[Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro
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[Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro
O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro
O único quadrimotor Douglas DC-6 preservado no Brasil está no Museu de Armas, Veículos e Máquinas Eduardo André Matarazzo, localizado na cidade de Bebedouro (interior do estado de São Paulo).
Em 1948 a Douglas começou a estudar versões ampliadas do DC-6. A fuselagem foi alongada e motores mais potentes foram incorporados. Surgiram assim o DC-6A e o DC-6B. O primeiro era a versão de carga da aeronave e contava com piso interno reforçado. Porém, externamente a diferença mais marcante estava nas duas portas de carga localizadas na lateral esquerda da aeronave, sendo uma à frente da asa e outra atrás (ver fotos abaixo).
A primeira companhia a operar o DC-6 no Brasil foi o Lóide Aéreo Nacional, que encomendou quatro aeronaves do modelo cargueiro (na verdade eram os últimos produzidos pela fábrica) no final da década de 1950.
Assim que as aeronaves foram recebidas o Lóide considerou as aeronaves “grandes demais” e arrendou-as para a Panair do Brasil, que se tornou a primeira operadora do avião no país. Os aviões foram utilizados nas rotas internacionais da empresa.
Dois dos quatro DC-6A da Panair foram arrendados pelos belgas para a evacuação dos civis do Congo Belga em 1960. Os aviões e as tripulações eram civis, mas muitos voos (ou seriam missões?) tinham perfil militar como decolagens noturnas com luzes totalmente apagadas sob fogo dos guerrilheiros (alguns projéteis chegaram a atingir as aeronaves).
Quando as aeronaves retornaram para o Lóide, elas receberam uma configuração interna luxuosa para transporte de passageiros e foram denominadas DC-6C (mesmo com a pintura desgastada, ainda é possível ler “DC-6C” no topo da deriva). Oficialmente o fabricante nunca reconheceu esta versão. Com a crise econômica logo após a renúncia do presidente Jânio Quadros, o Lóide acabou sendo absorvido pela VASP em 1962.
No final da carreira as aeronaves foram convertidas para a função original, transporte de cargas, e permaneceram voando com a VASP até 1974, quando foram substituídas pelos Boeing 737-200. Naquele ano o PP-LFB foi doado ao museu de Bebedouro. Outras duas aeronaves seguiram para a Bolívia e uma para os Estados Unidos.
A versão DC-6B também foi operada no Brasil pela Real Aerovias, que foi absorvida pela Varig em 1961. Estes aviões foram comprados pela FAB em 1970 e transferidos para a Força Aérea do Paraguai em 1975.
* “Urso Roncador” era o apelido que os DC-6A da VASP receberam em função do barulho que os motores P&W Double Wasp C16 de 2400 HP (foto acima) faziam quando a aeronave atravessava uma zona de turbulência.
Fonte: Poder Aéreo
O único quadrimotor Douglas DC-6 preservado no Brasil está no Museu de Armas, Veículos e Máquinas Eduardo André Matarazzo, localizado na cidade de Bebedouro (interior do estado de São Paulo).
Em 1948 a Douglas começou a estudar versões ampliadas do DC-6. A fuselagem foi alongada e motores mais potentes foram incorporados. Surgiram assim o DC-6A e o DC-6B. O primeiro era a versão de carga da aeronave e contava com piso interno reforçado. Porém, externamente a diferença mais marcante estava nas duas portas de carga localizadas na lateral esquerda da aeronave, sendo uma à frente da asa e outra atrás (ver fotos abaixo).
Assim que as aeronaves foram recebidas o Lóide considerou as aeronaves “grandes demais” e arrendou-as para a Panair do Brasil, que se tornou a primeira operadora do avião no país. Os aviões foram utilizados nas rotas internacionais da empresa.
Dois dos quatro DC-6A da Panair foram arrendados pelos belgas para a evacuação dos civis do Congo Belga em 1960. Os aviões e as tripulações eram civis, mas muitos voos (ou seriam missões?) tinham perfil militar como decolagens noturnas com luzes totalmente apagadas sob fogo dos guerrilheiros (alguns projéteis chegaram a atingir as aeronaves).
Quando as aeronaves retornaram para o Lóide, elas receberam uma configuração interna luxuosa para transporte de passageiros e foram denominadas DC-6C (mesmo com a pintura desgastada, ainda é possível ler “DC-6C” no topo da deriva). Oficialmente o fabricante nunca reconheceu esta versão. Com a crise econômica logo após a renúncia do presidente Jânio Quadros, o Lóide acabou sendo absorvido pela VASP em 1962.
No final da carreira as aeronaves foram convertidas para a função original, transporte de cargas, e permaneceram voando com a VASP até 1974, quando foram substituídas pelos Boeing 737-200. Naquele ano o PP-LFB foi doado ao museu de Bebedouro. Outras duas aeronaves seguiram para a Bolívia e uma para os Estados Unidos.
* “Urso Roncador” era o apelido que os DC-6A da VASP receberam em função do barulho que os motores P&W Double Wasp C16 de 2400 HP (foto acima) faziam quando a aeronave atravessava uma zona de turbulência.
Fonte: Poder Aéreo
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
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Re: [Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro
Ótimo post, Amilckar!
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A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
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Re: [Brasil] O ‘Urso Roncador’* de Bebedouro
Também gostei André, valeu!!!
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
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