investigam queda de avião em Arapongas
» [Brasil] Peritos da Aeronáutica investigam queda de avião que matou 3 em MS
» [Brasil] Defeito no trem de pouso da SETE quase gera tragédia
» [Brasil] Avião da Passaredo apresenta defeito durante voo
» [Brasil] Avião da FAB faz pouso de emergência em São Paulo
» [Brasil] Peritos da Aeronáutica investigam queda de avião que matou 3 em MS
» [Brasil] Defeito no trem de pouso da SETE quase gera tragédia
» [Brasil] Avião da Passaredo apresenta defeito durante voo
» [Brasil] Avião da FAB faz pouso de emergência em São Paulo
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos