Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Há fumaça na Gol, e não é nas turbinas! Gse_multipart13851

[Brasil] Há fumaça na Gol, e não é nas turbinas!

Ir para baixo

[Brasil] Há fumaça na Gol, e não é nas turbinas! Empty [Brasil] Há fumaça na Gol, e não é nas turbinas!

Mensagem por João Pedro Qui 20 Set 2012, 13:43

Onde há fumaça há fogo... A Gol Linhas Aéreas Inteligentes vem passando por prejuízos contínuos e que estão gerando problemas na geração de seu caixa em virtude do aumento do seu endividamento. A retração existente no mercado doméstico acabou gerando reflexos para as grandes companhias aéreas, que, através de associações ou fusões e incorporações, buscaram minimizar suas perdas, com melhor aproveitamento de sua estrutura e otimização ao máximo dos assentos ocupados.

Nos dois últimos anos, a Gol somente apresentou lucro no primeiro e no quarto semestres do ano de 2011, indicando uma situação de aumento das despesas, que não foi acompanhado pelas suas receitas. Ou seja, a empresa, que sempre procurou competir em custos, está vendo que agir estrategicamente dessa forma não gera retorno no curto prazo. Esse diferencial com o aperto financeiro não basta para atrair e manter o cliente cativo. Outras estratégias terão de ser usadas para fidelizá-los.

A busca por parcerias já se iniciou com aDelta Airlines, que comprou uma pequena parte da empresa e participa em seu assento no conselho de administração. Com a parceria, a Gol buscou facilitar a exploração de voos internacionais de alto valoragregado e maior margem de rentabilidade. Infelizmente, o que aparenta é que mesmo com essa associação a necessidade de caixa e os prejuízos contínuos exigem outras alternativas para viabilizar o negócio, num momento propício, pois há todo um público que não tinha perspectivas de viajar e atualmente, com a melhoria da renda, também tem acesso ao turismo e as viagens de avião. As primeiras conversas com a Qatar Airways podem ser um forte indicativo de que os executivos da Gol buscam alternativas como fusão, Incorporação ou até mesmo uma parceria voltada à injeção de capital novo, buscando novos investimentos no ativo e redução do seu endividamento oneroso, para dar novos saltos.

O mercado doméstico vive situações novas. A preocupação do governo é manter um serviço de qualidade em virtude da Copa do Mundo e das milhares de pessoas que deverão deslocar-se para o País. A melhoria na sua situação de endividamento e o aproveitamento da perspectiva de aumento no uso dos serviços da companhia somente serão possíveis se ela tentar enfrentar um mercado no qual o PIB tem perspectivas de fechar o ano com crescimento de 1,64%. Assim, as empresas que trabalham nesse segmento precisam criar alternativas viáveis e novas para enfrentar as turbulências, já que o aumento das despesas relacionados a pessoal, combustíveis e manutenção são os principais problemas que enfrentam, impactando negativamente seu resultado e o fluxo de caixa.

A fumaça já existe e o mercado acionário acredita em mudanças, inclusive por meio de uma possível combinação de negócios. Resta saber de qual forma a Gol busca essa alternativa, que poderá criar novas situações para as concorrentes que atuam em mercados similares. A aviação regional, por enquanto, não sofrerá tais impactos.

via

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos