[Internacional USAF planeja mais modernização dos F-15, mas pilotos querem melhores displays
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[Internacional USAF planeja mais modernização dos F-15, mas pilotos querem melhores displays
A Força Aérea dos EUA (USAF) está planejando uma série de upgrades para a sua frota de jatos de combate Boeing F-15C e F-15E, mas os pilotos dizem que sem monitores atualizados, eles não serão capazes de tirar o máximo proveito desses sistemas avançados.
No caça multimissão F-15E Strike Eagle, a força aérea está planejando adicionar o novo radar de matriz eletronicamente ativa (AESA) Raytheon APG-82(V)1, um novo ADCP II (Advanced Display Core Processor II) do computador de missão, um novo sistema de guerra eletrônica chamado de EPAWSS (Eagle Passive/Active Warning and Survivability System), um gravador de vídeo digital, identificador amigo ou inimigo modo 5 (IFF), e um sistema conjunto de pontaria montado no capacete (JHMCS) para o assento dianteiro, disse um oficial sênior da USAF junto ao escritório do programa de sistemas do F-15 (SPO) na Base Aérea de Robins, Georgia. A aeronave também irá receber uma série de atualizações de pacotes de software.
Para a frota de caças de superioridade aérea F-15C a Força Aérea dos EUA planeja fornecer um upgrade similar. O F-15C já está recebendo os radar AESA Raytheon APG-63(V)3, mas também vai receber o ADCP II, o EPAWSS, o IFF modo 5, um novo gravador de dados de vôo, um rádio de comunicação por satélite (SATCOM), e um novo gravador de vídeo digital, disse o oficial responsável pelo programa F-15. O F-15C também vai receber uma série de atualizações de pacotes de software.
Os pilotos recebem com satisfação os melhorados sensores, mas apontam que sem uma grande reforma nos displays do cockpit, eles não serão capazes de tirar o máximo proveito desses novos sistemas. “Todas essas coisas parecem ser grandes atualizações. A parte que eu vou ver e que está faltando é nas telas”, diz um altamente experiente piloto de F-15 já reformado. “Você tem esses subsistemas fenomenais, mas se você não pode fornecer os dados dos sensores de uma forma significativa para o operador, isso não importa.”
O visor de radar do F-15C é particularmente problemático. “O F-15C tem um radar fenomenal, mas a informação é exibida em uma pequena tela de quatro por quatro polegadas”, diz o piloto. Mesmo o F-15E, que tem um cockpit no conceito glass muito mais moderno, não será capaz de utilizar plenamente a informação gerada pelos novos sensores sem uma modernização.
A USAF não está considerando adicionar, por exemplo, a tela de grande área ou cockpits dissociados que a Boeing está oferecendo para clientes internacionais do F-15E. “No entanto, continuamos procurando oportunidades para aumentar e para atender às necessidades dos combatentes”, disse o oficial do programa F-15.
O esforço de desenvolvimento do APG-82 para o F-15E é contínuo, disse o oficial. O novo radar AESA é montado com a antena do APG-63(V)3 com o sistema eletrônico de back-end do radar AESA Raytheon APG-79 atualmente no Boeing F/A-18E/F em serviço com a Marinha dos EUA. “O teste operacional terá início em março de 2013,” disse o oficial. “A instalação da primeira peça de produção está prevista para o início do ano fiscal de 2014.”
Enquanto isso, a Força Aérea dos EUA já começou o planejamento para o desenvolvimento e integração do EPAWSS. O serviço pretende conceder um contrato de desenvolvimento de engenharia e fabricação no segundo trimestre do ano fiscal de 2015, disse o oficial.
Para tirar melhor proveito do novo radar e dos sistemas de guerra eletrônica, e também para permitir atualizações posteriores, o F-15 deve integrar o computador ADCP II. A USAF espera iniciar o desenvolvimento do ADCP II com uma decisão “Milestone B” em novembro de 2012, disse o oficial. A instalação no primeiro F-15E está prevista para o quarto trimestre do ano fiscal de 2016, enquanto o F-15C vai receber o novo computador no quarto trimestre do ano fiscal de 2017.
A USAF também espera acrescentar uma capacidade IRST (Infrared Search and Track) para o F-15C, o que poderia aumentar significativamente a capacidade de superioridade aérea do venerável caça. “O programa IRST será reiniciado no ano fiscal de 2015″, disse o oficial. Mas “o F-15E não receberá o IRST” porque não é principalmente empregado nas missões ar-ar.
Adicionais modernizações devem ser feitas enquanto a USAF pretende manter as duas versões do F-15 em serviço até a década de 2030. Felizmente para a força aérea, a fuselagem do F-15 é robusta e deve ser capaz de servir bem até o futuro, disse o oficial.
“Não há atualmente nenhuma exigência projetada para um importante programa de modificação estrutural. Numerosas melhorias estruturais foram incorporadas ao longo da vida de ambos modelos F-15C e E”, diz ele. “Muitas partes foram redesenhadas para eliminar os problemas estruturais identificados durante o serviço.”
Uma das características únicas dos F 15 é que “eles tem uma robusta manutenção programada em hangar (PDM), que inclui uma revisão completa da asa”. A estrutura da aeronave continuará a ser sustentada por este processo PDM, disse o oficial do programa F-15.
Mas a USAF também está trabalhando para aumentar a vida útil operacional do F-15 através de testes estruturais.
“Testes anteriores em grande escala no F-15E demonstraram com sucesso um uso operacional de 16.000 horas de vôo sem falhas catastróficas ou evidências de limites de fadiga estrutural por questões de uso. A média atual da frota é de aproximadamente 9.000 horas”, disse o oficial. “Um contrato para um ensaio adicional foi concedido no ano fiscal de 2010 para recertificação da estrutura do F-15E para permanecer em serviço até 2035 com base nas atuais/projetada horas de vôo e na severidade de uso.” Os ensaios no Strike Eagle devem ser concluídos até setembro de 2015.
Os testes em grande escala no F-15C já demonstraram 18.000 horas de vôo de uso operacional “sem falhas catastróficas ou evidência de fadiga estrutural por questões de uso. A média atual da frota é de aproximadamente 8.600 horas”, disse o oficial. A USAF concedeu um contrato para testes adicionais no caça no ano fiscal de 2009, para recertificação da estrutura do F-15C para manter ele em operação até 2030, baseado “em atuais/projetadas horas de vôo e na severidade de uso,” disse o oficial. Os testes no F-15C devem ser concluídos até setembro de 2014.
Fonte: Cavok
No caça multimissão F-15E Strike Eagle, a força aérea está planejando adicionar o novo radar de matriz eletronicamente ativa (AESA) Raytheon APG-82(V)1, um novo ADCP II (Advanced Display Core Processor II) do computador de missão, um novo sistema de guerra eletrônica chamado de EPAWSS (Eagle Passive/Active Warning and Survivability System), um gravador de vídeo digital, identificador amigo ou inimigo modo 5 (IFF), e um sistema conjunto de pontaria montado no capacete (JHMCS) para o assento dianteiro, disse um oficial sênior da USAF junto ao escritório do programa de sistemas do F-15 (SPO) na Base Aérea de Robins, Georgia. A aeronave também irá receber uma série de atualizações de pacotes de software.
Para a frota de caças de superioridade aérea F-15C a Força Aérea dos EUA planeja fornecer um upgrade similar. O F-15C já está recebendo os radar AESA Raytheon APG-63(V)3, mas também vai receber o ADCP II, o EPAWSS, o IFF modo 5, um novo gravador de dados de vôo, um rádio de comunicação por satélite (SATCOM), e um novo gravador de vídeo digital, disse o oficial responsável pelo programa F-15. O F-15C também vai receber uma série de atualizações de pacotes de software.
Os pilotos recebem com satisfação os melhorados sensores, mas apontam que sem uma grande reforma nos displays do cockpit, eles não serão capazes de tirar o máximo proveito desses novos sistemas. “Todas essas coisas parecem ser grandes atualizações. A parte que eu vou ver e que está faltando é nas telas”, diz um altamente experiente piloto de F-15 já reformado. “Você tem esses subsistemas fenomenais, mas se você não pode fornecer os dados dos sensores de uma forma significativa para o operador, isso não importa.”
O visor de radar do F-15C é particularmente problemático. “O F-15C tem um radar fenomenal, mas a informação é exibida em uma pequena tela de quatro por quatro polegadas”, diz o piloto. Mesmo o F-15E, que tem um cockpit no conceito glass muito mais moderno, não será capaz de utilizar plenamente a informação gerada pelos novos sensores sem uma modernização.
A USAF não está considerando adicionar, por exemplo, a tela de grande área ou cockpits dissociados que a Boeing está oferecendo para clientes internacionais do F-15E. “No entanto, continuamos procurando oportunidades para aumentar e para atender às necessidades dos combatentes”, disse o oficial do programa F-15.
O esforço de desenvolvimento do APG-82 para o F-15E é contínuo, disse o oficial. O novo radar AESA é montado com a antena do APG-63(V)3 com o sistema eletrônico de back-end do radar AESA Raytheon APG-79 atualmente no Boeing F/A-18E/F em serviço com a Marinha dos EUA. “O teste operacional terá início em março de 2013,” disse o oficial. “A instalação da primeira peça de produção está prevista para o início do ano fiscal de 2014.”
Enquanto isso, a Força Aérea dos EUA já começou o planejamento para o desenvolvimento e integração do EPAWSS. O serviço pretende conceder um contrato de desenvolvimento de engenharia e fabricação no segundo trimestre do ano fiscal de 2015, disse o oficial.
Para tirar melhor proveito do novo radar e dos sistemas de guerra eletrônica, e também para permitir atualizações posteriores, o F-15 deve integrar o computador ADCP II. A USAF espera iniciar o desenvolvimento do ADCP II com uma decisão “Milestone B” em novembro de 2012, disse o oficial. A instalação no primeiro F-15E está prevista para o quarto trimestre do ano fiscal de 2016, enquanto o F-15C vai receber o novo computador no quarto trimestre do ano fiscal de 2017.
A USAF também espera acrescentar uma capacidade IRST (Infrared Search and Track) para o F-15C, o que poderia aumentar significativamente a capacidade de superioridade aérea do venerável caça. “O programa IRST será reiniciado no ano fiscal de 2015″, disse o oficial. Mas “o F-15E não receberá o IRST” porque não é principalmente empregado nas missões ar-ar.
Adicionais modernizações devem ser feitas enquanto a USAF pretende manter as duas versões do F-15 em serviço até a década de 2030. Felizmente para a força aérea, a fuselagem do F-15 é robusta e deve ser capaz de servir bem até o futuro, disse o oficial.
“Não há atualmente nenhuma exigência projetada para um importante programa de modificação estrutural. Numerosas melhorias estruturais foram incorporadas ao longo da vida de ambos modelos F-15C e E”, diz ele. “Muitas partes foram redesenhadas para eliminar os problemas estruturais identificados durante o serviço.”
Uma das características únicas dos F 15 é que “eles tem uma robusta manutenção programada em hangar (PDM), que inclui uma revisão completa da asa”. A estrutura da aeronave continuará a ser sustentada por este processo PDM, disse o oficial do programa F-15.
Mas a USAF também está trabalhando para aumentar a vida útil operacional do F-15 através de testes estruturais.
“Testes anteriores em grande escala no F-15E demonstraram com sucesso um uso operacional de 16.000 horas de vôo sem falhas catastróficas ou evidências de limites de fadiga estrutural por questões de uso. A média atual da frota é de aproximadamente 9.000 horas”, disse o oficial. “Um contrato para um ensaio adicional foi concedido no ano fiscal de 2010 para recertificação da estrutura do F-15E para permanecer em serviço até 2035 com base nas atuais/projetada horas de vôo e na severidade de uso.” Os ensaios no Strike Eagle devem ser concluídos até setembro de 2015.
Os testes em grande escala no F-15C já demonstraram 18.000 horas de vôo de uso operacional “sem falhas catastróficas ou evidência de fadiga estrutural por questões de uso. A média atual da frota é de aproximadamente 8.600 horas”, disse o oficial. A USAF concedeu um contrato para testes adicionais no caça no ano fiscal de 2009, para recertificação da estrutura do F-15C para manter ele em operação até 2030, baseado “em atuais/projetadas horas de vôo e na severidade de uso,” disse o oficial. Os testes no F-15C devem ser concluídos até setembro de 2014.
Fonte: Cavok
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João Pedro Duarte
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João Pedro- Brigadeiro
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