Uso dos flaps e slats na decolagem
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Paulo Stavis
cleisson_fsx_op
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Uso dos flaps e slats na decolagem
Como se determina o nível dos flaps para uma decolagem? No manual da aeronave há determinações para cada situação? Ou seja, são usados com uma gama de combinações como Peso, comprimento da pista, vento, altitude do aeródromo, etc.? Obrigado pela atenção.
cleisson_fsx_op- Primeiro-Tenente
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Re: Uso dos flaps e slats na decolagem
cleisson_fsx_op escreveu:Como se determina o nível dos flaps para uma decolagem? No manual da aeronave há determinações para cada situação? Ou seja, são usados com uma gama de combinações como Peso, comprimento da pista, vento, altitude do aeródromo, etc.? Obrigado pela atenção.
Depende de cada aeronave. No C152, por exemplo, costuma-se decolar com flap 0. Quando deseja-se fazer uma decolagem curta o flap é colocado em 10º.
Já no Cherokee 140 é utilizado flap 10º sempre. Isso na escola onde eu voo...
Já nessas aeronaves maiores vai depender disso que você falou sendo que em alguns aeroportos há um flap fixo, como no Santos Dummont, por exemplo, que é no mínimo flap 15 sendo que pode ser o 25 em algumas situações. No 737-800 a Gol prioriza o flap 10 para evitar tail strikes.
Portanto depende da situação e da aeronave.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Uso dos flaps e slats na decolagem
valeu cara.
cleisson_fsx_op- Primeiro-Tenente
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Re: Uso dos flaps e slats na decolagem
Quem diria no passado que teríamos aviões como o 800 operando em pistas como o SDU.
Quando a Varig colocou os boeings na ponte, teve gente que dizia que era arriscado.
Afinal ... é ou não é arriscado?
Perguntinha retórica de matar....
Quando a Varig colocou os boeings na ponte, teve gente que dizia que era arriscado.
Afinal ... é ou não é arriscado?
Perguntinha retórica de matar....
Braconi- Coronel
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Re: Uso dos flaps e slats na decolagem
Braconi escreveu:Quem diria no passado que teríamos aviões como o 800 operando em pistas como o SDU.
Quando a Varig colocou os boeings na ponte, teve gente que dizia que era arriscado.
Afinal ... é ou não é arriscado?
Perguntinha retórica de matar....
Se você analisar estatiscamente não aconteceu nenhum acidente grave desde que os Boeing's substituiram os Electras.Eu só me lembro de um incidente no SDU em que um 737 da Varig ultrapassou os limites da pista e foi parar nas pedras e só ouve ferimentos leves e mesmo assim foi porque o piloto decidiu continuar com o pouso mesmo depois de ter passado o ponto de toque. Então eu acho que a operação é segura, é claro não deve a coisa mais tranquila do mundo pousar um 737 ou um A319 no SDU, mas é seguro.
eduardogarcia- Capitão
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Re: Uso dos flaps e slats na decolagem
eduardogarcia escreveu:
Se você analisar estatiscamente não aconteceu nenhum acidente grave desde que os Boeing's substituiram os Electras.Eu só me lembro de um incidente no SDU em que um 737 da Varig ultrapassou os limites da pista e foi parar nas pedras e só ouve ferimentos leves e mesmo assim foi porque o piloto decidiu continuar com o pouso mesmo depois de ter passado o ponto de toque. Então eu acho que a operação é segura, é claro não deve a coisa mais tranquila do mundo pousar um 737 ou um A319 no SDU, mas é seguro.
Considerando o 737-3 da Varig que quase foi parar na água, e as estatísticas, temos um bom histórico de segurança.
Mas o assunto vai bem mais além de histórico.
Braconi- Coronel
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Re: Uso dos flaps e slats na decolagem
No you tube vi a reportagem desse 737 da varig, que parou nas pedras após a aterrizagem, nela afirmava-se que o piloto era o mais antigo que realizava a ponte aérea com o EléctraBraconi escreveu:eduardogarcia escreveu:
Se você analisar estatiscamente não aconteceu nenhum acidente grave desde que os Boeing's substituiram os Electras.Eu só me lembro de um incidente no SDU em que um 737 da Varig ultrapassou os limites da pista e foi parar nas pedras e só ouve ferimentos leves e mesmo assim foi porque o piloto decidiu continuar com o pouso mesmo depois de ter passado o ponto de toque. Então eu acho que a operação é segura, é claro não deve a coisa mais tranquila do mundo pousar um 737 ou um A319 no SDU, mas é seguro.
Considerando o 737-3 da Varig que quase foi parar na água, e as estatísticas, temos um bom histórico de segurança.
Mas o assunto vai bem mais além de histórico.
https://www.youtube.com/watch?v=u4FpmjSQA8o&feature=related
Alna- Capitão
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Re: Uso dos flaps e slats na decolagem
Mas essa decisão dos Flaps usados na decolagem, pelo menos em linha aérea, é decidido pelo Despacho Operacional da Companhia, levando em considerações o SOP, passageiros e combustível, comprimento e condição de pista, uso de potência na decolagem dentre vários outros fatores.
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João Pedro Duarte
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João Pedro- Brigadeiro
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Re: Uso dos flaps e slats na decolagem
é verdade eu vi uma declaraçãop de um piloto da Gol , onde afrimava que ele decolava com flap em 40%, para evitar que a calda na aeronave raspasse no chão, algo parecidoJoão Pedro escreveu:Mas essa decisão dos Flaps usados na decolagem, pelo menos em linha aérea, é decidido pelo Despacho Operacional da Companhia, levando em considerações o SOP, passageiros e combustível, comprimento e condição de pista, uso de potência na decolagem dentre vários outros fatores.
Alna- Capitão
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