Boeing 737-800 Falha nos motores
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Boeing 737-800 Falha nos motores
Ola Pessoal Beleza então
Pelo visto não tenho Sorte com o 737NGX da PMDG primeiramente depois de muito estudar o Bicho e treinar nele coloquei ele na Minha Empresa Aérea no Fs Passengers,eu estava com o GTI nas cores da WebJet fiz um perna Congonhas Londrina e depois Londrina Porto Alegre para ver como o danado se comporta,depois decidi fazer Porto Alegre Curitiba,porem apos ums 20min em voo o AT desligou e não ligava e uma Luz do AT ficava piscando em Vermelho..investigando os paineis vi que tinha um Superaquecimento na Turbina Esquerda,o Oleo estava a mais de 300º então reduzi as manetes para Idle e não resolveu as Temp na abaixava ate que o Motor Apagou.... eu estava a 100mn de SBCT a FL250,então eu percebi que não tinha como eu planar ate la,então dei uma Olhada e achei um Aeroporto no meio de uma cidadezinha e pousei ali tinha muita neblina na hora da APP nunca pousei ali,sem ILS nem nada mas consegui salvar os 152Px embora tenha estourado os peneis afinal estava bem pesado ainda e a pista era curtissima e no medo vim a 143....
Então Pergunto aos Itendidos do assunto qual o procedimento correto em caso de falha de um dos motores em pleno voo e onde não se tem alternativas para pouso
Espero Obter ajuda dos Amigos o dano no motor foi causado por um "bird Strike" de acordo com o Log do Fs Passengers
Pelo visto não tenho Sorte com o 737NGX da PMDG primeiramente depois de muito estudar o Bicho e treinar nele coloquei ele na Minha Empresa Aérea no Fs Passengers,eu estava com o GTI nas cores da WebJet fiz um perna Congonhas Londrina e depois Londrina Porto Alegre para ver como o danado se comporta,depois decidi fazer Porto Alegre Curitiba,porem apos ums 20min em voo o AT desligou e não ligava e uma Luz do AT ficava piscando em Vermelho..investigando os paineis vi que tinha um Superaquecimento na Turbina Esquerda,o Oleo estava a mais de 300º então reduzi as manetes para Idle e não resolveu as Temp na abaixava ate que o Motor Apagou.... eu estava a 100mn de SBCT a FL250,então eu percebi que não tinha como eu planar ate la,então dei uma Olhada e achei um Aeroporto no meio de uma cidadezinha e pousei ali tinha muita neblina na hora da APP nunca pousei ali,sem ILS nem nada mas consegui salvar os 152Px embora tenha estourado os peneis afinal estava bem pesado ainda e a pista era curtissima e no medo vim a 143....
Então Pergunto aos Itendidos do assunto qual o procedimento correto em caso de falha de um dos motores em pleno voo e onde não se tem alternativas para pouso
Espero Obter ajuda dos Amigos o dano no motor foi causado por um "bird Strike" de acordo com o Log do Fs Passengers
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Bruno Rodrigues- Tenente-Coronel
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Re: Boeing 737-800 Falha nos motores
Bem. Siga esses dois tutoriais.
O primeiro no caso de falha do motor logo após a decolagem: https://www.youtube.com/watch?v=CcuAWHwyid8&feature=fvwrel
O segundo, é com um 733, mas os procedimentos são praticamente idênticos: https://www.youtube.com/watch?v=gKbiPgsnmHg
O primeiro no caso de falha do motor logo após a decolagem: https://www.youtube.com/watch?v=CcuAWHwyid8&feature=fvwrel
O segundo, é com um 733, mas os procedimentos são praticamente idênticos: https://www.youtube.com/watch?v=gKbiPgsnmHg
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João Pedro Duarte
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João Pedro- Brigadeiro
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Re: Boeing 737-800 Falha nos motores
Vai seguir mono até uma alternativa viável.
Enquanto isso vai executando os procedimentos do QRH para tentar reacionamento.
Enquanto isso vai executando os procedimentos do QRH para tentar reacionamento.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Boeing 737-800 Falha nos motores
Ligue o APU, acione os botões de ligar os motores aperte F4 para que os motores desenvolvam mais rápido, depois desligue os motores e repita o processo.
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Denner- Primeiro-Tenente
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Re: Boeing 737-800 Falha nos motores
Nossa, Bird Strike em FL250 eu nunca vi...
rs...
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Apenas minha opinião de bosta...
Re: Boeing 737-800 Falha nos motores
Denner escreveu:Ligue o APU, acione os botões de ligar os motores aperte F4 para que os motores desenvolvam mais rápido, depois desligue os motores e repita o processo.
Amigo, que procedimento é esse???????????
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Boeing 737-800 Falha nos motores
Pelo que eu sei esse pássaro foi feito pra voar mono tranquilamente sem Pânico , se for religar o reator faça abaixo de 15000 pés ,pois acima de 20000 pés o ar é rarefeito ( sem oxigênio ) e temperatura baixa ,não vai ascender nunca. Caso não tenha sucesso no reacionamento continue voando monomotor até a aeroporto mais próximo que comporte esta aeronave. se tiver perto do destino continue. Se estiver voando online na rede informe o controlador da situação e quais são suas intenções sendo inviável mudança de nível mais alto , declare emergência conforme a gravidade:
1- Alerta Branco-deixa equipe de resgate de sobre aviso no aeroporto
2- alerta amarelo- resgate ficam apostos
3-alerta vermelho - resgate já na pista esperando o pior acontecer ou já aconteceu.
Informe chefe da cabine de PAx da cituação e os passageiros diga a eles que teve um probleminha e vai pra outro lugar.
OBS: Não esqueça que dependendo do nível de alerta que solicitou ,vai acionar também a equipe SAR-Busca e Salvamento
e se você for afobado e conseguir pousar vai terque pagar essa conta,imagine um C-130 hécules da FAB voando quanto não vai custa?
1- Alerta Branco-deixa equipe de resgate de sobre aviso no aeroporto
2- alerta amarelo- resgate ficam apostos
3-alerta vermelho - resgate já na pista esperando o pior acontecer ou já aconteceu.
Informe chefe da cabine de PAx da cituação e os passageiros diga a eles que teve um probleminha e vai pra outro lugar.
OBS: Não esqueça que dependendo do nível de alerta que solicitou ,vai acionar também a equipe SAR-Busca e Salvamento
e se você for afobado e conseguir pousar vai terque pagar essa conta,imagine um C-130 hécules da FAB voando quanto não vai custa?
Reinaldo- Major
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Re: Boeing 737-800 Falha nos motores
denis reinaldo grigonis escreveu:declare emergência conforme a gravidade:
1- Alerta Branco-deixa equipe de resgate de sobre aviso no aeroporto
2- alerta amarelo- resgate ficam apostos
3-alerta vermelho - resgate já na pista esperando o pior acontecer ou já aconteceu.
Amigo nº 2, isso não existe ok?
Você declara pan-pan quando a emergência não é grave, por exemplo: Um trijato perdeu um dos motores. O sistema hidráulico A está em pane mas o B e o C estão ok.
Ou declara mayday, quando a emergência é grave, por exemplo: Deu mono, perdeu todos os sistemas hidráulicos e não está conseguindo manter altitude, etc.
Esses alertas devem ser internos, entre ATC e bombeiros do AD.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Boeing 737-800 Falha nos motores
Paulo Stavis escreveu:denis reinaldo grigonis escreveu:declare emergência conforme a gravidade:
1- Alerta Branco-deixa equipe de resgate de sobre aviso no aeroporto
2- alerta amarelo- resgate ficam apostos
3-alerta vermelho - resgate já na pista esperando o pior acontecer ou já aconteceu.
Amigo nº 2, isso não existe ok?
Você declara pan-pan quando a emergência não é grave, por exemplo: Um trijato perdeu um dos motores. O sistema hidráulico A está em pane mas o B e o C estão ok.
Ou declara mayday, quando a emergência é grave, por exemplo: Deu mono, perdeu todos os sistemas hidráulicos e não está conseguindo manter altitude, etc.
Esses alertas devem ser internos, entre ATC e bombeiros do AD.
Ainda existem esses termos veja:
Uma Discusão Sobre Situações de Emergência
I - O Problema :
Serviço de Alerta ou Serviço de Emergência
II - Dispositivos normativos da Legislação pertinente ao assunto.
(1) IMA 100-12 - Cap II - Definições e Abreviaturas
Pags. 2-5:
?FASE DE EMERGÊNCIA. Expressão genérica que significa, segundo o caso, fase de incerteza, fase de alerta ou fase de perigo.
FASE DE ALERTA. Situação na qual existe apreensão quanto à segurança de uma aeronave e à seus ocupantes
FASE DE INCERTEZA. Situação na qual existe dúvida quanto à segurança de uma aeronave ou à de seus ocupantes.
FASE DE PERIGO. Situação na qual existe razoável certeza de que uma aeronave e seus ocupantes estão ameaçados de grave e iminente perigo e necessitam de assistência.
Pags. 2-1 e 2-2:
ALERFA. Palavra código, utilizada para designar uma fase de alerta. (grifo nosso)
ALERTA BRANCO. Nível de alerta, para atendimento à aeronave em emergência, quando são remotas as possibilidades de se consumar o acidente aeronáutico, havendo, contudo, indícios de perigo latente que requerem atitudes de sobreaviso. (grifo nosso)
ALERTA AMARELO. Nível de alerta, para atendimento à aeronave em emergência, quando são iminentes as possibilidades de um acidente aeronáutico, requerendo o acionamento de meios de salvamento e de prestação de socorro. (grifo nosso)
ALERTA VERMELHO. Nível de alerta, para atendimento à aeronave em emergência, quando o acidente aeronáutico é inevitável ou já está consumado.? (grifos nossos)
(2) IMA 100-12 - Cap VI Serviço de Alerta.
Pags 61- e 6-2.
?tem 6.2 - Fases de Emergência.
a. Os órgãos ATS, sem prejuízo de quaisquer outras medidas, notificarão imediatamente ao ACC que uma aeronave se encontra em situação de emergência de conformidade com o seguinte: (grifos nosso)
Em seguida vem a descrição das Fases cujos títulos são:
(1). FASE DE INCERTEZA (INCERFA).
(2). FASE DE ALERTA (ALERFA).
(3). FASE DE PERIGO (DETRESFA).?
(3) IMA 100-12 - Cap VI item 6.2, letra b, sub item (1). consta;
?(1). INCERFA, ALERTA ou DETRESFA, conforme a fase de emergência;? (grifo nosso).
(4) IMA 100-12 - Cap. IV - Serviço de Controle de Aeródromo.
?item 4-13-1. Procedimentos de Emergência, pag. 4-6.
Em função de cada nível de alerta, solicitado pelo piloto em comando de uma aeronave em emergência, a TWR deverá adotar as providências que as circunstâncias requererem, de acordo com o plano de emergência previsto para o aeródromo. Adicionalmente deverá:
a. Para os casos de ALERTA BRANCO
Obter e informar ao Centro de Operações de Emergência (COE) ou, na inexistência deste, ao Órgão de Salvamento e Contra Incêndio, o tipo da ocorrência, o tipo da aeronave, o número de pessoas a bordo, a autonomia remanescente e o tipo de carga transportada.
b. Para os casos de ALERTA AMARELO
Obter e informar ao Centro de Operações de Emergência (COE) ou, na inexistência deste, ao Órgão de Salvamento e Contra Incêndio, o tipo da ocorrência, o tipo da aeronave, o número de pessoas a bordo, a autonomia remanescente e o tipo de carga transportada e demais informações complementares.
c. Para os casos de ALERTA VERMELHO
Obter e informar ao Centro de Operações de Emergência (COE) ou, na inexistência deste, ao Órgão de Salvamento e Contra Incêndio, as características e o local do acidente, o tipo da aeronave, o tipo de carga transportada e demais informações complementares.?....
O assunto é grande parei por aqui
Reinaldo- Major
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Re: Boeing 737-800 Falha nos motores
denis reinaldo grigonis escreveu:Ainda existem esses termos veja:
Existir, existe. Mas como falei no final do post esses alertas são internos, entre ATC e bombeiros.
O piloto não declara nenhum tipo de alerta de qualquer cor ou os "alerfa, incerfa". É pan-pan ou mayday.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Boeing 737-800 Falha nos motores
Pessoal já mudou totalmente o foco da resposta, o cara quer saber apenas qual procedimento para pane no motor , mas dai ja vem os procedimentos de acionar a equipe de solo e talz... rsrsrs
Re: Boeing 737-800 Falha nos motores
Paulo Stavis escreveu:
Amigo nº 2, isso não existe ok?
Então decide? existe ou nãoPaulo Stavis escreveu:
Existir, existe.
Re: Boeing 737-800 Falha nos motores
Claudio94 escreveu:Então decide? existe ou não
Não existe a história de o piloto falar que é um alerta branco, amarelo ou vermelho. Isso existe para o pessoal do ATC quando em contato com os bombeiros o ACC e o RCC, conforme os trechos do IMA 100-12 postados pelo Denis.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Boeing 737-800 Falha nos motores
Ah!!! Entendi!Paulo Stavis escreveu:Claudio94 escreveu:Então decide? existe ou não
Não existe a história de o piloto falar que é um alerta branco, amarelo ou vermelho. Isso existe para o pessoal do ATC quando em contato com os bombeiros o ACC e o RCC, conforme os trechos do IMA 100-12 postados pelo Denis.
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