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Apresentação e impressões sobre o X-Plane 10

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Apresentação e impressões sobre o X-Plane 10 Empty Apresentação e impressões sobre o X-Plane 10

Mensagem por Macoy_AbZ Sex 28 Set 2012, 10:08

Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e este é o meu primeiro post. Fi-lo pensando em me apresentar ao pessoal e mostrar minhas impressões sobre o simulador de vôo X-Plane 10.

Bom, meu nome é Marcio, e sou "piloto de poltrona" no FSX. Cheguei a fazer o curso de Piloto Privado e voei algumas horinhas de Boero no finado Aeroclube de Praia Grande em 1998. Infelizmente, por falta de grana na época, acabei abandonando antes do check.

Já fazia mais de um ano que eu não mexia no FSX. Estava meio cansado desse simulador pois o modelo físico do vôo no FSX nunca me convenceu totalmente. Decidí então comprar o X-Plane 10.

Bom, depois de algumas horas de instalação, mais alguns longos minutos acertando o joystick e comandos, e de lidar com a interface de usuário mais confusa que eu já tinha visto, consegui voar.

Minha primeira impressão não foi das melhores. Não com o modelo de vôo em si, mas com os aviões disponíveis no jogo. Todos muito mal feitos, bem inferiores até mesmo aos que vem com o FSX (Tá certo que o B-52 e o SR-71 valem a grana, são bem legais).

Deixei o jogo encostado até que ví alguns vídeos do jogo no YouTube com aviões payware. Achei que seria interessante verificar se os aviões "comprados" seriam mais bem feitos que os que vem na versão "Vanilla" do X-Plane. Acabei comprando o Bonanza V-Tail de uma conhecida softhouse (não vou falar o nome porque não sei as regras do forum sobre isso) que também faz aviões para FSX.

Bom, 27 obamas a menos no cartão e lá vou eu fazer o teste no simulador. Na parte gráfica, o modelo é um verdadeiro desbunde. Nem se compara com os aviões que acompanham o jogo. O som também é fora de série. Só não fiquei tão impressionado porque já conhecia a qualidade dos produtos da empresa no FSX.

Mas foi no modelo de vôo do bonanza que eu fiquei verdadeiramente assombrado. Muito mais realista que no FSX! Vejamos os pontos que eu verifiquei:

1-Mudança de Potência (Manifold Pressure) não afeta o barulho do motor e sim a mudança na RPM (No FSX era o contrário, e incorreto);

2-Qualquer mudança de Potência e/ou Rotação, exige mudança na trimagem (nos três eixos). No FSX o trim do aileron e rudder servia só pra acertar um joystick com tendências.

3-Comportamento dinâmico realista. No FSX, o avião parecia feito de papel, você tirava potência e ele continuava voando. Aqui se você corta potência, qualquer tentativa de manter o nariz alto vai resultar em afundamento e perda de velocidade (assim como na vida real).

4-Inércia. Talvez a mudança mais bem vinda e que garante muito mais realismo. O avião finalmente tem inércia. Se você vem numa trajetória descendente (afundando) para pouso e tenta corrigir no motor o avião demora a alterar a trajetória (devido à inércia). Pior! Se você tenta alterar a trajetória puxando o manche, o avião afunda ainda mais ("Ainda posso ouvir o instrutor do Boero falando na final para pouso 'alivia o manche ***palavrão***, se você puxar vamos afundar'"). Tudo isso garante experiência de pouso distintas que vão desde o catrapo com a buzina de stall tocando, até o pouso flutuado tocando no final da pista devido ao "excesso de sustentação". No FSX todos os pousos pareciam iguais. Além disso, esse realismo acaba resultando em situações do tipo "commited to land", onde você não pode arremeter devido a baixa altitude, obstáculos, pista em aclive, trajetória, etc. No FSX, a arremetida era fácil demais e podia ser feita praticamente em qualquer instante.

Claro que tem os pontos negativos:

1-O avião fica "bamboleando" no ar. É estranho. Nunca voei Bonanza, mas talvez a cauda em V seja a causa desse problema. De qualquer forma, é estranho e incomoda.

2-A glissada é feia e bem diferente da vida real.

Bom, é isso. Um abraço pro pessoal. Se alguém quiser screeshots do avião ou mais informações. Pode perguntar à vontade. Abraços...

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Mensagem por Larrubia Sex 28 Set 2012, 10:42

Olá Macoy_AbZ, Welcome
Aqui no VooVirtual, você encontrá muitos Cmtes. entusiastas do X-Plane sempre trocando informações para um melhor desempenho nesse fantástico simulador. thumbsup

Abraços
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Mensagem por Carcinogen Sex 28 Set 2012, 10:54

Seja bem vindo Macoy...
Estamos em situação semelhante, pois também estava há um bom tempo sem empolgação suficiente para simular no FSX.

Abraços!

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Mensagem por Bruno Aquino Sex 28 Set 2012, 11:40

Eu estou nesta situação, estou perdendo a graça no Flight Simulator, vou agora concentrar mais no meu X-plane.

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Mensagem por Brentano Sex 28 Set 2012, 12:19

Os aviões da Carenado realmente mudam da água para o vinho, do FSX para o X-Plane. Uma pena que ainda não sejam 100% compatíveis com o X-Plane 10. Tenho o F33A e o Seneca, em ambos os simuladores, então posso comparar e já percebi que voam diferente, se comportam de maneira bem diferente de um simulador para outro. Não quero avaliar se gosto mais de A ou B, pois a questão da incompatibilidade me impede de fazer uma análise justa, mas digo que nunca me diverti tanto com um mono à pistão como estou me divertindo agora com o F33 no X-Plane.

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Mensagem por SABACH Sex 28 Set 2012, 15:45

Good post

Um belo review podemos dizer, fiquei impressionado com os detalhes que você descreveu, que eu percebi de cara mais não sabia como descrever.

Realmente cada pouso no x-plane é de um jeito, nunca são iguais, eu ainda compro um avião de qualidade da carenado e vou testar, pois eu já gosto do comportamento dos pistões defaults, apesar que a qualidade não é surpreendente, então imagino o quando deve ser realista e gostoso voar eles no X-Plane 10.

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Mensagem por Macoy_AbZ Sex 28 Set 2012, 16:34

Valeu pessoal. Eu ainda estou descobrindo bastante coisa no X-Plane 10. É um simulador bem diferente do FSX que eu estava acostumado. E agora, que a MS abandonou completamente o ramo, é capaz do X-Plane se tornar o padrão no mercado.

Eu só achei a apresentação do produto meio capenga! O que é aquela aba de aviões experimentais? Olha o nome de um dos aviões: "Death Trap"! Como uma empresa lança o simulador com essas coisas? É divertido mas fica parecendo algo meio amador.

De resto eu achei que ele oferece muitas melhorias com relação ao FSX. O frame rate é bem melhor, o modelo de vôo é mais autêntico, as pistas tem inclinação (como eu não tinha sentido essa falta no FSX).

Na minha opinião os únicos pontos a serem melhorados são a comunicação via rádio meio confusa, os aviões que acompanham o simulador, missões (esse faz falta, as missões no FSX são ótimas) e gráficos menos artificiais (os aviões parecem ser feitos de plástico).

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Mensagem por Valdir Ávila Sex 28 Set 2012, 16:38

Alguem sabe dizer se o X-Plane ja é suportado em DirectX 11 ?
Eu acredito que sim, pois a qualidade é superior ao FSX que é directx9..
Alguem confirma?

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Mensagem por SABACH Sex 28 Set 2012, 17:04

Macoy_AbZ escreveu:Valeu pessoal.
Eu só achei a apresentação do produto meio capenga! O que é aquela aba de aviões experimentais? Olha o nome de um dos aviões: "Death Trap"! Como uma empresa lança o simulador com essas coisas? É divertido mas fica parecendo algo meio amador.

De resto eu achei que ele oferece muitas melhorias com relação ao FSX. O frame rate é bem melhor, o modelo de vôo é mais autêntico, as pistas tem inclinação (como eu não tinha sentido essa falta no FSX).

Na minha opinião os únicos pontos a serem melhorados são a comunicação via rádio meio confusa, os aviões que acompanham o simulador, missões (esse faz falta, as missões no FSX são ótimas) e gráficos menos artificiais (os aviões parecem ser feitos de plástico).

Pois é, aquilo é completamente descartável, eu já apaguei aquela pasta, mas sempre que atualizo eles voltam, o Austin parece que é doido, e não tem como ativar os veados porque eles passam correndo na frente do avião, fica uma zona lol

Eu sempre senti falta do slope na pista, pois pista planinha como o FSX não existe, mas as vezes tem pista que estão com problemas, devido a elevação, ae ficou exagerado.

Quanto aos aviões parecerem de plástico, isto é devido a iluminação, reflexos no avião, neste ponto o FSX é superior, mas as sombras no cockipit do X-Plane 10 é um espetáculo. Enfim, ele ainda não esta perfeito, mas é um excelente simulador, vamos aguardar melhorias, eles estão sempre fazendo.
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Mensagem por rcvale Sex 28 Set 2012, 17:06

Valdir Ávila escreveu:Alguem sabe dizer se o X-Plane ja é suportado em DirectX 11 ?
Eu acredito que sim, pois a qualidade é superior ao FSX que é directx9..
Alguem confirma?

Negativo. X-Plane é em OpenGL, por isso funciona em PC, Mac OS e Linux.

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Mensagem por SABACH Sex 28 Set 2012, 17:12

Exato, é OpenGL, por isto não podemos usar o enb séries, ae ficaria mais bonito a coisa hmmm
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Mensagem por Heartbreak One Sáb 29 Set 2012, 00:19

Macoy_AbZ escreveu:
1-O avião fica "bamboleando" no ar. É estranho. Nunca voei Bonanza, mas talvez a cauda em V seja a causa desse problema. De qualquer forma, é estranho e incomoda.
IRL, o V36 rebola mais que mulher da vida. 70 horinhas em comando no monstro... uma delicia de voar.

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Mensagem por SABACH Sáb 29 Set 2012, 02:45

lol kkkkkkkkk x plane é isto
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Mensagem por Ghost Sáb 29 Set 2012, 08:49

SABACH escreveu:Exato, é OpenGL, por isto não podemos usar o enb séries, ae ficaria mais bonito a coisa hmmm

Mais bonito fica, mas se pararmos pra pensar não existe ENB no mundo real, a não ser quando você abre o olho na primeira vez no dia e ainda está com muito sono enchergando tudo embaçado. kkkkkkkkk

Uma coisa interessante (falando sobre esse assunto do bonanza) é que no xp o voo segue a geometria do avião, um motivo para a adoção da cauda em V na vida real é o menor arrasto, porém ela perde para a deriva vertical em estabilização da guinada, outra coisa, eu comprei esta semana o cessna 185 (mais um modelo que eu adorava voar no FSX) e o voo dele no x-plane está muito mais convincente, sua enorme aleta dorsal ajuda a estabilizar na corrida de decolagem (diferindo dos demais taildragger) e seu especial trim (all estabilizator trim) proporciona um voo agradável sem A.P. porque fica mais fácil encontrar o ponto de equilíbrio por causa que se mexe exatamente na incidência do profundor inteiro como nos jatos.

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Mensagem por Bruno Silva 3 Sáb 29 Set 2012, 11:04

Gostei muito do que você escreveu Macoy, e ultimamente também estou pendendo para o lado do X-Plane X, talvez no futuro eu comece a utilizá-lo.
Parabéns pelo post. aplauso

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Mensagem por Guilherme Aufer Sáb 29 Set 2012, 11:20

Estou a 9 anos acompanhando o MSFS...
Voei FS95,FS98,FS2000, FS2004 (FS9) e por fim...o FSX.

Posso dizer: "Aprendi muito... Obrigado MSFS"
A 1 mês eu digo: " Obrigado XP...por trazer de novo o prazer de voar"

Realmente é uma sensação unica poder voar no XP. Sem duvida é o melhor!


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Mensagem por rcvale Sáb 29 Set 2012, 13:31

Rsrsrs.. Eu tb voo no simulador da MS desde o FS4. Aprendi demais com ele, mas o X-Plane 10 me levou para outro nivel de realismo. É o único reconhecido pela FAA para treinamento de pilotos, e isso é muita coisa!

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Mensagem por Heartbreak One Dom 30 Set 2012, 16:17

Ghost escreveu:
SABACH escreveu:Exato, é OpenGL, por isto não podemos usar o enb séries, ae ficaria mais bonito a coisa hmmm

Mais bonito fica, mas se pararmos pra pensar não existe ENB no mundo real, a não ser quando você abre o olho na primeira vez no dia e ainda está com muito sono enchergando tudo embaçado. kkkkkkkkk

Uma coisa interessante (falando sobre esse assunto do bonanza) é que no xp o voo segue a geometria do avião, um motivo para a adoção da cauda em V na vida real é o menor arrasto, porém ela perde para a deriva vertical em estabilização da guinada, outra coisa, eu comprei esta semana o cessna 185 (mais um modelo que eu adorava voar no FSX) e o voo dele no x-plane está muito mais convincente, sua enorme aleta dorsal ajuda a estabilizar na corrida de decolagem (diferindo dos demais taildragger) e seu especial trim (all estabilizator trim) proporciona um voo agradável sem A.P. porque fica mais fácil encontrar o ponto de equilíbrio por causa que se mexe exatamente na incidência do profundor inteiro como nos jatos.
apenas uma informação da minha pouca experiencia (450 horas totais)
na vida real os aviões a hélice com stabilator são um pouco mais "embarrigados", ou melhor, gostam mais de embarrigar.
pousar um baron você trabalha bem menos trim na vida real que pousar um seneca (III e V). tirou o motor o nariz da uma pesada desconfortavel, e tem de punhetar bastante ou colar o trim para ele embarrigar.

rcvale escreveu:Rsrsrs.. Eu tb voo no simulador da MS desde o FS4. Aprendi demais com ele, mas o X-Plane 10 me levou para outro nivel de realismo. É o único reconhecido pela FAA para treinamento de pilotos, e isso é muita coisa!
O FS9 e o FSX podem ser usados para a construção de simuladores, assim como o X-plane. a diferença é que você pode usar o modelo de voo do X-Plane para desenvolver um avião real, usando os valores estimados pelo X-Plane.

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Mensagem por Valdir Ávila Dom 30 Set 2012, 20:21

Se a PMDG lançar um NGX para o Xplane..ae.. ferrou .. damn vo direto para o X-plane.
Mas ainda acho que devo esperar mais um pouco ... falta muitos addons para o X-plane... mas daqui 1 ou 2 anos...é mudança certa

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Mensagem por Gabriel Moradillo Dom 30 Set 2012, 20:30

Valdir Ávila escreveu:Se a PMDG lançar um NGX para o Xplane..ae.. ferrou .. damn vo direto para o X-plane.
Mas ainda acho que devo esperar mais um pouco ... falta muitos addons para o X-plane... mas daqui 1 ou 2 anos...é mudança certa

Eu diria menos que isso... yes

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Mensagem por SABACH Dom 30 Set 2012, 21:16

No começo do ano, lembro muito bem da aceitação, e dos meus postes sendo metralhados, hoje isto esta mudando, cada vez que você abre o XP-10 e configura tudo certinho, realmente o fato é que você irá aposentar o FS. Não estou fazendo apologia, mas só observar como subiu o número de aceitação e reconhecimento.

Como diz meu amigo Arnaldo Jabor !!!

"Seja ridículo, mas seja feliz e não seja frustrado.
Pague mico, saia gritando e falando o que sente, demonstre amor.
Você vai descobrir mais cedo ou mais tarde que o tempo pra ser feliz é curto, e cada instante que vai embora não volta mais.
Não se importe com a opinião dos outros.
Antes ser um idiota pra as pessoas do que infeliz para si mesmo.”

Quando estamos aceitando um fato antecipado, somos realmente taxados como loucos e idiotas thumbsup
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Mensagem por Ghost Dom 30 Set 2012, 22:14

Essa resistência ao x-plane está diminuindo numa escala bem rápida, afinal estão descobrindo que a maior superioridade do FSX que era o visual não está numa disparidade assim tão grande como antes em relação ao XP, mesmo a parte física e dinâmica do XP sendo superior é pela parte gráfica que se divulga o simulador. Nos dias de hoje dificilmente abro meu FS e quando eu abro ainda fico impressionado por detalhes gráficos ainda melhores que o X-plane, essa impressão se mantém durante o taxi, mas acaba no momento da corrida de decolagem, é como se tirassem várias reações do avião e deixassem a pilotagem mais fácil e simples, esse aliás é o motivo de eu ainda ter um tremendo pé atrás com o prepar3d, o aproach matemático dos FS sempre foi na minha opinião uma forma artificial e limitante de se criar um ambiente físico virtual, até os games atuais estão na tendência oposta na hora de fazer seus cálculos físicos.
A série FS foi um grande aprendizado pra muita gente, mas eu não tenho porque ficar apegado sentimentalmente a um software que a própria empresa que o desenvolveu o jogou na lata do lixo, a fila anda.

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Mensagem por SABACH Dom 30 Set 2012, 22:33

Ghost escreveu:...essa impressão se mantém durante o taxi, mas acaba no momento da corrida de decolagem, é como se tirassem várias reações do avião e deixassem a pilotagem mais fácil e simples


Qualidade de reflexos dos aviões, visual dos modelos e tudo mais, nem os paywares do XP-10 são tão bons, são poucos são tão bons quanto ao FSX, como exemplo a Carenado que será uma possível compra minha, mas é como você falou, o momento de rolar na pista e voar a diferença é gritante, quando mais se tratando de aviões a pistão.
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Mensagem por Bruno Aquino Seg 01 Out 2012, 08:30

Eu comprei esse final de semana, o B58 da carenado, esse foi meu primeiro add comprado para o XP, não arrependi. Lembro de varias vezes comentar com meu amigo o quanto que o FS voava em trilhos, você poderia colocar o pior tempo, ainda sim não era difícil de se controlar, fui fazer o mesmo no XP, passei apertado, mas fiquei super feliz, erra isso que sentia falta no FS, ainda estou me familiarizando com o XP, mas já tem 1 semana que não abro o meu FS, ainda estou acertando os gráficos, com ou sem HDR, sem eu rodo tudo quase no máximo, já com preciso acertar. Já estudo futura aquisição, CRJ ou o 777, esse ainda vou pensar, mas meu FS está com os dias contados.

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Mensagem por pgnmaster Seg 01 Out 2012, 10:31

A minha humilde opinião pela as comparações de gráficos e física entre o X-Plane 10 e FSX, me fez tomar o lado do X-Plane 10.

Primeiro a física que se aplica aos aviões, é soberba a situação nesse simulador. Depois o fato dos aviões possui uma das propriedades da física com a inercia, já se nota a superioridade desse simulador.

Os gráficos são lindos em comparação com a realidade, acho que possui as cores mais naturais. O FSX, seco ou instalado sem seus ad-dons, é muito feio os seus gráficos. Já quando utiliza alguns bons ad-dons no FSX, os gráficos fica bonitos também, mas, algumas vezes os efeitos e cores são meio forçados.

O X-Plane 10 quando voa em uma cidade a noite ou em regiões montanhosas com os gráficos bem configurados é um show a parte.

Sem falar na iluminação a noite desse simulador!!!

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