Ajuda com FMC PMDG
+4
Guilhermme Anotnio
Paulo Stavis
João Pedro
Gilhott
8 participantes
Página 1 de 1
Ajuda com FMC PMDG
Amigos, nos ultimos tempos estou voando principalmente com os NGX e o MD-11, ambos da PMDG, porém, uma duvida me surgiu, como programar o FMC dessas aeronaves com os dados em destaque?
UZ31 MULUG/N0450F370 DCT URB DCT NISNI DCT ARENA DCT RIOH
OBGAR DCT 1640S04214W DCT 1355S04017W DCT KOKDA DCT AVILA
UZ31 MULUG/N0450F370 DCT URB DCT NISNI DCT ARENA DCT RIOH
OBGAR DCT 1640S04214W DCT 1355S04017W DCT KOKDA DCT AVILA
_________________
MS Windows 7 Ultimate 64-Bit SP1, Maximus Iv Extreme-z Intel I7 2700K, 8,0GB RAM, GTX660 TI
Gilhott- Major
-
Inscrito em : 01/10/2011
Mensagens : 312
Reputação : 23
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar
Nacionalidade :
Re: Ajuda com FMC PMDG
Então. Isso não é um fixo mas sim uma instrução. Isso quer dizer que quando você bloquear o fixo de MULUG, você deverá subir ou descer até o FL 370
_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro- Brigadeiro
-
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: Ajuda com FMC PMDG
Gilhott escreveu:Amigos, nos ultimos tempos estou voando principalmente com os NGX e o MD-11, ambos da PMDG, porém, uma duvida me surgiu, como programar o FMC dessas aeronaves com os dados em destaque?
UZ31 MULUG/N0450F370 DCT URB DCT NISNI DCT ARENA DCT RIOH
OBGAR DCT 1640S04214W DCT 1355S04017W DCT KOKDA DCT AVILA
O primeiro é uma troca de velocidade e nível. Você voa o começo da rota no nível e velocidade inicialmente propostos e passando MULUG pede pro controle pra subir para o próximo nível e segue nele até o final da rota. Essa troca de nível é opcional, de acordo com a performance ou por alguma regra de aerovia.
O segundo é uma coordenada. Dá pra destrinchar isso em S 16º 40'/W 042º 14'.
No FMC você vai colocar a coordenada exatamente como está ali no PV (1640s04214w) que ele vai criar um fixo com estas coordenadas.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Ajuda com FMC PMDG
Obrigado a ambos, vou testar daqui a pouco.
_________________
MS Windows 7 Ultimate 64-Bit SP1, Maximus Iv Extreme-z Intel I7 2700K, 8,0GB RAM, GTX660 TI
Gilhott- Major
-
Inscrito em : 01/10/2011
Mensagens : 312
Reputação : 23
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar
Nacionalidade :
Re: Ajuda com FMC PMDG
Gilhott. Lembre-se das regras. Não é permitido o uso de alteração de cores, ou texto em negrito ou itálico.
_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro- Brigadeiro
-
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: Ajuda com FMC PMDG
Gilhott você não especificou qual era a rota e o nível proposto então vou usar uma outra rota para exemplificar melhor o que eu expliquei sobre a troca de níve.
A rota é da TAM, entre Ilhéus e o SBRJ. No CGNA está assim:
SBIL1529 N0250 145 DCT BRIDE/N0448F340 IFR UZ10 ESMAP DCT LUVTO DCT BBC DCT RIOH SBRJ0134
Portanto depois da decolagem a aeronave voa com 250kt e no FL 145 e DCT para Bride. Passando BRIDE ela passa a voar IFR, subindo ao FL 340 e aumentando a velocidade para 448 kt (velocidade TAS).
Outro exemplo é esse aqui:
SBGR0315 N0450 370 UZ38 FRM/N0458F380 UM409 DOMLI/N0457F390 UZ2 SBSL
Inicialmente a aeronave sobe ao 370 com 450kt. Após FRM ela solicita ao controle e será autorizada a subir ao 380. Após DOMLI vai até o FL 390.
Por mais que esteja no PV e programado, o piloto deve solicitar ao controle a subida pois pode haver tráfego no sentido contrário ou ocupando o nível naquele momento.
PS: João para esse caso não há problema, é para destacar algo. O que não pode é sair destacando, sublinhando e mudando a cor da fonte no texto inteiro.
A rota é da TAM, entre Ilhéus e o SBRJ. No CGNA está assim:
SBIL1529 N0250 145 DCT BRIDE/N0448F340 IFR UZ10 ESMAP DCT LUVTO DCT BBC DCT RIOH SBRJ0134
Portanto depois da decolagem a aeronave voa com 250kt e no FL 145 e DCT para Bride. Passando BRIDE ela passa a voar IFR, subindo ao FL 340 e aumentando a velocidade para 448 kt (velocidade TAS).
Outro exemplo é esse aqui:
SBGR0315 N0450 370 UZ38 FRM/N0458F380 UM409 DOMLI/N0457F390 UZ2 SBSL
Inicialmente a aeronave sobe ao 370 com 450kt. Após FRM ela solicita ao controle e será autorizada a subir ao 380. Após DOMLI vai até o FL 390.
Por mais que esteja no PV e programado, o piloto deve solicitar ao controle a subida pois pode haver tráfego no sentido contrário ou ocupando o nível naquele momento.
PS: João para esse caso não há problema, é para destacar algo. O que não pode é sair destacando, sublinhando e mudando a cor da fonte no texto inteiro.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Ajuda com FMC PMDG
Paulo Stavis escreveu:Gilhott você não especificou qual era a rota e o nível proposto então vou usar uma outra rota para exemplificar melhor o que eu expliquei sobre a troca de níve.
A rota é da TAM, entre Ilhéus e o SBRJ. No CGNA está assim:
SBIL1529 N0250 145 DCT BRIDE/N0448F340 IFR UZ10 ESMAP DCT LUVTO DCT BBC DCT RIOH SBRJ0134
Portanto depois da decolagem a aeronave voa com 250kt e no FL 145 e DCT para Bride. Passando BRIDE ela passa a voar IFR, subindo ao FL 340 e aumentando a velocidade para 448 kt (velocidade TAS).
Outro exemplo é esse aqui:
SBGR0315 N0450 370 UZ38 FRM/N0458F380 UM409 DOMLI/N0457F390 UZ2 SBSL
Inicialmente a aeronave sobe ao 370 com 450kt. Após FRM ela solicita ao controle e será autorizada a subir ao 380. Após DOMLI vai até o FL 390.
Por mais que esteja no PV e programado, o piloto deve solicitar ao controle a subida pois pode haver tráfego no sentido contrário ou ocupando o nível naquele momento.
PS: João para esse caso não há problema, é para destacar algo. O que não pode é sair destacando, sublinhando e mudando a cor da fonte no texto inteiro.
Paulo Stavis,
O restante da rota estava tranquilo, minha duvida era essa mesmo da mudança de nivel, pois, esses dias voando pela IVAO numa rota entre Angola e Belo Horizonte tive que mudar de nivel par para o impar e imaginei que poderia talvez ser feito de forma automática através do FMC e realmente o fiz de forma manual, após autorização do centro Brasilia, agora tive a certeza de que o procedimento não poderia ser automatizado.
_________________
MS Windows 7 Ultimate 64-Bit SP1, Maximus Iv Extreme-z Intel I7 2700K, 8,0GB RAM, GTX660 TI
Gilhott- Major
-
Inscrito em : 01/10/2011
Mensagens : 312
Reputação : 23
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar
Nacionalidade :
Re: Ajuda com FMC PMDG
Gilhott escreveu:
Paulo Stavis,
O restante da rota estava tranquilo, minha duvida era essa mesmo da mudança de nivel, pois, esses dias voando pela IVAO numa rota entre Angola e Belo Horizonte tive que mudar de nivel par para o impar e imaginei que poderia talvez ser feito de forma automática através do FMC e realmente o fiz de forma manual, após autorização do centro Brasilia, agora tive a certeza de que o procedimento não poderia ser automatizado.
Entendi.
O procedimento para a troca é mostrado no FCOM v1 páginas 248 e 249. Mas precisa pedir autorização antes de fazê-lo.
Qualquer coisa é só perguntar
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Ajuda com FMC PMDG
Boa Noite, Paulo deixa eu tirar uma duvida com você. É só eu colocar assim no FMC do PMDG a coordenadas (1640s04214w) e ele já vai reconhecer como um fixo ?? Em LEGS ?? Pois a um tempo eu tive essa duvida e eu acho que coloquei como está e mesmo assim o FMC não reconheceu o mesmo.Paulo Stavis escreveu:O primeiro é uma troca de velocidade e nível. Você voa o começo da rota no nível e velocidade inicialmente propostos e passando MULUG pede pro controle pra subir para o próximo nível e segue nele até o final da rota. Essa troca de nível é opcional, de acordo com a performance ou por alguma regra de aerovia.Gilhott escreveu:Amigos, nos ultimos tempos estou voando principalmente com os NGX e o MD-11, ambos da PMDG, porém, uma duvida me surgiu, como programar o FMC dessas aeronaves com os dados em destaque?
UZ31 MULUG/N0450F370 DCT URB DCT NISNI DCT ARENA DCT RIOH
OBGAR DCT 1640S04214W DCT 1355S04017W DCT KOKDA DCT AVILA
O segundo é uma coordenada. Dá pra destrinchar isso em S 16º 40'/W 042º 14'.
No FMC você vai colocar a coordenada exatamente como está ali no PV (1640s04214w) que ele vai criar um fixo com estas coordenadas.
Obrigado...
_________________
Guilhermme Pereira
Nosso Canal no YouTube: https://www.youtube.com/guilhermmepereira
Re: Ajuda com FMC PMDG
Se eu não me engano, incluindo os minutos eu coloco nesse formato; Nxxx.xExxxxx.x
E sim ele vai aparecer na página legs.
Edit; Eu acho que já testei esse formato também que foi postado e ele não entra, quando terminar meu voo confirmo. Olha o que encontrei;
Quoting Navymmw (Thread starter):
4000N 14000W
Since you're dealing with whole numbers of degrees, that could be entered as:
N40W140
Quoting Navymmw (Thread starter):
4200N 16000E
Similarly, that would be entered as:
N42E160
If you need to include minutes, the format is:
Nxxxx.xWxxxxx.x (note the extra digit in the longitude field), e.g. N4625.6E00520.7
Abraços
E sim ele vai aparecer na página legs.
Edit; Eu acho que já testei esse formato também que foi postado e ele não entra, quando terminar meu voo confirmo. Olha o que encontrei;
Quoting Navymmw (Thread starter):
4000N 14000W
Since you're dealing with whole numbers of degrees, that could be entered as:
N40W140
Quoting Navymmw (Thread starter):
4200N 16000E
Similarly, that would be entered as:
N42E160
If you need to include minutes, the format is:
Nxxxx.xWxxxxx.x (note the extra digit in the longitude field), e.g. N4625.6E00520.7
Abraços
Última edição por cwbspotter em Sex 09 Ago 2013, 18:59, editado 1 vez(es)
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Ajuda com FMC PMDG
Vejamos o FCOM V2: "All digits and decimal points (to 1/10 minute) must be entered unless the latitude or longitude are full degrees. Exemples: N47° 15.4’ W008° 3.4’ is entered as N4715.4W00803.4".Guilhermme Anotnio escreveu:Boa Noite, Paulo deixa eu tirar uma duvida com você. É só eu colocar assim no FMC do PMDG a coordenadas (1640s04214w) e ele já vai reconhecer como um fixo ?? Em LEGS ?? Pois a um tempo eu tive essa duvida e eu acho que coloquei como está e mesmo assim o FMC não reconheceu o mesmo.
Obrigado...
Portanto colocariamos como S1640.0W04214.0.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Ajuda com FMC PMDG
Perfeito !!! Então acabei de testar aqui a coordenada que está no pv no cgna é assim (1632s04228w) e para colocar no FMC vai ficar asim s1632.0w04228.0Paulo Stavis escreveu:Vejamos o FCOM V2: "All digits and decimal points (to 1/10 minute) must be entered unless the latitude or longitude are full degrees. Exemples: N47° 15.4’ W008° 3.4’ is entered as N4715.4W00803.4".Guilhermme Anotnio escreveu:Boa Noite, Paulo deixa eu tirar uma duvida com você. É só eu colocar assim no FMC do PMDG a coordenadas (1640s04214w) e ele já vai reconhecer como um fixo ?? Em LEGS ?? Pois a um tempo eu tive essa duvida e eu acho que coloquei como está e mesmo assim o FMC não reconheceu o mesmo.
Obrigado...
Portanto colocariamos como S1640.0W04214.0.
Muito obrigado ao Paulo e ao Rafael !!! Resolveu o meu problema....
Edit: Amigos tem como eu colocar esse fixo em coordenadas no meu plano de voo no skyvector ?? Para eu saber certinho se o fixo esta correto ou não.. Já tentei colocar como no FMC mais no skyvector mais ele fica loko.
Obrigado...
_________________
Guilhermme Pereira
Nosso Canal no YouTube: https://www.youtube.com/guilhermmepereira
Re: Ajuda com FMC PMDG
O formato apropriado para as coordenadas no SkyVector é:
14°53'0.000''S057°38'0.000''W
14°53'0.000''S057°38'0.000''W
Zer Uela- Recruta
-
Inscrito em : 21/08/2013
Mensagens : 1
Reputação : 0
Idade : 52
Nacionalidade :
Re: Ajuda com FMC PMDG
E qual o formato correto para o FSC?
Vini Nascimento- Capitão
-
Inscrito em : 19/06/2013
Mensagens : 165
Reputação : 33
Idade : 24
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade :
Re: Ajuda com FMC PMDG
Ressucitando Tópico:
Quanto ao formato para inserir coordenadas na forma de latitude/longitude nos Pmdg`s tranquilo. Mas minha dúvida é: como se insere este formato na navegação dos ATR´s da Flight1?? Já tentei no mesmo formato da Pmdg só que não reconhece o fixo!! e no manual não fica claro!!
Fico no aguardo!!
Quanto ao formato para inserir coordenadas na forma de latitude/longitude nos Pmdg`s tranquilo. Mas minha dúvida é: como se insere este formato na navegação dos ATR´s da Flight1?? Já tentei no mesmo formato da Pmdg só que não reconhece o fixo!! e no manual não fica claro!!
Fico no aguardo!!
_________________
Windows 7 Ultimate 64 bits
Intel I7 2600k 3.40GHz
ASUS P8Z68 PRO LG 1155
Kingston 8 GB RAM Hyperx 1600 MHz
Nvidia GTX 560 2GB DDR5
Sansung SyncMaster Wide 932 BW 22`
Sansung 500GB sata II
Western Blue 1TB sata
Cooler Master 600W reais
Diefenthäler- Capitão
-
Inscrito em : 20/02/2012
Mensagens : 138
Reputação : 1
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Petroquimico
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Ajuda som PMDG NGX e 777
» Ajuda Com PMDG 737-800
» Ajuda Com PMDG
» [Ajuda] PMDG 737 NGX
» [Ajuda] Bug no NGX da PMDG
» Ajuda Com PMDG 737-800
» Ajuda Com PMDG
» [Ajuda] PMDG 737 NGX
» [Ajuda] Bug no NGX da PMDG
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos