[Brasil] Com R$ 8,4 bi em investimentos, Viraocopos amplia e se moderniza
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[Brasil] Com R$ 8,4 bi em investimentos, Viraocopos amplia e se moderniza
Com um investimento de R$ 8,4 bilhões ao longo de 30 anos de concessão, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, poderá receber 80 milhões de passageiros por ano. As obras de ampliação e modernização estão a cargo da Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que ganhou o leilão de Viracopos realizado no dia 6 de fevereiro deste ano.
O novo aeroporto de Viracopos foi concebido a partir do conceito de “aeroporto cidade” e sua expansão prevê ainda hotéis, shopping center e um centro de convenções. O projeto foi desenvolvido em parceria com a projetista holandesa NACO, consultoria especializada na engenharia de aeroportos. No momento, a Concessionária executa obras de preparo do terreno e terraplenagem, que vão movimentar 2,5 milhões de m³ de terra e se estenderão até a primeira quinzena de outubro, quando terá início a etapa de fundação.
O MasterPlan de Viracopos conta com cinco ciclos de investimentos durante os 30 anos de concessão e o primeiro deles, até maio de 2014, já está em execução. Nesta primeira etapa, a Aeroportos Brasil Viracopos investiráR$ 1,4 bilhão na construção de um novo terminal de passageiros com capacidade para o transporte de 14 milhões de passageiros por ano.
O novo terminal terá ainda 28 pontes de embarque, sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves e um edifício-garagem com quatro mil vagas. Também está prevista a ampliação das pistas de taxiamento de aeronaves até maio de 2014. O edifício-garagem, por sua vez, se conectará ao terminal por uma ponte coberta e reunirá restaurantes, loja de aluguel de carros e escritórios dos órgãos públicos federais. Além disso, a estrutura estará preparada para uma expansão vertical futura, onde poderão ser construídos escritórios comerciais e um hotel.
Simultaneamente às obras do primeiro ciclo, a Aeroportos Brasil Viracopos soma R$ 69 milhões para a revitalização do atual terminal de passageiros de Viracopos. As intervenções foram iniciadas em agosto e serão concluídas durante o primeiro trimestre de 2013. Além disso, outros R$ 31 milhões serão investidos na readequação do atual terminal de cargas. Entre as ações previstas estão a ampliação da oferta de sanitários no terminal de passageiros. Além disso, as áreas de embarque também serão ampliadas em 142%. Na área externa, já estão em andamento as obras para implantação de uma passarela coberta, com cerca de 600 metros de extensão, entre os bolsões de estacionamento e o terminal de passageiros.
Após a primeira etapa de investimento, até 2014, a Aeroportos Brasil Viracopos investirá mais R$ 7 bilhões no processo contínuo de expansão e modernização do complexo aeroportuário. Os outros quatro ciclos de investimento estão distribuídos da seguinte maneira:
2º ciclo: 22 milhões de passageiros, com início das intervenções projetado para 2018 e construção da segunda pista;
3º ciclo: 45 milhões de passageiros, com início das intervenções projetado para 2024 e construção da terceira pista;
4º ciclo: 65 milhões de passageiros, com início das intervenções projetado para 2033 e construção da quarta pista;
5º ciclo: 80 milhões de passageiros, com início das intervenções projetado para 2038.
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O novo aeroporto de Viracopos foi concebido a partir do conceito de “aeroporto cidade” e sua expansão prevê ainda hotéis, shopping center e um centro de convenções. O projeto foi desenvolvido em parceria com a projetista holandesa NACO, consultoria especializada na engenharia de aeroportos. No momento, a Concessionária executa obras de preparo do terreno e terraplenagem, que vão movimentar 2,5 milhões de m³ de terra e se estenderão até a primeira quinzena de outubro, quando terá início a etapa de fundação.
O MasterPlan de Viracopos conta com cinco ciclos de investimentos durante os 30 anos de concessão e o primeiro deles, até maio de 2014, já está em execução. Nesta primeira etapa, a Aeroportos Brasil Viracopos investiráR$ 1,4 bilhão na construção de um novo terminal de passageiros com capacidade para o transporte de 14 milhões de passageiros por ano.
O novo terminal terá ainda 28 pontes de embarque, sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves e um edifício-garagem com quatro mil vagas. Também está prevista a ampliação das pistas de taxiamento de aeronaves até maio de 2014. O edifício-garagem, por sua vez, se conectará ao terminal por uma ponte coberta e reunirá restaurantes, loja de aluguel de carros e escritórios dos órgãos públicos federais. Além disso, a estrutura estará preparada para uma expansão vertical futura, onde poderão ser construídos escritórios comerciais e um hotel.
Simultaneamente às obras do primeiro ciclo, a Aeroportos Brasil Viracopos soma R$ 69 milhões para a revitalização do atual terminal de passageiros de Viracopos. As intervenções foram iniciadas em agosto e serão concluídas durante o primeiro trimestre de 2013. Além disso, outros R$ 31 milhões serão investidos na readequação do atual terminal de cargas. Entre as ações previstas estão a ampliação da oferta de sanitários no terminal de passageiros. Além disso, as áreas de embarque também serão ampliadas em 142%. Na área externa, já estão em andamento as obras para implantação de uma passarela coberta, com cerca de 600 metros de extensão, entre os bolsões de estacionamento e o terminal de passageiros.
Após a primeira etapa de investimento, até 2014, a Aeroportos Brasil Viracopos investirá mais R$ 7 bilhões no processo contínuo de expansão e modernização do complexo aeroportuário. Os outros quatro ciclos de investimento estão distribuídos da seguinte maneira:
2º ciclo: 22 milhões de passageiros, com início das intervenções projetado para 2018 e construção da segunda pista;
3º ciclo: 45 milhões de passageiros, com início das intervenções projetado para 2024 e construção da terceira pista;
4º ciclo: 65 milhões de passageiros, com início das intervenções projetado para 2033 e construção da quarta pista;
5º ciclo: 80 milhões de passageiros, com início das intervenções projetado para 2038.
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João Pedro Duarte
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