Direção das birutas
2 participantes
Página 1 de 1
Direção das birutas
Estava vendo alguns vídeos no youtube sobre pousos no aeroporto da Ilha da Madeira e me deixou um pouco confuso. No vídeo mostra logo no início 0:32 a biruta indicando o vento "a favor" da cabeçeira em que ocorreu o pouso e logo em seguida em 0:38 aparece outra biruta mostrando que o vento está "contrário" a cabeçeira em que ocorreu o pouso. No meu entendimento a segunda biruta é que foi levada em conta, mas como pode as birutas estarem apresentando direções totalmente contrárias em um curto espaço de distância entre elas?
segue o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=MzT9XhZVcFU&feature=related
segue o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=MzT9XhZVcFU&feature=related
maykokmc- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 07/01/2010
Reputação : 46
Simulador preferido : FS 2004
Nacionalidade :
Re: Direção das birutas
O relevo influencia bastante, dá pra ver pelos vídeos que há um paredão do lado do aeroporto. Isso pode turbilhonar o vento e fazer ele sair em várias direções.
Porisso que no metar desse aeroporto normalmente saem mais 2 reportes de vento, se não me engano, que são de pontos na final que influenciam o pouso.
Na própria carta do aeroporto há uma observação que as birutas podem eventualmente indicar ventos de direções opostas.
Porisso que no metar desse aeroporto normalmente saem mais 2 reportes de vento, se não me engano, que são de pontos na final que influenciam o pouso.
Na própria carta do aeroporto há uma observação que as birutas podem eventualmente indicar ventos de direções opostas.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Reputação : 718
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :