[Brasil] Ministro da Defesa conhece unidades da Força Aérea em Natal
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[Brasil] Ministro da Defesa conhece unidades da Força Aérea em Natal
O Ministro da Defesa, Celso Amorim, acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, visitou nesta segunda-feira (27/8) as instalações do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), e as unidades de especialização operacional dos pilotos em Natal (RN). Durante a visita foi noticiado que a FAB terá 60 novos pilotos de Super Tucano e Esquilo para as operações Ágata.
Também acompanharam a visita os oficiais-generais do Alto Comando da Aeronáutica, o Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ailton dos Santos Pohlmann, e o Comandante do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luis Rossato.
O roteiro começou cedo pela área que dá nome ao lugar: Barreira do Inferno. As cores avermelhadas produzidas pelo reflexo dos raios do sol nas falésias da orla que integra a área do CLBI, conhecidas como paredes de fogo, eram utilizadas como ponto de referência para os pescadores à deriva.
Criado em 1965, o CLBI é o centro de lançamento mais antigo do Brasil. Junto com o Centro de Lançamentos de Alcântara (MA), integra a plataforma brasileira de lançadores de foguetes. Atualmente, o local potiguar possui três torres em operação com condições de lançar foguetes suborbitais. Além da capacidade de lançar e rastrear engenhos aeroespaciais, pode coletar e processar dados relativos as cargas úteis.
Na apresentação da instituição, que incluiu informações sobre todas as fases de lançamento, bem como estatísticas sobre o desempenho do trabalho efetuado, o Diretor do CLBI, Coronel-Aviador Marco Antonio Vieira de Rezende, ressaltou o importância da unidade para o Programa Espacial Brasileiro ao falar que “o Brasil tem a capacidade de lançar, rastrear e também produzir foguetes”.
Formação operacional - O ministro conheceu as unidades responsáveis por especializar operacionalmente os pilotos recém-formados na Academia da Força Aérea (AFA) nas aviações de Caça e Asas Rotativas. Ao final de 2012, 60 novos pilotos dessas aviações serão designados para as unidades aéreas da FAB em todo o Brasil.
No Esquadrão Joker (2º/5º GAV) foi recepcionado com um trecho da Ópera do Danilo, obra que retrata a saga do piloto brasileiro do Grupo de Caça durante a Segunda Guerra Mundial. O militar foi abatido em voo atrás das linhas inimigas e conseguiu retornar ao quartel aliado. Nas palavras do Comandante da unidade, Tenente-Coronel-Aviador Francisco Cláudio Gomes Sampaio, “além da doutrina básica de combate, este é um espaço que ensina valores”. Ao concluírem o curso, os militares serão designados para uma das três unidades que operam a aeronave de caça A-29 Super Tucano, Boa Vista (RR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).
Celso Amorim teve a oportunidade de conhecer o simulador do A-29, utilizado para treinamentos de emergências em voo e emprego de armamento, entre outras funcionalidades.
Na unidade de helicópteros, o Esquadrão Gavião (1º/11º GAV) que opera aeronaves H-50, o comandante, Major-Aviador André Luis Barboza Topini, destacou que os militares ao concluírem o treinamento operacional integrarão as equipes de alerta de busca e salvamento (SAR) e defesa aérea por todo o Brasil.
A unidade que especializa os pilotos nas aviações de Patrulha, Reconhecimento e Transporte está localizada em Fortaleza (CE).
Música – Antes de assistir a palestra na Primeira Força Aérea (FAE I), onde o Major-Brigadeiro do Ar José Hugo Volkmer falou sobre o treinamento dos pilotos e a importância das unidades que compõem a Guarnição da Aeronáutica de Natal, houve a apresentação da banda dos alunos da Escola Santos Dumont. O colégio que funciona nas instalações dentro da Base Aérea de Natal (BANT) atende quase 900 crianças no ensino fundamental e médio.
Ao final da visita o Ministro afirmou que ficou “muito impressionado e confiante na formação dos pilotos”.
via
Também acompanharam a visita os oficiais-generais do Alto Comando da Aeronáutica, o Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ailton dos Santos Pohlmann, e o Comandante do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luis Rossato.
O roteiro começou cedo pela área que dá nome ao lugar: Barreira do Inferno. As cores avermelhadas produzidas pelo reflexo dos raios do sol nas falésias da orla que integra a área do CLBI, conhecidas como paredes de fogo, eram utilizadas como ponto de referência para os pescadores à deriva.
Criado em 1965, o CLBI é o centro de lançamento mais antigo do Brasil. Junto com o Centro de Lançamentos de Alcântara (MA), integra a plataforma brasileira de lançadores de foguetes. Atualmente, o local potiguar possui três torres em operação com condições de lançar foguetes suborbitais. Além da capacidade de lançar e rastrear engenhos aeroespaciais, pode coletar e processar dados relativos as cargas úteis.
Na apresentação da instituição, que incluiu informações sobre todas as fases de lançamento, bem como estatísticas sobre o desempenho do trabalho efetuado, o Diretor do CLBI, Coronel-Aviador Marco Antonio Vieira de Rezende, ressaltou o importância da unidade para o Programa Espacial Brasileiro ao falar que “o Brasil tem a capacidade de lançar, rastrear e também produzir foguetes”.
Formação operacional - O ministro conheceu as unidades responsáveis por especializar operacionalmente os pilotos recém-formados na Academia da Força Aérea (AFA) nas aviações de Caça e Asas Rotativas. Ao final de 2012, 60 novos pilotos dessas aviações serão designados para as unidades aéreas da FAB em todo o Brasil.
No Esquadrão Joker (2º/5º GAV) foi recepcionado com um trecho da Ópera do Danilo, obra que retrata a saga do piloto brasileiro do Grupo de Caça durante a Segunda Guerra Mundial. O militar foi abatido em voo atrás das linhas inimigas e conseguiu retornar ao quartel aliado. Nas palavras do Comandante da unidade, Tenente-Coronel-Aviador Francisco Cláudio Gomes Sampaio, “além da doutrina básica de combate, este é um espaço que ensina valores”. Ao concluírem o curso, os militares serão designados para uma das três unidades que operam a aeronave de caça A-29 Super Tucano, Boa Vista (RR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).
Celso Amorim teve a oportunidade de conhecer o simulador do A-29, utilizado para treinamentos de emergências em voo e emprego de armamento, entre outras funcionalidades.
Na unidade de helicópteros, o Esquadrão Gavião (1º/11º GAV) que opera aeronaves H-50, o comandante, Major-Aviador André Luis Barboza Topini, destacou que os militares ao concluírem o treinamento operacional integrarão as equipes de alerta de busca e salvamento (SAR) e defesa aérea por todo o Brasil.
A unidade que especializa os pilotos nas aviações de Patrulha, Reconhecimento e Transporte está localizada em Fortaleza (CE).
Música – Antes de assistir a palestra na Primeira Força Aérea (FAE I), onde o Major-Brigadeiro do Ar José Hugo Volkmer falou sobre o treinamento dos pilotos e a importância das unidades que compõem a Guarnição da Aeronáutica de Natal, houve a apresentação da banda dos alunos da Escola Santos Dumont. O colégio que funciona nas instalações dentro da Base Aérea de Natal (BANT) atende quase 900 crianças no ensino fundamental e médio.
Ao final da visita o Ministro afirmou que ficou “muito impressionado e confiante na formação dos pilotos”.
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João Pedro Duarte
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