[Brasil] Há fumaça na Gol, e não é nas turbinas!
Página 1 de 1
[Brasil] Há fumaça na Gol, e não é nas turbinas!
Onde há fumaça há fogo... A Gol Linhas Aéreas Inteligentes vem passando por prejuízos contínuos e que estão gerando problemas na geração de seu caixa em virtude do aumento do seu endividamento. A retração existente no mercado doméstico acabou gerando reflexos para as grandes companhias aéreas, que, através de associações ou fusões e incorporações, buscaram minimizar suas perdas, com melhor aproveitamento de sua estrutura e otimização ao máximo dos assentos ocupados.
Nos dois últimos anos, a Gol somente apresentou lucro no primeiro e no quarto semestres do ano de 2011, indicando uma situação de aumento das despesas, que não foi acompanhado pelas suas receitas. Ou seja, a empresa, que sempre procurou competir em custos, está vendo que agir estrategicamente dessa forma não gera retorno no curto prazo. Esse diferencial com o aperto financeiro não basta para atrair e manter o cliente cativo. Outras estratégias terão de ser usadas para fidelizá-los.
A busca por parcerias já se iniciou com aDelta Airlines, que comprou uma pequena parte da empresa e participa em seu assento no conselho de administração. Com a parceria, a Gol buscou facilitar a exploração de voos internacionais de alto valoragregado e maior margem de rentabilidade. Infelizmente, o que aparenta é que mesmo com essa associação a necessidade de caixa e os prejuízos contínuos exigem outras alternativas para viabilizar o negócio, num momento propício, pois há todo um público que não tinha perspectivas de viajar e atualmente, com a melhoria da renda, também tem acesso ao turismo e as viagens de avião. As primeiras conversas com a Qatar Airways podem ser um forte indicativo de que os executivos da Gol buscam alternativas como fusão, Incorporação ou até mesmo uma parceria voltada à injeção de capital novo, buscando novos investimentos no ativo e redução do seu endividamento oneroso, para dar novos saltos.
O mercado doméstico vive situações novas. A preocupação do governo é manter um serviço de qualidade em virtude da Copa do Mundo e das milhares de pessoas que deverão deslocar-se para o País. A melhoria na sua situação de endividamento e o aproveitamento da perspectiva de aumento no uso dos serviços da companhia somente serão possíveis se ela tentar enfrentar um mercado no qual o PIB tem perspectivas de fechar o ano com crescimento de 1,64%. Assim, as empresas que trabalham nesse segmento precisam criar alternativas viáveis e novas para enfrentar as turbulências, já que o aumento das despesas relacionados a pessoal, combustíveis e manutenção são os principais problemas que enfrentam, impactando negativamente seu resultado e o fluxo de caixa.
A fumaça já existe e o mercado acionário acredita em mudanças, inclusive por meio de uma possível combinação de negócios. Resta saber de qual forma a Gol busca essa alternativa, que poderá criar novas situações para as concorrentes que atuam em mercados similares. A aviação regional, por enquanto, não sofrerá tais impactos.
via
Nos dois últimos anos, a Gol somente apresentou lucro no primeiro e no quarto semestres do ano de 2011, indicando uma situação de aumento das despesas, que não foi acompanhado pelas suas receitas. Ou seja, a empresa, que sempre procurou competir em custos, está vendo que agir estrategicamente dessa forma não gera retorno no curto prazo. Esse diferencial com o aperto financeiro não basta para atrair e manter o cliente cativo. Outras estratégias terão de ser usadas para fidelizá-los.
A busca por parcerias já se iniciou com aDelta Airlines, que comprou uma pequena parte da empresa e participa em seu assento no conselho de administração. Com a parceria, a Gol buscou facilitar a exploração de voos internacionais de alto valoragregado e maior margem de rentabilidade. Infelizmente, o que aparenta é que mesmo com essa associação a necessidade de caixa e os prejuízos contínuos exigem outras alternativas para viabilizar o negócio, num momento propício, pois há todo um público que não tinha perspectivas de viajar e atualmente, com a melhoria da renda, também tem acesso ao turismo e as viagens de avião. As primeiras conversas com a Qatar Airways podem ser um forte indicativo de que os executivos da Gol buscam alternativas como fusão, Incorporação ou até mesmo uma parceria voltada à injeção de capital novo, buscando novos investimentos no ativo e redução do seu endividamento oneroso, para dar novos saltos.
O mercado doméstico vive situações novas. A preocupação do governo é manter um serviço de qualidade em virtude da Copa do Mundo e das milhares de pessoas que deverão deslocar-se para o País. A melhoria na sua situação de endividamento e o aproveitamento da perspectiva de aumento no uso dos serviços da companhia somente serão possíveis se ela tentar enfrentar um mercado no qual o PIB tem perspectivas de fechar o ano com crescimento de 1,64%. Assim, as empresas que trabalham nesse segmento precisam criar alternativas viáveis e novas para enfrentar as turbulências, já que o aumento das despesas relacionados a pessoal, combustíveis e manutenção são os principais problemas que enfrentam, impactando negativamente seu resultado e o fluxo de caixa.
A fumaça já existe e o mercado acionário acredita em mudanças, inclusive por meio de uma possível combinação de negócios. Resta saber de qual forma a Gol busca essa alternativa, que poderá criar novas situações para as concorrentes que atuam em mercados similares. A aviação regional, por enquanto, não sofrerá tais impactos.
via
_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro- Brigadeiro
-
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Indecisões no F-X2: onde há fumaça, há F-16?
» [Brasil] 60 ANOS – “A Esquadrilha é o Brasil nos céus do mundo”,diz integrante da formação original da Fumaça.
» [Brasil] Senador pede apoio para turbinas brasileiras
» [Brasil]Força de turbinas faz taxi capotar perto de pista do Santos Dumont
» [Brasil]: Esquadrilha da Fumaça em SP, SC e RS
» [Brasil] 60 ANOS – “A Esquadrilha é o Brasil nos céus do mundo”,diz integrante da formação original da Fumaça.
» [Brasil] Senador pede apoio para turbinas brasileiras
» [Brasil]Força de turbinas faz taxi capotar perto de pista do Santos Dumont
» [Brasil]: Esquadrilha da Fumaça em SP, SC e RS
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos