[Brasil] Modernização do aeroporto decola
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[Brasil] Modernização do aeroporto decola
Modernização do aeroporto decola
Obras para instalar luzes de aproximação e do centro de pista do Salgado Filho devem ser concluídas até novembro de 2013
KAMILA ALMEIDA
A novela que se estende há 15 anos, cujo enredo inclui promessas e adiamentos para a construção de um sistema que permita operações em dias de nevoeiro no Salgado Filho, pode ter nova data para terminar. Conforme a Infraero, a previsão de entrega das obras de modernização do terminal, avaliadas em R$ 40 milhões, é novembro de 2013.
As melhorias formam os ingredientes necessários para a homologação do Instrument Landing System (ILS, ou sistema de pouso por instrumentos) na categoria 2. Esse equipamento é um sinal eletrônico enviado a partir da cabeceira da pista para direcionar o avião no momento do pouso.
Um dos sistemas em instalação é o ALS 2 (Approach Lighting System, ou luzes de aproximação), que cria uma rampa luminosa para o piloto enxergar a pista. As luzes indicam o eixo, o ponto de toque do avião e a saída em direção ao terminal de passageiros. Para que essa ladeira brilhante funcione, são necessárias diversas adaptações.
A primeira já começou com a substituição das torres de sustentação das luzes de aproximação. Mas as obras mais robustas devem se iniciar até o fim do mês (veja quadro), incluindo a iluminação de LED embutida na pista e o alargamento do acostamento. Hoje, os pousos são feitos com base nas luzes de aproximação antigas, que estão sendo substituídas por lâmpadas mais brilhantes.
– Se o pouso é feito completamente no escuro, não se tem noção de onde se vai, guiado apenas por instrumentos da aeronave. Quando se coloca um sistema de luminárias, o piloto, na hora de descer, verá um campo iluminado. Esse conjunto visual, somado ao de instrumentos, vai proporcionar um pouso mais seguro – explica Adilson Teixeira Lima, gerente regional de engenharia da Infraero.
Quando o novo sistema funcionar, transtornos como os de abril e maio, quando o aeroporto ficou mais de 18 horas fechado, tendem a diminuir.
– A liberação do equipamento é feita pela Aeronáutica e pela Anac, que precisarão de algum tempo depois do término da obra para autorizar a utilização do sistema – diz Lima.
A Infraero garante que não haverá a necessidade de paralisar as operações no aeroporto, já que os trabalhos serão realizados da 1h às 5h45min.
Fonte: Zero Hora
Via: NOTIMP
Obras para instalar luzes de aproximação e do centro de pista do Salgado Filho devem ser concluídas até novembro de 2013
KAMILA ALMEIDA
A novela que se estende há 15 anos, cujo enredo inclui promessas e adiamentos para a construção de um sistema que permita operações em dias de nevoeiro no Salgado Filho, pode ter nova data para terminar. Conforme a Infraero, a previsão de entrega das obras de modernização do terminal, avaliadas em R$ 40 milhões, é novembro de 2013.
As melhorias formam os ingredientes necessários para a homologação do Instrument Landing System (ILS, ou sistema de pouso por instrumentos) na categoria 2. Esse equipamento é um sinal eletrônico enviado a partir da cabeceira da pista para direcionar o avião no momento do pouso.
Um dos sistemas em instalação é o ALS 2 (Approach Lighting System, ou luzes de aproximação), que cria uma rampa luminosa para o piloto enxergar a pista. As luzes indicam o eixo, o ponto de toque do avião e a saída em direção ao terminal de passageiros. Para que essa ladeira brilhante funcione, são necessárias diversas adaptações.
A primeira já começou com a substituição das torres de sustentação das luzes de aproximação. Mas as obras mais robustas devem se iniciar até o fim do mês (veja quadro), incluindo a iluminação de LED embutida na pista e o alargamento do acostamento. Hoje, os pousos são feitos com base nas luzes de aproximação antigas, que estão sendo substituídas por lâmpadas mais brilhantes.
– Se o pouso é feito completamente no escuro, não se tem noção de onde se vai, guiado apenas por instrumentos da aeronave. Quando se coloca um sistema de luminárias, o piloto, na hora de descer, verá um campo iluminado. Esse conjunto visual, somado ao de instrumentos, vai proporcionar um pouso mais seguro – explica Adilson Teixeira Lima, gerente regional de engenharia da Infraero.
Quando o novo sistema funcionar, transtornos como os de abril e maio, quando o aeroporto ficou mais de 18 horas fechado, tendem a diminuir.
– A liberação do equipamento é feita pela Aeronáutica e pela Anac, que precisarão de algum tempo depois do término da obra para autorizar a utilização do sistema – diz Lima.
A Infraero garante que não haverá a necessidade de paralisar as operações no aeroporto, já que os trabalhos serão realizados da 1h às 5h45min.
Fonte: Zero Hora
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